Portal Expressiva

A PARTIR DE AMANHÃ NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Parceria pela Vitivinicultura na[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Cerimônia fúnebre marca o último adeus às vítimas do acidente com voo da Chapecoense

  • 04-12-2016
  • O governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o presidente Michel Temer participaram em Chapecó das últimas homenagens aos atletas, dirigentes, integrantes da comissão técnica da Chapecoense e jornalistas, vítimas da tragédia com o voo que levava a delegação para disputar a final da Copa Sul-Americana na Colômbia. O acidente ocorreu no começo da semana e na manhã deste sábado, 3, chegaram os 50 corpos para o velório coletivo na Arena Condá, sede da equipe. Outras autoridades e milhares de pessoas também acompanharam os atos.

    "Fica um misto de sentimentos, a dor, a perda, a nossa impotência diante de fatos como esse. Por outro lado, a fé nos faz acreditar no futuro e nos faz continuar lutando", disse Colombo.

    As autoridades e familiares das vítimas aguardavam a chegada dos corpos no aeroporto municipal de Chapecó. O primeiro avião Hercules da Força Aérea Brasileira, com 25 corpos, pousou às 09h30, cerca de quinze minutos depois, uma segunda aeronave trouxe o restante dos corpos. A recepção, com honras militares foi marcada por muita emoção e tristeza entre os presentes.

    Em seguida, os corpos seguiram em cortejo, transportados em três carretas. Pelo caminho, moradores e torcedores acompanharam com lágrimas, bandeiras e balões nas cores verde e preto. Em alguns pontos, os torcedores carregavam os nomes dos atletas e deram o último adeus com aplausos e cantando gritos de guerra da Chapecoense. O cortejo durou cerca de uma hora e foi recebido por uma multidão na Arena Condá.

    Sob chuva forte, os torcedores começaram a ocupar as arquibancadas desde as primeiras horas da manhã deste sábado. O público pode acompanhar o cortejo por telões. Em vários momentos foram projetados lances das partidas do time de Chapecó, como a defesa do goleiro Danilo que garantiu, aos 49 minutos do segundo tempo do jogo contra o San Lorenzo, a participação da Chapecoense à final histórica da Copa Sul Americana de futebol.

    A chegada dos corpos na Arena Condá foi o momento mais emocionante do funeral, os corpos foram conduzidos até o gramado por militares até as tendas onde estavam os familiares em área reservada. O clima de comoção tomou conta de todos os presentes. O ato foi acompanhado pelas autoridades e por personalidades do futebol como o técnico Tite, da seleção brasileira e o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

    A cerimônia oficial foi aberta com as execuções do Hino Nacional Brasileiro e depois o da Chapecoense, executado pela Orquestra Sinfônica de Chapecó. O vice-presidente da Chapecoense, Ivan Tozzo abriu os pronunciamentos, seguido do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon e o presidente do conselho deliberativo da Chapecoense, Plínio David de Nes Filho. As falas enalteceram a história do clube e o orgulho da torcida por tudo o que o time vinha conquistando.

    As homenagens seguiram com a entrada de crianças com as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina, da Colômbia, de Chapecó, da Chapecoense e do Atlético Nacional de Medellín, com quem a Chape disputaria o título da Copa Sul-Americana de futebol. Depois entrou em campo o menino, símbolo do time por marcar presença nos jogos vestido de índio. Também foram ao gramado, pessoas vestidas com camisetas brancas com o nome de todos os jogadores. Os atletas foram citados um a um pelo protocolo, enquanto um balão, também da cor branca, era solto ao céu. Os familiares receberam flores e a camisa da Chapecoense.

     

    Mensagens falando de amor, fé, esperança lidas pelo jornalista e ex-apresentador, Cid Moreira, caracterizaram a parte ecumênica da cerimônia que encerrou com honras militares, entre elas, a execução da Marcha Fúnebre seguida por uma salva de tiros. Na arquibancada, apesar de toda a tristeza, predominou o sentimento de respeito e gratidão por pessoas e pelo time que fez história no futebol de Santa Catarina e no coração dos brasileiros. Depois do velório coletivo, 17 corpos ficaram em Chapecó. Os outros seguiram para outros estados, para serem velados. 

  • Comentários
  • Previsão do Tempo - Boletim

  • 04-12-2016
  • Segunda-feira (05/12): Tempo: Na Grande Florianópolis e Litoral Sul céu com muitas nuvens e chuva em boa parte do dia, melhorando à tarde. Nas demais regiões aberturas de sol com poucas nuvens. Temperatura: em elevação, principalmente no Oeste. Vento: sul e sudeste, fraco a moderado. Sistema: avanço de um novo sistema de alta pressão e o sistema de baixa pressão sobre o oceano, em frente ao litoral do RS e de SC, afastando-se ainda mais para leste.

