Portal Expressiva

NAS BANCAS EDIÇÃO DE DEZEMBRO


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Luto na imprensa de Lages

Previsão do tempo para Santa[...]

Jocol: Fundação de Esportes dá início às inscrições

  • 13-02-2017
  • O novo formato dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol) já teve a adesão dos primeiros inscritos, na modalidade de futebol. As inscrições começaram na manhã desta segunda-feira (13), junto ao ginásio Jones Minosso. Conforme já divulgado, o futebol foi organizado com a criação de duas categorias: a Especial e a 1ª Divisão. Em cada uma delas, 20 equipes têm vagas garantidas. No ano passado, eram classificadas a partir das divisões “A” e “B”. A proposta deste ano limitou um pouco a participação das equipes da antiga Série C. Nesse caso, como em todos os anos, as agremiações conquistavam as vagas pela ordem de chegada. E, neste ano, o mesmo critério foi mantido. Mais 44 equipes vão se somar às 40 com vagas garantidas pela norma de classificação.

       Numa primeira proposição, segundo informou o superintendente Nilson Cruz, da Fundação Municipal de Esportes, as inscrições deveriam iniciar às 13 horas, desta segunda-feira. No entanto, atendeu ao pedido de vários dirigentes para que começasse às 8 horas. Porém, iniciou uma hora antes; às 7 horas. Em pouco mais de duas horas, 48 equipes estavam devidamente inscritas, sendo que as primeiras 44 garantem as vagas. Já as inscrições excedentes vão aguardar na lista de espera, e ingressam na competição caso aconteça alguma desistência. “Não houve nenhuma falha de organização quanto às inscrições. Por outro lado, o novo modelo foi feito exatamente para melhorar, inclusive, com o aval do nosso prefeito Antonio Ceron”, esclareceu Nilson.

       O dirigente da Fundação reforçou ainda que o novo critério de inscrições de jogadores inviabiliza a participação de atletas de fora de Lages. Além disso, lembrou de que, para este ano, o calendário esportivo terá também os Jogos Escolares de Lages e a retomada do Parajocol, visando a inclusão de atletas com necessidades especiais; o Jocolzinho, e a volta do Futebol Feminino. As inscrições estarão abertas no período de 13 a 24 de fevereiro de 2017.

       Para a Rústica, as inscrições ocorrem entre 13 de fevereiro e 8 de março, e a largada dia 12 de março, às 10 horas. “Assim que terminar os Jocol 2017, vamos realizar pela primeira vez um Seminário de avaliação, e ouvir sugestões e opiniões dos presidentes de clubes visando melhorar ainda mais a edição do ano que vem”, concluiu Nilson Cruz.

    (Texto: Paulo Chagas – Foto: Divulgação – ASCOM PML)

  • Comentários
  • Evento beneficente superou as expectativas dos organizadores

  • 13-02-2017
  • O número de pessoas e veículos participantes foi além do que esperavam os organizadores do Encontro de Carros Rebaixados, realizado neste sábado, no Lages Garden Shopping. Mais de 150 veículos estiveram em exposição no estacionamento e um público superior a 300 pessoas visitou o espaço. Todo recurso e donativos arrecadados irão beneficiar cerca de 130 crianças e adolescentes frequentadores da Associação Lageana de Assistência ao Menor (Alam).

    A presidente da entidade, Eronilda Catarina Wruvius, destaca que o sucesso do evento se deu graças a todos os envolvidos, voluntários e parceiros. “Atingimos todos os nossos objetivos, que era o de mostrar que esse é hobbie super saudável e atrair o público para ação social em benefício da Alam”.

    Houve participantes que vieram do Rio Grande do Sul só para o evento. “Viajei mais de 220 quilômetros só para prestigiar o encontro”, conta o empresário Paulo Henrique Pimentel, de Caxias do Sul.

    Os lageanos foram a maioria. Bruno Lima desde sempre gostou de rebaixados. Há três anos ele prepara o celta 2001. Já participou de vários eventos do gênero e coleciona troféus. “O que importa é desmitificar a prática. Somos trabalhadores que amamos tudo isso. Aqui a gente faz amizades e traz a família para momentos de lazer”. Durante essa semana dois veículos ficam em exposição no mall do shopping.

     

    Sobre a Alam

    A entidade atende crianças e adolescentes do Popular e bairros vizinhos com idades entre 6 e 18 anos. As atividades são oferecidas de forma complementar ao ensino regular e ocorrem no contraturno das aulas. Além das ações lúdicas envolvendo temas sociais e da atualidade, os participantes têm à disposição atendimento psicológico, odontológico e de assistência social. Um dos maiores e mais conhecidos projetos da Alam é o de música, com a formação de coral e orquestra infantil e juvenil.

