Portal Expressiva

NAS BANCAS EDIÇÃO DE JULHO


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Happy Hour de Negócios

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

MPSC requer licitação das linhas de ônibus intermunicipais do Estado

  • 16-07-2018
  • O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ajuizou ação civil pública com objetivo de obrigar o Conselho Estadual de Transportes e o Departamento Estadual de Transportes e Terminais (DETER) a cumprirem a lei e licitar as linhas de ônibus intermunicipais que operam irregularmente sem licitação e com contratos de concessão vencidos, o que vem causando grave prejuízo à população. A ação de obrigação de fazer foi protocolada pela Promotora de Justiça Darci Blatt, titular da 26ª Promotoria de Justiça da Capital, na terça-feira (3/7).

    A Promotora de Justiça relata na ação que a Lei nº 10.824/98 que permitia a delegação do serviço de transporte intermunicipal pelo prazo de 10 anos mediante a celebração do contrato sem licitação, precedido somente de edital de consulta, foi declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça em agosto de 2009 e, após esgotados todos os recursos possíveis, a decisão transitou em julgado em 2015, sem que o DETER tenha apresentado solução plausível a fim de regularizar a situação crítica em que se encontra o referido meio de transporte.

    Sem a devida realização do certame, a Promotora de Justiça sustenta, ainda, que "as sociedades empresárias que dominam este serviço público por tempo superior a uma década estão trabalhando com contratos vencidos, sem qualquer respaldo legal, e colocando a dispor da sociedade veículos em precárias e, até mesmo, péssimas condições de uso, sem uma efetiva fiscalização, haja vista a inexistência de quaisquer contratos que os vincule".

    Considerando que tal situação se arrasta por anos, a Promotora de Justiça requer na ação, diante da flagrante ilegalidade das atuais concessões do transporte coletivo intermunicipal de Santa Catarina, que seja concedida tutela antecipada para determinar ao DETER que em 90 dias promova licitação, mantendo a prestação pelas empresas que atualmente o executam até a conclusão dos certames, de modo que os usuários não sejam prejudicados.

    A Promotora de Justiça Darci Blatt explica, ainda, que apenas as linhas intermunicipais da Região Metropolitana de Florianópolis - Palhoça, Biguaçu, São José, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos -, não são objeto da ação. A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF), em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, ficou responsável pela elaboração de estudos acerca da implantação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Região Metropolitana de Florianópolis (PLAMUS). A atuação da SUDERF no que se refere ao desenvolvimento do transporte ainda está na dependência da aprovação da respectiva legislação pela Assembleia Legislativa.

  • Comentários
  • Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

  • 16-07-2018
  • Terça-feira (17/07): Tempo: sol entre nuvens na maioria das regiões. No Planalto Sul e Litoral Sul, predomínio de nebulosidade e condição de chuva fraca, alternando com períodos de melhoria. Temperatura: mais amena no Litoral Sul e elevada nas demais regiões. Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado. Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) no RS, com influência no sul de SC.

    Quarta e quinta-feira (18 e 19/07): Tempo: estável com predomínio de sol em todas as regiões de SC. Temperatura: elevada para época do ano. Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

    Sexta-feira (20/07): Tempo: sol com aumento de nuvens em SC, no decorrer do dia. À noite condição de chuva fraca no Oeste e Sul do Estado. Temperatura: elevada para época do ano. Vento: noroeste a sudoeste, moderado com rajadas.

    TENDÊNCIA de 21 a 31 de julho de 2018

    Entre os dias 21 e 22/07, uma nova frente fria avança por SC, provocando chuva mal distribuída, e na sequencia queda significativa da temperatura devido ao avanço de uma massa de ar frio de origem polar. Em torno do dia 24/07, outra frente fria deve passar por SC, provocando chuva e novamente declínio de temperatura.

    Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

  • Comentários
  • Eleita nova diretoria do Fórum de Procuradores e Assessores Jurídicos da Amures

  • 16-07-2018
  • O Fórum de Procuradores, Assessores Jurídicos dos Municípios e dos Consórcios Públicos da Região Serrana – Fopars elegeu nesta quinta-feira (12), a nova diretoria. O procurador do município Otacílio Costa, Heitor Frutuoso foi conduzido por aclamação ao comando da entidade.

    Ele substituiu Mariana Mattos Buttendorf, do município de Lages. Como vice-presidente da nova diretoria ficou Karem Rosa dos Passos e como secretária Mariana Mattos Buttendorf. A secretária executiva do Fopars e assessora jurídica da Amures Zenalda Vamin de Moraes conduziu a eleição e a pauta da reunião, que aconteceu no auditório da Amures.

