Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Estradas municipais estão[...]

Boletim previsão do tempo para[...]

Procon lança aplicativo completo de praticidade para o atendimento ao consumidor

  • 17-03-2017
  • Um dispositivo totalmente inovador e tido até então por inédito no país por ser bem amplo e completo foi lançado no final da tarde desta quarta-feira (15), pelo Programa de Defesa do Consumidor (Procon), em evento com a presença do prefeito Antonio Ceron, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, celebrado no próprio dia 15 de março. Trata-se do iProcon. Depois de pesquisas digitais, foi constatado que iniciativa semelhante existe em São Paulo, mas somente com a disponibilização de leis e protocolos com espera para atendimento, o que será oposto em Lages, uma vez que a agilidade será um dos propósitos.

    O aplicativo para celulares iProcon possibilitará aos consumidores, gratuitamente, o acesso a informações e orientações fundamentais ao conhecimento dos direitos; consulta ao preço médio da mais recente cesta básica mensal pesquisada (são 41 itens averiguados em oito supermercados); links para legislação (leis, decretos, resoluções e portarias relacionadas ao assunto); dicas básicas e sucintas; dados sobre capital e taxa de juros, empréstimo consignado e juros do cartão de crédito;  agendamento de audiências de conciliação e ciência das partes acerca do chamado, e reclamações a serem feitas e recebidas pelo Procon em suporte de tempo real e de qualquer lugar, acessadas no período entre 13h e 19h, com resposta imediata neste ínterim. A mensagem seguirá para um painel administrativo, como um registro em um banco de dados. “O programa/mecanismo será ajustado no decorrer do tempo”, ressalta o Executivo do Procon, Júlio Borba. O lançamento foi acompanhado, ainda, pelo secretário da Administração e Fazenda, Antonio Arruda, e pela secretária de Políticas para a Mulher e Assuntos Comunitários, Marli Nacif.

     

    Como se cadastrar

     

    O endereço do aplicativo é http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/proconlagessc. O aplicativo está disponível para aparelhos smartphones nas plataformas Android, IOS e Windows Phone. Para utilizar o aplicativo o interessado deve se cadastrar com dados pessoais (como RG e CPF) para segurança, além de evitar o anonimato, eventuais trotes e atendimentos desnecessários. O cadastro simples acontece a partir do número de CPF ou login de Facebook. Serão gerados login (usuário) e senha. O servidor receberá as informações em tempo real.

     

     

     

    Texto: Daniele Mendes de Melo / Fotos: Carlos Alberto Becker

  • Comentários
  • Inédita em Santa Catarina, parceria entre PM e PMA em Lages intensifica ações na Patrulha Rural

  • 17-03-2017
  • Desde 2016, numa parceria inédita em Santa Catarina, as polícias Militar e Militar Ambiental em Lages estão realizando um trabalho em conjunto para garantir maior segurança no meio rural em 21 municípios da Serra Catarinense. 

    O 6º Batalhão de Policia Militar (PM) e a Polícia Militar Ambiental (PMA) buscam reforçar a presença e a proximidade com o produtor rural e aumentar a capacidade de ação dessas forças de segurança no interior, por meio de operações conjuntas.  Essa parceria firmada no ano passado é inédita em Santa Catarina. 

    O patrulhamento, principalmente no período noturno, foi intensificado e atividades pontuais nas comunidades rurais com maior índice de ocorrência estão sendo feitas. 

    Com auxílio de um receptor GPS, os policiais realizam o georreferenciamento da região. “Estamos mapeando os principais pontos de crime. Com essas informações conseguimos aperfeiçoar o serviço”, destaca o comandante da PMA, major Alexandre Pimentel. 

     

    Importante registrar ocorrência

     

    A Patrulha Rural é um policiamento dedicado e preventivo voltado para as regiões de interior dos municípios da Serra. A meta é minimizar os crimes e agir de forma mais preventiva. Para melhorar o atendimento, a polícia conta com ajuda da comunidade no levantamento de informações. 

    O comandante da PM, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos, reforça que é importante que os produtores rurais denunciem os delitos e registrem a ocorrência. “A denúncia nos dá subsídios para desenvolver estratégias e ações mais efetivas”. Furto de gado, roubo e furto estão entre as maiores ocorrências no interior. 

    Para se aproximar dos proprietários rurais, os policiais estão realizando visitas e reuniões para levar informações sobre o assunto e orientar os produtores sobre a importância de comunicar os fatos relacionados aos crimes.

     

    Texto Catarinas/Imagens PMA

  • Comentários
  • O Sesi/SC realiza anualmente a Vacinação Sesi contra a Gripe

  • 17-03-2017
  • Este ano, o sistema de adesão possibilita que a indústria adquira os dois tipos de vacinas para a gripe - trivalente e quadrivalente, tanto para seus trabalhadores, quanto para seus dependentes diretos e colaboradores terceirizados. 