    Terça-feira (06/12): Tempo: mais nuvens no início da manhã, com presença de sol na maior parte do dia, em todas as regiões.  Temperatura: elevada em todas as regiões. Vento: sudeste, fraco a moderado.

    Quarta-feira (07/12): Tempo: sol e calor com pancadas de chuva no período da tarde, em todas as regiões.  Temperatura: elevada. Vento: nordeste fraco a moderado, com variações de sudeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de leste da Grande Florianópolis ao norte.

    Quinta-feira (08/12): Tempo: muitas nuvens com chuva no decorrer do dia, mais intensa e persistente, com volumes mais significativos em áreas próximas à divisa com o PR. Temperatura: em elevação. Vento: sudeste/nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

    TENDÊNCIA de 09 a 19/12 de 2016

    Chuva frequente em Santa Catarina, devido a áreas de baixa pressão e à passagem de frentes frias entre os dias 08 e 10 e novamente entre os dias 14 a 18/12. Temperatura elevada, sobretudo no Oeste.

    Marilene de Lima – Meteorologista

  • Comentários
  • ADR São Joaquim e Fundação Catarinense de Educação Especial assinam convênios com as Apaes

  • 04-12-2016
  • A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE, Rosemeri Bartucheski e a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional – São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani receberam nesta quarta-feira, 30, os presidentes das Associações de Pais e Amigos Excepcionais – Apaes para a assinatura de convênio técnico pedagógico. O ato foi realizado na ADR São Joaquim
     
    Participaram os presidentes das Apaes de São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Retiro e Bom Jardim da Serra. Os convênios visam estabelecer condições adequadas para o atendimento de pessoas com deficiência na instituição especializada de educação especial mantida pela associação, através da contratação de professores, diretores e coordenadores pedagógicos.
     
    Por meio dos convênios firmados com 188 Apaes e 36 instituições congêneres em Santa Catarina, o Governo do Estado investiu em 2016, através da Fundação, R$ 155 milhões. Na região de São Joaquim, que envolve cinco Apaes são atendidos 304 alunos.
     
    Informações adicionais: Elenise Melo Nunes Agência de Desenvolvimento Regional – SDR São JoaquimADR São Joaquim e Fundação Catarinense de Educação Especial assinam convênios com as Apaes

  • Comentários
  • Diplomação dos eleitos em outubro inicia na segunda-feira 5

  • 04-12-2016
  • A Justiça Eleitoral deflagra na segunda-feira (05), o calendário de diplomações de prefeitos, vices e vereadores nos 18 municípios da Serra Catarinense. Até dia 16 de dezembro, 17 prefeitos e seus respectivos vices terão sido diplomados. A entrega de diploma significa legalmente, que a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.

    O município de Bom Jardim da Serra será o único a não realizar a diplomação de prefeito, por haver ainda, uma disputa judicial sobre o resultado da eleição e que poderá levar a um novo pleito. Mas os nove vereadores eleitos daquele município estão confirmados para esta segunda-feira, a partir das 9 horas receber o diploma, junto com os vereadores de São Joaquim e Urupema, no salão de Júri do Fórum de São Joaquim.

    Em toda região da Serra Catarinense 171 vereadores titulares serão diplomados. Também alguns suplentes recebem o diploma para os casos de eventual ausência do titular no poder legislativo. Os diplomas são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

    A entrega dos diplomas ocorre só depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No diploma do eleito consta seu nome, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente e facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.

     

    Confira o calendário de diplomações

     

    Calendário Diplomação Prefeitos – AMURES

    Município

    Dia

    Local

    Horário

    N° Vereadores

    São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra

     

    05 dezembro

    Salão do Júri do Fórum da Comarca

     

    9:00

    S.J - 9

    Urp - 9

    B.J.S - 9

    Capão Alto

    São José do Cerrito

    12 dezembro

    Uniplac

    20:00

    C.A – 9

    S.J.C – 9

    Bocaina do Sul

    13 dezembro

    Escola Padre Theodoro

    19:00

    9

    Lages

    14 dezembro

    Teatro Marajoara

    20:00

    16

    Urubici

    Rio Rufino

     

    14 dezembro

    Fórum da Comarca de Urubici

    14:00 

     

    Urb – 9

    R.R – 9

    Anita Garibaldi Campo Belo do Sul Cerro Negro

     

    14 dezembro

    Escola Básica Padre Antônio Vieira

     

    17:00

    A.G – 9

    C.B.S – 9

    C.N – 9

     

     

    Bom Retiro

     

    14 dezembro

    Colégio Estadual de Gusmão

     