    Ao se despedir do cargo Mariana Buttendorf agradeceu o apoio recebido dos colegas procuradores e assessores jurídicos e destacou a importância da união do grupo e da troca de experiências entre os municípios.

    “Tivemos avanços durante nossa gestão, mas quero frisar que a realização de um Seminário Regional é um desafio que ainda perseguimos e esperamos realizar, agora junto com a esta nova diretoria”, declarou.

    O novo presidente do Fopars foi breve em suas considerações e agradeceu a indicação de seu nome. “A continuidade das ações desse fórum é o grande desafio e nosso trabalho será pautado na troca de ideias, experiências e aprendizado com os acertos dos colegas. Vamos fortalecer este colegiado e trabalhar pela unidade”, disse Heitor Frutuoso.

    Os procuradores e assessores jurídicos passaram o dia reunidos e dentre os assuntos tratados, abordaram sobre regularização fundiária, Lei Anticorrupção, credenciamento de empresas para esterilização de cães e gatos, extinção de créditos tributários e dentre e Atualização da Lei de Controle Interno.


    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Cerca de 20 mil pessoas prestigiam o Motoneve 2018

  • 16-07-2018
  • Estes números se referem na passagem de pessoas no Parque de Exposições Conta Dinheiro durante os três dias do evento

    Os motores roncaram mais alto nesse final de semana em Lages. O 23° Motoneve atraiu dezenas de grupos de motociclistas de vários Estados, principalmente do Sul do país, e milhares de amantes desse estilo de vida. De sexta a domingo o Parque de Exposições Conta Dinheiro contou com uma programação especial que agradou ao público.

    Quem visitou o Motoneve prestigiou atrações como a feira de produtos especializados, show de motociclismo, gastronomia, festival de balonismo, apresentações de dez bandas locais e confraternização entre os participantes. Dentro do parque uma choperia foi montada, pelo terceiro ano consecutivo, animando ainda mais a programação e tornando-se um ponto de encontro.

    A estimativa dos organizadores é de que, nos três dias de evento, cerca de 20 mil pessoas circularam pelo Parque, considerando que a pulseira que dá acesso valeu pelos três dias. "Estamos muito felizes com o resultado. Recebemos grupos até da Argentina, de Minas Gerais e dos três Estados do Sul. A rede hoteleira teve um incremento e isso é muito bom pra cidade", comenta Sérgio Boscato, um dos organizadores, juntamente com Paulo Todeschini e suas respectivas esposas, Luci e Jussara.

    A prefeitura de Lages, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, apoiou o evento.

    Foto: Marcelo Pakinha

  • Comentários
  • Colombo diz que tinha certeza do arquivamento

  • 16-07-2018
  • Com tranquilidade e ex-governador Raimundo Colombo diz receber a decisão do juiz Fernando Vieira Luiz, da segunda vara criminal de Florianópolis, que aceitou a recomendação do Ministério Público de Santa Catarina e determinou o arquivamento do processo que apurava a delação premiada de executivo da empresa JBS.

    O parecer da promotora Rosemary Machado Silva tem 14 páginas e conclui que a narrativa do delator Ricardo Saud não sobrevive à contextualização dos fatos.

    “Sempre acreditei na Justiça e tinha absoluta certeza de que esse seria o resultado. Por uma questão de consciência, porque não havia cometido nenhum crime ou ilegalidade”, afirma.

    Colombo observa, contudo, que os prejuízos a sua imagem foram grandes. “É como se você jogasse um saco de penas de cima de uma torre. Nunca mais conseguiria juntar todas elas”, lamenta, ao lembrar que o sofrimento durante todo esse período foi muito grande.

    O ex-governador destaca que a Justiça traz um conforto e faz aumentar a fé de que a democracia é o melhor sistema que a sociedade tem para se proteger. “Esse momento repõe a verdade e me sinto seguro de que vale a pena acreditar na Justiça”, ressalta.

  • Comentários
  • Mecânica é uma das áreas que mais demandam profissionais na região

  • 16-07-2018
  • A maioria dos alunos do técnico em Mecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) concluem o curso com oportunidades reais de colocação no mercado de trabalho. A demanda pela mão de obra qualificada é constante, seja por meio de estágios, como primeiro emprego ou para preencher vagas no quadro de pessoal de pequenas e grandes empresas da Serra Catarinense.

