Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Estradas municipais estão[...]

Boletim previsão do tempo para[...]

Servidores públicos municipais de SC em marcha contra retirada de direitos

  • 15-03-2017
  • Pelo segundo ano consecutivo a abertura do Congresso Catarinense de Municípios, realizado em Joinville pela Federação Catarinense e Associações Regionais de Municípios, foi marcada pela manifestação de centenas de servidores(as) públicos(as) municipais de todas as regiões do estado.

     

    Com organização da Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina (Fetram), as manifestações ocorridas na terça-feira (14) fizeram parte da 2ª Marcha dos(as) Trabalhadores(as) Municipais de SC.

     

    O ato de protesto dos(as) servidores(as) no serviço público municipal 
    denunciou a ofensiva contra os direitos dos(as) trabalhadores(as) em curso no Brasil, e particularmente em algumas cidades catarinenses. Empunhando faixas, cartazes, bandeiras e distribuindo uma Carta Aberta aos prefeitos, vices e gestores municipais, os(as) presentes entoaram o lema “contra arrocho fiscal e salarial, nós lutamos e dizemos: nenhum direito a menos”.

     

    Durante a marcha as várias manifestações de dirigentes sindicais foram unanimes em repudiar as Reformas da Previdência, Trabalhista e as tentativas de retiradas de direitos ocorridas em algumas cidades catarinenses, como Maravilha, Florianópolis, e mais recentemente, Jaraguá do Sul, que inclusive encontra-se em greve como forma de resistência.

     

    Em sua fala, o presidente da Fetram, Lizeu Mazzioni, evidenciou que “Estamos aqui para manifestar nossa posição contrária a reforma da previdência, a idade mínima dos 65 anos, os 49 anos de contribuição. Somos contra a reforma trabalhista que quer a terceirização em todas as áreas, o negociado contra o legislado e o fim da jornada máxima de 8 horas. Contrários ao congelamento dos investimentos públicos e as políticas recessivas do governo Temer. E que iremos resistir a todos os pacotes de ajuste fiscal e arrocho salarial que estão sendo propostos por algumas prefeituras”.

     

    Greve Geral

    A Fetram e seus sindicatos filiados estão engajados na mobilização da Greve Geral realizada em todo o país no dia 15 de março. Atos contra a Reforma da Previdência serão realizados em diversas cidades catarinenses com a paralisação dos servidores municipais.?

     

     

    Direção Fetram-CUT/SC

  • Comentários
  • Movimento Vem Pra Rua será dia 26

  • 15-03-2017
  • O Coordenador do Movimento Vem Pra Rua da região Serrana, Luís Aurélio Viapiana Paes, participou da reunião da diretoria da Acil, realizada nesta semana (13/03). Ele falou sobre o III Encontro Nacional de Líderes do VPR que ocorreu na cidade de São Paulo no último final de semana e convocou os empresários para participarem das manifestações programadas para o próximo dia 26 de março. 

    Segundo Luís Aurélio, o encontro Nacional de Líderes contou com palestrantes de alto nível que focaram, principalmente, em dois temas: o combate à corrupção e a renovação política. Ele falou que o movimento está cada vez mais estruturado e tendo o apoio de notáveis do mundo jurídico e empresarial.

     Na reunião da Acil, o coordenador deixou o convite para que os empresários continuem participando do movimento que combate, principalmente, a corrupção. O próximo dia de manifestações do Vem Pra Rua será no domingo do dia 26 de março. Em Lages a concentração será na Praça Joca Neves, das 9h até meio dia. 

  • Comentários
  • MORPHOS é tricampeã no futebol do SESI

  • 15-03-2017
  •  

    Na noite de terça feira (14) o complexo do SESI no bairro Gethal foi palco de mais uma decisão do futebol de verão dos industriários. Competição muito bem organizada pelo Miguel tendo como coordenadora a Patrícia.
    O jogo foi muito bem disputado e com muita técnica. A Morphos fez 2 a 0 no primeiro tempo com 2 gols de Fio. No 2º tempo a Klabin A, perdeu 3 chances claras e como quem não faz toma, Adriano Dutra de pênalti e Paleta fecharam a goleada de 4 a 0. 
    Muito boa a arbitragem de Maikon Carneiro com Sandro Plauda e Daiane Madeira, mesária foi a Rosinha. Foram dois artilheiros com 6 gols: Paleta da Morphos e Felipe da Klabin A. A Morphos é tricampeã do futebol sesiano.

