Portal Expressiva

NAS BANCAS EDIÇÃO DE JULHO


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Happy Hour de Negócios

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Previsão do Tempo - Boletim

  • 27-12-2016
  • Terça-feira (27/12): Tempo: pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste do Estado, devido ao avanço de uma frente fria pelo oceano na altura do Litoral da região Sul do país. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Não se descarta o risco de temporais localizados. Temperatura: alta, diminuindo no fim do dia. Vento: norte a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais. Sistema: ar quente e úmido influenciando SC e ao avanço de uma frente fria.

    Quarta, quinta e sexta-feira (28, 29 e 30/12): Tempo: instável com pancadas de chuva a qualquer hora do dia em SC. Risco de temporais localizados especialmente no período da tarde. Temperatura: mais amena, principalmente do Planalto ao Litoral. Vento: predominante de sudeste, fraco a moderado com rajadas.

    TENDÊNCIA de 31/12 de 2016 a 10/01 de 2017

    Tudo indica que o ano termina com tempo instável e pancadas de chuva em SC, devido à formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil. Risco de temporais especialmente no período da tarde e início da noite. Para a primeira semana de 2017, calor e pancadas frequentes de chuva, típicas de verão. Ressalta-se o acompanhamento diário da previsão do tempo!

     

    Marcelo Martins – Meteorologista

  • Comentários
  • O que funciona e o que não funciona no serviço público municipal

  • 27-12-2016
  • O prefeito Toni Duarte assinou o decreto que define os dias de recesso nos serviços da prefeitura e órgãos vinculados, devido às festividades de fim de ano. Portanto, ficaram estabelecidos como pontos facultativos os dias 23 e 30 de dezembro de 2016 (ambos na sexta-feira), em todas as secções dos Órgãos da Administração Direta e Indireta do Município de Lages, em comemoração ao Natal e Ano Novo.

    Excluem-se as secções que desempenham funções e serviços considerados essenciais ao interesse público, a exemplo do Pronto Atendimento Tito Bianchini que funciona 24h por dia, além do setor de Licitações e Contratos e a Procuradoria Geral do Município.

    Para os atendimentos realizados pela Secretaria de Saúde fica estabelecido o atendimento normal até 22 de dezembro (quinta-feira) e na semana seguinte de 26 a 29 de dezembro (segunda-feira a quinta-feira). Portanto todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica Municipal, Central de Saúde e demais setores funcionarão normalmente nestes dias, parando os trabalhos apenas nos dois dias de ponto facultativo decretados pelo prefeito Toni Duarte. Na segunda-feira (02 de janeiro de 2017) todos os atendimentos voltam a acontecer normalmente.

    O prefeito ainda determinou o período de férias coletivas dos Servidores dos Órgãos da Administração Direta e Indireta do Município de Lages, na data compreendida entre o dia 16 de dezembro de 2016 a 14 de janeiro de 2017. Durante este período os Órgãos da Administração Direta e Indireta do Município de Lages, funcionarão com redução de pessoal, sem alteração no horário de expediente.

  • Comentários
  • DNIT fará nova licitação para construção de passarelas na BR-282 em Lages

  • 27-12-2016
  • A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), em Santa Catarina, encaminhou uma solicitação ao DNIT em Brasília para que seja feita uma reanálise dos valores orçados para a execução do projeto de construção das passarelas da BR-282 no perímetro urbano de Lages. A informação foi repassada para a deputada federal Carmen Zanotto essa semana, pois a parlamentar está acompanhando todo o processo para a construção das passarelas.

    A reanálise dos valores será necessária porque durante a licitação que ocorreu no último dia 29 de novembro, a autarquia teve que anular a processo licitatório porque as empresas participantes apresentaram valores muito superiores aos orçados no projeto elaborado em Brasília.

    “Lamento que não tivemos sucesso neste processo licitatório pelo preço superior do previsto no orçamento, pois as passarelas são extremamente importantes para a segurança dos pedestres. Porém, continuarei cobrando junto ao DNIT uma solução o mais rápido possível”, afirmou a deputada Carmen.

    Após a reanálise do orçamento será agendada uma nova licitação para a contratação da empresa que vai construir as passarelas. No entanto, ainda não há um prazo definido.

    Estão previstas cinco passarelas para a travessia entre os bairros Santa Maria e Gethal (nas proximidades da Rua Campos Sales), Frei Rogério/ Passo Fundo, localidade de Índios, Bates/Vila Mariza e São Francisco/ São Paulo.

  • Comentários
  • Mulheres ganham novo mecanismo de prevenção ao câncer

  • 27-12-2016
  • A partir das 14h de segunda-feira (26), exames de mamografia via Sistema Único de Saúde (SUS), poderão ser realizados em nova Sala de Mamografia, junto ao Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini, a qual foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (22). Esta nova sala foi denominada de Cristiane Luiza Garcez, em homenagem à ex-primeira-dama do município de Lages, falecida em outubro de 2016 devido a um câncer. Lages agora passa a ter duas salas de mamografia, sendo que a outra funciona no Hospital Tereza Ramos.

