Portal Expressiva

A PARTIR DE AMANHÃ NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Mais uma Carreata de apoio aos[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

  • 22-05-2018
  • Terça-feira (22/05): Tempo: firme e ensolarado, com baixa umidade do ar em todas as regiões de SC. Temperatura: em gradativa elevação, com máximas variando de 22°C a 24°C, mais altas no Litoral Norte. Vento: sudoeste e sul, com fraca intensidade. Sistema: massa de ar frio, de origem polar, sobre o Sul e Sudeste do Brasil.

    Quarta-feira (23/05): Tempo: nevoeiros na madrugada e amanhecer na maior parte das regiões catarinenses. Ensolarado com ar seco (baixa umidade do ar) na maior parte do dia.  Temperatura: baixa na madrugada em todas as regiões. Temperatura mínima com valores negativos nas áreas altas do Planalto Sul, entre 2°C e 4°C Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte favorecendo a formação de geada nessas regiões. Durante o dia temperaturas em gradativa elevação, principalmente no Litoral. Vento: sul e sudeste, fraco. Sistema: massa de ar frio de origem polar influenciando SC.

    Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado (24, 25 e 26/05): Tempo: firme, com nevoeiros na noite e madrugada, e sol com algumas nuvens principalmente do Planalto ao Litoral. No Litoral Norte e Grande Florianópolis mais nebulosidade e chuvisco no período noturno e amanhecer devido à circulação marítima.  Temperatura: em elevação, devido ao enfraquecimento da massa de ar frio e afastamento para leste. Na sexta-feira ainda há condição para formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.  Vento: sudeste, com variações de nordeste e de leste no Grande Fpolis, Litoral Norte e Planalto Norte, fraco a moderado.

    TENDÊNCIA de 27 de maio a 05 de junho de 2018

    Tempo firme na maior parte do período, com sol entre nuvens, baixa umidade relativa do ar (ar seco) e temperatura em elevação em SC. Entre o final do dia 02 e manhã de 03/06, e novamente no dia 05/06 a passagem de duas frentes frias trazem chuva para o Estado. A temperatura diminui na madrugada e manhã do dia 04/06.

    Marilene de Lima – Meteorologista

  • Comentários
  • Recanto do Pinhão Aracy Paim inicia com muita animação

  • 21-05-2018
  • Em um espaço remodelado e com infraestrutura mais acolhedora ao público teve início no sábado (19) na Praça João Costa, a progrmação do Recanto do Pinhão Araci Paim.  Este espaço terá programação festiva de 19 de maio a 3 de junho, enquanto que a Festa Nacional do Pinhão iniciará no dia 25 de maio e se estenderá também até o dia 3 de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, no bairro de mesmo nome.

    Ceron disse que a Festa do Pinhão é expressão da economia e da cultura da gente serrana de Santa Catarina e portanto caberá a todos os lageanos, “o cavalheirismo e a hospitalidade para com todos os que nos visitarem nesta temporada festiva”.

    Para este ano, a Prefeitura de Lages, responsável pela organização e promoção do Recanto do Pinhão, projetou um novo espaço e uma nova infraestrutura para bem acolher os participantes. “Projetamos um novo layout para o Recanto, com participação de todas as secretarias municipais, especialmente a do Planejamento e a de Serviços Públicos e Meio Ambiente. O trabalho foi intenso durante as duas últimas semanas e conseguimos terminar tudo a tempo e a contento”, falou o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giberto Ronconi.

    No ato da abertura oficial do Recanto, o prefeito Antonio Ceron esteve acompanhado da rainha Andressa Bordignon e das princesas Ellen Waltrick e Caroline Ceccatto, da viúva do idealizador da Festa, Adelma Paim, e de diversas autoridades, entre elas o Bispo Diocesano, Dom Guilherme Antonio Werlang, o qual logo após benção especial, disse: “que além do congraçamento, a Festa do Pinhão seja momento de conscientização para os cuidados que devemos ter com o ecossistema e com o microssistema natural da Serra Catarinense, pois isto significa também proteger a própria vida humana”.

    Elton Saldanha no show de abertura: Vencedor de Sapecadas da Canção Nativa, o cantor e compositor nativista renomado, Elton Saldanha foi o primeiro artista a subir no Palco do Recanto do Pinhão 2018. Ele e o conjunto de músicos que o acompanham abriram o show com o sucesso musical “Eu sou do Sul” e em seguida veio “Gralha Azul” e “Castelhana”. Enfim, Elton retornou a Lages com repertório clássico, fazendo o público reviver as várias apresentações dele, ao longo de 20 anos de participação na Festa Nacional do Pinhão.

