Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Projeto ensina noções de[...]

Boletim previsão do tempo para[...]

Amures e Cisama presentes nas Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente

  • 12-11-2018
  • Integrantes da sociedade civil e dos governos municiais estão realizando este mês em todo Brasil, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na Serra Catarinense, o assistente social Lauro dos Santos está representando a Amures e o Cisama nos eventos, onde são realizados diálogos sobre políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.

    Esta semana, Lauro Santos acompanhou a Conferência Municipal de São Joaquim, em que participou também, o vice-prefeito Mauricio Yamashiro e o Promotor de Justiça Joel Zanelato. O debate principal das conferências tem como tema a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

    O evento no Centro Social do Idoso mobilizou centenas de pessoas e teve até apresentação cultural da Apae e das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

    De acordo com Lauro Santos, a escolha do tema central foi baseada no reconhecimento de que a concretização dos dispositivos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apesar de diversos avanços, ainda é um desafio a ser enfrentado.

    “Há um trabalho constante no combate a possíveis retrocessos e a busca para que essa população tenha cada vez mais políticas que assegurem acesso a seus direitos e a efetiva proteção integral, considerando a diversidade e as especificidades das crianças e adolescentes”, explica Lauro dos Santos.  

    Eixos Temáticos 

    Os eixos temáticos da Conferência deste ano são: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência; Orçamento e Financiamento das Políticas Públicas; Participação, Comunicação Social e Protagonismo e o último eixo Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

    Semana passada a Conferência Municipal mobilizou a comunidade de Bocaina do Sul, também no Centro Social do Idoso. Dia 22 será a vez de Campo Belo do Sul. Conforme a programação, Lages realiza sua conferência dia 30 de novembro.


    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Festival de Carnes veio para ficar no Calendário Regional de Eventos

  • 12-11-2018
  • Junto com os pratos de cordeiro, carnes não menos nobres de bovinos de raças britânicas serão servidas em pratos onde o destaque serão porções maturadas de carne marmorizada de alto padrão devido ao processo de produção e trato animal. Isso é o que foi mostrado na noite desta sexta-feira (09), no lançamento do Festival de Carnes, na Praça de Eventos do Lages Garden Shopping, onde se realizou também, Festival de Cervejas Artesanais.

    Pratos como lasanha a base de carne de cordeiro, costela desossada recheada com legumes, arroz de carreteiro, vários tipos de linguiças, frescal, hambúrguer e cortes nobres que vai de carré a lombo. Para quem gosta, isso é mais que um prato cheio. E poderá ser encontrado no 2° Festival de Carnes da Serra Catarinense que acontece dia 9 de dezembro, no parque de Exposições em Palmeira.

    Cerca de 50 quilos de carnes de cordeiro e bovinos foram degustados pelos convidados entre jornalistas, autoridades e público em geral. “Superou todas as expectativas o lançamento, tanto pela quantidade de pessoas que prestigiaram o evento quanto pela oferta de pratos que teremos no festival”, declarou a prefeita de Palmeira Fernanda Córdova.

    O Festival de Carnes é resultado da união de forças da pecuária de corte e de criadores de ovinos que buscavam fortalecer as respectivas atividades. Só da Associação dos Criadores de Ovinos de Palmeira – ACOP, são 22 associados que respondem por um rebanho de quase 500 ovinos com aptidão para produção de carne.

    Da Associação Palmeirense de Pecuária de Corte – APPEC, cerca de 40 propriedades produzem terneiros com cruzamento de raças britânicas com um planejamento amparado em linhas de trabalho como a melhoria da alimentação, infraestrutura, manejo sanitário, melhoria de solo e dentre outros, melhoramento genético e reprodutivo.

    A partir de 2019, o Festival de Carnes entra para o Calendário Regional de Eventos da Amures como um dos grandes atrativos turísticos e gastronômicos. Prestigiaram o evento no shopping a deputada federal Carmen Zanotto, deputado estadual Marcius Machado, presidente da Câmara de Vereadores de Palmeira Ronaldo Vieira de Jesus e dentre outras autoridades o gerente regional da Epagri Omar Neuward.

    Projeto propõe a “Organização para produção de Carnes de Qualidade”

    Numa parceria entre prefeitura e Epagri, desde 2011 vem sendo realizado um planejamento focando a pecuária de corte como alicerce no desenvolvimento do setor agropecuário de Palmeira. O município é o menor em extensão territorial na região da Amures. Mas isso, não desmotivou os produtores que viram na pecuária e na ovinocultura uma forma de incrementar a renda com a produção de gado e cordeiros.

