Portal Expressiva

NAS BANCAS A EDIÇÃO DE FEVEREIRO


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Nova Delegacia Regional de[...]

Previsão do Tempo - Climaterra

Colombo inaugura reforma do Colégio Industrial

  • 14-02-2018
  • O governador Raimundo Colombo inaugura nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, a reforma da Escola de Educação Básica Industrial, de Lages, também conhecido como Colégio Industrial. A solenidade está marcada para as 8h30min no auditório e também contará com as presenças do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, João Alberto Duarte, e do secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps.

    Essa é a primeira reforma geral da instituição em mais de 50 anos de existência e foi realizada em etapas para não prejudicar o andamento do calendário letivo. “O Industrial é uma das maiores e mais tradicionais escolas da Serra Catarinense e sua reforma valoriza a educação. O governador Raimundo Colombo determinou a reforma completa por compreender e valorizar a importância do Colégio Industrial como formador de milhares de profissionais na Serra Catarinense", destacou o secretário regional João Alberto Duarte.

    O Governo do Estado investiu R$ 7,8 milhões na revitalização do Colégio Industrial, que contou com obras nos 10 mil metros quadrados de área construída. As 28 salas de aula foram reformadas, assim como banheiros, laboratórios, setores administrativos e alas dos cursos técnicos.   A cobertura da instituição foi substituída e lajotas antiderrapantes foram implantadas em 100% do piso.  As redes elétrica e hidrossanitária também foram trocadas.

    As obras ainda contemplaram a implantação de sistema de acessibilidade para deficientes físicos. O ginásio de esportes também foi totalmente reformado, ganhando uma nova quadra. No ano em que completa 54 anos de história, o Colégio Industrial atende 1,6 mil alunos nos ensinos regular e técnico (CEDUP).

  • Comentários
  • CIEE/SC recebe medalha do mérito Anita Garibaldi

  • 14-02-2018
  • O Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina – CIEE/SC recebeu nesta quarta-feira (7) a medalha do mérito Anita Garibaldi, pelo excelente serviço prestado aos catarinenses. Entregue pelo governador Raimundo Colombo ao presidente do CIEE/SC, Mércio Felsky, a solenidade aconteceu no gabinete do governador, no Centro Administrativo. 

    Além da medalha, foi entregue o diploma alusivo à outorga e a réplica da fachada da casa onde viveu Anita Garibaldi, em Laguna, no Sul do Estado. Considerada a maior honraria concedida pelo estado, o presidente Mércio Felsky agradeceu em nome da Instituição e reafirmou a emoção e a honra de receber o mérito Anita Garibaldi. 

    “Com mais de 50 anos de atuação no país e 33 anos no estado, o CIEE/SC iniciou as atividades com o comando do nosso superintendente, Aníbal Dib Mussi, que começou esse maravilhoso trabalho de valorização do jovem para integrá-lo ao mundo do trabalho por meio do estágio. Em todos esses anos, mais de 500 mil jovens passaram pelos Programas do CIEE/SC. Este número revela o quanto nós pudemos propiciar a inclusão social desses jovens”, reforçou o presidente do CIEE/SC. 

    Segundo Raimundo Colombo, o trabalho que o CIEE realiza se renova todos os dias e faz com que muitas pessoas tenham suas vidas transformadas. 

    “E é o que nós estamos fazendo aqui: é reconhecer este trabalho. Estamos em um país onde as boas notícias, as boas causas e os bons trabalhos não são notícia, não são estimulados a serem referência, não são reconhecidos. Infelizmente a instituição para sair no jornal tem que cometer algum erro, ou alguém fazer alguma denúncia, aí certamente será capa de jornal e matéria principal de algum noticiário. Se vocês continuarem fazendo tudo tão bem feito e certo, ajudando e dando voz a tantas pessoas, não virá daí o reconhecimento”, destacou o governador Raimundo Colombo. 

    Na oportunidade, o aprendiz Kleyton Karlos da Silva, de 18 anos, abrilhantou a tarde com seu depoimento sobre a experiência ao conhecer a entidade. “O Programa CIEE Aprendiz é muito importante para nós jovens estudantes, pois é uma forma de agarrar a oportunidade como início de uma carreira”, afirmou. 

    Kleyton conheceu o CIEE pelo Programa de Iniciação ao Trabalho, fez o curso durante o mês e recebeu o certificado. “Me formei no PIT e em seguida me ligaram para uma entrevista. Passei e comecei a trabalhar. Fiquei quatro meses, mas tive que pedir desligamento quando meu pai faleceu, precisei viajar para Alagoas. Seis meses depois eu voltei para Florianópolis e procurei o CIEE e consegui um estágio, ao acabar meu contrato entrei em contato com o CIEE novamente e agora sou jovem aprendiz. Desde que eu conheci o CIEE a minha vida mudou”, ressaltou o aprendiz. 

