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Rede de água rompida no Centro é consertada e água volta aos poucos

  • 14-02-2019
  • Deve estar concluído até o meio-dia desta terça-feira, dia 19, o conserto das duas redes de água, uma de 250 e outra de 400 milímetros, que se romperam no fim da tarde de ontem, na esquina das ruas Coronel Córdova e João de Castro, em frente à agência dos Correios. Assim, a água voltará aos poucos aos locais onde está em falta.

    O trabalho de conserto das redes prossegue desde o momento do acidente, inclusive madrugada adentro. “Alertamos a população dos 12 bairros atingidos pela falta de água que o abastecimento será normalizado somente na manhã de quarta-feira, 20. Haverá falta de água, portanto, as pessoas precisam economizar a reserva das caixas de água de suas residências e condomínios”, fala o secretário da Semasa, Jurandi Agostini.

    “O reservatório R1, localizado no Morro do Posto, ficou esgotado com este grande vazamento, afetando diretamente 12 bairros, entre eles o Centro da cidade. A volta do abastecimento de água, normalizado, poderá ocorrer entre a noite desta terça-feira e a manhã de quarta-feira”, disse Jurandi.

    Bairros afetados pela falta de água

    Centro

    São Pedro

    São Cristóvão

    Gralha Azul

    Santa Helena

    São Paulo

    São Francisco

    Vila Comboni

    Frei Rogério

    Bela Vista

    Petrópolis Brusque

    Copacabana

     

    Texto: Iran Rosa de Moraes / Fotos: Marcelo Pakinha

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  • Nova Mesa Diretora da Câmara comandou primeira Sessão Ordinária do ano

  • 19-02-2019
  • A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de São Joaquim,  formada pelo presidente Joaquim Costa Borges Junior, o vice-presidente Admir Nunes , o 1º Secretário Jefferson Antônio Biolo Monteiro e o 2º Secretário Clodoaldo de Souza Costa, comandou no dia 11/02, a primeira sessão ordinária de 2019.

    A sessão teve como destaque a mensagem do prefeito Giovani Nunes relativa ao inicio do ano legislativo e a deliberação de temas como a definição do representante da Câmara na Comissão Organizadora da XXI Festa Nacional da Maça e a reforma do plenário da casa.

    Na sua mensagem, o prefeito Giovani Nunes deu as boas vindas à nova mesa diretora e ressaltou a necessidade de união entre os poderes executivo e legislativo para o bom andamento do município. Também destacou que a XXI Festa da Maça ocorrera sem comprometer verbas destinadas à saúde, educação e infraestrutura do município.

    O vereador Luiz Carlos Fernandes foi nomeado, por unanimidade, o representante da Câmara na Comissão Organizadora da XXI Festa Nacional da Maça. Também por unanimidade, os vereadores decidiram que o plenário da Câmara poderá ser cedido sem votação prévia para reuniões de instituições que não contenham fins lucrativos e políticos.  Neste caso, a cessão do plenário fica condicionada a consulta de disponibilidade junto a secretaria da casa.

    Outro tema deliberado durante a sessão foi o calendário das sessões ordinárias da Câmara para o restante do ano. Por cinco votos a quatro, os vereadores decidiram que o calendário das sessões ordinárias para o mês de março será definido na sessão ordinária que será realizada no dia 25 de fevereiro. O calendário de abril será decidido na última sessão de março e assim sucessivamente a cada mês. Já a reforma do plenário da Câmara foi aprovada por seis votos favoráveis e duas abstenções.

    A íntegra da Sessão Ordinária realizada no dia 11 de fevereiro está disponível através do link  https://www.camarasaojoaquim.sc.gov.br/tvcamara.

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  • Novo modelo organizacional da Celesc

  • 19-02-2019
  • Depois de um estudo detalhado sobre a atual estrutura das agências regionais em todo o estado, a Celesc reuniu diretores e gerentes nessa segunda-feira, 18 de fevereiro, para apresentar o novo modelo organizacional. As 16 regionais vão permanecer onde estão. A partir do mês de maio, haverá um novo enquadramento nas estruturas, que passam a contar com oito núcleos e oito unidades. A nova configuração surge para compatibilizar o porte das unidades administrativas com a respectiva estrutura de sistema elétrico e a dimensão do mercado consumidor. 

