Portal Expressiva

A PARTIR DE AMANHÃ NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Mais uma Carreata de apoio aos[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Lages ganha mais 118 Microempreendedores Individuais

  • 16-05-2018
  • A programação nacional da Semana do MEI começou nesta segunda-feira (14 de maio) e seguirá até sábado (19). Os Microempreendedores Individuais (MEIs) são o público-alvo da extensa agenda por todo o país, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pela 10ª vez, oferecendo oficinas, palestras, orientações técnicas, cursos e consultorias. O mutirão tem como propósito, aliás, o auxílio às pessoas que desejam formalizar seu negócio, fazer a declaração anual e sanar dúvidas relacionadas à atividade. Os MEIs são empresários que trabalham por conta própria e faturam até R$ 81 mil por ano.

    Neste panorama, o município de Lages tem resultados expressivos a comemorar. Na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, no período de janeiro a abril deste ano, foram feitas 553 solicitações para abertura de empresas na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI) e entregues 449 alvarás.

    Entre janeiro e 14 de maio foram entregues 2.560 Declarações de Movimento Econômico (Deme), para renovação de alvarás. As declarações pendentes deverão ser entregues até dia 30 de maio, pois dia 31 será feriado de Corpus Christi. O descumprimento acarretará multa ao contribuinte. Dados de 30 de abril mostram que existem 5.808 MEIs ativos em Lages, um acréscimo de 118 novos negócios em relação ao final de março.

    Nesta linha de benefícios do Município ao cidadão, ao visar a desburocratização, o desenvolvimento e a geração de emprego e renda, o Programa Lages Bem Mais Simples chegou para facilitar a abertura de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em até cinco dias, de enquadramento empresarial simplificado, partindo do princípio da autodeclaração e de que a atividade apresente baixo risco sanitário, baixo potencial poluidor e baixa probabilidade de risco de incêndio. O Programa faz parte da Sala do Empreendedor, serviço inaugurado pela prefeitura em 2018, por intermédio do qual já foram abertas 15 empresas em tempo recorde.

    Roteiro desta quarta-feira

    Desta terça-feira (15 de maio) até sexta (18), no período vespertino, o Sebrae está disponibilizando consultora para dirimir dúvidas de empresários no âmbito da abertura de empresas, gestão administrativa e financeira, e marketing. Nesta quarta (16), às 19h, haverá a Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro, ministrada também por consultor do Sebrae. Serão explanadas técnicas de aprimoramento da gestão financeira de suas contas com o intuito de fortalecer negócios. Aos participantes serão repassadas dicas de competências relacionadas ao gerenciamento financeiro do negócio focando na utilização correta do dinheiro na busca da qualidade e na perspectiva do crescimento, noções de finanças e como controlar o dinheiro da empresa e o fluxo de caixa.

    O convite se estende a todos os micro e pequenos empresários do município. Ambos os eventos serão gratuitos e oferecidos no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, situada na rua Sebastião Furtado, 81, esquina com a rua Benjamin Constant, Centro, a uma quadra da Policlínica Municipal. Contatos pelos números 3224-0600 ou 3224-0700.

    Mais sobre a Semana do MEI

    Conforme o Sebrae, durante a Semana, todos os escritórios regionais organizam atividades para incentivar a formalizar e priorizar o atendimento dos Microempreendedores Individuais. Este ano, a mobilização terá ainda como foco a orientação do MEI para estimular vendas, visto que a pesquisa mais recente do perfil do MEI apontou que 31% dos empreendedores manifestam a dificuldade de conquistar cliente como principal problema enfrentado e 25% dos que fecharam o negócio relataram que não tinham lucro.

    Fotos: Toninho Vieira

  • Comentários
  • Elton Saldanha é o show especial de abertura do Recanto do Pinhão

  • 16-05-2018
  • A Fundação Cultural de Lages (FCL) definiu nesta semana o show especial de abertura do Recanto do Pinhão 2018. Elton Saldanha fará seu show por volta das 10h30, logo após o cerimonial de abertura. A história de Elton com Lages começa na Sapecada da Canção Nativa já em 1995 onde foi campeão com o grande sucesso “Canta Catarina”, anos depois voltaria a ser contemplado com a canção “Herdeiro do Contestado” em 2002. No mesmo festival mostrou ao público outros temas de sucesso como “Eu sou do Sul”, “Castelhana”, entre outros.

