Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Escolinha da PM ensina futuros[...]

Boletim previsão do tempo para[...]

Já pensou em expor suas obras na Unesc?

  • 24-01-2017
  • Artistas interessados em expor suas obras no Espaço Cultural da Unesc "Toque de Arte" em 2017 podem inscrever seus trabalhos até 3 de fevereiro. Serão selecionadas até cinco propostas. O edital de Exposições Temporárias é aberto para a participação de artistas, colecionadores e instituições nacionais ou internacionais. Os nomes dos selecionados serão divulgados em 17 de fevereiro. 

    Em 2016 foram realizadas três exposições na Unesc: “Visto Livre”, de Rosangela Becker, de Criciúma; “Distopia SP”, de Rafael Ramos, de São Paulo e “Flora – Experiência Direta”, de Zenchô, do Rio de Janeiro.

    O Espaço Cultural é destinado à realização de exposições temporárias de produções artísticas, nas modalidades de pintura, escultura, desenho e fotografia, possibilitando também apresentações musicais, danças, performances, lançamentos de livros e outros. 

    O edital de Exposições Temporárias do Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte" foi lançando pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e os interessados podem obter mais informações no Setor de Arte e Cultura, localizado na sala 11 do Bloco P, ou pelo telefone (48) 3431-2622.

     Edital de Exposições Temporárias

    http://bit.ly/Edital_Exposicoes2017-1

     

    Milena Nandi/Assessoria de Imprensa/Setor de Comunicação Integrada - Unesc

  • Comentários
  • Manutenção da rede elétrica causará falta de água na região do Santa Helena

  • 24-01-2017
  • A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) está comunicando a comunidade dos bairros: Santa Helena, região alta do Triângulo, parte do Copacabana do São Luiz, Maria Angélica, Promorar, Bela Vista, Santa Clara e Areal que haverá falta de água no sábado (28) a partir das 13h30min.

       De acordo com o secretário municipal da Semasa, Jurandi Agostini, o motivo da interrupção no abastecimento será o desligamento programado para a melhoria da rede elétrica feito pela concessionária de energia Celesc, na Rua Mateus Junqueira, no trecho em frente à empresa Obradec, no bairro Santa Helena. “Este trabalho da Celesc ocasionará o desligamento do principal conjunto moto bomba, responsável pelo abastecimento destes bairros”, esclarece o secretário.

       A previsão da Semasa é que os serviços de abastecimento de água estejam normalizados na madrugada de sábado para domingo (29).

  • Comentários
  • ADR Lages iniciou melhorias no Centro Educacional logo após decisão judicial

  • 24-01-2017
  • A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages começou a executar as melhorias na infraestrutura do Centro Educacional Vidal Ramos Júnior logo após o Ministério Público tornar pública a decisão judicial que exige tais medidas.

    Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira, dia 19, e neste momento consistem na troca de lâmpadas e vidros. Na sequência, as obras serão concentradas no forro das salas de aula, nos banheiros, rachaduras e goteiras.

    Como boa parte dos itens exigidos pela promotoria já havia sido solucionada antes mesmo da ação civil pública, a expectativa da ADR é de que tudo esteja concluído dentro do prazo de 60 dias determinado pelo Judiciário.

    Quanto ao ginásio de esportes, o governador Raimundo Colombo já autorizou o secretário regional João Alberto Duarte a abrir processo licitatório para a revitalização total do espaço, com investimentos de R$ 628 mil do Governo do Estado.

    “Em nenhum momento deixamos de fazer a manutenção, tanto que o próprio laudo da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil aponta que a única estrutura que apresenta riscos aos alunos e professores é o ginásio de esportes, e não o restante da escola. Mesmo assim, estamos cumprindo a decisão judicial com relação aos itens que ainda precisavam de conserto ou melhorias”, diz o secretário João Alberto Duarte.

  • Comentários
  • Nas férias, a criançada se diverte com brincadeiras, jogos e super heróis

  • 24-01-2017
  • O pequeno Carlos Henrique Bandeira, de apenas cinco anos, quase não cabia em si de tanta alegria ao ver de perto o seu ídolo, herói das estórias em quadrinhos, o Homem-Aranha. Abraçou, beijou, brincou, fez fotos e não queria sair de perto do personagem. “Sou muito fã dele, tenho a fantasia e sempre brinco de defender o mundo”, conta empolgado o menino. 

    A mãe Carla Maltauro da Silva ficou surpresa com a reação do filho. “Ele é tímido, e aqui, ao ver o Homem-Aranha, se soltou. Está muito feliz”, conta. A professora levou o filho especialmente para brincar na Colônia de Férias do Léo e sua turma, no sábado (21), no Lages Garden Shopping e já se prepara para trazer na próxima sexta-feira (26). A próxima Colônia está marcada para às 16h. 

