Portal Expressiva

A PARTIR DE AMANHÃ NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Mais uma Carreata de apoio aos[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Parar de fumar é possível: Conheça o grupo de tabagismo do Nasf de Lages

  • 17-05-2018
  • Os encontros são semanais e têm duração, em média, de três meses

      Há um ano e cinco meses, Joice Teresinha da Silva está longe da carteira de cigarros. A Agente Comunitária de Saúde (ACS), que começou a fumar com 13 anos de idade, decidiu parar de fumar e conseguiu tratar a dependência com a ajuda do grupo de tabagismo da Secretaria de Saúde de Lages. “Não vou dizer que foi fácil, mas no dia em que eu decidi que quando acabasse a carteira eu não iria comprar mais, eu parei. Mas participar das reuniões do grupo e usar a medicação prescrita pela médica ajudou muito”, relata Joice.

      O tratamento que auxiliou Joice a parar de fumar é oferecido em Lages gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através do grupo de tabagismo, coordenado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Um desses grupos funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Centenário, que atende também os bairros São Luiz, Santo Antônio e parte do bairro Morro Grande.

     A psicóloga Patrícia Matte Rodrigues explica que para participar do grupo o interessado deve apresentar o Cartão da Família para comprovar que mora na região de abrangência da Unidade. “No primeiro encontro da reunião cada participante preenche um questionário que será avaliado pelo médico (a) da Unidade. Dependendo do estado clínico, se a pessoa faz algum tratamento específico isso vai influenciar na indicação da medicação para parar de fumar”, explica.

     O último grupo que está em andamento na Unidade iniciou no dia 2 de abril e a previsão é de duração de três meses. Nos dois primeiros meses dos encontros ocorrem as fases de sensibilização, acolhimento e discussão das dificuldades enfrentadas para abandonar o vício.

     São 18 participantes, com um único homem, o barbeiro Fernando Mendes da Silva, 34 anos. “O grupo tem ajudado bastante, já consegui reduzir para três cigarros diários, mas quero parar de vez logo”, afirma Fernando. Os encontros inicialmente são semanais, com duração de uma hora, e começam com os relatos individuais dos integrantes. “Hoje acordei e consegui ficar sem fumar até as 10 horas, mas daí recebi a notícia sobre o falecimento de um familiar e acabei fumando um cigarro, por causa do nervosismo”, expõe uma participante.

     Sem críticas ou julgamentos, a equipe do Nasf, formada pelas psicólogas Patrícia Matte e Andrisa Melo Rodrigues, pela educadora física Sara Córdova Duarte e a nutricionista Luana Debetir, acolhe os relatos e fala sobre como evitar recaídas, discute a importância da busca do equilíbrio emocional e apresenta técnicas para parar de fumar. Também são feitos alguns exercícios de alongamento e relaxamento em grupo.

     Ao final do encontro, cada participante recebe, como parte do tratamento, a medicação semanal, para amenizar os sintomas da abstinência do tabaco. “Mas não adianta depositar toda a esperança no remédio. É muito importante mudar pequenos hábitos e evitar associações, como fumar depois de almoçar ou tomar um cafezinho”, alerta a psicóloga Patrícia. Para saber mais informações sobre o grupo de tabagismo mais próximo, o cidadão poder consultar a Unidade de Saúde do seu bairro.

    Foto: Cássia Shelen

  • Comentários
  • Sorteadas famílias para escolherem residências do Complexo Ponte Grande

  • 17-05-2018
  • Felizes da vida, na noite desta quarta-feira (16 de maio), no Teatro Marajoara, Nadir Alves dos Santos, de 66 anos, acompanhada pela filha Daniela Alves dos Santos, 31 anos, foram às primeiras famílias sorteadas pela Caixa Econômica Federal para escolherem suas residências no Complexo Ponte Grande. “De forma estratégica, levamos em consideração dois aspectos fundamentais para o nosso bem-estar: decidimos ser vizinhas para que possamos cuidar uma da outra e também optamos por casas distante dos trilhos por causa do barulho”, explica Daniela.

    Com este mesmo pensamento e visivelmente sorridentes, Maria Aparecida de Oliveira, de 56 anos e Adão de Oliveira, de 75 anos, já tinham convicção da casa que iriam escolher. “Estivemos visitando o empreendimento um dia antes. Gostamos do que vimos lá. Este é um momento muito especial para nós”, destaca Adão.  