     

     Texto e fotos: Catarinas Comunicação 

  • Comentários
  • 29ª Festa do Pinhão: Primeira atração nacional será lançada nesta terça-feira

  • 13-02-2017
  • A curiosidade em saber quem serão os artistas que se apresentarão em uma das maiores e mais tradicionais festas de Santa Catarina vai acabar mais cedo. Nesta terça-feira (14), será lançada a primeira atração nacional da 29ª Festa do Pinhão, que ocorre entre os dias 9 e 18 de junho, no parque Conta Dinheiro, em Lages. A novidade é a divulgação por meio da página oficial do evento no Facebook.

    A ideia é tornar ainda mais dinâmica, próxima e interativa a relação entre o público e a Festa. Por conta disso, a Gaby resolveu introduzir essa inovação na comunicação das atrações.  “A partir desse ano, as atrações serão lançadas pelas redes sociais a qualquer momento até o início das vendas de ingressos no começo de março”, destaca o diretor da Gaby, Beto Ody.

    Está no ar uma promoção dará a oportunidade de assistir ao show do backstage. Para isso, basta dar o palpite no comentário da postagem. Um sortudo entre os acertadores poderá conhecer bem de pertinho o artista que mais ama. “A dinâmica mudará a cada lançamento. Isso aumenta a expectativa e deixa a campanha mais divertida”.

    Para acompanhar a divulgação do casting de artistas basta acessar a página Festa do Pinhão Oficial no Facebook.

     

    Texto: Catarinas Comunicação

    Fotos: Nilton Wolff e Fom Conradi

  • Comentários
  • Educação de jovens e adultos transforma a vida de industriários na Serra Catarinense

  • 13-02-2017
  • Passar pelo mural do local de trabalho é algo comum. Mas para algumas pessoas, conseguir ler e interpretar uma lista com nomes e datas de aniversário expostas no quadro é uma grande conquista. Experiências como esta são vivenciadas frequentemente por alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi) na região de Lages.
     
    Oferecido desde 1999 para os trabalhadores da indústria, dependentes e comunidade, a EJA vem numa crescente a cada ano no número de ingressos. Só em 2016 foram 214 concluintes, um número bem expressivo para a entidade.
     
    Um dos diferenciais do programa no Sesi é a possibilidade de estudar à distância. Os encontros presenciais ocorrem duas vezes na semana, numa carga horária de quatro horas.
    “Isso facilita muito para quem trabalha porque o aluno pode adequar os horários de estudo em casa conforme suas necessidades”, destaca a diretora do Sesi em Lages, Silvia de Pieri Oliveira. 
     
    Além disso, o estudante consegue se programar para ter mais momentos de lazer com a família e amigos, já que existe essa condição de adequar horários.
     
    Na região, o Sesi tem sete espaços para as aulas presenciais, sendo três em Lages, uma em Campo Belo do Sul, outra em Correia Pinto e duas na cidade de Otacílio Costa. Atualmente, estão em andamento 14 turmas com estudantes dos ensinos fundamental e médio.
     
    Um desses grupos se reúne no período da manhã. A turma foi criada para atender a demanda daqueles que trabalham no turno da noite e madrugada.
     
    Estrutura moderna e informatizada
     
    A estrutura física do Sesi passou por uma reforma para oferecer aos estudantes espaços bonitos e confortáveis. Além estar num prédio impecável, os alunos da EJA têm à disposição equipamentos que possibilitam estudar e compreender na prática os ensinamentos teóricos.
     
    As peças de lego são usadas em todas as disciplinas. O laboratório didático móvel é um reforço e torna as aulas de química, física e biologia mais interessantes. E as carteiras informatizadas estão disponíveis para os alunos em qualquer horário do dia ou noite.
     
    “Para quem não tem computador ou internet em casa, essa é a salvação”, destaca Adriano Silva, de 38 anos, trabalhador na área da construção civil e distante dos bancos escolares há mais de 15 anos.
     
    Voltar aos estudos melhora a saúde e a qualidade de vida
     
    Assim como Adriano, que foi incentivado pela família e amigos a retomar os estudos, Rosane Rigon de Oliveira voltou a estudar há três anos. O grande motivador foi o marido Audi Antonio Almeida. Ele cursou ensino fundamental e médio por meio da EJA dentro da empresa em que trabalha há mais de duas décadas.
     