     “Aderir à campanha é uma forma de investir na promoção da saúde e de garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo”, destaca a coordenadora de Saúde do Sesi, Kátia Roberta da Silva. Além da redução do absenteísmo e do presenteísmo, a campanha proporciona a melhoria da imunidade coletiva e individual. Em 2016, o objetivo do Sesi foi vacinar 6 mil trabalhadores, mas esse número chegou a 13 mil imunizados. 

    A Cefram Pré Cortados de Madeiras participa da campanha desde que ela foi lançada pelo Sesi. Gerente do setor financeiro, Mercedes Rosa reforça a importância de fazer parte desse movimento de cuidado com a saúde do trabalhador. “Moramos numa região muito fria e prevenir é a melhor estratégia. Podermos adquirir a vacina com valores diferenciados facilita o oferecimento desse benefício para o nosso funcionário”.

    Após o período de adesão, o Sesi entra em contato para agendar a data de aplicação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 49 3221 3700 com Daiane Israel da Silva.

     

    Texto Catarinas

  • Comentários
  • Prefeitos da Amures presentes até o último dia do Congresso de Municípios

  • 16-03-2017
  • O presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier acompanha nesta quinta-feira (16) as últimas palestras do XV Congresso Catarinense de Municípios, que acontece na Expoville, em Joinville. Junto com vários prefeitos da Serra Catarinense, Luiz Carlos Xavier assistiu na quarta-feira, o painel ministrado pelo Promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio da Moralidade Administrativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Samuel Dal-Farra Naspolini, sobre transparência nas administrações públicas.

    A presidente do Consórcio e Saúde da Amures prefeita de Palmeira Fernanda Córdova e o prefeito de Rio Rufino Thiago Costa também acompanham a programação do Congresso. Sobre transparência nas administrações públicas o Promotor de Justiça disse que nos últimos dois anos 93,54% dos municípios não encaminharam qualquer demanda ao MPSC.

    Samuel Naspolini disse haver uma grande falta de diálogo entre as administrações e o Ministério Público. Para o presidente da Amures, o Congresso de Municípios permitirá “quebrar o gelo” de situações como a citada pelo Promotor de Justiça Samuel Naspolini.

    “O prefeito é a autoridade maior do município e o Promotor de Justiça pode o ajudar à cumprir o que determina a legislação sob vários aspectos. Essa aproximação é muito importante”, citou Luiz Carlos Xavier.


    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Simproel participa do movimento contra a Reforma da Previdência

  • 16-03-2017
  • O Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages (SIMPROEL) esteve presente no grande movimento contra a Reforma da Previdência, ontem (15), em Florianópolis. A entidade foi representada por membros da diretoria, e por professores que dedicaram um dia à luta pelos direitos trabalhistas.

    A presidente do Simproel, Elaine Moraes, exaltou a união em favor dos trabalhadores. “Não podemos ficar de braços cruzados enquanto o governo tira os direitos conquistados ao longo das últimas décadas. Estaremos presentes em todas as manifestações contra essa medida arbitrária e antidemocrática”, diz Elaine.    

     

     

    ?Simproel/Assessoria de Comunicação?

  • Comentários
  • Programa de formação de liderança da Fundação Estudar chega a Lages

  • 16-03-2017
  • A Fundação Estudar promoverá em Lages, pela segunda vez, um programa de formação de liderança para jovens transformadores. Focado em universitários e recém-formados de até 25 anos com energia e vontade de transformar o Brasil, o LabX acontecerá nos dias 25 de Março e 6 de Maio na CDL. Os encontros têm como objetivo acelerar a vida profissional dos participantes e trazer motivação e ambição a cada um deles.

    Através de conteúdos práticos e convidados especiais, o LabX visa ilustrar o perfil de um grande líder.  “Queremos desmistificar a imagem que o jovem tem sobre liderança. Liderança, para a gente, é a atitude de alguém que sonha em realizar grandes transformações”, comenta Anamaíra Spaggiari, responsável pelo programa da Fundação Estudar. Transformadores locais da cidade são convidados para compartilharem sua trajetória de vida e carreira aos jovens, mostrando o caminho para chegar lá. O programa também ajuda a promover uma rede local, trazendo ao participante a oportunidade de conhecer gente de sua própria cidade com a vontade de ter uma carreira de alto impacto.

    O LabX Lages será conduzido durante 16 horas de apresentação divididas em dois módulos de 8 horas. Cada etapa acontecerá durante um dia inteiro do final de semana, com um mês de distância entre eles. Neste intervalo, a teoria será complementada com um desafio prático individual e outro em grupo, desafiando os jovens a darem um salto em direção ao seu objetivo de vida e carreira.

    Mais de 100 cidades de todo o Brasil estarão recebendo o LabX ao longo deste ano. Para participar do LabXLages é necessário preencher um formulário de inscrição até dia 19 de Março contando sua história e mostrando seu potencial de liderança. A taxa de participação é de R$ 180,00 e há possibilidade de isenção de taxa. 

    Acesse: www.napratica.org.br/labx.