    O coordenador do curso, professor Jossuan de Souza, reforça ainda que este é o curso entre os técnicos que mais bem remunera. Cerca de 80% dos estudantes concluintes saem empregados do curso. “Qualquer máquina, indústria ou equipamento precisa de alguém gabaritado nesta área, seja na manutenção, fabricação ou projeção desse tipo de componentes”.

    Para conquistar essas colocações é preciso estar bem preparado. E o soldador Dorian Campos sabe disso. Ele concluiu o ensino médio há 20 anos e atua há 12 na área de manutenção industrial. Ele resolveu voltar aos estudos e se qualificar. “Sou curioso e quero sempre mais. Além de estar mais capacitado, vou aumentar a minha renda para poder realizar alguns sonhos da minha família”, diz empolgado com as novas possibilidades.

    Nos laboratórios da instituição é possível ter noções do dia a dia de um técnico em mecânica com práticas de manutenção, fabricação mecânica convencional, aquela feita manualmente, ou CNC, que é a automatizada. “Temos materiais e equipamentos de ponta nesses espaços porque a estrutura de estudo é o grande diferencial no aprendizado. Além disso, contamos com um corpo docente qualificado e com vivência da indústria”, destaca o diretor do Senai, Telmo Coelho.

    O técnico em Mecânica está com as inscrições abertas até o dia 22 de julho. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 3221 3800 ou na unidade, que fica na rua Archelau Batista do Amaral, no Universitário, próximo aos ginásio Jones Minosso.  

     

    Catarinas Comunicação

  • Comentários
  • Feira de Orquídeas acontece até domingo no Lages Garden Shopping

  • 13-07-2018
  • Iniciou nesta quinta-feira, 12, a primeira edição da Feira de Orquídeas, no Lages Garden Shopping. Povoando um dos corredores do shopping, a feira reúne diversas espécies da planta, e também com algumas opções de suculentas com mudas comercializadas a partir de R$ 5,00.

    A exposição está disponível de 12/07 a 15/07 no horário de funcionamento do shopping.

    Horários:

    Segunda a Sábado

    Lojas das 10h às 22h

    Praça de Alimentação das 10h às 22h

    Domingos e Feriados

    Lojas das 14h às 20h

    Praça de Alimentação das 11h às 22h

  • Comentários
  • Reunião Metropolitana da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas acontece em Lages

  • 13-07-2018
  • Em pauta assuntos inerentes às cidades e ao estado de Santa Catarina

    A CDL Lages recebeu nesta quinta-feira, dia 12 de julho,   a Reunião Metropolitana da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), com a participação do 10º Distrito que tem como  cidade sede Curitibanos, o 12º distrito com sede em Urubici e o 13º Distrito com sede em Lages. Ao todo 16 CDLs compõem essa região metropolitana e seus representantes participam de discussões junto à Federação sobre os assuntos inerentes às suas cidades de atuação.

    O encontro foi conduzido pelo vice-presidente de coordenação distrital da FCDL/SC Olair Klemtz e pelo Assessor Institucional, João Carlos Dela Roca, contou com a presença  de presidentes e colaboradores de CDL e diretores distritais.

    Os dirigentes trouxeram para a pauta demandas necessárias em revitalização de rodovias e infraestrutura viária de ligação entre as cidades polo e as demais cidades das regiões, incluindo a duplicação da BR 282 entre Alfredo Wagner e Palhoça, a pavimentação asfáltica da rodovia SC 370 entre Urubici e Rio Rufino, a Construção de passarela na rodovia 282 em São Cristóvão do Sul, entre outras.

    Para a anfitriã diretora do 13º Distrito, Rosani Pocai, é muito importante a realização dos encontros itinerantes com a Federação. “A presença da Federação nas macrorregiões e este olhar mais dedicada às necessidades de cada uma delas é muito importante para a efetividade da busca de soluções, assim como para fortalecer  as reivindicações, que muitas vezes são comuns”, reforça Rosani.

    Olair Klemtz reforça que é importante o olhar diferente da Federação e dos líderes cedelistas  para cada região, observada sua cultura e particularidades. “ É importante levantar as boas ideias de cada região metropolitana e poder compartilhar com as demais , este intercâmbio e troca de informações entre as CDLs são importantíssimos para o movimento lojista”, ele comenta.

    Juntamente  com as demais demandas elencadas  nas reuniões de região metropolitana que a FCDL promove em 2018  as demandas da Reunião de Lages serão agrupadas em um documento e enviadas para providências por parte dos órgãos responsáveis.

    Claine Andrade

  • Comentários