    Prestigiaram o evento o conselho de administração da entidade, representado pelos conselheiros, presidente e vice-presidentes, superintendente institucional, os gerentes e colaboradores.

    Anibal Dib Mussi - Superintendente Institucional

  • Comentários
  • Previsão do Tempo - Climaterra

  • 14-02-2018
  • QUINTA-FEIRA; forte ar polar sobre SC. Alterna céu claro a sol e nuvens a intervalos de muitas nuvens a nublado em vários pontos de SC. Pouca chance de chuva/garoa, de tarde, caso ocorra e bem isolada, no norte de SC e áreas da serra do mar. Temperatura muito baixa para época do ano ao amanhecer e fim da noite. Mínimas; 8/13°C na maior parte do Estado, entre 9/15°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 1/4°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales com geada isolada.  Máximas entre 21/27°C na maior parte de SC, 19/22°C no topo da serra/+ de 1300 m, entre 30/33°C em pontos isolados do extremo oeste.  Nas praias entre 23/26°C. Muitas lavouras de arroz no litoral sul e médio alto vale do Itajaí poderão ter mínimas entre 8/12°C (as que tiverem em florescimento ou enchimento de grão, podem ter prejuízos grandes a totais). Vento bem variável, mais de leste/sudeste a sudeste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais 20/40 Km, períodos de fraco a calmo. Picos perto ou acima dos 1,0 m nas praias de mar grosso, acima ou em torno dos 2,5/3,0 m no alto mar. Vento bem variável, mais de sudeste/leste a leste/nordeste com rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; boa. 

    SEXTA-FEIRA; forte ar polar sobre SC. Alterna céu claro a sol e nuvens a intervalos de muitas nuvens a nublado em vários pontos de SC. Pouca chance de chuva/garoa, de tarde, caso ocorra e bem isolada, no norte de SC  e mais na região da serra do mar. Temperatura muito baixa para época do ano ao amanhecer e fim da noite. Mínimas; 8/13°C na maior parte do Estado, entre 9/15°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 0/3°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales com geada isolada.  Máximas entre 23/29°C na maior parte de SC, 20/23°C no topo da serra/+ de 1300 m, entre 31/34°C em pontos isolados do extremo oeste.  Nas praias entre 24/27°C. Muitas lavouras de arroz no litoral sul e médio alto vale do Itajaí poderão ter mínimas entre 8/12°C (as que tiverem em florescimento ou enchimento de grão, podem ter prejuízos grandes a totais). Vento bem variável, mais de oeste/noroeste a sudeste/nordeste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais 20/40 Km, períodos de fraco a calmo. Picos perto ou acima dos 1,0 m nas praias de mar grosso, acima ou em torno dos 2,5/3,0 m no alto mar. Vento bem variável, mais de nordeste/noroeste a sudoeste/nordeste com rajadas ocasionais acima dos 15/35 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; boa.

  • Comentários
  • Inscrições para o Jocol iniciam no dia 19 de fevereiro

  • 14-02-2018
  • A partir do dia 19 de fevereiro às 8h, na Fundação Municipal de Esportes (FME), no Ginásio Municipal Jones Minosso, estarão abertas as inscrições das equipes que disputarão os Jogos Comunitários de Lages (Jocol) 2018. Elas seguem até o dia 23 deste mês.

    A Corrida Rústica, primeira modalidade dos Jogos, acontecerá no dia 17 de março, com largada programada para as 10h, no Minosso. A cerimônia de abertura será realizada no dia 24 de março às 18h30min, no mesmo ginásio. Logo após a cerimônia haverá a estreia da equipe de futsal de Lages no Campeonato Estadual (Lages Futsal X A. D. Curitibanos). Os Jogos Comunitários contarão com 25 modalidades. Informações adicionais podem ser consultadas nas dependências da FME ou por telefone: 3229-3030.

  • Comentários
  • Centro Regional da Defesa Civil de Lages apoia 18 municípios da Serra Catarinense

  • 14-02-2018
  • O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina, inaugurou nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) Regional de Lages. Instalado no campus do CAV-Udesc, a estrutura recebeu investimento de R$ 853.084,57 do Governo do Estado, com recursos da Secretaria de Estado de Defesa Civil e do Pacto Por SC.

    A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte, e de autoridades dos 18 municípios da Serra Catarinense, que passam a contar com esse importante espaço de apoio para gerenciamento de crises, riscos e desastres.

     O Cigerd Regional de Lages tem 160 metros quadrados e foi construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura autossuficiente, capaz de permanecer operacional mesmo diante de eventuais cortes de fornecimento de energia elétrica. O espaço conta com equipamentos modernos de monitoramento, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. A estrutura foi construída mediante parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que cedeu o terreno.