    Com o retorno aos estudos, Rosane venceu a depressão e hoje é a mais tagarela da sala. “Depois de concluir o ensino médio, quero cursar uma faculdade. Ainda não decidi qual, mas tem que ser uma que precise falar bastante”, brinca.
     
    Outra grande conquista é poder ajudar o filho nas tarefas escolares. “Me sentia muito mal quando não tinha condições de auxiliar meu filho em coisas simples da escola, como procurar uma palavra no dicionário”.

     

     Campanha de mobilização
     
    Para os dependentes e trabalhadores da indústria, o ensino é ofertado gratuitamente. O Sesi faz campanhas nas empresas para atrair esse público e melhorar os índices de escolaridade na região.
     
    As aulas da EJA podem ser iniciadas em qualquer período do ano e as inscrições são feitas diretamente na unidade do Sesi, em Lages. 

     

     

    Texto e fotos: Catarinas Comunicação 

  • Comentários
  • Inter volta a vencer

  • 12-02-2017
  • O Inter fez o dever de casa na tarde deste domingo, no Tio Vida, e venceu o lanterna do Catarinense, o Tubarão, por 2 a 1. Os gols foram marcados por Victor e Parrudo, para os donos da casa, enquanto que Ricardo Conceição fez o primeiro gol do Peixe no Catarinense. Com a vitória, o Inter de Lages dá um salto na tabela e deixa a vice-lanterna para escalar quatro posições para chegar aos sete pontos ganhos.

    O Inter teve domínio em boa parte do jogo e, logo no começo, aos seis minutos, abriu o placar com Victor, de cabeça. O Tubarão procurou reagir e, no segundo tempo, igualou e marcou o primeiro gol no Catarinense com Ricardo Conceição, ao aproveitar sobra dentro da área, aos nove minutos. Contudo, o Inter de Lages não deu nem motivos para o rival comemorar: aos 10 minutos, Parrudo deu a vantagem novamente para o Leão Baio.

    A situação do Tubarão ficou mais complicada com a expulsão de Valdo Bacabal (ex-Inter), aos 14 minutos. Daniel Costa até chegou a acertar a trave de Neto Volpi, porém, a vitória foi mesmo dos donos da casa.

    Agora na sequencia do campeonato, na sexta rodada, o Inter encara o Metropolitano, no Sesi, em Blumenau, no domingo, às 17h. Já o Tubarão, no Domingos Gonzalez, recebe o Joinville, no sábado, às 19h30.

     

     

    Fotos: Nilton Wolff

  • Comentários
  • Previsão do Tempo

  • 12-02-2017
  • Segunda-feira (13/02): Tempo: as nuvens permanecem em SC, com condições de chuva em todas as regiões, mais intensa na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Temperatura: elevada com sensação de ar abafado. Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral. Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) em médios e altos níveis influenciando SC, associado formação de uma frente fria no Sul do Brasil.

    Terça-feira a quinta-feira (14 a 16/02): Tempo: variação de nuvens com aberturas de sol em SC e pancadas de chuva, especialmente entre a tarde e noite, sobretudo do Planalto ao Litoral. Temperatura: alta. Vento: nordeste, fraco a moderado.

     

    TENDÊNCIA de 17 a 27/02 de 2017

     

    O período segue com temperatura alta e pancadas de chuva em SC, preferencialmente entre a tarde e noite, típicas de verão.


    Gilsânia Cruz – Meteorologista

  • Comentários
  • Defesa Civil divulga trabalhos e cadastra voluntários

  • 10-02-2017
  • “Defesa Civil em Ação no Garden” tem o objetivo de orientar a população para prevenção de desastres como deslizamentos e inundações, dicas de verão, serviços, além de realizar o cadastramento de voluntários. O evento foi aberto oficialmente na tarde desta sexta-feira (10) e contou com a presença do vice-prefeito Juliano Polese.

    Na oportunidade, Juliano destacou que o trabalho desenvolvido pela equipe da Defesa Civil é muito importante para toda a população. “Os carros, barcos, motosserras, gerador, barracas, entre outros equipamentos estão sendo expostos para divulgar ainda mais a importância deste órgão”, comentou o vice-prefeito.

    Cartilhas informativas e educativas também estão sendo distribuídas à comunidade. “Estamos mostrando as áreas de risco da cidade que infelizmente são afetadas com enxurradas, enchentes e deslizamentos. Informamos também quando e em que situações as pessoas podem estar acionando a Defesa Civil”, explicou o coordenador de Defesa Civil, Jean Felipe Silva de Souza.