    A identificação com Lages e seus costumes também passa pelas atribuições a Elton. Além de músico e compositor, Saldanha é jornalista e cavaleiro. A fama se deve por uma série de viagens a cavalo por países da América latina e Europa.

    Para o artista, Lages é uma porteira cultural tradicionalista que se destaca desde o início da Festa do Pinhão. “Eu tenho um orgulho enorme de Lages, é uma cidade que abriu portas para o tradicionalismo desde o começo da sua história, e se intensificou com a Sapecada da Canção Nativa e o Recanto do Pinhão, por exemplo. A cultura catarinense abraça a cultura gaúcha e com isso fazemos uma tradição bonita para se cantar”, comenta.

    Serviço:

    O quê – Show de abertura do Recanto do Pinhão com Elton Saldanha;

    Quando – Dia 19 de maio, sábado;

    Hora - 10h30;

    Local – Recanto do Pinhão Aracy Paim, Praça João Costa.

    Fotos: Assessoria Elton Saldanha.

  • Comentários
  • Deputada Carmen Zanotto fala sobre os 30 anos do SUS em palestra da Uniplac

  • 15-05-2018
  • Na noite de segunda-feira,14, a deputada federal Carmen Zanotto participou da abertura da 19ª Semana Acadêmica de Enfermagem da Uniplac. A parlamentar que também é enfermeira falou sobre os 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e os desafios da Enfermagem.

    O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

    “Passados de 30 anos de sua criação acumula avanços importantes no período. Por outro lado ainda está longe de alcançar todas as suas potencialidades teóricas. Hoje, como há três décadas, quem necessita da saúde pública ainda sofre com a dificuldade de acesso, filas para marcar uma consulta ou uma cirurgia, carência de leitos, falta de medicamentos e unidades de saúde sucateadas, entre outros problemas”, destaca a parlamentar.

    A tabela de procedimentos SUS está há mais de 20 anos sem aumento. No entanto, em 2017 foram mais de 80,6 mil de cirurgias eletivas, possui cerca de 302.524 mil leitos conveniados.  “Em um país de 207,7 milhões de habitantes cerca de 80% hoje dependem do SUS. Portanto, defendê-lo, fortalecê-lo e ampliá-lo é fundamental”, completa Carmen Zanotto.

    Também é no SUS que ocorre o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. Em 2016, mais de 90% dos transplantes realizados no Brasil foram financiados pelo SUS.

    A Parlamentar ainda ressaltou os projetos da área de enfermagem que estão na Câmara Federal, como o PL 2295/2000 que dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. O PL 459/2015 que dispõe sobre o Piso Salarial do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira e também o PL 5414/2016 - Altera o artigo 80 da Lei nº 9.394, de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação que dispõe sobre o incentivo do desenvolvimento e veiculação de programas de ensino à distância em curso da área de saúde.

    “Fiquei muito feliz com o convite, por poder falar aos meus colegas de profissão, incentivar que busquem seus espaços e continuem se aperfeiçoando”, concluiu a parlamentar.

     

    Fotos: Silviane Mannrich

  • Comentários
  • Prefeitura executa obras de drenagem

  • 15-05-2018
  • As obras de drenagem que fazem parte do projeto de pavimentação asfáltica da rua Archilau Batista do Amaral, no bairro Universitário, evoluem dia a dia. Por se tratar de via que se estende em desnível, devido as condições do terreno - área onde se concentram as águas do escoamento pluvial que descem da área de entorno do Ginásio Jones Minosso, Centro Serra e Senai , um total de 2.100 metros de tubulação terá de ser implantado.

    O complexo de rede pluvial que está sendo construído nesta área irá drenar o terreno de forma eficaz, resolvendo um antigo problema de águas paradas e que incomodavam muito os moradores. As águas serão captadas de todo o entorno da Archilau e serão canalizadas para o rio Carahá, através de uma rede final que irá margear o antigo kartódromo.