    E focado nesse objetivo se iniciou em Palmeira, um projeto de melhoria do sistema produtivo voltado a qualificar a produção de terneiros e carne bovina. Paralelo ao projeto de fomento da pecuária, em 2013 foi realizado o mesmo processo de organização e assistência para fortalecer e ampliar a ovinocultura, visto que o município possui uma planta frigorífica com capacidade de abate de 22 mil animais por ano.

    Desde então, o projeto de fomento da ovinocultura cresceu e se direcionou para uma aliança mercadológica onde o frigorífico presta o serviço e o produtor vende a carne no mercado consumidor.

    E foi trabalhando com terneiros com aptidão para carne de raças britânicas como Angus, Hereford, Devon e cruzamentos Braford e Brangus que Palmeira impulsionou a agropecuária. Nessa esteira foram criadas a Associação Palmeirense de Pecuária de Corte – APPEC e a Associação dos Criadores de Ovinos de Palmeira – ACOP. Ambas como objetivo de promover o desenvolvimento integrado e firmar parcerias para qualificar o produtor e os rebanhos, aumentando assim a renda nas propriedades.

    Referência de organização

    Palmeira tem ao menos 40 famílias, associadas a Appec trabalhando na produção de terneiros com cruzamento de raças britânicas. Na ovinocultura são mais 22 famílias associadas à Acop que produzem e comercializam carnes ovinas aos estabelecimentos da região.

    Um dos projetos para consolidação da atividade é a construção de uma cancha de arremates para realização de feiras de venda de gado e ovinos, o que representará um novo patamar para mostrar e negociar os animais de forma organizada.

     

    Palmeira já é citada como referência em Santa Catarina na produção de bovinos e ovinos de qualidade e parte desse trabalho foi apresentado em rede nacional através do canal Terra Viva. O vídeo está disponível no site da Epagri/Youtube. Este ano o município receberá também, duas excursões de produtores e jovens rurais que querem conhecer esse trabalho que vem sendo realizado entre a pecuária e ovinocultura.

    Oneris Lopes

  • Comentários
  • Uniplac é campeã brasileira de futsal feminino

  • 12-11-2018
  • Os JUBs - Jogos Universitários Brasileiros - são o maior evento universitário do país, reunindo cerca de 3500 alunos atletas de 130 instituições de ensino brasileiras (sendo 60% delas instituições privadas), espalhadas pelas 26 unidades federativas, além do Distrito Federal.

    A 66ª edição dos Jogos aconteceu entre 5 e 10 de novembro de 2018, em Maringá, terceira maior cidade do Paraná. E a Uniplac esteve representada em alto nível, pelo time de futsal feminino das Leoas da Serra, formado pelas nossas acadêmicas de diversos cursos, em esforço conjunto da universidade e do DCE.

    A conquista invicta veio depois de quatro vitórias: 5x0 contra o CENESUP (PB), 3x2 contra o ICESP (DF), 5x2 contra a FATEB (PR) e 7x2 frente à UNIFOR (CE). O time das Leoas, que além de representar a si próprio, nas competições da Fesporte representa a cidade de Lages e nas competições universitárias a Uniplac, chegou ao oitavo título do ano. No âmbito universitário, elas já haviam conquistado os JUCs - Jogos Universitários Catarinenses - tanto no futsal quanto no futebol de campo.

    “Eu tenho orgulho de vestir essa camisa e de estudar na Uniplac, onde logo me formarei fisioterapeuta e onde pretendo continuar minha vida acadêmica. É uma universidade preocupada com as pessoas, com o desenvolvimento e com a qualidade. Minha relação com a instituição, mais do que formação, é de amor", disse Amandinha, quatro vezes melhor atleta do mundo, após a conquista em Maringá.

    A medalha de ouro nos JUBs coroa um ano de grande êxito esportivo para a Uniplac, que foi sede da 62ª edição dos JUCs, deu início ao seu projeto de basquete feminino e fomentou modalidades como handebol, natação, ciclismo e fisiculturismo, dentre outras. A universidade também foi parceira do Inter de Lages, no time principal e nas divisões de base, e deu início à construção do seu ginásio de esportes.