    O ex-prefeito Elizeu Mattos, que renunciou ao cargo logo após o falecimento da esposa, participou dos atos de descerramento de placas e corte da fita inaugural, e convidado a falar, muito emocionado, agradeceu a prefeitura de Lages pela homenagem feita em memória de Cristiane. “Somente quem convive com alguém querido da família que tem a doença é que sente e sofre junto. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para um tratamento eficaz e o prolongamento da vida. Porém, apesar de termos perdido uma pessoa tão especial, e sido derrotados nesta luta, a nova Sala de Mamografia fará com que outras mulheres possam ter novas chances de viver bem e melhor. É para isto que torcemos. Celebremos a vida e que nos cuidemos sempre”, observa o ex-prefeito Elizeu Mattos.

    O aparelho mamógrafo foi repassado ao Município de Lages pelo Governo do Estado após sua doação por parte da Receita Federal. Já o espaço físico, segundo disse a secretária municipal de Saúde, Rose Penso, já existia junto à Secretaria Municipal de Saúde e anexo ao Pronto-Atendimento, sendo necessário, porém, realizar determinadas adaptações técnicas. “Esta importante realização é um das tantas marcas que esta administração público-municipal deixa para Lages. Iniciei minha carreira como servidor público e como político, aqui na Secretaria Municipal de Saúde. Naquela época, década de 1990, para fazer uma tomografia as pessoas tinham de ir a Blumenau”, lembrou o prefeito Toni Duarte.

    “Hoje a realidade da infraestrutura e atendimento na área de serviços de saúde é bem melhor. Portanto, sairemos de cabeça erguida no dia 31 de dezembro, quando deixarmos a administração. Ao passo de que outras cidades do Brasil estão encerrando suas atividades à beira do recesso, Lages está inaugurando melhorias para o seu povo. E 2016 ainda não terminou, pois na próxima semana haverá novas ações. Lages sempre teve dois prefeitos e a parceria Elizeu e Toni trouxe providências benéficas ao longo destes quatro anos de gestão Desejo a nova administração sucesso para que possa bem servir o povo lageano”, concluiu Toni. Participaram da inauguração o prefeito Toni Duarte, a secretária Rose Penso, o vereador Mushue Hampel, representando a Câmara de Vereadores, além de secretários municipais e servidores públicos.

  • Comentários
  • Famílias recebem presentes da Árvore dos Desejos

  • 22-12-2016
  • A semana do Natal vai ser bem diferente para algumas famílias lageanas graças à solidariedade de tantas outras. A entrega dos presentes da Árvore dos Desejos começou nesta terça-feira (20). Equipes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL) estão percorrendo os bairros da cidade para presentear crianças e adultos.

    Brinquedos, roupas, doces e cestas básicas estão na lista dos pedidos. Maria Orlandina Wigler tem 59 anos e é portadora de necessidades especiais. Ela mora com a irmã, Almira Wigler. Quem a ajudou escrever a carta foi uma vizinha. Dos pedidos atendidos, o que mais a emocionou foi ganhar uma boneca. “O nome dela será Maria Luiza. E já tem até padrinhos”, diz com lágrimas nos olhos.

    No mesmo condomínio residencial, no bairro Bela Vista, mora a pequena Isadora Malvina Antônio, de sete anos. Menina aplicada na escola, tem o sonho de ser juíza. Seu pedido não poderia ser diferente do que estar preparada para aulas do ano que vem. Ela ganhou uma mochila e todos os materiais escolares. “Muito obrigada, muito obrigada, muito obrigada”, fala repetidas vezes a garota com um brilho no olhar e um sorriso largo.

    No bairro vizinho, o PróMorar, mora a família da Sheila Aparecida Garcia, de 16 anos. Essa foi a primeira vez que escreveu uma cartinha e deixou na Árvore dos Desejos. O pedido: fraldas para os filhos, de um e dois anos. Na casa onde moram cinco crianças e sete adultos as necessidades são muitas. A mãe da família é quem ajuda na criação dos pequenos. “A gente passa muita necessidade e essa ajuda é bem-vinda. Estou muito agradecida”, frisa Sheila.

    A presidente da CDL, Rosani Pocai, lembra que a ação encabeçada pela entidade e apoiada por toda comunidade lageana, na maioria das vezes, é a única esperança de ter um presente nessa época. “São aproximadamente 700 famílias atendidas a cada ano, há uma década. A Árvore dos Desejos é responsável por deixar o Natal dessas pessoas mais feliz”.

     

    Ainda dá tempo de adotar

    O espaço montado no calçadão da praça João Costa para receber as cartinhas não funciona a partir desta quarta, mas há alguns pedidos ainda não atendidos. As cartinhas podem ser retiradas diretamente na CDL até sexta (23). No local, a equipe da entidade está à disposição para explicar como proceder. 