    Esse projeto de asfaltamento tem recursos repassados pelo Governo do Estado e também contrapartida da Prefeitura que se responsabiliza pela implantação da rede de esgoto, através da Semasa, além da pintura da sinalização horizontal de trânsito sobre as pistas de rolamento asfáltico.

    A Construtora CCL, vencedora da licitação pública, tem agora prazo até 15 de agosto deste ano para concluir as obras de drenagem, pavimentação asfáltica e construção de passeios (calçadas).

    A verba do Estado para esta obra é da ordem de R$ 1,4 milhão e faz parte do legado dos Jogos Abertos de Santa Catarina, realizados em Lages, no mês de novembro de 2017. Os recursos disponibilizados pelo Governo do Estado para os JASC previam obras de melhorias urbanas em ruas da área de entorno ao Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso. Ao todo foram contempladas quatro ruas, sendo que as outras três já estão reurbanizadas (pavimentadas).

    Projeto em Execução

    Compreende inicialmente a drenagem de toda a área, com tubos de um metro de diâmetro, resolvendo desta forma antigo problema de alagamentos que tanto tem incomodado os moradores. Depois disso virão as obras de implantação de rede de esgoto; correção de curva no ponto de confluência com a Rua Sebastião Ramos Schmidt; pavimentação asfáltica e construção dos passeios (calçadas).

    O secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi afirma que o projeto de reurbanização da Archilau Batista do Amaral prevê o recapeamento asfáltico do trecho já asfaltado entre as confluências com a avenida Antonio Ribeiro dos Santos e o entroncamento com as ruas José Maria Antunes Ramos e José Mariano (passando em frente ao Senai).

    A Archilau se estende por cerca de 600 metros desde o ponto de confluência com a avenida Antonio Ribeiro dos Santos até a confluência com a Sebastião Ramos Schmidt, rua esta que margeia a área do antigo kartódromo.

    Fotos: Iran Rosa de Moraes e Ary Barbosa

  • Comentários
  • A Clínica de Livros da Uniplac

  • 15-05-2018
  • Com certeza você já viu um livro danificado nas estantes da biblioteca. Aqueles em que a capa está caindo, a lateral rasgada ou páginas caindo. Você sabia que aqui na Uniplac existe um setor chamado de Clínica de Livros? Sob a responsabilidade de Benildo Rogério Vicente de Jesus, todos os livros que apresentam algum problema, são recuperados.

    Trabalhando há 16 anos na biblioteca como atendente, ajudando os alunos a encontrar os livros e repondo cada um em seus locais, Benildo também é o responsável pelo bom estado de conservação dos exemplares expostos. “Às vezes por falta de orientação o aluno não sabe manusear corretamente os livros. No laboratório, desmontamos o livro, recolamos a parte danificada, e se necessário colocamos um reforço para que o livro possa retornar à biblioteca”.

    Ele conta que entre 45 a 70 livros vão para a manutenção. Os mais recorrentes são os mais pesados, por derrubarem, pegarem na lateral e acabar rasgando a capa, fazendo com que as folhas acabem descolando e danificando ainda mais os livros. “É bom cuidar no manusear, evitar derrubar, ainda mais os pesados. Ter mais cuidado, não puxar o livro pela lateral para não rasgar”. São dicas básicas, mas que vale relembrar, sempre pensando que depois de você, outro pode querer usar o livro.

  • Comentários
  • 30ª Festa Nacional do Pinhão: realeza intensifica agenda

  • 15-05-2018
  • Os dias que antecedem a abertura do Recanto do Pinhão Aracy Paim estão sendo intensos para a rainha Andressa Bordignon e as princesas Ellen Waltrick e Caroline Cecatto. Na semana passada a comitiva esteve em Florianópolis, onde participou de sessão especial na Assembleia Legislativa (Alesc) a convite do deputado Gabriel Ribeiro, e em diversos veículos de comunicação. No sábado (12 de maio), foi a vez de a realeza visitar a Expocentro Curitibanos no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. Foi recebida pela imprensa da cidade e pela rainha Amanda Moraes e as princesas Gabriela Lohn e Sabrina Bastos, a realeza 2018 da Expocentro.