    Quem também foi convidada pelo Léo, mascote do shopping, para brincar a tarde toda com as crianças foi a Branca de Neve. Os pequenos participaram de oficinas de pintura, brincadeiras com prêmios, ganharam pipoca e ainda se divertiram na gigantesca piscina com meio milhão de bolinhas coloridas. E o melhor, ela é tão grande que os adultos também entram na brincadeira. 

    “Foi uma tarde muito divertida. No período de férias os pais não têm muita opção do que fazer com as crianças e vêm para o shopping. Nós preparamos algumas surpresas e eles adoraram. Vamos repetir mais vezes”, garante o coordenador de Marketing do Lages Garden Shopping, Efraim Queller. 

    Os pais agradecem todo esse empenho. “Achei maravilhoso. Eles vêm pra cá, se divertem e brincam bastante. Nós aproveitamos para lanchar aqui mesmo e quando a gente vê a tarde passou rapidinho. Eles voltam para casa felizes”, diz a dona de casa Célia Rangel, mãe de Cauã Rangel Souza, de nove anos, e Laís Rangel Souza, de apenas três aninhos. 

     

    Texto: Catarinas Comunicação

  • Comentários
  • Novas regras para os benefícios de pensão por morte entram em vigor

  • 24-01-2017
  • O Governo Estadual publicou no mês de janeiro a Lei Complementar nº 689, na qual define as novas regras de pensão por morte para os beneficiários da Previdência Estadual de Santa Catarina, regido pelo Iprev. Para os óbitos ocorridos a partir do dia 19 de janeiro de 2017, a nova lei regulamenta um prazo de carência de matrimônio ou união estável para cônjuges, companheiros, ex-cônjuges e ex-companheiros que recebem pensão alimentícia, e também um prazo de carência para o tempo de contribuição. Ela define também o tempo de recebimento da pensão dependendo da faixa etária do beneficiário.

    Em relação aos cônjuges, companheiros, ex-cônjuges e ex-companheiros com pensão alimentícia, a obtenção da pensão se dará pelo decurso de quatro meses, se o óbito ocorrer sem que o segurado tenha contribuído para a Previdência por pelo menos 18 meses, ou se o casamento ou a união estável não ter completado dois anos até a data do óbito.

    Caso esses tempos de carência tenham sido cumpridos, cada pensionista terá regras diferentes de acordo com cada faixa etária, e receberá o benefício:

     

    - por 3 anos, se tiver menos de 21 anos de idade 

    - por 6 anos, entre 21 e 26 anos de idade 

    - por 10 anos, se tiver entre 27 e 29 anos de idade

     - por 15 anos, entre 30 e 40 anos de idade

     - por 20 anos, entre 41 e 43 anos de idade

     - vitalícia, com 44 ou mais anos de idade.

     

    As novas regras visam manter simetria com aquelas já definidas pelo Governo Federal e regidas pelo INSS, e servirão para combater diversos tipos de fraudes, além de auxiliar no equilíbrio atuarial da previdência. “Nos deparamos com muitos casos em que pessoas de idade, próximo ao falecimento, destinam a pensão a outra pessoa, contraindo um matrimônio de fachada. Precisamos tomar medidas para acabar com esse tipo de fraude”, declara o Presidente do Iprev, Renato Hinnig. “Também acreditamos que uma pessoa com 20 anos de idade, tenha plena capacidade laboral para dar continuidade a sua subsistência. Ela receberá o auxílio da previdência por três anos até que consiga se restabelecer e ingressar no mercado de trabalho para garantir sua futura aposentadoria”, completa.

     

     

    Fernando Kleis/Assessoria de Comunicação

  • Comentários
  • Câmara forma comissão para analisar desdobramento do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

  • 24-01-2017
  • Entrou em vigor em todo o país nesta segunda-feira (23) o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, o qual estabelece novas regras para as parcerias entre estas entidades e a administração pública municipal, estadual e federal. O objetivo é garantir mais transparência na aplicação dos recursos públicos e um acesso mais amplo e democrático a estes recursos por parte das organizações, aos quais auxiliam o município em áreas como a Social, Educação, entre outras.

    Efetivamente, ficam extintos os convênios existentes na área. Para celebrar parcerias, as organizações da sociedade civil deverão participar das chamadas públicas e comprovar tempo mínimo de um ano de existência (no caso dos municípios). O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil tramitou no Congresso Nacional por mais de dez anos e foi aprovado em 2014. O texto integral compõe a lei 13.019/2014.

    Os vereadores de Lages têm acompanhado o desenrolar dos fatos e nesta tarde se reuniram na Câmara para debater o que o Poder Legislativo pode contribuir na questão. Estiveram presentes os vereadores Aida Hoffer, Amarildo Farias, Bruno Hartmann, Ivanildo Pereira, Jair Júnior, João Chagas, Lucas Neves, Osni Freitas e Samuel Ramos, bem como representantes dos edis que não puderam comparecer. “Os vereadores estão trabalhando juntos, imbuídos de um espírito coletivo na busca de soluções”, disse a presidente da Câmara, Aida Hoffer.