    Foto: Nanda Zanella/Uniplac    

  • Comentários
  • Prepare-se! Motores vão roncar forte neste domingo nas Pedras Brancas

  • 09-11-2018
  • Os admiradores e fascinados por barulho de motor, velocidade, customização e espírito de competição não podem perder a 3ª Arrancada na Terra - Carros e Motos. No domingo (11 de novembro), a partir das 9h até as 19h. Neste dia, em torno de 40 pilotos de carros e mais de 30 motos estarão na Pista Pé no Fundo Mingotinho, na localidade Pedras Brancas, à margem da SC-114, Km 10, para arrancar gritos, assobios e aplausos da plateia. Pilotos de Florianópolis, Blumenau, Otacílio Costa, Correia Pinto, Balneário Rincão e Araranguá mostrarão suas performances neste final de semana. O prefeito Antonio Ceron deverá abrir o evento oficialmente às 15h. A prefeitura de Lages apoia o evento.

    A prova terá cronometragem de fotocélula e as disputas terão sete categorias: 9 segundos, 10 segundos, 11 segundo, 12 segundos, 13 segundos, Rei das Pistas e Motos (de 150 até 300 cilindradas). Os pilotos irão percorrer uma pista de terra de 201 metros de distância.

    Os três primeiros colocados de cada categoria ganharão troféus. Como novidades haverá a exibição de arrancada do campeão catarinense Charles Silva, e a exibição de um caminhão protótipo do piloto Monteiro, de Florianópolis, integrando as modalidades através da Associação Serrana de Automotores (ASA), instituição que desenvolveu um carro-pipa próprio para proporcionar autonomia e melhorias na manutenção da pista.

    A prova conta com a supervisão da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc), e tem como organizador do evento Alexandre Rizzon (Xande), que poderá prestar informações sobre inscrições: 99821-3370.

    O evento tem apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Diretoria de Turismo) e de Agricultura e Pesca. “Eventos neste segmento promovem o desenvolvimento do turismo de eventos na região. Temos informação de que pousadas já estão lotadas na região de Pedras Brancas e Painel em função da Arrancada”, observa o executivo de Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho. A edição mais recente do Arrancadão de Carros aconteceu em setembro.

    A Arrancada na Terra tem apoio da Prefeitura de Lages, Fauesc, Planalto Seguros, Garage Suspensões, Porka Autopeças, Café Guidalli, Jornal O Momento, Pousada Refúgio do Lago, Associação Serrana de Automotores (ASA), B4, Kaká Automóveis, Zanoello Troféus e Best Car Manutenção Veicular.

    Tudo isto servirá como uma prévia do que será a grande final da Arrancada Truck de Caminhões, a ser realizada dias 8 e 9 de dezembro na Pista das Pedras Brancas. Em 2019, o evento se transformará em uma copa regional, envolvendo os municípios de Otacílio Costa, Lages, Anita Garibaldi e Fraiburgo. A Copa Lages de Automobilismo será em 10 de março de 2019 em Pedras Brancas.

    Ingressos

    A entrada custará R$ 10, mesmo valor do estacionamento. As pessoas que possuírem o adesivo do evento no carro não pagam para entrar ao evento. A entrada é franca para crianças até 12 anos e é proibida a entrada com bebidas alcoólicas.

    Fotos: Divulgação

  • Comentários
  • Carmen destina recursos para Políticas de Igualdade e Enfrentamento da Violência à Mulher

  • 09-11-2018
  • A Comissão de Combate à Violência contra a Mulher aprovou, esta semana, emendas apresentadas pela deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), ao projeto de Lei Orçamentária Anual de 2019, destinada ao Ministério dos Direitos Humanos, no valor de R$ 250 milhões, a serem aplicados em Políticas de Igualdade e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Outra emenda da parlamentar, no valor de R$ 200 milhões, será destinada ao Ministério da Segurança Pública. Os recursos serão aplicados na área de Prevenção à Violência e à Criminalidade.

    Carmen é coautora de emenda da comissão cujos recursos serão aplicados na construção de novos centros de Atendimento às Mulheres nas Regiões de Fronteira Seca e de novas Casas da Mulher Brasileira. São R$ 100 milhões a serem destinados, no ano que vem, à construção de novas casas. As casas reúnem em um mesmo espaço diferentes tipos de atendimento às vítimas de violência.

    Atualmente há no país apenas quatro Casas da Mulher Brasileira. Ficam em Campo Grande (MS), Curitiba (PR), São Luís (MA) e Brasilia (DF).

    “É muito importante termos estes locais para abrigar as mulheres vítimas de violência doméstica em todo o país. Pois, elas reúnem todos os serviços necessários para que as vítimas possam sentir-se um pouco menos vulneráveis”, afirmou a parlamentar.

