Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Ryla Universitário acontece em[...]

Previsão do Tempo - Climaterra

Santa Catarina terá três projetos na Olimpíada do Conhecimento 2016

  • 09-11-2016
  • Alunos e professores do Senai/SC, entidade da Fiesc, em diversas regiões do Estado, se preparam para as provas da Olimpíada do Conhecimento, que será realizada de 9 a 14 de novembro, em Brasília. Trata-se de um torneio de educação profissional, no qual os participantes devem demonstrar conhecimentos e habilidades na execução de tarefas típicas de cada profissão. Incluindo atividades paralelas, o evento na capital federal reunirá mais de 1,2 mil estudantes da instituição em todo o Brasil, entre os quais mais de 40 catarinenses.

    Estudantes catarinenses do Oeste e do Vale do Itajaí vão disputar a competição principal com três projetos: uma casa com blocos de montar, tipo lego; um aplicativo de smartphone para gestão de lixo reciclável (ambos por equipes de Chapecó) e um carro otimizado, com redução de peso, melhor distribuição de carga, aumento da potência e economia de combustível (criado por alunos de Blumenau). Nesta edição, as provas ganham nova roupagem e as disputas são entre equipes multidisciplinares, compostas por estudantes das diversas áreas que integram o escopo de cada projeto.  Assim, a Casa Lego terá, além do curso de edificações, alunos dos cursos de automação industrial e de mecatrônica. O DescartesLab tem participação dos cursos de web design, soluções de softwares para negócios e de infraestrutura e redes locais. Já no caso do automóvel, os alunos utilizaram técnicas automotivas nas áreas de mecânica, eletroeletrônica, gerenciamento eletrônico, latoaria e pintura. Santa Catarina é o Estado com maior número de equipes no evento.

    Além do desafio por equipe, serão realizados desafios individuais, nos quais os competidores fazem provas rápidas em suas áreas específicas de conhecimento.

    Uma quarta equipe catarinense, de Joinville, participará do torneio na área de Moda e Criatividade, com projeto demonstrativo que servirá para que o público compreenda o processo de ensino-aprendizagem em educação profissional do Senai.

  • Comentários
  • Previsão do Tempo - Boletim

  • 09-11-2016
  • Quinta-feira (10/11): Tempo: pancadas de chuva na madrugada, nas regiões do Planalto ao Litoral. Durante o dia, o sol aparece em todas as regiões. Temperatura: em elevação durante o dia. Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado. Sistema: alta pressão com fraca intensidade no RS.

    Sexta-feira (11/11): Tempo: predomínio de sol na maior parte de SC, especialmente do Oeste ao Sul. No norte do Estado, maior presença de nuvens com chuva fraca e isolada no Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura: elevada. Vento: sudeste, fraco a moderado.

    Sábado e domingo (12 e 13/11): Tempo: sol com algumas nuvens na maior parte do Estado. Permanece a condição de chuva fraca e isolada no Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura: em declínio, principalmente no Litoral. Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

    TENDÊNCIA de 14 a 23/11 de 2016

    Volta a chover em todas as regiões entre 13 e 14/11, com a passagem de uma frente fria no Estado. Ressalta-se que não há indicativo de totais de chuva muito elevados nesses dias. Após a passagem desta frente fria, o tempo volta a ficar seco em SC.

    Laura Rodrigues – Meteorologista

  • Comentários
  • Urupema sediará 1º Festival Cultural e Gastronômico

  • 08-11-2016
  • No mês de dezembro o município de Urupema vai sediar a primeira edição do Festival Cultural e Gastronômico. O evento será realizado pelo grupo “Mulheres Sim”, com apoio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Urupema, Prefeitura Municipal e patrocínio do comércio local.

    A ideia do festival nasceu durante o curso Mulheres Sim, oferecido no IFSC - Campus Urupema. Segundo o coordenador, professor Otoniel Rodrigues Silva, o curso é voltado exclusivamente para mulheres de baixa renda. “Buscamos a valorização do papel feminino no âmbito familiar e no contexto social e proporcionar o aumento da autoestima, a elevação da escolarização e oportunidades de trabalho e renda para estas mulheres”, destacou o coordenador.

    O evento acontecerá no dia 03 de dezembro, a partir das 15h, no Salão da Capela de Sant’Ana e terá como atrações: apresentações culturais com danças, música, trovas, entre outros, feira de artesanato regional e gastronomia. 

    De acordo com os organizadores a ideia é tornar o evento anual e toda a renda será partilhada entre o grupo formado atualmente por 17 mulheres. 

  • Comentários
  • Audiência na Câmara discute a política habitacional em Lages

  • 08-11-2016
  • Acontece a partir das 19h30 desta terça-feira (8), no plenário da Câmara de Vereadores, a audiência pública para debater a política habitacional planejada e executada  em Lages durante a administração 2013-2016. A sessão foi proposta pelo vereador Enio do Vime (PSD) no requerimento 155/16. 

    Foram convidados a participar o prefeito de Lages, Toni Duarte, o secretário municipal de Habitação, Caetano Palma Neto, o gerente-geral da Caixa Econômica Federal, Luiz Antônio Pacheco de Andrade, e o presidente da União das Associações de Moradores de Lages, Antônio Carlos Costa.

  • Comentários
  • Construindo-se Artistas em exposição no espaço Malinverni Filho

  • 08-11-2016
  • O Espaço Cultural Malinverni Filho, localizado na entrada da Câmara de Lages, recebe até o fim de novembro a exposição “Construindo-se Artistas”, com a produção dos alunos do Atelier Marlete Palhano. São apresentados processos artísticos nas linguagens do desenho (lápis 6B, lápis aquarelável, carvão vegetal) e da pintura (em tecido, acrílico s/ tela) produzidos por crianças a partir de cinco anos, jovens e adultos. 

