Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Ryla Universitário acontece em[...]

Previsão do Tempo - Climaterra

Dirceu Carneiro recebe o título de cidadão lageano

  • 10-11-2016
  • Uma das principais referências da política catarinense nas últimas décadas receberá o devido reconhecimento da cidade na qual fez história. Aos 71 anos, o ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-senador Dirceu Carneiro será reverenciado com o título de “Cidadão Lageano”. E a data da homenagem não poderia ser mais apropriada: terça-feira, dia 22 de novembro, exatamente quando Lages completa 250 anos de fundação.

    Realizado pela Câmara de Vereadores de Lages, com apoio do Instituto Dirceu Carneiro e da empresa Catarinas Comunicação, o evento ocorrerá às 19h30min, no Legislativo Municipal. A homenagem é uma indicação do vereador Gerson dos Santos (PSD) e reunirá familiares, amigos, autoridades e companheiros da militância política de Dirceu.

    “É uma honra ver meu pai ser homenageado em vida, com saúde e lucidez, justamente num dia tão importante para a cidade que ele tanto ama. Ainda que ele não esteja mais ocupando cargos eletivos, jamais se afastou da política, e percorre o Brasil dando palestras. A história dele nos inspira, grandes personalidades do país o admiram, e isso muito nos orgulha”, diz Ana Helena Carneiro, filha de Dirceu e presidente do Instituto Dirceu Carneiro.

     

    Quem é Dirceu Carneiro

    É provável que ele tenha sido a única ou uma das pouquíssimas pessoas do mundo a tomar chimarrão na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

    Com seu inconfundível bigodão que o acompanha há anos, Dirceu José Carneiro, 71, teve a honra de levar para dentro de um dos lugares mais importantes do planeta esse forte símbolo da cultura lageana.

    Talvez o fato de ter nascido no ano em que acabou a 2ª Guerra Mundial – Caçador, 23 de março de 1945 – tenha feito de Dirceu um homem ligado à história.

    Em 1992, na condição de primeiro-secretário do Senado Federal e sob os olhares atentos do Brasil inteiro, Dirceu foi o responsável por comunicar oficialmente ao então presidente Fernando Collor que este havia sido cassado.

    “Que isso sirva de exemplo de democracia para a América Latina”, disse Dirceu a Collor no ato.

    Depois de pegar a assinatura de Collor, Dirceu foi até o gabinete de Itamar Franco, então vice-presidente, e exatamente às 10h27min, encontrou Itamar e disse a ele:

    “Assumo a responsabilidade perante a nação de comunicar que, a partir das 10h20min de hoje, o governo do presidente Collor está suspenso. Tenha boa sorte, e que Deus o ajude a governar o país”.

    E este episódio protagonizado por Dirceu Carneiro tornou-se a notícia sobre o Brasil que mais circulou no mundo no século passado.

    Mas antes de viver este histórico momento, Dirceu formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS) em 1968, foi vice-prefeito de Lages na gestão de Juarez Furtado entre 1972 e 1976 e prefeito nos seis anos seguintes, tendo o médico Celso Anderson de Souza como vice.

    Neste período, à frente da prefeitura de Lages, Dirceu criou um sistema de saúde pública pelo qual os médicos iam ao encontro dos moradores, e não o contrário. O modelo tomou proporções nacionais, serviu de inspiração para o Governo Federal e resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o mais completo – ainda que longe de perfeito – sistema de saúde pública do mundo.

    Em novembro de 1979, Dirceu teve participação em outro episódio da história nacional. Em sua própria casa, ele escondeu alguns estudantes procurados pela polícia depois de participarem da Novembrada, quando o então presidente João Figueiredo enfrentou uma manifestação popular no Centro de Florianópolis.

    Senador constituinte em 1988 – mandato de 1987 a 1995 -, Dirceu abandonou a carreira política há duas décadas e hoje se dedica à família, à agricultura e à pecuária. Atualmente, divide o seu tempo entre a casa em Lages e a fazenda em Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina.

    Torcedor do Internacional de Porto Alegre, churrasqueiro de todo fim de semana – nem que esteja sozinho – e apaixonado por andar a cavalo, Dirceu é casado desde 1970 com Terezinha Carneiro.

    Este é Dirceu Carneiro. Político de história, estudioso, paizão, tradicionalista e com um bigodão conhecido nos mais poderosos gabinetes.

     

    Texto: Catarinas Comunicação/Pablo Gomes 

  • Comentários
  • Evento busca o fortalecimento do setor têxtil

  • 10-11-2016
  • A segunda edição do Serra Inova Moda está agendada para os dias 17 e 18 de novembro no Orion Parque Tecnológico da Serra Catarinense.  A ideia é aproximar empresários do setor, proporcionar a troca de informações e fomentar a inovação. O evento é promovido pelo Núcleo de Moda da Associação Empresarial de Lages (Acil) e apoiado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo sitehttps://www.sympla.com.br/serra-inova-moda__97568.
     