    A atual estrutura das agências foi montada em 2009 e não sofreu alterações desde então. Hoje, o porte e a complexidade do sistema elétrico, em vários casos, não estão mais compatíveis com essa composição. Também há uma assimetria entre as agências, em virtude daexpansão do sistema elétrico e das unidades consumidoras atendidas, que não ocorreu de forma uniforme em todas as regiões.

    Na época, a realidade era de 72 mil km de rede de média tensão, 142 mil transformadores e 2,11 milhões de unidades consumidoras em todo o estado. Na última atualização dos dados, em 2018, a realidade era bem diferente: 81 mil km de rede de média tensão, 177 mil transformadores e 3,03 milhões de unidades consumidoras em Santa Catarina. “Sendo assim, se faz urgente um modelo de gestão que agregue resultados rapidamente e melhore a eficiência para racionalizar os processos da empresa e manter a concessão”, pontuou o presidente Cleicio Poleto Martins.

    Ao agrupar em oito núcleos e oito unidades, a idéia é fortalecer a presença da empresa por meio de pólos regionais, tornar os processos internos mais ágeis e dinâmicos, sem gerar custos adicionais, além de uniformizar procedimentos e incrementar melhores práticas operacionais.Os critérios para o enquadramento nas estruturas seguem a quantidade de unidades consumidoras, o sistema elétrico e a localização geoelétrica. A racionalização da estrutura das agências também vem auxiliar no trabalho para atingir as metas regulatórias com ganho operacional, foco nos indicadores técnicos, comerciais e equilíbrio econômico-financeiro.

    Os oito núcleos vão representar as regiões Sul, Leste, Norte, Alto Vale, Meio Oeste, Oeste, Planalto e Grande Capital. As oito unidades estarão em Criciúma, Videira, São Miguel do Oeste, Mafra, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Rio do Sul e Concórdia. “A nova estrutura está adequada ao nosso compromisso da gestão, com foco na eficiência, no respeito aos cidadãos e na gestão técnica. Sendo assim, os gerentes seguem o perfil técnico e as decisões serão tomadas de forma isonômica, priorizando a necessidade do sistema elétrico, da sociedade e as exigências da ANEEL. Juntos, trabalhando para uma Celesc pública, com a importante missão de prestar serviço aos catarinenses”, reforçou o presidente Poleto.

    Conheça, abaixo, a nova estrutura dos núcleos e unidades. 


    Núcleos

    Helton Julio Perraro – Sul

    Pedro Paulo Molleri – Leste

    Wagner Vogel – Norte

    Cláudio Varella – Alto Vale

    Silvia Pozzobom – Meio Oeste

    Paulo Giacomazzi – Oeste

    Gladimir Jeremias – Planalto

    Renato Borba Rolim – Grande Capital 

    Unidades

    Bárbara Kely Cittadin Ceron – Criciúma

    Manoel Arisoli Pereira – Rio do Sul

    Luiz Lazzari – Videira

    José Reinaldo Volkweis – São Miguel do Oeste

    Leandro Gonçalves de Oliveira – Mafra

    Danilson Agnaldo Mendes Wolff – Jaraguá do Sul

    Carlos Alberto Becker Junior – São Bento do Sul

    Jairo Antônio da Silva – Concórdia 

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  • Festa da Maçã ? Soberanas aprendem mais sobre os Vinhos Finos de Altitude

  • 19-02-2019
  • As soberanas da XXI Festa Nacional da Maçã visitaram na manhã desta segunda-feira 18), as instalações da Casa do Vinho, onde aprenderam um pouco mais sobre os Vinhos Finos de Altitude, que serão destaque na edição da Festa da Maçã em 2019.

    Durante a visita, o anfitrião, Vilson Borges, explicou como funciona o processo dentro da Casa do Vinho, como funciona cada vinícola e quais uvas contemplam a região serrana.  No auge da conversa, Vilson apresentou seus vinhos premiados e de destaque, como o Comendador, com nota 4.4 de 5 no app vivinho e o espumante Amália (moscatel) feito com o açúcar natural das uvas.

    Essas imersões são para as soberanas aprenderam mais sobre os produtos que serão apresentados na XXI Festa Nacional da Maçã. A rainha Amanda Keiko, as princesas Natália Maciel e Elisângela Velho conheceram mais sobre os vinhos finos de altitude e vão levar esse conhecimento ao público nas divulgações da festa e durante o evento.