  • Comentários
  • Festa Nacional do Pinhão 2017 é uma edição especial

  • 14-03-2017
  • Daqui a pouco mais de dois meses Lages vai virar festa. Neste ano tem muitas novidades e a 29ª já é uma edição especial. Site e redes sociais estão completamente remodelados e a programação traz os melhores shows do país. A saída de ônibus de diversas partes do estado e do Rio Grande do Sul como transporte oficial é mais uma inovação para colocar a Festa do Pinhão no topo das maiores de Santa Catarina. 

    No planejamento da Gaby Produtora, organizadora do evento, a meta é a oferecer uma festa melhor a cada ano. E esse caminho passa por algumas mudanças e melhorias. Com uma nova cara na página oficial do Facebook, a rede alcançou mais de 120 mil seguidores e atingiu cerca de três milhões de pessoas. 

    No novo site  www.festadopinhao.com, que está totalmente remodelado com design moderno e mais informativo, o usuário pode tirar suas dúvidas sobre horários, transporte, onde hospedar-se, comprar ingressos, conhecer toda a programação e informações sobre desconto de ingressos para estudantes e outros beneficiados. 

    As atrações nacionais foram escolhidas sob medida para todos os públicos. A Gaby e a GDO trabalharam juntas por seis meses na composição do maior casting de artistas jamais visto na Festa Nacional do Pinhão. Em breve, a lista de artistas estará completa com a contratação de atrações locais e da região. 

     

    Valorização do artista local

    O diretor da Gaby, Beto Ody, diz que a administração municipal tem apoiado e contribuído com sugestões importantes. Uma das solicitações do prefeito Antonio Ceron é que haja mais participação dos lageanos na festa. “Ele propôs que fizéssemos alguns dias com ingressos mais populares e pediu maior apoio para artistas da região. A indicação da Fundação Cultural de um staff  com experiência na Festa do Pinhão fará nosso trabalho mais eficiente e mais qualificado”.   

    O próximo passo, para completar a programação e com o auxílio da FCL, será a contratação dos artistas locais e regionais. A Sapecada da Canção e da Serra Catarinense, outra grande atração da Festa, continuam sob a regência Fundação de Cultural, assim como o Recanto do Pinhão, no centro de Lages. 

     

    Transporte Oficial da Festa do Pinhão

    A Gaby firmou parceria com as empresas Unesul e Ouro e Prata para fazer o Transporte Oficial da Festa do Pinhão.  O usuário vai comprar seu ingresso e no mesmo site ou ponto de venda poderá adquirir a passagem subsidiada de ida e volta em ônibus moderno e confortável com WI-FI, ar condicionado e toalete a bordo. 

    O transporte sairá das maiores cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com passagem por inúmeras cidades intermediárias. O veículo chegará e sairá do Parque Conta Dinheiro. No local será criado um receptivo especial.  

    “Com o Transportador Oficial vamos dar oportunidade para que todos os catarinenses e gaúchos visitem a Festa Nacional do Pinhão com segurança e conforto”, avalia Beto.   

     

    Texto: Catarinas Comunicação / Fotos: Nilton Wolff 

  • Comentários
  • Transferida audiência pública referente ao Marco Regulatório da Sociedade Civil

  • 14-03-2017
  • Foi transferida a audiência pública, marcada para a próxima quarta-feira (15), referente ao Marco Regulatório da Sociedade Civil e a regulamentação da Lei 13.019/14. O cancelamento dos debates é devido à incompatibilidade de agendas de sindicalistas, vereadores e responsáveis pelo Poder Executivo.  A proposição é do vereador José Amarildo Farias (PT) e nova data deverá ser agendada para que a comunidade e as entidades participem e possam debater as novas regras que determina a lei. 

    No fim da tarde desta terça-feira (14), o prefeito Antonio Ceron baixou os decretos 16.721/2014 e 16.724/2017, onde o primeiro deles dispõe, entre outros artigos, sobre as normas gerais para as parcerias entre a administração pública municipal e as organizações da sociedade civil. O segundo decreto institui uma Comissão Especial para acompanhar a orientação e implementação no âmbito municipal do marco regulatório, composta por representantes da Progem e das áreas de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Esporte do município. 

     O vereador irá acompanhar o trabalho da comissão formada e convocará uma nova audiência. “Entendemos que essa transferência é necessária para que a Comissão Especial tenha tempo para dar os devidos encaminhamentos aos assuntos relacionados ao Marco e apontem soluções para as entidades. Precisamos debater a lei para que as entidades encontrem uma maneira de se adequarem e possam participar do chamamento público sem prejuízos,” disse Amarildo.