    No primeiro dia, às 19h, a especialista em moda do Senai de Blumenau,  Rosenei Zanchett, será a palestrante. Ela apresentará o Preview de verão 2018. Ela vai falar sobre tendências de comportamento, consumo, moda, mercado, entre outros temas que vão nortear o desenvolvimento de produtos diferenciados de alto valor agregado e assim, mais competitivos. 
     
     O projeto Inova Moda, parceria do Senai e Sebrae, tem como objetivo aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas de confecção e moda brasileiras.  Na oportunidade serão distribuídos  para os primeiros 100 CNPJ inscritos exemplares do Caderno Inova Moda, um documento que retrata as principais tendências para auxiliar indústrias catarinenses a criarem suas próprias coleções.
     
    Tendências de Moda e Comportamento do Consumidor
     
    Formada em Design de Moda, Francieli Hess, é palestrante do segundo dia do evento, a partir das 14h. Ela tem como proposta debater sobre a identificação e aplicação de tendências globais, baseadas nos mais profundos anseios de um determinado público alvo. Serão abordadas tendências de moda feminina do Inverno 2017, englobando as cores e suas combinações; as apostas para a próxima temporada; as peças-chave femininas; beneficiamentos e detalhes; novas estampas e desenhos; os principais acessórios da temporada; dicas sobre inovações e criatividade à brasileira; a moda nas ruas e o comportamento das tribos das grandes capitais da moda.
     
     
    PALESTRAS
     
    Tema: Preview de verão 2018 com o Caderno Inova Moda
    Quando: dia 17/11,  às 19h
    Palestrante:  Rosenei Zanchett, especialista em moda  do SENAI - Blumenau.
     
    Tema: Tendências de Moda e Comportamento do Consumidor.
    Quando: dia 18/11, às 14h
    Palestrante: Francieli Hess, com formação em Design de Moda pela UDESC, trabalha como coordenadora de Estilo em Florianópolis

    Catarinas Comunicação 

  • Comentários
  • Deputada Carmen reivindica liberação de recursos para investimento em sistemas sanitários em Santa Catarina

  • 10-11-2016
  • Representando a Frente Parlamentar Catarinense, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) reuniu-se, ontem, com a direção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Brasília, para tratar da liberação de recursos de convênios destinados a implantação de sistemas sanitários em municípios de Santa Catarina.  

    Os valores, cerca de R$ 21 milhões, foram destinados por meio de emenda da bancada federal catarinense. Os prefeitos das cidades beneficiadas pleiteiam em algumas situações a prorrogação dos convênios.  

    As cidades são Bom Retiro, Urupema, Capão Alto, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Bocaina do Sul, Correia Pinto, Palmeira e Anita Garibaldi.  

    O chefe-de-gabinete da Funasa, Geraldo Melo, garantiu aos parlamentares e aos prefeitos que fará um estudo detalhado de cada situação para agilizar os processos ainda este ano.

  • Comentários
  • Unifacvest implanta Ensino a Distância

  • 10-11-2016
  • O Centro Universitário Unifacvest introduzirá o Ensino a Distância no próximo semestre. A instituição oferecerá 39 cursos, entre bacharelados, tecnólogos e licenciaturas, com duração de cinco a oito semestres.   

    As inscrições para o vestibular podem ser feitas através do sitewww.unifacvest.net, ou na própria instituição, até o dia 30 de novembro. As provas acontecerão no dia 4 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 7 de dezembro. 

    As mensalidades para os cursos à distância custarão a partir de R$ 125,60, incluindo o material didático. Os encontros presenciais acontecerão uma vez por semana. 

    A lista de cursos a distância inclui: Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Ciências Políticas, Teologia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Administração, Educação Física, Engenharia Biomédica, Engenharia Agronômica, Design de Interiores, Design de Moda, Estética e Cosmética, Gestão Hoteleira, Gestão de Turismo, Jogos Digitais, Logística, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho, Gestão de Segurança Privada, Gestão de Segurança Pública, Gestão Hospitalar, Negócios Imobiliários, Gestão de Recursos Humanos, Produção Publicitária, Artes, Química, Ciências Biológicas, Sociologia, Pedagogia, Matemática, Letras: Português e Inglês, Letras: Língua Portuguesa e Libras, Informática, História, Geografia, Filosofia, Física.

  • Comentários
  • Unifacvest implanta Ensino a Distância

  • 10-11-2016
  • O Centro Universitário Unifacvest introduzirá o Ensino a Distância no próximo semestre. A instituição oferecerá 39 cursos, entre bacharelados, tecnólogos e licenciaturas, com duração de cinco a oito semestres.   

    As inscrições para o vestibular podem ser feitas através do sitewww.unifacvest.net, ou na própria instituição, até o dia 30 de novembro. As provas acontecerão no dia 4 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 7 de dezembro. 

    As mensalidades para os cursos à distância custarão a partir de R$ 125,60, incluindo o material didático. Os encontros presenciais acontecerão uma vez por semana. 