    15:00

    9

    Correia Pinto Otacílio Costa Palmeira

    15 C.P

    13 dezembro O.C

    13 Palmeira

    Câmara de Vereadores

    19:00

    20:00

    18:00

    C.P – 11

    O.C – 9

    Pal – 9

    Painel

    15 dezembro

    Câmara de Vereadores

    19:00

    9

    Ponte Alta

    16 dezembro

    Universidade do Contestado

    15:00

    9



    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Primeiro final de semana de Natal Felicidade com músicas que vão direto ao coração

  • 04-12-2016
  • Dezembro iniciou com os corações cheios de esperança. Neste sábado, dia 3, terceiro dia de programação do Natal Felicidade, e primeiro final de semana, atrações de distintos segmentos subiram ao palco no Largo da Catedral apesar do mau tempo, para quem a Secretaria do Turismo, em parceria do Ministério do Turismo e Cultura, e apoio de patrocinadores, preparou grandes presentes ao longo de 23 dias. Comércio, bares e restaurantes têm alta circulação de clientes nesta época. Embora o tempo tenha sido instável neste sábado, com chuva constante, parte da programação prevista se confirmou, com exceção, por exemplo, do Auto de Natal, a ser apresentado ao ar livre neste domingo (4).

    A banda lageana Diversom consiste em um projeto montado recentemente e se apresentou na noite de sábado no Largo da Catedral depois da estiagem da chuva. Este foi o seu segundo show, o primeiro foi apresentado em outubro, durante uma festa de dia das crianças em Lages. O músico e produtor Daniel Dante Finardi (Banha), e as cantoras Elaine Antunes (ex-componente do Grupo Keoma) e Fernanda Lazzari (atual Keoma), mostraram seu talento através de um espetáculo regado a músicas populares brasileiras e de Natal, marcando mensagens de Deus, amor à natureza e paz. No repertório, “Imagine”, de John Lennon; “Do Lado de Cá”, da banda Chimarruts; “Tempos Modernos”, de Lulu Santos; “Dias Melhores”, da banda Jota Quest; “Se eu Quiser Falar com Deus”, de Gilberto Gil, e “We Are the Champions”, da banda Queen.

    E para fechar a noite, antecedendo o espetáculo tridimensional Magia de Natal, a banda Procedimento Padrão alegrou o Natal Felicidade com seu repertório de pop, rock nacional e internacional. A banda foi formada em 2010 com o propósito de tocar covers nacionais e internacionais de pop/rock. Os garotos têm percorrido diversas cidades da região. Sua performance é marcada pela alegria, jovialidade e profissionalismo do início ao fim do show. Seus componentes são Álvaro Xavier (voz e guitarra), Daniel Dabbous (baixo) e Robson Anadom (bateria). A noite foi encerrada com a marcante projeção mapeada em 3D, com imagens natalinas e religiosas alusivas à vida do Menino Jesus e características regionais, como animação de araucárias, lendas e contos serranos, tendo como fundo a arquitetura imponente da Catedral Diocesana, no coração do centro da cidade.  

    Programação deste domingo (4):

    18h - Auto de Natal no Largo da Catedral Diocesana

    20h - Show Cantilenas e Peripécias de Criança

    21h - Aryane Duarte

    22h - Magia de Natal

  • Comentários
  • Caravana do Natal Premiado da CDL de Lages visita comércio e faz entrega de prêmios

  • 04-12-2016
  • No sábado (03), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL) realizou, no calçadão da Praça João Costa, o segundo sorteio da promoção Natal Premiado. Mais nove consumidores do comércio lageano foram contemplados com vale- compras nos valores de R$500, R$1mil e R$ 5mil reais. Além disso, a caravana visitou estabelecimentos e entregou uma premiação em dinheiro aos colaboradores que tiveram seus clientes sorteados.
     
    Apesar da garoa, quem passava pelo Centro na hora do sorteio aproveitou para colocar seus cupons na urna e acompanhar tudo de perto. Os consumidores ainda podem ficar sabendo quem são os sortudos da promoção Natal Premiado por meio da rádio Guri, que faz a transmissão ao vivo. “Os sorteios são realizados sempre em frente ao público, com auditores e com transmissão ao vivo para que o processo seja bem transparente e informativo”, destaca o diretor Executivo da CDL, Jhonathan Roberto da Silva.
     
    Clientes dos Supermercados Alvorada recebem mais de R$7mil em prêmios, somente no segundo sorteio. Três dos 8 cupons sorteados eram de clientes do estabelecimento. “Estamos incentivando nossos clientes a preencherem os cupons e imediatamente depositaram na urna aqui na loja. Nossos colaboradores estão instruídos para auxiliar o consumidor e o resultado está aí, clientes premiados e felizes e a dedicação dos nossos funcionários reconhecida”, revela o gerente Luis Carlos Paes.
     