  • Comentários
  • Realeza da Festa Nacional das Hortaliças faz convite para o evento

  • 14-03-2017
  • A realeza da 13ª Festa Nacional das Hortaliças (Fenahort), de Urubici, esteve na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira à tarde, para divulgar o evento, que será realizado entre 23 e 26 deste mês, sendo que a abertura oficial vai ser no dia 24. O município tem o título de Terra das Hortaliças por ser o maior produtor catarinense nesta área, com produção anual de 74 mil toneladas em mais de 20 variedades.

    A comitiva foi recebida pelo deputado serrano Gabriel Ribeiro (PSD), que pousou para foto com a rainha Ana Paula Nunes, as princesas Bárbara Kaiser e Sheila Gabriel. Depois, no plenário, o parlamentar salientou o impulso que o turismo está dando à economia do município e citou algumas as cascatas Avencal e a Véu de Noiva, além dos pontos mais conhecidos, a Pedra Furada e o Morro da Igreja, como pontos de atração turística.

    A Fenahort era um evento anual até 2014, quando foi interrompida. Retomada neste ano, vai receber os convidados com shows, debates, palestras e troca de ideias. Estão programados o Encontro dos Prefeitos da Amures e também o Encontro de Turismo Instância de Governança Serra Catarinense.

    No programa há apresentações regionais todos os dias e dois shows nacionais: Thaeme e Thiago na sexta-feira, dia 24; e Marcos e Belutti no sábado, dia 25.

  • Comentários
  • Prefeito Ceron assina decreto que regulamenta lei de parcerias do Marco Regulatório em Lages

  • 14-03-2017
  • Na tarde desta terça-feira (14), o prefeito Antonio Ceron assinou o Decreto n°16.721, que estabelece no âmbito municipal, a Lei Federal n°13.019, de 31 de julho de 2014, sobre o regime jurídico das parcerias entre a administração pública do município de Lages e as organizações da sociedade civil para a execução de atividades e projetos de interesse público.

    Na prática, o decreto estabelece as regras e procedimentos a serem aplicados em Lages sobre o chamado Marco Regulatório, de modo a atender o que determina a legislação federal.

    “Esse foi um dos nossos grandes desafios nesse início de gestão, pois embora houvesse um prazo legal para implantação do Marco Regulatório, tivemos que construir do zero e em pouquíssimo tempo uma solução jurídica para estabelecer novos convênios com as entidades”, destaca Ceron. Ele aponta, entretanto, que a grande vantagem da lei é dar maior transparência às ações do poder público e das entidades em benefício da sociedade.

     

    Dos procedimentos para o chamamento público

    Com o decreto, as parcerias entre o município e as organizações da sociedade civil serão realizadas através de chamamento público. Os editais deverão ser publicados com antecedência mínima de 30 dias. Além do município abrir chamadas para determinadas áreas, as entidades também poderão fazer sugestões. É que o decreto também prevê a manifestação de interesse social, pelo qual, as entidades poderão apresentar propostas de parcerias, entretanto, sem a obrigatoriedade de execução por parte do município.

     

     

    Foto: Greik Pacheco

  • Comentários
  • Prefeitos da Amures presentes no Congresso Catarinense de Municípios

  • 14-03-2017
  • O presidente da Amures prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier participou nesta terça-feira (14) em Joinville, do XV Congresso Catarinense de Municípios, evento que se estende até quinta-feira (16). Também acompanharam a abertura durante a manhã, a prefeita de Palmeira Fernanda Córdova, Painel Flávio Neto da Silva, Ponte Alta Luiz Paulo Farias, Rio Rufino Thiago Costa e o vice-prefeito de Lages, Juliano Polese.

    O Congresso Catarinense de Municípios é o maior evento municipalista do Estado com espaços para capacitação e qualificação dos gestores, palestras, trocas de informações e rodadas de negócios com empresas fornecedoras de produtos e prestadores de serviços.

    A secretária executiva da Amures Iraci de Souza, o diretor executivo do Consórcio Serra Catarinense – Cisama Selênio Sartori e a diretora do Consórcio de Saúde Nalú Júlio acompanham o evento que terá várias tratativas referentes aos consórcios públicos. Como a implantação do Sistema de Controle Interno nos Consórcios, que terá como palestrante Moisés Hoegenn, diretor de Controle dos Municípios do Tribunal de Contas do Estado.

    O Congresso de Municípios acontece na Expoville e o destaque este ano são as oficinas direcionadas à inúmeras áreas das prefeituras e das políticas públicas. Como em administração e finanças, educação, contratos, licitações, obras públicas, contabilidade e controle interno.



    Oneris Lopes 

  • Comentários