     

     

    Texto e fotos: Catarinas Comunicação 

  • Comentários
  • Anjos na Janela é a grande espera desta quinta

  • 22-12-2016
  • Na quinta-feira (22), a Secretaria do Turismo assegura um espetáculo inesquecível para os lageanos e turistas. Os Anjos na Janela do Centro Cultural Vidal Ramos (antigo Colégio Rosa), consiste em um coral natalino com participação de alunos da rede pública municipal, mais precisamente de estudantes das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Mutirão, localizada no bairro Habitação, e Fausta Rath, no bairro Vila Mariza, formando o Coral Vozes da Liberdade, com cerca de 100 participantes, e produção de Mariza Bunn Talon (professora e regente), com arranjos musicais de Dom Finardi. As canções “Anunciação à Maria”, “Vem Chegando o Natal”, “Anoiteceu”, “Aleluia (Hallelujah)” e “Panis Angelicus” serão algumas das interpretações.

    Além do canto coral haverá exibição de solos e duetos. A previsão é de duração de uma hora e meia, com participação especial do tenor padre Carlos Pamplona, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, do bairro Guarujá. O Coral tem 15 anos de existência. Nesta quarta-feira (21), houve apresentação no Supermercado Myatã da rua São Joaquim, no Copacabana. “A tônica é a espiritualidade nessa data tão inspiradora e reflexiva. Vai ser mágico”, pontua Mariza Bunn Talon. O espetáculo Anjos na Janela tem apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc).

  • Comentários
  • CDL comemora em confraternização resultados de 2016

  • 22-12-2016
  • A Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL) realizou, na terça-feira (20), uma confraternização que reuniu os colaboradores para comemorar os bons resultados de 2016 e dar boas-vindas às novidades de 2017.
     
    Entre as inúmeras conquistas está a conclusão do cabeamento subterrâneo e o aceno positivo do governador Raimundo Colombo sobre a liberação de verba para as obras do projeto de revitalização do Centro de Lages. Novos produtos e serviços foram colocados à disposição dos associados.
     
     
    O sucesso da palestra de Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, idealizada e realizada pela CDL, com mais de 3mil pessoas assim como a parceria em mais uma edição do Natal Felicidade que. também é motivo de orgulho para a CDL, que a cada ano fortalece a sua credibilidade enquanto entidade representativa e associativa.
     
     
    Em 2016, a entidade passou por um processo de reestruturação e valorização dos colaboradores. Mesmo em menor número, foi possível realizar todas as ações planejadas. “Ultrapassamos a meta estipulada. Resultado de uma equipe altamente comprometida”, destaca o diretor executivo, Jhonathan Roberto da Silva.
     
     
    A presidente, Rosani Pocai, destaca que o sucesso alcançado pela entidade em suas ações é fruto de uma equipe dedicada e compromissada com os ideais do cooperativismo.“Nossos associados e a cidade de Lages podem esperar muito mais compromisso, dedicação e mais responsabilidade social”.

  • Comentários
  • Região da Amures está em curso com levantamento de ocupação do solo

  • 22-12-2016
  • Conhecer a real distribuição de ocupação e uso do solo nos municípios da Serra Catarinense, como a quantidade de hectares de florestas cultivadas, florestas naturais, agricultura, campos e lagos. É o principal objetivo do projeto de extensão denominado Sistema de Monitoramento e Disseminação de Informações Geoespaciais da Região da Amures.

    O projeto sob coordenação do professor Marcos Benedito Schimalski, do departamento de Engenharia Florestal do CAV/Udesc Lages, tem acompanhamento do engenheiro Florestal da Amures, André Leonardo Bortolotto Buck. Em breve essas informações serão disponibilizadas às prefeituras através do banco de dados da associação de municípios.

    Há cerca de um ano iniciou o trabalho de campo e a previsão é que até final de março de 2017 seja feita a apresentação a toda região, num workshop em Lages. O professor apresentou nesta quarta-feira (21) ao prefeito de São Joaquim, presidente do Consórcio Serra Catarinense – Cisama, Humberto Brighenti como está o andamento do projeto.

    “Em parceria com a Amures a ideia é fazer um treinamento técnico para que uma pessoa de cada município possa manipular esses dados para que os prefeitos usem essas informações para futuros planejamentos”, explicou Marcos Schimalski. O projeto vai diagnosticar toda ocupação de solo abrangente nos mais de 16 mil quilômetros quadrados da Serra Catarinense.

    O professor Alexandre Ferreira de Macedo, também do Departamento de Engenharia Florestal, o secretário de Agricultura de São Joaquim, Velocino Balzani Neto, o Kau, também participaram da reunião junto com a secretária executiva da associação Iraci de Souza.

    A partir de imagens de satélites estão sendo gerados os mapas de cobertura de solo, num trabalho que tende a ser aperfeiçoado com os novos prefeitos. No caso de São Joaquim, está sendo mapeado inclusive as áreas de cultivo de maçã, o que permitirá num futuro breve cruzar informações de produção e movimento econômico.


    Oneris Lopes 

  • Comentários