    O evento no Lages Garden Shopping se estende até o domingo (12) das 13h às 19h. Os telefones de contato da Defesa Civil são: 98406 4037 (plantão), 199 (das 13h às 19h) ou o comercial 3222 9661.

     

    Cadastramento de voluntários

     

    Neste mesmo evento a equipe da Defesa Civil do município está realizando o cadastramento de voluntários para atuarem nos serviços de proteção e prevenção. O primeiro a se inscrever foi o vice-prefeito Juliano Polese. Nas regras o único requisito a ser cumprido é ser maior de 18 anos.

    Após o período de cadastramento todos os voluntários passarão por um processo de capacitação. “Uma das metas é de instituir nos bairros de Lages núcleos de apoio ao trabalho, onde em casos de sinistros, as pessoas responsáveis saberão como realizar os procedimentos de acordo com as normas da Defesa Civil”, disse o coordenador Jean Felipe.

          

    Parcerias no trabalho de prevenção

     

    O evento “Defesa Civil em Ação no Garden” conta também com a parceria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/CAV), através da Projeta Ambiental Junior – Projetos e Estudos Ambientais. Formada por acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, a empresa presta serviços na área ambiental e tem um convênio com a Defesa Civil Municipal com a rede de monitoramento hidrometeorológico e pluviográfico. “Com os equipamentos fazemos a medição da quantidade de chuvas em milímetros de forma instantânea. Estes dados são recolhidos a cada 15 dias para o desenvolvimento de projetos na área”, ressaltou o estudante Lucas de Bona Sartor.  

     

    Fotos: Ari Junior

  • Comentários
  • Tio Ligas eleito por aclamação presidente da Amures

  • 10-02-2017
  • O prefeito reeleito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, o “Tio Ligas”, foi eleito por aclamação na tarde desta sexta-feira (10), presidente da Amures. Como 1° vice-presidente, ficou o prefeito de Urubici Antônio Zili, que também colocou o nome à disposição para comandar a associação de municípios, mas acabou cedendo.

    A assembleia de prefeitos no auditório da Amures iniciou às 14 horas com encaminhamentos na área do Consórcio de Saúde e do Consórcio Serra Catarinense – Cisama. No meio da tarde os prefeitos ficaram a portas fechadas no auditório para discutir as duas candidaturas inicialmente postas.

    Depois de meia hora de argumentações os prefeitos fecharam consenso e compuseram a diretoria. A prefeita de Palmeira Fernanda de Souza Cordova foi escolhida para 2º vice-Presidente. “Em meu primeiro mandato nunca pensei em ser presidente da Amures, mas agora me sinto maduro e seguro para colaborar ainda mais com a Serra Catarinense”, declarou Tio Ligas.

    Ele pretende fazer um trabalho alinhado com as ações da Federação Catarinense de Municípios – Fecam e a Confederação Nacional de Municípios – CNM. “A prioridade é ajudar os municípios a incrementar as receitas próprias. O sufoco financeiro é geral dos gestores. Ao mesmo tempo pretendemos ajudar os municípios a serem mais eficientes nos gastos, que é fazer mais com menos”, reiterou.

    Tio Ligas disse inclusive, que os prefeitos terão de ter coragem para “cortar na própria carne” se for necessário para adequar as receitas às despesas. E adiantou que as capacitações serão importantes para qualificar o corpo técnico das prefeituras.

    Em seguida a eleição foi dado posse à nova diretoria com manifestação do prefeito de Rio Rufino Thiago Costa, que deixou o cargo de presidente e agradeceu o apoio dos prefeitos no curto espaço de tempo à frente da Amures. “Foi pouco mais de um mês com uma grande experiência e agradeço aos colaboradores da associação, cujo corpo técnico é altamente qualificado para atender aos municípios”, finalizou Thiago Costa.

     

    Diretoria Executiva

     

    Presidente: Luiz Carlos Xavier / Prefeito de Otacílio Costa

    1° Vice-Presidente: Antônio Zilli / Prefeito de Urubici

    2º Vice-Presidente: Fernanda de Souza Cordova / Prefeita de Palmeira

     

    Conselho Fiscal: 

    Ademilson Conrado / Prefeito de Cerro Negro

    Arno Tadeu Marian / Prefeito de São José do Cerrito,

    Luiz Paulo Farias / 

     

    Suplentes

    Vilmar José Neckel / Prefeito de Bom Retiro

    José Tadeu Martins de Oliveira / Prefeito de Campo Belo do Sul

    Evandro Frigo Pereira / Prefeito de Urupema


    Oneris Lopes 

  • Comentários