    O secretário de Estado de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, destacou que a nova estrutura não foi criada apenas gerenciar riscos ou desastres climáticos. “Santa Catarina é área livre da febre aftosa sem vacinação, mas se ocorrer algum problema, esse espaço está pronto para que possamos adotar o protocolo de risco biológico animal. O Cigerd foi criado para gerenciar qualquer risco e o nosso objetivo, com ele, é fazer com que uma crise não se torne um desastre”, salientou.   

    O secretário executivo da Agência Regional de Desenvolvimento, João Alberto Duarte, parabenizou o trabalho da Defesa Civil e destacou o foco do Governo do Estado em ações preventivas para proteger o cidadão, principalmente das intempéries climáticas registradas na região. “O governador Raimundo Colombo não tem medido esforços para proteger o cidadão e a Defesa Civil tem sido um exemplo disso, com adoção de novas tecnologias, com informações via SMS que tem feito a diferença quando o assunto é chuva, temporal e outros problemas climáticos”.

    O coordenador regional de Defesa Civil, Luiz Falcão Maganin, ressaltou a possibilidade de potencializar a troca de experiências entre os órgãos envolvidos na Defesa Civil. "A ideia do Centro Regional é justamente integrar esses órgãos e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios".

    O Cigerd Regional de Lages atende os 18 municípios da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures): Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici, e Urupema.

  • Comentários
  • Canteiros de flores são replantados por conta da intensa estiagem

  • 09-02-2018
  • A forte estiagem de verão avariou os canteiros de flores em praças, avenidas e logradouros públicos, provocando o aumento da demanda no serviço de replantio e repovoamento das espécies que embelezavam a cidade. Para isso, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente teve de fazer uma semeadura de emergência no Horto das Flores, onde elas são cultivadas. “Foram produzidas, num período de 45 dias, cerca de 20 mil novas mudas e o replantio contempla canteiros de flores em todas as áreas urbanas”, afirma o secretário Euclides Mecabô (Tchá Tchá).

    O secretário explica, ainda, que, “durante a forte e prolongada estiagem foi praticamente impossível regar todos os canteiros existentes no perímetro urbano, serviço que precisa ser feito dia sim, dia não. Desta forma, milhares de flores secaram, havendo a necessidade do replantio.”

    Entre as várias espécies produzidas através do sistema de semeadura, as quais já foram replantadas e florescem nos canteiros de praças e avenidas de Lages, estão tagete, tagetemix e sunpatiens.

     

    Fotos: Marcelo Pakinha e Iran Rosa de Moraes

  • Comentários
  • Previsão do Tempo - Climaterra

  • 09-02-2018
  • SÁBADO; intenso ar quente em SC. Instabilidade no decorrer da tarde/noite devido ao calor e umidade. Alterna possível céu claro a sol e nuvens a intervalos de muitas nuvens a nublado em vários pontos de SC. Chuva e trovoada isolada no decorrer da tarde/noite com risco de temporal isolado. Algumas cidades passam sem chuva ou com bem pouca chuva. Temperatura bem alta. Mínimas; 17/25°C na maior parte do Estado, entre 18/26°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 13/16°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales.  Máximas entre 31/36°C na maior parte de SC, 26/29°C no topo da serra/+ de 1300 m, entre 37/40°C em pontos isolados do litoral e baixo vale do Itajaí.  Nas praias entre 28/31°C. Vento bem variável, mais de noroeste/oeste a sudeste/nordeste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais 20/40 Km (mais forte na região do Cabo de Santa Marta), períodos de fraco a calmo. Picos perto ou acima dos 0,5 m nas praias de mar grosso, acima ou em torno dos 2,0/2,5 m no alto mar. Vento bem variável, mais de nordeste/noroeste a sudoeste/nordeste com rajadas ocasionais acima dos 30/50 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; boa de manhã e risco isolado no decorrer da tarde/noite.

    DOMINGO; forte ar quente em SC. Instabilidade no decorrer da tarde/noite devido ao calor e uma frente fria no RS. Alterna possível sol e poucas nuvens a intervalos de muitas nuvens a nublado. Chuva e trovoada isolada no decorrer da tarde/noite com risco de temporal isolado. Algumas cidades passam sem chuva ou com bem pouca chuva. Temperatura alta. Mínimas; 17/25°C na maior parte do Estado, entre 18/26°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 13/16°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales.  Máximas entre 28/33°C na maior parte de SC, 24/27°C no topo da serra/+ de 1300 m, entre 35/38°C em pontos isolados do extremo oeste, litoral e baixo vale do Itajaí.  Nas praias entre 26/29°C. Vento bem variável, mais de noroeste/oeste a nordeste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais 20/40 Km (mais forte na região do Cabo de Santa Marta), períodos de fraco a calmo. Picos perto ou acima dos 0,5 m nas praias de mar grosso, acima ou em torno dos 2,0/2,5 m no alto mar. Vento bem variável, mais de nordeste/noroeste a sudoeste/nordeste com rajadas ocasionais acima dos 25/45 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; boa de manhã e risco isolado no decorrer da tarde/noite. 