    Culinária e Artesanato Típico da Serra: Dez associações de assistência, beneficência e de trabalho cooperativo são as responsáveis, neste ano de 2018, pela comercialização de bebidas, comidas e artesanato típico da Serra Catarinense. Elas administram os boxes da culinária e artesanato e todo o dinheiro arrecadado durante o Recanto é para uso próprio dessas próprias entidades, as quais desenvolvem um valoroso trabalho em prol dos mais necessitados e de trabalhadores cooperados. A Associação Lageana de Escritores (ALE) também participa do Recanto.

  • Comentários
  • Estudantes de Agronomia da Udesc Lages doam 430 quilos de alimentos

  • 18-05-2018
  • Estudantes do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, realizaram a entrega de 430 quilos de alimentos não perecíveis à Irmandade Nossa Senhora das Graças, no Bairro Popular, na terça-feira, 15.

    Os donativos foram arrecadados durante o 3º Torneio Esportivo Movimenta CAV e o 4º Encontro da Saúde, eventos organizados pelos alunos, sob a coordenação do professor de educação física da Udesc Lages, Thiago Castro.

    A irmandade, que já foi um orfanato, hoje acolhe 144 crianças e adolescentes de famílias carentes. A instituição oferece atividades complementares à escola, como esportes e oficinas que auxiliam na geração de renda para as famílias dos educandos.

    Durante a entrega, os acadêmicos foram recebidos pelas crianças com cantigas de saudação e de agradecimento. Depois, os estudantes e as crianças participaram de atividades recreativas e de integração.

    Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

  • Comentários
  • Workshop ajudará alavancar o turismo na Serra Catarinense

  • 18-05-2018
  • Definições sobre a participação dos municípios da Serra Catarinense no desfile de abertura da 30ª Festa Nacional do Pinhão; Adesão Regional no Festival de Inverno Serra Catarina; Workshop de Identidade Cultural da Serra Catarinense e dentre outros assuntos, a Elaboração do Plano de Articulação e Ordenamento Territorial do Turismo para a Serra Catarinense.

    São alguns dos assuntos abordados em reunião na tarde desta quinta-feira (17), no auditório da associação de municípios entre gestores de turismo das prefeituras, integrantes do Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra e iniciativa privada. A reunião foi coordenada pela secretária executiva do Conserra e assessora de turismo da Amures, Ana Vieira e a secretária executiva da Amures Iraci de Souza.

    Sobre o Workshop de Identidade Cultural da Serra Catarinense, a proposta é realizar o evento dia 20 de junho com uma programação que contemple oficinas para definição de objetivos de curto e médio prazo, sendo focado em fortalecer e potencializar a cultura regional.

    “O objetivo desse evento será planejar ações de incentivo à discussão de elementos identitários com potenciais indutores de desenvolvimento sustentável de cultura, educação e turismo na região”, explicou Ana Vieira. A programação do evento ainda não está fechada e será acordada com a Secretaria de Estado do Turismo.

    Serão dois dias de workshop e haverá inclusive rodada de negócios do turismo, com produtores rurais, pousadas, vinícolas, fornecedores em geral, artistas, artesãos, agências de propaganda, restaurantes, organizadores de eventos, agroindústrias e tecnologia da informação.

     

    Mais de 150 cavaleiros esperados para desfile

     

    Sobre o desfile de abertura da Festa Nacional do Pinhão programado para dia 26, ficou acertado que virão carros alegóricos e grupos de cavaleiros de vários municípios. A coordenadora do desfile, a apresentadora Beatriz Melo, do programa Oh de Casa!, disse que são esperados mais de 150 participantes no desfile, retomando assim um ritual que estava se perdendo ao longo dos anos.

    Quanto ao Festival Serra Catarina, o evento acontece de 29 de junho a 31 de agosto abrangerá os 18 municípios da Amures. Na programação constam eventos como mostra de cinema, Rally Cross Country, Motoneve, Trekking na Coxilha Rica, Festival Internacional de Música, Cavalgada, Encontro de Veículos Antigos e dentre outros, Acordeon Festival.

    A diretora do Correio Lageano Eliete Moraes Santana e as jornalistas Suzani Rovaris e Gislaine Couto apresentaram o portal turístico Na Serra Catarinense e toda estrutura da plataforma que foi criada para ser referência na difusão de conteúdos turísticos da região e oferecer informações e serviços através de mídia digital.