    A lista de cursos a distância inclui: Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Ciências Políticas, Teologia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Administração, Educação Física, Engenharia Biomédica, Engenharia Agronômica, Design de Interiores, Design de Moda, Estética e Cosmética, Gestão Hoteleira, Gestão de Turismo, Jogos Digitais, Logística, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho, Gestão de Segurança Privada, Gestão de Segurança Pública, Gestão Hospitalar, Negócios Imobiliários, Gestão de Recursos Humanos, Produção Publicitária, Artes, Química, Ciências Biológicas, Sociologia, Pedagogia, Matemática, Letras: Português e Inglês, Letras: Língua Portuguesa e Libras, Informática, História, Geografia, Filosofia, Física.

  • Comentários
  • Lages Garden recebe exposição em homenagem a Zumbi dos Palmares e ao Dia da Consciência Negra

  • 10-11-2016
  • A partir desta quinta-feira (11), a artista plástica Bruna Antoniazzi apresenta um pouco do seu trabalho na exposição Tribos Africanas. O Lages Garden Shopping abre espaço para a mostra que presta uma homenagem a Zumbi dos Palmares e faz uma referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em todo o Brasil. O público terá até o dia 25 para contemplar a arte da lageana.

    Ao todo, são sete obras em acrílico sobre tela mostrando homens, mulheres e crianças negras em cores vivas e com expressões fortes. A exposição Tribos Africanas mostra o talento nato da vendedora e estudante de Artes Visuais. Ela exercita sua arte há apenas dois anos. “Pintar faz parte de mim”, declara.

    Apoiar os artistas locais está entre os objetivos do Lages Garden Shopping. No calendário de eventos, diversos tipos de manifestações artísticas e culturais estão contemplados. “Temos espaços para receber e valorizar esses talentos serranos.  O empreendimento estará sempre com as portas abertas para oportunizar a essas pessoas mostrar o que sabem fazer”, diz o coordenador de marketing, Efraim Souza.

     

    Serviço

    O que: Exposição Tribos Africanas 

    Local: Em frente à loja Studio Z, no Lages Garden Shopping 

    Data: de 10/11 a 25/11 

     

     

    Texto: Catarinas Comunicação

  • Comentários
  • Evento alusivo à Saúde do Homem e ao Diabetes foi transferido para o dia 26

  • 10-11-2016
  • As atividades em comemoração ao Novembro Azul, o mês de atenção à saúde masculina e ao Dia Mundial do Diabetes, que seriam realizadas nesta sexta-feira (11), no calçadão da praça João Costa, foram transferidos para o dia 26 de novembro, sábado, no período da tarde, na Praça Joca Neves, juntamente à realização do evento “Pedalando com a Saúde”. O tema da campanha nacional é “Olhar para o Diabetes”, e a campanha nacional da Saúde do Homem tem como enfoque o tema “Autoexame é Coisa de Homem”. A Secretaria Municipal da Saúde, através dos programas Hiperdia e Saúde do Homem, comemoram o mês Novembro Azul e organizaram as ações especiais. Haverá orientações, distribuição de material informativo, verificação de pressão arterial, hemoglicoteste (exame de glicemia), atividades físicas, avaliações antropométrica e bucal e teste de pressão manual.

  • Comentários
  • Previsão do Tempo

  • 10-11-2016
  • Sexta-feira (11/11): Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. No período da tarde e noite há condições de pancadas isoladas de chuva, especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura: elevada em todas as regiões, diminuindo à noite no Litoral, Vento: variável de sudeste a nordeste, fraco a moderado. Sistema: passagem de uma frente fria pelo litoral do RS e SC e avanço de um novo sistema de alta pressão.

     

    Sábado e domingo (12 e 13/11): Tempo: o sol aparece acompanhado de mais nuvens em SC, especialmente no domingo e no norte do Estado, onde há com chance de chuva fraca no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, devido à circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente). Temperatura: amena no Litoral e Norte do Estado, e mais elevada no Oeste e Sul. Vento: sul/sudeste a leste/nordeste, fraco a moderado.

    Segunda-feira (14/11): Tempo: sol entre nuvens em SC, mais nublado no Norte do Estado. No período da tarde e noite há condições de pancadas isoladas de chuva, especialmente no Oeste, Sul e Norte do Estado. Temperatura: amena no Litoral e Norte do Estado, e mais elevada no Oeste e Sul. Vento: nordeste, fraco a moderado.

    TENDÊNCIA de 15 a 25/11 de 2016

     

    No dia 15//11 há condição de chuva especialmente no Norte do Estado, por influência de um sistema de baixa pressão, no litoral de São Paulo. Nos demais dias, sol entre algumas nuvens e apenas pancadas de chuva, isoladas e passageiras, típicas de verão. Ressalta-se que não há indicativo de totais de chuva elevados no período.

     Gilsânia Cruz – Meteorologista

  • Comentários