    Segundo o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, é compreensível a ansiedade e cobrança pela obra devido ao tempo de construção. “Nem tudo aconteceu como esperávamos, mas a partir de agora, não haverá mais prorrogações. Todas as residências serão entregues nas melhores condições de moradia”, enfatiza Samuel. Por sua vez, Carla Taynara, gerente de engenharia da construtora responsável pelo empreendimento, explicou quais serão os procedimentos daqui em diante. “Pessoas com deficiência e idosos tiveram prioridade de escolha. As famílias terão o contrato válido por dez anos. O próprio contrato é considerado como escritura do imóvel. Após a vistoria individual, haverá reunião com as famílias, assinatura dos contratos, assembleia de eleição do sindico, solenidade de entrega das chaves e mudança dos beneficiários. As famílias serão encarregadas pelo pedido de ligação de energia elétrica, água e colocação de gás e chuveiro elétrico. No empreendimento terá sistema de aquecimento solar e estação de tratamento de esgoto. As obras do Complexo custaram em torno de R$ 12 milhões. São cinco ruas dentro do empreendimento, com acesso único”, comenta Carla.

    Fotos: Henrique Vivan

  • Comentários
  • Amures e Unesc dialogam implantação de Planos Diretores

  • 17-05-2018
  • Buscando cumprir uma orientação do Ministério Público, os prefeitos da Amures iniciaram tratativas com a Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, para atualizar, revisar e implantar quando for o caso, o Plano Diretor, cadastro imobiliário e dentre outros dispositivos, o georreferenciamento de um sistema integrado de gestão territorial.

    A reunião com o engenheiro responsável pelo setor de Captação de Recursos e Projetos do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas – Ipat da Unesc, Tales Antunes Garcia, aconteceu na tarde desta quarta-feira (16), no auditório da Amures. O projeto compreende ações que objetivam atualizar e automatizar os processos de armazenamento, integração das informações referentes aos imóveis, sejam urbanos ou rurais.

    De acordo com o presidente da Amures, prefeito Antônio Zilli, o que se busca é atualizar a base de dados e dispor de um sistema integrado de gestão territorial. “Com isso teremos como planejar melhor as ações, sejam de infraestrutura ou meio ambiente, além de atualizar a planta imobiliária”, reconhece o presidente da Amures.

    A tratativa da parceria com a Unesc está sendo realizada via Consórcio Serra Catarinense – Cisama e abrangerá até mesmo os municípios que já possuem cadastro imobiliário atualizado com informações novas e automatizadas.

    A partir dessa reunião, os prefeitos estudarão a possibilidade de uma linha financiadora do projeto. Até porque está prevista automação cadastral, integração de dados, elaboração de base cartográfica cadastral, implantação de rede de referência cadastral e dentre outras ações, elaboração da planta de valores genéricos.


    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Segurança nas comunidades rurais

  • 17-05-2018
  • Comunidades rurais da Serra Catarinense são mobilizadas pela Rede Rural de Segurança

      Lançado no fim de 2017, o programa Rede Rural de Segurança, realizado pelo 6º Batalhão de Polícia Militar em Lages em parceria com Polícia Militar Ambiental, vem mobilizando moradores de áreas rurais na Serra Catarinense no combate ao crime. Na quarta-feira (16), durante uma sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Lages na localidade de Rancho de Tábuas, distrito de Índios, o tenente Eduardo Nunes, responsável pelo programa na região, conversou com os moradores.

      A ideia é fazer com que as pessoas, a exemplo do que já ocorre na cidade com a Rede de Vizinhos, atuem em conjunto com a PM também no interior de maneira a propiciar ações de prevenção e repressão ao crime, como por exemplo, o de furto de gado, considerado um dos maiores problemas enfrentados pelos moradores do interior. “A PM quer ser a parceira do homem do campo. Estamos instruindo como viver de forma mais segura no meio rural”.

      O tenente reforçou aos participantes que é preciso ter muita atenção e cuidado e tomar algumas atitudes pode prevenir crimes no interior. “A gente sempre orienta as pessoas a não fornecerem informações e nem abrirem a porta de casa para pessoas estranhas, manter as propriedades bem iluminadas e comunicar a Polícia Militar sobre qualquer atitude suspeita nos arredores de casa”.