    O presidente da Federação Catarinense de Balonismo André Antônio Ibanhes Lopes, apresentou aos gestores da Serra Catarinense, uma proposta de festival que poderá ser exibida em Lages em novembro no aniversário do município. Ele sugeriu parcerias dos balconistas como forma de atrair visitantes e incrementar o turismo na região.


    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Operação Inverno começa no fim de semana

  • 18-05-2018
  • Esta será a segunda edição da Operação Inverno, realizada pela Polícia Militar em seis municípios da Serra Catarinense. As atividades nesta estratégia de segurança ocorrem do dia 19 de maio, data da abertura do Recanto do Pinhão, até 31 de agosto, quando o Serra Catarina Festival de Inverno chega ao fim. Depois da Operação Veraneio, esta é a mais complexa de Santa Catarina pela mobilização de policiais e número de atividades coordenadas. 

    Em Lages, São Joaquim, Uribici, Urupema, Bom Jardim da Serra e Bom Retiro a presença policial é mais constante nesse período de mais de 100 dias, especialmente em eventos, estabelecimentos e pontos turísticos. Oefetivo do 6º Batalhão de Polícia Militar recebe reforço de policiais de diversas cidades do estado. 

    Com o apoio do?Pelotão de Patrulhamento Tático, Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), policiamento com cães, cavalaria e o helicóptero Águia 4, as guarnições locais atuam na orientação aos turistas e empreendimentos, ações de segurança preventivas de patrulhamento e barreiras policiais. 

    “A ideia é garantir uma maior sensação de segurança a quem visita nossa região e, de fato, possibilitar que nossa sociedade esteja mais segura, especialmente nesse período em que a Serra recebe muita gente por conta do inverno e atraídas pelos eventos, sejam eles programados ou os naturais como a geada e neve”, explica o comandante do 6ºBPM, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos. 

    Operação em três fases

    No Recanto do Pinhão haverá reforço com mais 10 policiais e o policiamento ocorrerá de forma intensa no Centro e no bairro Coral, pelo aumento do fluxo de pessoas e veículos naquela região.  

    Na segunda fase, mais de 100 policiais serão deslocados de outros municípios para atuar na preservação da ordem pública durante a Festa Nacional do Pinhão. Nos dias de maior movimentação no evento, o policiamento também terá um incremento no efetivo. “A gestão do trânsito será uma competência da Diretoria de Trânsito”, destaca o comandante. 

    A terceira etapa terá os esforços voltados a atender os municípios com maior demanda turística. Está prevista uma capacitação para que os policiais também possam atuar como agentes de turismo. 

    “No ano passado, a Operação Inverno foi um desafio para nós por ser algo inovador, mas graças à qualidade do trabalho dos policiais envolvidos os resultados foram muito positivos. Para esta edição, pretendemos ser ainda melhores porque compreendemos a importância que o turismo tem para o desenvolvimento da nossa região”. 

    Catarinas Comunicação/Fotos: PM 

  • Comentários
  • Recanto do Pinhão irá oferecer o melhor da comida típica

  • 18-05-2018
  • A abertura das atividades do Recanto do Pinhão Aracy Paim está programada para este sábado (19 de maio) na Praça João Costa às 10h com cerimônia oficial e show do tradicionalista Elton Saldanha. Uma novidade é que, neste ano, oito entidades beneficentes, mais a Associação de Artesanato Tramatusa e a Associação Lageana de Escritores (ALE), estarão presentes até o dia 3 de junho.

    Além da gastronomia tradicional comercializada pelas entidades, turistas e comunidade poderão adquirir a premiada arte da Tramatusa e conhecer obras de escritores lageanos. Já o atendimento ao cidadão também é prioridade da Fundação Cultural de Lages (FCL). Uma casa de atendimento foi montada com o objetivo de auxiliar as entidades e fornecer informações gerais sobre a cidade e Festa Nacional do Pinhão.

    As secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e de Planejamento e Obras, mais a Secretaria de Assistência Social e Habitação trabalharam intensamente nos serviços de reestruturação da Praça João Costa, ações que também contaram com o auxílio da Diretoria de Trânsito (Diretran). Fundação Cultural e Secretaria de Planejamento pensaram em um layout diferente para este ano no espaço do Recanto.

    Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, a ideia é facilitar acessos e gerar conforto e segurança ao público. “Conversamos com o prefeito Ceron e o objetivo dele é que todo o cuidado às questões de segurança e comodidade para as pessoas fossem o foco, então, pensamos numa estrutura não só destinada para shows. A mudança do local do palco atende essas necessidades. As pessoas que irão presenciar as 100 atrações estarão protegidas por uma cobertura e melhores acessos para consumir nos estandes das entidades”, comenta.

    Veja a lista das entidades credenciadas para o Recanto do Pinhão Aracy Paim 2018:

    - Associação Serrana de Deficientes Físicos - ASDF;

    - Cáritas Diocesana de Lages;

    - Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips);

    - Lions Clube de Lages Copacabana;

    - Casa de Apoio a Pessoas com Câncer Maria Tereza;

    - Grupo de Apoio Regional para Reabilitação da Aids - Garra;

    - Associação Bom Samaritano;

    - Asilo Lar dos Idosos - Saseadla;

    - Associação de Artesanato Tramatusa, e

    - Associação Lageana de Escritores (ALE)

  • Comentários
  • Semasa distribui 130 caixas d?água

  • 18-05-2018
  • Um total de 130 caixas d’água, cada qual com capacidade para 110 litros, foram distribuídas na manhã desta quinta-feira (17 de maio) no bairro Santa Helena. O prefeito Antonio Ceron e o secretário da Semasa, Jurandi Agustini, acompanharam a entrega e conversaram com os moradores.

    No ponto final da rua Cristiano Brascher, cerca de 15 moradias foram contempladas com as caixas azuis, de polietileno. Nesta área, na casa número 2180, mora Tania Maria. “Aqui há falta de água, geralmente aos domingos. Ficamos sem água um dia inteiro. Agora com a caixa d’água vamos ter uma reserva”, disse ela.

    O secretário Jurandi Agustini disse que está ciente da situação. A Semasa além da distribuição de caixas para as famílias ali residentes está planejando a construção de mais quatro reservatórios na região do bairro Santa Helena. “Também estamos estudando a possibilidade de ligar a rede que passa nesta rua ao reservatório do bairro Promorar. Logo o problema aqui será resolvido e não haverá mais falta de água”, garante Jurandi.

    Depois de conversar com os moradores, o prefeito, juntamente com Jurandi Agustini e o secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi estiveram na rua Alberto dos Santos, o popular Beco, vistoriando as obras de melhorias urbanas executadas pela Prefeitura, neste mês de maio.

    “É uma ação pontual e emergencial que tomamos para auxiliar as famílias, que comprovadamente não têm condições de fazer esse investimento. Mas nosso objetivo é melhorar a ampliar o sistema de captação e abastecimento que beneficie toda a população”, afirma o prefeito Antonio Ceron.

    Atualmente Lages possui reservatórios com capacidade diária de estocagem de 14 milhões de litros de água. Os quatro novos reservatórios que serão construídos irão armazenar mais 6.500 milhões de metros cúbicos de água.

     

    Fotos: Marcelo Pakinha

  • Comentários
  • Comunidades rurais da Serra Catarinense são mobilizadas pela Rede Rural de Segurança

  • 18-05-2018
  • Lançado no fim de 2017, o programa Rede Rural de Segurança, realizado pelo 6º Batalhão de Polícia Militar em Lages em parceria com Polícia Militar Ambiental, vem mobilizando moradores de áreas rurais na Serra Catarinense no combate ao crime. Na quarta-feira (16), durante uma sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Lages na localidade de Rancho de Tábuas, distrito de Índios, o tenente Eduardo Nunes, responsável pelo programa na região, conversou com os moradores. 

    A ideia é fazer com que as pessoas, a exemplo do que já ocorre na cidade com a Rede de Vizinhos, atuem em conjunto com a PM também no interior de maneira a propiciar ações de prevenção e repressão ao crime, como por exemplo, o de furto de gado, considerado um dos maiores problemas enfrentados pelos moradores do interior. “A PM quer ser a parceira do homem do campo. Estamos instruindo como viver de forma mais segura no meio rural”. 

    O tenente reforçou aos participantes que é preciso ter muita atenção e cuidado e tomar algumas atitudes pode prevenir crimes no interior. “A gente sempre orienta as pessoas a não fornecerem informações e nem abrirem a porta de casa para pessoas estranhas, manter as propriedades bem iluminadas e comunicar a Polícia Militar sobre qualquer atitude suspeita nos arredores de casa”.

    Catarinas Comunicação/Foto: PM 

  • Comentários