    SEGUNDA-FEIRA; frente fria avançando por SC no decorrer do dia/noite. Possível sol e poucas nuvens (mais no nordeste de SC e Grande Fpolis) a bons períodos de nublado, no oeste, centro e sul predominará o céu nublado com alguma chance de sol no começo da manhã. Chuva e trovoada isolada no decorrer do período do oeste, centro, serra e sul com intervalos de melhoria, nas demais áreas do fim da manhã/começo da tarde em diante com chuva e trovoada isolada. Risco de temporal isolado, mais entre a Grande Fpolis ao nordeste de SC. Algumas cidades passam sem chuva ou com bem pouca chuva. Temperatura em rápido declínio, ainda alta em parte do período no nordeste de SC e Grande Fpolis caindo de noite. Mínimas; 17/24°C na maior parte do Estado, entre 17/25°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 13/16°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales.  Máximas entre 22/28°C na maior parte de SC, 15/18°C no topo da serra/+ de 1300 m, entre 33/36°C em pontos isolados do litoral norte (mais ao norte) e, menor chance, baixo vale do Itajaí.  Nas praias entre 23/26°C da capital ao sul e 26 a 29°C ao norte da capital. Vento bem variável, mais de noroeste/oeste a sudoeste/sul no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais 50/70 Km (picos bem isolados acima deste valor), períodos de fraco. Picos perto ou acima dos 0,5/1,0 m nas praias de mar grosso, acima ou em torno dos 2,5/3,0 m no alto mar. Ruim para barcos pequenos e médios ao longo do dia/noite. Vento bem variável, mais de noroeste/oeste a sudoeste/sudeste com rajadas ocasionais acima dos 30/50 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; regular a ruim no oeste, centro ao sul e regular a ruim da Grande Fpolis ao nordeste de SC do fim da manhã/começo da tarde em diante.

  • Comentários
  • Lançada venda de ingressos para Expocentro 2018

  • 09-02-2018
  • Nesta quinta-feira (8) iniciaram oficialmente a venda dos ingressos para a Expocentro 2018. Os interessados podem adquirir, em Curitibanos, no Auto Posto Capital 1, na Avenida Salomão Carneiro de Almeida e 2, na Avenida Leoberto Leal. Há também a opção do site www.gdo.com.br. Os ingressos são divididos entre pista, área vip e backstage. A área vip oferece visão frontal do palco, além de um copo de acrílico personalizado. O backstage oferece acesso frente ao palco, área coberta, transmissão simultânea do show em sistema de som e Led independente. O espaço conta ainda com um palco exclusivo, apresentação de Djs, shows e Lounge para descanso. Serviços de bares e banheiros próprios.
     
    Acompanhe os dias e os valores:
    Dia 11/05
    Pista: Gratuito
    Backstage – 1º lote R$ 70,00
    Dia 12/05:
    1º Lote pista – R$ 30,00
    1º Lote Área VIP Copo Cheio - R$ 50,00
    1º Lote Backstage: R$ 80,00
    Passaporte Backstage p/ os dias 11 e 12:
    1º Lote R$ 125,00
     
    Conforme explicou Graziela Corvello, representante da GDO Produções, os ingressos podem ser parcelados em até 10 vezes no cartão. Os pontos de venda também contam com as máquinas, para que possam ser parcelados em até três vezes. “É uma oportunidade para todos participarem, levarem suas famílias e curtir uma grande festa”, destacou.
    Confira a programação oficial:
     
    Dia 11/05 – Sexta-feira
    Abertura: João Vitor e Reneu
    Show nacional com a banda: Santograau
    Show nacional com a dupla: Diego e Victor Hugo
    Baile com o Conjunto Fogo de Chão
    Backstage: DJ e MC Catra
     
    Dia 12/05 - Sábado
    Abertura: Richard Sanfer
    Show nacional com a dupla Victor e Leo
    Show Nacional com a dupla Zé Neto e Cristiano
    Baile com o Grupo Quero Quero
    Backstage: DJ e MC Menor
     
    Dia 13/05 – Domingo  
    Nove bandas locais nos palcos principal e alternativo
    Show com o Grupo Karisma
    Baile com o Conjunto Tchê Guri
    Backstage: DJ Flavio Steffli

  • Comentários