      Catarinas Comunicação

  • Comentários
  • Semana do Microempreendedor individuais tem programação especial e gratuita

  • 16-05-2018
  • Há cerca de uma década, os microempreendedores individuais mudam o cenário do empreendedorismo no Brasil. Só em Lages eles são mais de 5,8 mil ativos. Para orientar e qualificar esses empresários e gerirem melhor seus negócios, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) oferece uma semana de atividades gratuitas com palestras, oficinas e consultorias. A Semana do Mei, que ocorre em todo país, se estende até o dia 18 de maio.

    Um levantamento inédito do Sebrae revela que 77% dos Microempreendedores Individuais nunca fizeram capacitação em finanças oficinas. Para atender esse público na Serra Catarinense, a entidade realizada desde segunda (14) encontros para compreender como controlar o dinheiro e vender, fazer a gestão financeira, planejamento e marketing.

    Além disso, os profissionais do Sebrae e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico auxiliam na formalização dos MEI’s e na da declaração anual, que precisa ser feita até o dia 31 de maio, sem multa. A professora de dança Natacha Garcia buscou essa regularização. “Meu desejo é de um dia ter uma Escola de Dança, por isso, busco fazer tudo certinho. Ser um MEI é só o primeiro passo”.

    Para o eletricista Petterson dos Santos Ferreira, profissional nessa área há 12 anos, ter o apoio do Sebrae é fundamental para prosperar. “Nesse tipo de atendimento a gente fica atualizado sobre o que precisa fazer em relação à documentação do negócio e estar em dia”.

    A consultora do Sebrae, Fernanda Suíter, estará todas das trades, até sexta, na Sala do Empreendedor ajudando a fazer a declaração anual o orientando sobre a abertura de um negócio. Mais informações sobre as oficinas e palestras podem ser obtidas pelo telefone 32891300 ou ir pessoalmente ao Sebrae, na rua Frei Rogério, 415, no Centro.

    Catarinas Comunicação

  • Comentários
  • Prefeito de Lages trata de Festa do Pinhão e convênios no Governo do Estado

  • 16-05-2018
  • O prefeito de Lages, Antonio Ceron, esteve nesta terça-feira, dia 15, em Florianópolis, para tratar de assuntos de interesse do município junto ao Governo do Estado. Ceron foi recebido pelo secretário da Casa Civil, Luciano Veloso Lima, que foi seu adjunto na mesma pasta no primeiro mandato do ex-governador Raimundo Colombo.

    O prefeito entregou ao secretário um convite para o governador Eduardo Moreira, que não se encontrava no Centro Administrativo, participar da abertura da 30ª Festa Nacional do Pinhão, no próximo dia 25, no Parque de Exposições Conta Dinheiro.

    A proposta do prefeito é que, na mesma data, havendo disponibilidade na agenda de Pinho Moreira, ocorra também a entrega da ordem de serviço para as obras de restauração do Mercado Público de Lages, com investimentos de R$ 6,6 milhões do Estado.

    Ainda sobre a Festa do Pinhão, Ceron reforçou o pedido de R$ 200 mil (com os ajustes no projeto, o valor caiu para R$ 175 mil), protocolado no dia 24 de fevereiro junto à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, para auxílio do Estado no custeio de despesas com o Recanto do Pinhão e a 26ª Sapecada da Canção Nativa.

    Por fim, Antonio Ceron tratou da continuidade dos convênios firmados com o ex-governador Raimundo Colombo, como a revitalização do Centro de Lages, a restauração do Mercado Público e a melhoria das estradas do interior do município.

    “Foi uma viagem rápida, mas bastante produtiva, pois tive a oportunidade de levar ao gabinete do governador, ainda que não pessoalmente a ele, algumas demandas importantes para a nossa cidade”, destaca o prefeito.

     

    Reverência do presidente da Epagri

     

    Durante a reunião na Casa Civil, o prefeito Antonio Ceron conversou também com o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Luiz Ademir Hessmann, sobre demandas da agricultura do município.