    Das deliberações surgidas na reunião, a principal delas é a criação de uma comissão para acompanhar a questão. Formam o grupo os vereadores Aida Hoffer, Amarildo Farias, Maurício Batalha e Samuel Ramos. Nesta terça-feira (24), a partir das 14h, os legisladores devem participar, juntamente com representantes da Prefeitura, de uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social para debater a situação e repassar às entidades as orientações necessárias para se adequarem à lei.

     

    Texto e fotos: Everton Gregório

  • Comentários
  • Fim do impasse na emissão dos carnês do IPTU 2017

  • 24-01-2017
  • A prefeitura de Lages solucionou um impasse administrativo que estava impedindo a emissão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) exercício de 2017. Na tarde desta segunda-feira (23), o vice-prefeito Juliano Polese, juntamente com representantes da Procuradoria Geral do Município, Secretaria da Infraestrutura e Planejamento e de Administração e Fazenda, estiveram reunidos com o diretor da Geomais, empresa responsável pelo Georeferenciamento no município, Rafael Carlos Thiesen.

    Para assegurar a emissão dos carnês com os dados cadastrais atualizados, a prefeitura vai pagar a dívida contratual no valor de R$ 350 mil referente aos trabalhos realizados em 2016.

    Com cerca de 75% da pesquisa concluída, o trabalho de Georreferenciamento em Lages foi iniciado em 2015. Até o momento já levantados e catalogados cerca de 94 mil unidades, podendo chegar a 110 mil, quando a pesquisa estiver concluída. Com a atualização das informações, o mapa da cidade passou a contar com mais 4 milhões de metros quadrados de área construída.

    “A empresa cumpriu sua obrigação contratual e agiu de boa fé, pois continuou executando os trabalhos, mesmo sem receber em 2016. Agora poderemos emitir os carnês atualizados e com isso aumentar a expectativa de receita na arrecadação”, explica Juliano.  A expectativa de arrecadação do IPTU de Lages para 2017 é de R$ 24 milhões. Com um possível incremento de mais de DOIS milhões e cem mil reais, referentes às atualizações cadastrais.

    Cronograma de Pagamentos

    Em 2017 serão concedidas três faixas de desconto para quem optar em pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única.

    A oportunidade para quem pagar à vista, com 18% de desconto, no dia 10 de abril. A segunda opção, com 13% vai até o dia 17 de abril e o desconto de 10% será concedido para pagamento no dia 24 de abril. Quem optar pelo pagamento parcelado poderá dividir em até SEIS vezes, sem acréscimo.

    Destacando que, com o incentivo da Lei complementar nº 100/98, quem está em dia e paga o carnê em cota única, recebe ainda mais 2% de desconto ao ano, podendo o desconto cumulativo chegar a 36%.

    A Secretaria de Planejamento, que fica na Rua Aristiliano Ramos, nº 100, terá uma equipe específica para receber e distribuir os carnês, além de tirar dúvidas dos contribuintes.

    Fotos: Ary Barbosa

  • Comentários
  • Ingressos para jogo da Superliga de Vôlei

  • 24-01-2017
  • Os ingressos para a partida entre Rio do Sul e o Praia Clube (MG), e que promete lotar o Ginásio Jones Minosso, já estão sendo vendidos antecipadamente nas lojas Honolulu, Ki Bola Esportes do Centro e Coral, Auto Posto Duque, postos Ouro Preto e Marka Sport.  A partida será disputada na terça-feira, dia 31 de janeiro, às 20h15min

        O time mineiro foi o que mais investiu em contratações e conta com grandes estrelas do cenário nacional e internacional, como é caso da Fabiana Claudino, capitã da Seleção Brasileira, da cubana Daimy Ramirez, e da norte-americana, Alix Klineman.

       A equipe de Rio do Sul tem comandado alguns de seus jogos em Lages, especificamente pelo calor humano da torcida local e também pela capacidade ampliada do público do ginásio Jones Minosso, em mais de 4,5 mil pessoas. Ambas as equipes chegam a Lages na segunda-feira (30), e logo vão para os treinos no ginásio, com entrada livre para quem quiser acompanhar.

     

    Ingressos

    A venda dos ingressos antecipados vai até o dia 30 de janeiro, no valor de R$ 20,00, sem meia-entrada. No dia do jogo será cobrado R$ 30,00, e a aí sim com a meia-entrada. Já as pessoas que comprarem os primeiros mil ingressos vão concorrer a uma bola autografada da Mikasa e uma camiseta oficial de Rio do Sul. 

     

    Pontos de venda:

    Honolulu, Ki Bola do Centro e Coral, Auto Posto Duque, postos Ouro Preto e Marka Sport.   

  • Comentários