Portal Expressiva

NAS BANCAS EDIÇÃO DE JULHO


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Happy Hour de Negócios

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Operação 4000: Polícia Militar realiza trabalho ostensivo em toda a Serra Catarinense  

  • 17-07-2018
  • Mais de quatro mil policiais trabalharam na Operação 4000, que ocorreu em todo o estado de Santa Catarina nos dias 6, 7, 13 e 14 de julho. Na Serra Catarinense, a ação foi liderada pelo comandante da 2ª Região de Polícia Militar, Coronel Moacir Gomes Ribeiro. Os 21 municípios contaram com o apoio de 250 policiais do 6º BPM, Polícia Militar Ambiental, Cavalaria e Central Regional de Emergências.

    Nos quatro dias de trabalho ostensivo, foram abordadas 1131 pessoas durante vistoria em 197 estabelecimentos comerciais. Nas 67 barreiras de trânsito foram atendidos 586 motoristas.

    Na região de São Joaquim, que contempla ainda as cidades de Painel, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra, foram realizadas 27 barreiras policiais e abordados 180 veículos. A PM esteve em 38 estabelecimentos, onde abordou 254 pessoas. Foi lavrado um termo circunstanciado por posse substância análoga à maconha, duas armas de fogo apreendidas e uma arma branca.

    Em Otacílio Costa, Correia Pinto, Palmeira e Ponte Alta a Operação registrou 28 barreiras policiais e abordou 156 veículos, três deles foram removidos. A polícia fez vistoria em 59 estabelecimentos comerciais e abordou 321 pessoas nestes espaços. Houve apreensão de substância semelhante à maconha, duas CNHs recolhidas e dois estabelecimentos sem alvará.

    Este tipo de ação policial tem um cunho educativo e busca reduzir a criminalidade, em especial, a letalidade violenta, vias de fato, furto, roubo e fatos relacionados com a violência contra mulheres, que no geral estão ligadas direta ou indiretamente a ingestão de bebidas alcoólicas e uso de drogas.

    Por: Catarinas || Foto: PM

  • Comentários
  • Festival Gastronômico já tem data definida

  • 17-07-2018
  • O Núcleo de Gastronomia de Lages realizará de 10 a 30 de agosto, o Festival Gastronômico Sabores de Lages. As novidades desta edição foram apresentadas a diretoria da Associação Empresarial de Lages (ACIL), nesta segunda feira, 16/07, pelo coordenador do núcleo, Ruan Rangel.

    Cerca de 30 restaurantes estão participando do Festival que está sendo organizado pelos empresários participantes do Núcleo de Gastronomia, com o apoio do Sebrae, ACIL, CDL e Fundação Cultural de Lages. Para participar, o estabelecimento deve criar um prato utilizando ao menos um dos itens da nossa cultura, como pinhão, goiaba serrana, queijo serrano, frescal, entre outros. Outra novidade desta edição é a realização de eventos especiais, com apresentações musicais e culturais.

    A ideia é promover a gastronomia de Lages, oferendo ao público a possibilidade de saborear pratos especialmente preparados para o evento, que representem a especialidade da casa e a cultura serrana, com preços diferenciados. Em breve será divulgado os restaurantes participantes e os pratos especiais, através do Guia do Festival Gastronômico Sabores de Lages, que conterá fotos informações sobre os pratos e restaurantes.

  • Comentários
  • Iniciadas as obras da rua Coronel Córdova

  • 17-07-2018
  • A primeira etapa compreende a implantação da rede pluvial e drenagem para escoar a água das chuvas

     Após assinatura da ordem de serviço  a empresa CCL Construtora iniciou as obras do recapeamento asfáltico da rua Coronel Córdova, nesta terça-feira (17 de julho). As obras se concentram inicialmente nas proximidades do Colégio Bom Jesus.  O trecho que será recapeado tem aproximadamente 386 metros de extensão.

    A primeira etapa da obra compreende a implantação da rede pluvial e drenagem para escoar a água das chuvas. Depois será feita a pavimentação asfáltica e a sinalização horizontal e vertical do trânsito nas duas pistas. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 263 mil nesta obra. O prazo de conclusão é de quatro meses. Segundo o secretário Claiton Bortoluzzi, o segundo trecho da rua também deverá ser licitado, posteriormente.