    A XXI edição acontece de 02 a 05 de maio de São Joaquim, na serra catarinense.

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  • Vias urbanas requerem serviços de manutenção permanente

  • 19-02-2019
  • Trabalhos permanentes de recuperação de ruas pavimentadas com paralelepípedo ou lajotas, assim como das ruas sem pavimentação, com patrolamento e cascalhamento, são realizados por equipes de servidores e maquinário próprio da prefeitura de Lages, através da secretaria de Planejamento e Obras. Grande parte das vias públicas urbanas é pavimentada com pedra basalto ou com lajotas de concreto, as quais com o tempo apresentam desníveis e deslocamentos, tanto dos paralelepípedos, quanto das lajotas, requerendo, desta forma, serviços de recuperação estrutural rotineira e permanente.

    Além destes serviços, são executadas obras de manutenção em pontes e de drenagem pluvial (desobstrução de bocas de lobo), construção de caixas de inspeção e implantação de tubos de concreto para canalização de córregos urbanos, entre uma série de outras obras básicas necessárias à manutenção geral das vias públicas. “A cidade de Lages tem em torno de 400 quilômetros de ruas sem pavimentação, sendo que nestes primeiros anos da atual administração público-municipal nossas equipes estiveram em todos os 70 bairros, executando obras e serviços básicos de manutenção e melhorias da vias urbanas”, destaca o secretário municipal, Claiton Bortoluzzi. 

    Texto: Iran Rosa de Moraes / Fotos: Divulgação

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  • Perícia integrada torna ações de medicamentos mais ágeis em Lages

  • 19-02-2019
  • A metodologia está sendo utilizada desde agosto do ano passado. Na perícia integrada, a perícia médica e a audiência de ações de medicamentos ocorrem no mesmo dia. Com isso, processos judicias que levariam cerca de dois anos e meio, em média, estão sendo julgados entre seis e oito meses. Esse novo método de trabalho faz com que a Vara da Fazenda da comarca de Lages esteja entres as mais céleres em julgamentos dessa natureza em Santa Catarina. 

    Juíza titular da unidade, Karina Maliska Peiter, explica que na perícia tradicional o médico avalia o paciente e apresenta o laudo por escrito. Depois, a pessoa que ingressou com o pedido e o advogado são intimados para se manifestarem. Se não estiverem de acordo, podem pedir esclarecimentos sobre o laudo do perito, chamados de quesitos suplementares. Se houver essa situação, o perito é intimado novamente para responder as questões e, mais uma vez, as partes são chamadas em juízo. 

    Essa etapa, que pode levar meses, é resumida em dois momentos e num único dia. Na manhã, o perito faz a avaliação médica e no período da tarde já ocorre a audiência. O médico faz a leitura do laudo e o advogado pode perguntar na hora o que tem dúvida. Tudo é gravado e integrará o processo. “ O método abrevia muito o procedimento porque o número de atos é reduzido. Com isso temos uma justiça mais rápida, menos onerosa e o cidadão poderá iniciar o tratamento em menos tempo”, pontua. 

    Quando a perícia integrada foi instituída na Vara da Fazenda havia cerca de 800 processos de medicamentos, alguns ajuizados em 2013 e os outros em anos seguintes. Em seis meses, ocorreram 360 audiências. “É um número bem substancial. O norte do trabalho sempre é julgar mais ações do que entram. E a perícia integrada, por ser um procedimento que resolve o processo na audiência, traz maior rapidez”. 

     A magistrada atribui esse avanço ao empenho dos servidores. “Toda a equipe está focada em dar andamento a esses processos represados e possuem grande importância à população”. Objetivo principal é finalizar as demandas antigas e trabalhar somente com os processos ingressados em 2018 e neste ano. 

    Referência para outras unidades 

    O médico perito especialista em medicina do trabalho, Youssef Elias Ammar, atua em Lages desde que o método iniciou. Nessa função, incluindo outras comarcas, já fez mais de 3 mil perícias. “ Esse contato direto com o juiz e advogado facilita a saída da sentença no mesmo dia. Lages já é referência. A forma de trabalhar deveria ser adotada em outras unidades judiciárias”, acredita. 