     

    Sobre a Fundação Estudar

    Criada em 1991 por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, a Fundação Estudar é uma organização que tem como objetivo potencializar jovens talentos, oferecendo oportunidades de estudo e carreira quem desejam transformar o Brasil. Já apoiou diretamente quase 600 brasileiros a estudar nas melhores universidades do Brasil e do mundo e que hoje constituem uma comunidade de líderes de diversas áreas. Multiplica seu impacto na sociedade através de projetos que levam informação, preparação e financiamento para educação de excelência, além de orientação de carreira e inspiração a milhares de jovens em todo o país. Sua missão é criar oportunidades para gente boa agir grande e transformar o Brasil. Mais informações: www.estudar.org.br.

  • Comentários
  • Revitalização do Colégio Industrial de Lages

  • 16-03-2017
  • Com 53 anos de história e 1,5 mil alunos nos ensinos regular e técnico, o Colégio Industrial de Lages passa neste momento por uma grande revitalização, o que deixará uma das maiores e mais tradicionais escolas públicas da Serra Catarinense cada vez mais nova e moderna.

    As obras chegam neste momento a 85%. Com investimentos de R$ 7,8 milhões do Governo do Estado, os trabalhos contemplam reforma geral do prédio, muro, cobertura térmica, ginásio de esportes, auditório, pátio de estacionamento, banheiros, salas de aula e oficinas dos cursos técnicos.

    Nesta quarta-feira, dia 15, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, João Alberto Duarte, esteve no local e ficou satisfeito com o andamento e a qualidade das obras.

    “É uma escola enorme e antiga, com mais de meio século de existência. Por isso as obras também são muito grandes. O governador Raimundo Colombo determinou a reforma completa por compreender e valorizar a importância histórica do Colégio Industrial como instituição formadora de milhares de profissionais na Serra Catarinense”.

  • Comentários
  • Abertura dos Jocol 2017 será no sábado

  • 16-03-2017
  • Os jogos Comunitários de Lages – Jocol 2017 têm abertura dia 18 de março, no Ginásio Jones Minosso, às 19 horas, com uma solenidade que compreende pronunciamentos dos organizadores, desfile de delegações e apresentações artísticas.

       A novidade, nesta abertura, ficará por conta do desfile das delegações das 100 equipes participantes dos Jocol, cada qual representada pelo presidente do clube e por cinco atletas uniformizados.

       As primeiras partidas dos Jocol, válidas pela 1ª Divisão do Futebol de Campo, serão disputadas nos dias 25 e 26 de março. Já o início dos jogos da Divisão Especial está previsto para 20 de maio. “Os Jocol iniciam com a 1ª Divisão, por uma questão de logística de campo e arbitragem”, explica um dos coordenadores do campeonato, Jean Oliveira.

       Das 100 equipes que disputarão os Jogos Comunitários, 64 delas estão na 1ª Divisão (junção das antigas Séries B e C), outras 20 fazem parte da Divisão Especial de Futebol de Campo (antiga Série A) e as demais 16 equipes estão divididas em várias outras modalidades esportivas.  Ao todo serão disputadas 23 modalidades esportivas, nos naipes masculino e feminino. Outra boa novidade será a volta dos Parajocol com jogos de futsal, bocha, tênis de mesa, xadrez e mais atletismo. O Parajocol estava desativado desde 2011.

       Os Jocol 2017 terão partidas de futebol nos seguintes locais: Campo Amador (no bairro Pisani), Campo do Nadir (na Penha), Campo do Vila Mariza, Campo da Cidade Alta, Campo do Habitação, Campo do Beira Raia e no campos dos bairros Santa Catarina e Santa Helena.

     

    Rústica soma pontos

       A Corrida Rústica dos Jocol 2017, realizada no dia 12 de março, num percurso de 5 quilômetros, teve nas três primeiras classificações, respectivamente, as equipes da Associação Desportiva Vila Comboni (total de 92 pontos), Ouro Verde Futebol Clube (60 pontos) e São Luis Honolulu (36 pontos). Outras 24 equipes pontuaram nesta Rústica e estes pontos somarão para a classificação geral dos Jocol (início em março e término em novembro deste ano).

       Participaram desta corrida 483 atletas, concorrendo em sete categorias masculinas e cinco femininas.

     

    Origem e Evolução dos Jocol

       A origem dos Jogos Comunitários de Lages se deu com a Copa Arizona, em 1976, sendo que no ano seguinte ganharia nova denominação: JIBS. Mais tarde, em 1983, seriam criados os Jogos Amadores de Lages (JAL). 

       O nome atual de Jocol passou a ser adotado em 1994, sendo disputados apenas nas modalidades de futebol de campo. Foi a partir de 2005 que novas modalidades foram introduzidas nos Jocol, entre as quais o basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa, tênis de campo e jogos de mesa.

       Para esta edição 2017, os Jocol têm uma estimativa de 6 mil participantes, envolvendo equipes e atletas de todos os 70 bairros de Lages.

     

    Texto: Iran Rosa de Moraes / Fotos: Divulgação

  • Comentários