    A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher também aprovou emenda que destina à Fiocruz R$ 200 milhões para a Atenção de Referência e Pesquisa Clínica em Patologias de Alta Complexidade da Mulher, da Criança e do Adolescente e em Doenças Infecciosas.

    Foto: Robson Gonçalves/PPS

  • Comentários
  • Havan fecha quadro de contratações

  • 09-11-2018
  • Desde meados do mês de setembro, profissional de Recursos Humanos (RH) das lojas Havan cumpre o esquema de planejamento para contratação dos 200 colaboradores nas funções de conferente de estoque, operador de caixa, fiscal de loja, vendedor de eletrodomésticos e auxiliar de vendas, além de oportunidades para Pessoas com Deficiência (PCDs), com atuação na segunda unidade da maior rede de departamentos do Brasil, a megaloja Parada Havan, a 118ª filial, em construção à margem da BR-282, próximo ao Lages Garden Shopping, a ser aberta dia 24 deste mês. As vagas já foram preenchidas, e a princípio não serão abertas novas. Além de salário compatível com as funções, a Havan oferece benefícios, como vale-transporte e Programa de Participação nos Resultados (PPR).

    Ininterruptamente, o Banco do Emprego, um dos serviços de ponta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, presta apoio diretamente à empresa, com disponibilidade de seu banco de dados digital (currículos) e cessão de auditório e salas individuais para entrevistas. A estrutura física do Banco do Emprego ainda está sendo utilizada pela empresa para recolhimento de documentos pessoais e trabalhistas.

    Do processo fez parte a primeira entrevista, e a partir da segunda, que envolve a gerência, realizada a cada duas horas, foram feitas as seleções, e a própria empresa fez os contatos com os candidatos a serem admitidos. Após apanhados os documentos, os futuros funcionários participam de uma integração, com posterior treinamento na loja da rua Correia Pinto, Centro. O treinamento se dá em grupos por conta do alto número de vagas. Os próximos passos dependem de cronograma sequencial da empresa.

    Uma das gerentes do Banco do Emprego, Graziella Salomon, comenta que o trabalho foi intensificado neste período de atenção à Havan, como é feito com qualquer empresa que procura este serviço. Nos primeiros 15 dias de movimentação foram recepcionadas quase duas mil pessoas para atendimentos de cadastramento, esclarecimento de dúvidas, pré-seleção, encaminhamento para recrutamento e entrevista. “Estamos grandemente satisfeitos com os resultados. A Havan é uma grande organização empresarial e traz um empreendimento de referência para Lages. Toda ideia com efeitos na geração de emprego, renda, arrecadação de tributos e desenvolvimento econômico é bem-vinda. Os lageanos e quem aqui vive terá esta ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, acredita.

    A filial de Campinas, a 119ª loja da rede, será inaugurada no dia 1º de dezembro. Nesta quinta-feira (8 de novembro), o diretor presidente, Luciano Hang, divulgou, em uma live no Facebook, que a Havan inaugura em Passo Fundo, em 8 de dezembro, a primeira da rede no Rio Grande do Sul e a marca de ouro de 120 conquistada em 2018.

    15 dias para inauguração, presente dos 252 anos de Lages

    No dia 22 de novembro, Lages e sua população comemoram 252 anos da fundação do município. O início da operação da nova loja Havan, no dia 24, às 10h, será um grande presente para os habitantes, visitantes das cidades vizinhas que ajudam a aquecer a economia e turistas de perto e de longe. O Robô Havan e a simpática mascote Liberdade deverão fazer a alegria da criançada.

    As obras, com terraplanagem iniciada em julho deste ano, seguem em ajustes praticamente finais na parte externa, a exemplo de asfaltamento no estacionamento e pátio e iluminação. Do lado de dentro, esta semana foi a vez de os operários se dedicarem à instalação de forro decorativo, forro mineral e móveis. O tempo de edificação é considerado recorde.

    A Havan contará com sete mil metros quadrados e R$ 30 milhões em investimentos privados. Mais de 100 mil itens nacionais e importados estarão disponíveis aos consumidores, nas linhas de utilidades domésticas, vestuário, bazar, presentes, decoração, cama, mesa, banho, brinquedos, eletrodomésticos, eletrônicos e jardinagem. Anunciada oficialmente em abril deste ano, pelo próprio diretor e presidente da rede, Luciano Hang, pessoalmente em Lages, terá uma estrutura moderna, área de alimentação, sanitários e amplo estacionamento.