    No Fórum Nereu Ramos, a Vara da Infância e Juventude aderiu à metodologia há um mês. O juiz Ricardo Fiúza confirma que a agilidade é o que mais se destaca. “ No mês que vem, teremos perícia e audiência de sete casos, cinco deles entraram na justiça este ano. Um será julgado em menos de dois meses. De fato, é bem mais rápido que a forma tradicional”. 

    Taina Borges – Assessoria de imprensa do TJSC – Lages 

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  • Estradas municipais estão recebendo britagem e melhorias para escoar a safra da Maçã

  • 18-02-2019
  • Com o intuito de melhorar as estradas municipais para escoar a safra da maçã 2019, as máquinas da Prefeitura não pararam durante o final de semana, onde realizaram uma mega operação na estrada geral do Boava. Caçambas, patrolas e rolo compressor deixaram a estrada um verdadeiro asfalto.

    Trabalhando desde cedo, arrumaram pedra brita e pedrisco, material que foi doado pelo Exército Brasileiro.  Além de estradas do interior, esse material vai ser usado em várias ruas dos bairros e centro de São Joaquim, amenizando problemas de lama e buracos onde tem estrada de terra batida.

    O Prefeito Giovani Nunes, que esteve desde cedo acompanhando os trabalhos na estrada, ressalta a importância e a preocupação do executivo com as vias para escoar a safra, pois é a economia principal do município e a Prefeitura vai trabalhar ao máximo para melhoras as estradas do interior. “Trabalhamos nesse Domingo, juntos com as secretarias de Obras e Agricultura, onde realizamos o britamento desta rodovia municipal da estrada do Boava, mesmo com chuva conseguimos trabalhar, quero agradecer ao batalhão de Lages que nos cedeu as britas e vai ajudar a comunidade de São Joaquim” destaca o Prefeito.

    O Secretário de Obras, Antônio Piui, explica que outras estradas vão receber melhorias e as equipes vão trabalhar para ajudar os produtores na safra de maçã 2019. “ Trabalhamos todo o final de semana, quero agradecer toda nossa equipe, que não estão medindo esforços para trabalhar em prol do município, vamos entrar essa semana em várias localidades e ruas da cidade com trabalho forte” ressalta.

    Essa semana os trabalhos vão se concentrar nas localidades do Luizinho, estrada do Despraiado, Fundo dos Fernandes, estrada dos Abatts. O cronograma é fazer todas as principais estradas municipais.

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  • Carmen Zanotto entrega Vans para a Secretaria da Mulher e ADSF

  • 18-02-2019
  • A Secretaria Municipal de Política para a Mulher e a Associação Serrana dos Deficientes Físicos (ASDF) receberam uma Van zero quilometro cada uma. Os veículos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar indicados pela deputada federal Carmen Zanotto (PPS/SC). A entrega aconteceu na manhã desta segunda-feira, na prefeitura de Lages e contou com a presença dos representantes da ADSF, prefeito Antônio Ceron, secretários municipais, vereadores e a comunidade.

    A presidente da ASDF Vanilda Correa, destaca que o veículo irá contribuir com o desenvolvimento das ações realizadas pela instituição e com menos desgaste físico. “Estou muito feliz, nossa instituição passa por dificuldades e agradecemos a deputada Carmen por sempre lembrar de nós”, ressalta. A parlamentar ainda indicou R$ 25 mil para a compra de equipamentos eletrônicos para a entidade.

    De acordo com a Secretária Marli Nacif, o veículo é um pleito antigo da Secretaria da Mulher. “Somos uma secretaria pequena, mas realizamos um trabalho intenso, rodamos bastante. Vamos poder dar mais qualidade aos atendimentos”, destaca Marli.

    A Secretaria atende as mulheres em situação de risco recorrente das diversas formas de violência doméstica, prestando assistência também aos filhos menores de 18 anos. As mulheres acolhidas podem permanecer na casa por até seis meses.

    “Ajudar na estruturação desta pasta é contribuir para minimizar o sofrimento destas mulheres que sofrem algum tipo de violência. Já o veículo destinado a ASDF irá contribuir com a realização das atividades e o deslocamento com mais conforto e segurança. Ainda indicamos veículos para a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS), Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips) e Irmandade Nossa Senhora das Graças”, salienta Carmen.

    A parlamentar também ressaltou que indicou mais R$ 500 mil para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), somando assim R$ 1 milhão de recursos para a finalização da obra e compra de mobiliário.

    Fotos: Silviane Mannrich e Zé Rabelo

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