    Sorteados do Natal Premiado
     
    Vale de R$ 500
    Andino Pessoa - Lojas A Favorita
    Neri Gomes de Souza - Pittol
    Giordana Farias Godói - Microlages
    Jane Salete Dutra – Supermercados Ludvig
    Thiago Lima –CNB Artigos Ortopédicos
     
    Vale de R$ 1 mil
    Daniela Berluzi - Zun
    Hugo Leopoldo Hoff - Alvorada
    Elza Padilha dos Santos - Alvorada
     
    Vale de R$5mil
    José Jair Gonçalves - Alvorada

  • Comentários
  • Projeto social atua como facilitador do ingresso de jovens ao mercado de trabalho

  • 04-12-2016
  • Na quinta-feira (01), 45 jovens de Correia Pinto receberam seus certificados de conclusão dos cursos oferecidos pelo Projeto Crescer, desenvolvido pela empresa Kimberly Clark, em parceria com as entidades filiadas à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o Serviço Nacional da Indústria (Senai), o Serviço Social da Indústria e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

    O projeto nasceu de uma grande ação de voluntariado dos funcionários da indústria em 2012, e, desde então, tem transformado a realidade de centenas de crianças e jovens. Em 2016, durante sete meses, os alunos participaram de 47 ações voltadas ao meio ambiente, arte, esporte, música, desenvolvimento no mercado de trabalho e outros.

     As atividades foram divididas em 840 horas de trabalho junto a 60 voluntários da empresa e das entidades parceiras. “Neste ano, o foco foi desenvolver os jovens para o mercado de trabalho. Despertar o olhar deles para o futuro para que cheguem lá mais bem preparados para acompanhar a evolução da tecnologia que caminha em um ritmo acelerado”, destaca o gerente industrial da Kimberly Clark, Claudio Heleno Rodrigues.

    O diretor regional do Senai, Telmo Coelho, fortalece a importância da valorização do projeto e a doação da empresa para ações sociais como esta que visam contribuir para que os jovens galguem e conquistem seus sonhos. “Somos sempre parceiros de projetos que fazem parte da nossa essência enquanto Senai, uma instituição de ensino que está sempre voltada a atender as necessidades da indústria e a qualificação para o mercado de trabalho”.

    Da mesma forma se pronuncia a diretora regional do Senai, Silvia De Pieri Oliveira. “Trouxemos cursos importantes para a formação e auto desenvolvimento desses jovens que, só por estarem aqui buscando conhecimento, já fazem  a diferença.

     

    Aluno é contemplado com curso técnico no Senai e estágio remunerado

     

    O jovem estudante de 21 anos, Jaisson dos Santos Inhaia, participou assiduamente do curso e na reta final percebeu que valeu a apena ter se esforçado tanto. Ele realizará um curso técnico no Senai e ainda foi contemplado pela empresa com um estágio remunerado. “Não imaginei que seria eu. Desde o início dos encontros eu já buscava junto aos realizadores uma nova oportunidade. Agora é aproveitar”, finaliza.

     

     

    Texto e fotos: Catarinas

  • Comentários
  • Comerciantes do Coral e região integram a Rede de Vizinhos

  • 04-12-2016
  • O número de estabelecimentos participantes do programa Rede de Vizinhos, da Polícia Militar, na região do bairro Coral chega a 170. Nesta quinta-feira (1), o Núcleo do Coral reuniu alguns comerciantes para esclarecer como funciona o programa. O foco da Rede de Vizinhos é trabalhar a segurança comunitária e despertar a conduta vigilante entre os integrantes.

    No encontro de sensibilização, a PM fez esclarecimento dos objetivos, metodologia, benefícios, dificuldades e responsabilidade dos participantes. A partir do cadastro, os participantes recebem visitas preventivas e cartilhas com orientações de segurança. No grupo do aplicativo de mensagem Whataspp há a troca de informações sobre possíveis ocorrências ou tentativas de furtos. “Com a cultura dessa modalidade de segurança toda sociedade ganha. Por isso, contamos com o esforço de cada um”, destaca o tenente Daniel Machado.

    A Rede de Vizinhos está em funcionamento em todas as regiões de Santa Catarina. Em Lages, começou pela região do Centro e está em fase de implantação. A ideia é expandir para grupos de moradores dos bairros. Para o comerciante Carlos Fontana quanto mais estratégias de seguranças adotadas, melhor. “Com a rede, vamos inibir ação de vândalos e ajudar uns aos outros”.  

    Para saber mais sobre o programa, os comerciantes que ainda não integram o grupo devem procurar o setor 8 da Polícia Comunitária. 

     

     

    Texto e fotos: Catarinas Comunicação 

  • Comentários