    E em certo momento, Hessmann fez questão de elogiar Ceron pelo trabalho realizado em prol do setor, especialmente quando o prefeito exerceu o cargo de secretário de Estado da Agricultura no segundo mandato do ex-governador Luiz Henrique da Silveira.

    “Se um dia o senhor for secretário da Agricultura novamente, me chame para ser seu assessor. Farei questão de trabalhar de graça, pois o senhor realmente fez a diferença”.

  • Comentários
  • Carmen Zanotto visita Anita Garibaldi e entrega equipamentos

  • 16-05-2018
  • A deputada federal Carmen Zanotto (PPS) esteve no município de Anita Garibaldi nesta segunda-feira. Acompanhada do prefeito João Cidinei, a parlamentar visitou a garagem da prefeitura para entregar oficialmente os equipamentos adquiridos por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil. Com o recurso foram comprados: uma roçadeira, distribuidor de sementes pendular, plataforma traseira e aradora que serão utilizados em 15 comunidades. Esta é a segunda emenda que a parlamentar indicou para a agricultura. Recursos que irão contribuir para a economia do município. 

    A deputada ainda visitou a APAE de Anita que recebeu uma emenda de R$ 130 mil para a compra de um veículo adaptado. A instituição atende 83 alunos dos municípios de Anita Garibaldi, Cerro Negro e Pinhal da Serra. “Gostaríamos de agradecer imensamente a deputada em nome de toda a diretora, funcionários e alunos, por nos ajudar a realizar este sonho. Este veículo irá nos ajudar muito no deslocamento com segurança dos nossos alunos”, ressalta o diretor da APAE Cleberson Ricardo Dias.

     

    Os recursos destinados ao município ultrapassam R$ 500 mil para diversas áreas.

     

    Na sequência, a parlamentar participou de uma reunião com o prefeito João Cidinei, com o prefeito de Celso Ramos, Ondino Ribeiro de Medeiros, a Secretária de Agricultura Márcia Surdi e vereadores dos dois municípios. Carmen Zanotto recebeu um ofício para entregar ao governador Eduardo Pinho Moreira que solicita uma audiência para tratar da continuidade da obra da SC 390 que liga Anita a Celso Ramos e a recuperação da estrada geral entre Abdon Batista e Anita Garibaldi. 

    “Como representante da região, nosso trabalho é contribuir com o desenvolvimento dos municípios serranos por meio da indicação de emendas e colaborar para que as demandas sejam atendidas. Sempre que possível visito a região dos Lagos para conversar com os líderes políticos e comunitários”, destaca Carmen.

     

    Fotos: Ronaldo Duarte

  • Comentários
  • Fiesc comemora o Dia da Indústria com semana de palestras gratuitas

  • 16-05-2018
  •  Em Lages, a programação da Semana da Indústria ocorre de terça (22) a quinta-feira (24). Empresários, profissionais de recursos humanos, mulheres e estudantes participam de palestras gratuitas que tratam sobre atuação e o empoderamento da mulher no mercado de trabalho e na sociedade. A abertura ocorre às 19h, no auditório do Serviço Nacional da Indústria (Senai).

     A diretora do Senai do Alto Vale do Itajaí, Graziela da Silva Branco, abordará o tema “Os desafios quanto a atuação da mulher do século XXI”. Logo em seguida, a presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), Janelise Royer dos Santos fala sobre Empoderamento feminino.

     Na quarta-feira (23), às 19h, é a vez de estudantes conhecerem cases de sucesso de jovens empreendedores e sua inserção no mercado de trabalho. Contam suas experiências a gerente de recursos humanos da Vossko do Brasil, Paula Juschaks, o arquiteto e sócio proprietário da All Bekaa Arquitetura e Engenharia, Malek Ráu Dabbous, e o organizador do TEDx Lages, Pedro Ceron.

     A programação encerra na quinta-feira (24), às 19h, na Associação Empresarial de Lages (Acil), com o lançamento do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), um desdobramento das ações previstas nos workshops da Aliança Saúde Competitividade do Serviço Social da Indústria (Sesi), realizados entre os anos de 2016 e 2017. 

     Sesi e Acil realizam a palestra "Impactos do E-Social para a Saúde e Segurança no Trabalho", com a consultora do Sesi/SC, Amanda da Silva Barbosa

     Por Catarinas

  • Comentários