    A fachada estilizada, em alusão à Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos (EUA) e uma réplica da Estátua da Liberdade, com 35 metros de altura, são marcas registradas da empresa e vão chamar a atenção de quem passa pela rodovia que corta Lages.

    Foto nova Havan Lages: Pablo Gomes

  • Comentários
  • Oportunidades de carreira são apresentadas no Mundo Senai em Lages

  • 09-11-2018
  • Mais de 600 jovens e adolescentes estiveram no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) durante o Mundo Senai, nesta quinta-feira (8),  em Lages e Otacílio Costa. No evento, estudantes escolas públicas e particulares conheceram oportunidades de carreira em diversas áreas em mini cursos, palestras, exposições, atividades práticas e visitas guiadas em laboratórios.

    Brian Ramos tem 17 e estuda na Escola Belisário Ramos. Ele ainda não definiu qual carreira quer seguir e considerou a chance de saber um pouco mais dos cursos interessante. “  Essa é uma fase bem difícil para nós porque as opções são muitas. Ter mais conhecimento  e poder tirar dúvidas vai nos ajudar bastante”.

    Aos 16 anos e ainda no nono ano, a aluna da escola Maria Quitéria Paola Antunes tem sua preferência. A adolescente acredita na aptidão para algo relacionado à administração. “ A gente tem que pensar nas nossas escolhas, pois o tempo passa muito rápido. Quanto antes nos preocuparmos com isso, maior é a possibilidade de acertar”. Na oportunidade, ela soube que Administração será o novo curso oferecido pelo Senai no próximo semestre.

    Nos projetos aplicativos, nos quais os alunos do Senai mostram na prática o que aprenderam na teoria, foram apresentados o dosmart car, o robô manipulado pelos próprios visitantes e o carro construído durante a aula. “ Essa troca de informações entre eles pode inspirar outros jovens. É o nosso estudante mostrando o que a instituição oferece. A ideia é justamente essa, fazer com que algo os motive”, destaca o diretor Telmo Coelho.

    Profissionais de recursos humanos de empresas da região também participaram do Mundo Senai. A especialista em educação Regina Amaral Aires falou sobre as novas orientações referentes à aprendizagem industrial para o próximo ano.

    Evento Nacional

    O Mundo Senai foi criado em 2009 e já recebeu aproximadamente 2,5 milhões de visitantes em todo o Brasil. O evento oferece diversas possibilidades de formação com foco no setor industrial. Ao longo de 76 anos, a instituição já formou mais de 73 milhões de trabalhadores no Brasil. São mais de 450 cursos ofertados, que vão da iniciação profissional, passando por cursos técnicos, até a graduação e pós-graduação tecnológica. Em Santa Catarina, são mais de 100 mil matrículas por ano.

    No mercado de trabalho, os profissionais formados pela instituição têm espaço garantido e com boa remuneração. De acordo com a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos, 95% das indústrias têm preferência por profissionais do Senai.

    Catarinas Comunicação

  • Comentários
  • Eventos modificam o trânsito nos próximos dias

  • 09-11-2018
  • No sábado e domingo (10 e 11 de novembro) haverá eventos que irão alterar o tráfego de veículos em alguns pontos da cidade. Condutores e pedestres devem estar prudentes em relação às mudanças. Prezada pela Diretoria de Trânsito (Diretran), a preservação da segurança da coletividade deve ser papel de todos.

    Roteiro:

    - Dia 10 de novembro, sábado, das 7h30min às 13h: o trânsito será interrompido na avenida Juscelino Kubitschek, para a passagem dos grupos de cavaleiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/SC), e gravação de um programa de televisão;

    - Dia 10 de novembro de 2018, sábado, das 13h às 18h: o tráfego fluirá em meia pista na rua Lauro Müller, nº: 1.000, pois acontecerá o 12º aulão da Flex Academia com alerta à comunidade e arrecadação de alimentos não perecíveis em prol de serviço da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação;  

    - Dia 11 de novembro, domingo, das 13h às 18h: será fechado o acesso ao Parque Jonas Ramos (Tanque), Centro, para a realização de atividade educativa em saúde, alusiva ao encerramento do Outubro Rosa e inicio de Novembro Azul, e

    - Dia 11 de novembro, domingo, das 15h às 18h: será interditada a rua São Joaquim, bairro Copacabana, trecho da rua Benjamim Constant até rua Marechal Deodoro, no Centro, por conta da festa em honra ao Padroeiro São Judas Tadeu.

    Arte: Nathalia Lima

  • Comentários