    O prefeito Antonio Ceron destacou, durante o ato de assinatura da ordem de serviço, que a Prefeitura de Lages prioriza as vias mais importantes na questão da melhoria da mobilidade urbana. “A rua Coronel Córdova, por exemplo, é uma importante ligação entre o Centro da cidade e avenida Dom Pedro II. Desta forma, já está sendo projetado o recapeamento asfáltico da rua Cruz e Souza, a qual juntamente com a Coronel Córdova formarão um binário, visando melhorar o fluxo de trânsito de veículos, em áreas centrais de Lages”, disse. 

    Fotos: Marcelo Pakinha

  • Comentários
  • CTG Planalto Lageano é vice-campeão em etapa do Festival Nacional da Cultura Gaúcha

  • 17-07-2018
  • O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Planalto Lageano foi vice-campeão da terceira etapa do XVIII Festival Nacional da Cultura Gaúcha (FNCG), no último final de semana, na categoria Danças Tradicionais Adulto.

    O corpo de baile Celso Scoz apresentou as danças da Faca Maruja, Tatu de Castanholas, Roseira e Chote de Duas Damas, na tarde de domingo, 15.

    O CTG também conquistou prêmios nas modalidades individuais. Rafael Afonso Gomes da Silva foi primeiro colocado na categoria Chula Veterano e Lucas Soares de Oliveira foi campeão no Violão Solo Adulto. Na categoria Solista Vocal Prenda Adulta, Cristiane Alves Chardozino foi segunda colocada.

    A etapa aconteceu em Espumoso-RS e reuniu entidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

    Acesse a página do CTG Planalto Lageano no Facebook.

    Jornalista Tatiane Rosa

  • Comentários
  • Agentes de trânsito passam por treinamento de pilotagem de motocicleta pela Polícia Militar

  • 17-07-2018
  • Entre esta terça e quinta-feira, dias 17, 18 e 19 de julho, agentes da autoridade de trânsito da Diretoria Municipal (Diretran) irão receber um curso de pilotagem de motocicleta a ser ministrado por policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A capacitação terá duração de 24 horas/aula entre teoria e prática. No quartel do Batalhão, situado no bairro São Cristóvão, estão acontecendo as aulas teóricas nesta terça e no kartódromo, localizado na avenida Victor Alves de Brito, São Miguel, próximo à Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) serão realizados os treinamentos práticos. Testes poderão ser feitos nas avenidas da cidade.

    O objetivo do curso é transmitir ao agente da autoridade de trânsito conhecimentos de métodos específicos de pilotagem defensiva de motocicletas, deslocamentos em grupo e abordagem com motos para fiscalização de trânsito. Noções de escolta e batedor para situações em que haja necessidade de ações em conjunto à Rocam também estão no conteúdo programático.

    A providência se deu diante do crescimento populacional, a urbanização e a crescente frota de veículos, tornando o trânsito nas cidades de médio e grande porte cada vez mais intenso, desafiador e estressante. “Em razão destas dificuldades, o 6º BPM, através do seu efetivo de Rocam, vê no agente de trânsito um aliado nas ações que implicam nas atividades de segurança pública e fiscalização de trânsito, e para tal se faz necessário colaborar na capacitação dos agentes da Diretran para futuras e necessárias ações em conjunto”, conclui o gerente de Trânsito, Jairo Ros Segundo.

    Fotos: Marcelo Pakinha

  • Comentários
  • Copa Santa Catarina: estreia do Inter será em casa, contra o Operário de Mafra

  • 17-07-2018
  • A estreia do Inter de Lages na Copa Santa Catarina será em casa, contra o Operário de Mafra, no dia 16 de setembro. A Federação Catarinense de Futebol divulgou nesta segunda-feira a tabela da competição.

    Na segunda rodada, no dia 23, o Inter vai enfrentar o Marcílio Dias, em Itajaí. Como ficou definido no conselho técnico realizado na última quinta-feira, os 12 clubes que confirmaram participação na competição vão ser divididos em dois grupos e se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro desses grupos. O grupo B, em que o Inter ficou, tem ainda Almirante Barroso, Atlético Tubarão e Brusque.

    A Copa Santa Catarina vai ser disputada até o dia 25 de novembro. O campeão será um dos respresentantes do estado na Copa do Brasil de 2019.

    E MAIS:
    Veja a tabela completa dos jogos do Inter da Copa Santa Catarina

     Foto: Nilton Wolff/O Goleador

  • Comentários
  • Música na Serra inicia com Teatro lotado

  • 17-07-2018
  • A abertura do Festival Internacional Música na Serra aconteceu em uma noite mágica, que deu o ponta pé inicial para esse evento que vai até o dia 21 de julho. No palco Grandes Duos e o encantamento do Coral Infantil regido pela Maestrina Regina Kinjo.