    O objetivo, segundo Palhano, é despertar nos alunos e no público um olhar para a construção do conhecimento em seu processo de criação artística. “Nas aulas, eles são estimulados a pesquisa de materiais e suportes e também a observar técnicas de como elaborar composições de paisagem, figura humana, natureza morta, animais, entre outros, ampliando assim suas experiências artísticas”, comenta a artista e professora. 

    As aulas acontecem uma vez por semana, por duas horas, na manhã, tarde e noite. O curso reabre em fevereiro de 2017 e as inscrições já estão abertas. O Atelier Marlete Palhano fica localizado na rua Hermes da Fonseca, 464, bairro Coral, próximo ao colégio Rubens de Arruda Ramos. Para mais informações, contato pelos fones (49) 9972-5599 ou 3223-1241.

  • Comentários
  • SC é primeiro o estado a aumentar repasse para saúde pública

  • 08-11-2016
  • Com a queda na arrecadação de impostos e o aumento no número de pessoas sem plano de saúde, devido ao aumento do desemprego, a Proposta de Emenda à Constituição aumentará em cerca de R$ 660 milhões os recursos destinados à saúde nos próximos três anos. A medida será promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), nesta quarta-feira, às 15h, na sala de imprensa da Casa. Seus efeitos já se aplicam a partir do ano que vem.

    Santa Catarina foi o primeiro estado a ter uma lei que amplia os investimentos públicos em saúde aprovada pelo Legislativo. O aumento ocorre porque a destinação mínima obrigatória, de 12%, passará para 15%. 

    Por se tratar de uma emenda à Constituição, não passa por uma avaliação de veto do Executivo. Promulgada, passa a valer imediatamente.

  • Comentários
  • Udesc Lages realiza quarta edição de curso de técnicas de degustação e estilos de vinho

  • 08-11-2016
  • O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, realizou na sexta-feira, 4, o curso Degustando Vinhos: Técnicas e Estilos. Esta é quarta edição do evento que, desta vez, foi voltado para o público interno e reuniu estudantes de graduação e de pós-graduação.

    Realizado pelos grupos de Viticultura e Enologia da Udesc Lages, o curso foi divido em dois módulos. No primeiro, pela manhã, os participantes assistiram a palestras sobre conceitos e técnicas das análises visual, olfativa e degustativa.

    De acordo com um dos palestrantes, o engenheiro agrônomo Douglas André Wurz, a parte teórica do curso é essencial. "O participante deve ter noção do que precisa ser avaliado durante uma degustação". Wurz é sommelier internacional, com experiência na área de Viticultura e Fruticultura de Clima Temperado, e é um dos organizadores do evento.

    A parte prática ocorreu durante a tarde, quando foram degustados vinhos brancos, tintos e espumantes. "Os participantes fazem uma avalição, tentando distinguir se o vinho degustado passou por uma barrica de carvalho, por exemplo. Na prática podemos identificar a diferença de um método para outro, a partir do olfato, do visual e do paladar", explica Wurz.

    O crescimento da produção vinícola na Serra Catarinense é um dos motivos para o oferecimento do curso e para os estudos na universidade. "Ao finalizar o curso, os participantes saem com o conhecimento básico sobre degustação e, ao mesmo tempo, difundimos a cultura do vinho", comenta o sommelier.

    Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

  • Comentários
  • Feistock prepara novidades para o público

  • 08-11-2016
  • Inicia nesta quinta-feira, dia 10, e prossegue até domingo, a 25ª edição da Feistock – Feira de Móveis e Decoração. O evento acontece no Centro de Eventos da Promosul, em São Bento do Sul (SC) e contará com uma série de novidades para o público que for à feira. Organizada pela TBS Feiras e Eventos, a Feistock também conta com recorde de expositores.

    Conforme Jonathan Roger Linzmeyer, diretor da TBS, há sempre uma grande procura por quartos para bebês e móveis infantis. “Por conta desta grande procura, nesta edição teremos bem mais opções que em anos anteriores”, adianta ele. Além disso, haverá opções interessantes em móveis para jardim, rústicos e de madeira maciça. “Com a chegada do verão, aumenta a procura por esse tipo de mobiliário”, explica Jonathan.

    Nesta edição da Feistock, haverá também uma variedade em produtos para decoração e, com a proximidade do final do ano, haverá ainda itens de decoração natalina. “Esta feira estará com uma diversidade ainda maior de produtos. Quem for à Promosul, certamente irá se surpreender”, destaca o organizador.

     

    Em destaque

    A Feistock – Feira de Móveis e Decoração, acontece em São Bento do Sul, cidade reconhecida internacionalmente pela qualidade do mobiliário produzido pelas mais de 200 empresas do ramo existentes do município. Aliás, é justamente a qualidade deste mobiliário que leva milhares de pessoas às edições da Feira, onde é possível encontrar móveis de qualidade com preços imbatíveis, onde é possível comprar diretamente das fábricas mobiliários de empresas como Rudnick, Artefama, e ainda colchões da Ecoflex.

    Para quem for à Promosul, além da grande variedade de itens e expositores, encontrará ainda uma praça de alimentação com restaurante e café, além de uma área destinada às crianças, onde é possível deixar os pequenos em segurança enquanto os pais fazem às compras a vontade.

     

    AGENDE-SE

    25ª Feistock – Móveis e Decoração

    De 10 a 13 de novembro de 2016

    Sempre das 10 às 20 horas

    No Pavilhão de Eventos da Promosul, em São Bento do Sul

    Entrada Franca

  • Comentários