    Para a noite dessa segunda, 16 de julho, “Música em Sopro” com Metais - Madeiras e Percussão.

     O concerto no teatro Marajoara, inicia a partir das 20 horas, com entrada gratuita. Imperdível!

    Programação dos demais dias

    TERÇA 17

    ·         Professores em cena

                  Cordas e Piano

     QUARTA 18

    ·         Fernando Ávila & Quinteto Versatilis

                  Acordeon - Quinteto de Cordas

    QUINTA 19

    ·         Orquestra Acadêmica?

                 Ballet Infantil & Orquestra

    ·         Classe de Canto

    SEXTA 20

    ·         Coro infanto-Juvenil

    ·         Coro Música na Serra

    ·         Ballet " CARMEN" de Bizet

       Suíte versão reduzida

    SÁBADO 21

    ·         Concerto de Encerramento

                  Orquestra Sinfônica

                  Solista: Lyndon Taylor

    Coro Música na Serra

                  Regência: Jean Reis 

    O Festival Internacional Música na Serra é uma realização:

    Ministério da Cultura apresenta o evento, que tem como patrocinador Master a Cervejaria Ambev e patrocinador Havan, Engie, Celesc, Prefeitura Municipal de Lages e Flex Contact Center, juntamente com o apoio do Serra Catarina Festival de Inverno, Colégio Bom Jesus, Colégio Santa Rosa de Lima e Centro Cultural Vidal Ramos – SESC. Apoio cultural da Fundação Cultural de Lages, Escola de Artes, apoio institucional do Correio Lageano. Uma realização Instituto José Paschoal Baggio, Ministério da Cultura – Governo Federal.

     Serviço:

    O que: 6º Festival Internacional Música na Serra

    Quando: de 15 a 21 de julho

    Onde: Teatro Marajoara

    Hora: 20 horas

    Acesso: Entrada franca

  • Comentários
  • Mostra de Arte e Cultura de Lages começa nesta sexta e terá mais de 30 apresentações

  • 16-07-2018
  • As 22 atrações de música, dança, teatro e contação de histórias se apresentam gratuitamente em espaços públicos.

    A Fundação Nacional de Artes (Funarte) realiza pela primeira vez a Mostra de Arte e Cultura de Lages, fruto da articulação institucional da Associação Cultural Matakiterani, que realiza iniciativas semelhantes em diversos municípios da Serra Catarinense.  O evento conta com 22 atrações distribuídas numa programação que abre nesta sexta-feira (20) e encerra no dia 29 de julho.  

    O evento se caracteriza por acontecer na temporada de inverno e, por isso,  também integra o Festival Serra Catarina. “A ideia é valorizar produtos e serviços culturais locais, atendendo a necessidade da difusão da produção de arte e cultura, o fomento à economia criativa e a fruição nos espaços públicos ou de acesso livre”, destaca o produtor geral Gilson Maximo.

    A programação conta com 22 atrações de teatro, contação de histórias, dança folclórica e música em diversos estilos, descentralizando as atividades na Praça João Costa, no Centro Cultural Vidal Ramos e no Parque Jonas Ramos, oTanque, durante seis dias e com entrada franca.

    “Neste projeto, com 32 apresentações, conseguimos fomentar a cultura local oferecendo opções para o público de assistir à diversidade cultural. Buscamos mostrar nossa capacidade de produzir culturalmente e investir nos artistas da nossa terra”, reforça o produtor executivo, Adilson Freitas.

    Movimento ganha força

    O programa de atrações contempla todos os públicos. Para as crianças tem histórias com bonecos de pano, por exemplo, com uma contação de histórias e lendas da região de forma bastante divertida. A artista Guigui Fernandes é quem comanda esse espetáculo.

    Ela destaca a importância da Mostra para a cidade. “Estou muito feliz em fazer parte desse momento histórico no movimento da cultura lageana. É uma satisfação participar de evento promovido por um ponto de cultura, artistas lageanos, com verba pública e acesso gratuito”.

    O formato é bastante usado em países da Europa, como destaca o músico Adriano Posai. “Vejo muito o modelo de apresentar a cultura em praça pública em reportagens e programas da TV. Esse evento só me faz ter a certeza de que arte regional está sendo cada vez mais valorizada. Isso é majestoso”, avalia.

    A Mostra de Arte e Cultura de Lages é executada pela Matakiterani e Esfera Produções em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Lages.

     

    Catarinas Comunicação

  • Comentários