    A rainha Andressa comentou que a recepção da comunidade de Curitibanos não poderia ser melhor. “Curitibanos tem fortes laços com Lages, e a capacidade de acolher bem os turistas se assemelha a dos lageanos. Somos conhecidos por ser um povo receptivo em todo o país e a Expocentro mostrou isso para nós. Pretendemos seguir esse mesmo exemplo no Recanto do Pinhão e no Parque Conta Dinheiro”, ressalta.

    Ainda na semana que passou, a comitiva da Festa Nacional do Pinhão também realizou visitas a algumas estruturas da prefeitura, entre elas, o Teatro Municipal Marajoara, Escola de Artes da Fundação Cultural de Lages (FCL), setores administrativos da prefeitura, entre elas, o gabinete da prefeitura, onde tiveram uma conversa com o prefeito Antonio Ceron. Rainha e princesas também participaram da abertura oficial da 16ª Semana de Museus, no auditório da FCL, na sexta-feira (11 de maio).

    Programação diária até o fim da Festa Nacional do Pinhão 

    A segunda quinzena de maio já completa a agenda da realeza diariamente. A participação da rainha e princesas compreende visitas nos espaços de memória, Museus Thiago de Castro, Memorial Nereu Ramos, Museu Malinverni Filho - que têm programações para a Semana de Museus - e outros, instituições filantrópicas, como asilos e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).

    Fato que ficou marcado em 2017, a visita da realeza à Adelma Paim, viúva do criador da Festa do Pinhão, Aracy Paim, também está no cronograma de atividades antes da abertura do Recanto do Pinhão, que está marcada para o dia 19 de maio (sábado), às 10h, na Praça João Costa. À participação da realeza também inclui passagens em todos os dias de Recanto.

    Fotos: Nilton Wolff

  • Comentários
  • Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

  • 15-05-2018
  • Quarta-feira (16/05): Tempo: encoberto com chuva na maior parte do dia, no Litoral Norte e Planalto Norte. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul céu encoberto, com muitas nuvens e chuva por alguns momentos especialmente na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. No Vale do Itajaí e Grande Florianópolis o tempo melhora à noite. Temperatura: com pouca variação devido à nebulosidade e à chuva, declinando no final do dia com o avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar mais frio). Vento: noroeste virando para sul e sudeste, fraco a moderado. Sistema: deslocamento de uma frente fria pelo litoral de SC e avanço de um sistema de alta pressão pelo Uruguai e Sul do Brasil.

    Quinta-feira (17/05): Tempo: sol com muitas nuvens em todo o Estado. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas de chuva do Extremo Oeste ao Planalto, devido à intensificação de áreas de baixa pressão no Paraguai e RS. Temperatura: em elevação no Oeste e amena no Litoral. Vento: sul e sudeste, com variações de nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

    Sexta-feira (18/05): Tempo: encoberto com chuva bem distribuída e valores mais significativos em todas as regiões, principalmente do Oeste ao Litoral Sul, devido à intensificação de áreas de baixa pressão e formação de um ciclone no litoral de SC e RS. Há risco de temporais isolados. Temperatura: em elevação.
    Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas. 

    Sábado (19/05): Tempo: encoberto com chuva principalmente da grande Florianópolis ao norte do estado. O tempo melhora no decorrer da tarde em todas as regiões com o avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e Uruguai. Temperatura: em declínio acentuado no decorrer da tarde e noite. Vento: sudoeste e sul, moderado a forte com rajadas mais intensas no final do dia. 

    TENDÊNCIA de 20 a 29 de maio de 2018

    No dia 20/05 um ciclone extratropical (intenso sistema de baixa pressão) em frente à costa catarinense e do RS mantém ventos muito fortes, especialmente no Litoral e favorece o transporte de umidade. O avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e RS mantem a temperatura baixa e, com a umidade mais elevada traz condição de neve para as áreas altas do Planalto Sul de SC (acompanhe a previsão de tempo nos próximos dias!!). Nos dias seguintes, o tempo segue firme, com sol e umidade relativa do ar baixa (seco) na maior parte do dia, e com temperatura baixa na madrugada favorecendo a formação de geada nas áreas altas nos dias 21, 22 e 23/05. Entre os dias 28 e 29/05 a chuva retorna, com volumes pouco significativos, ao Oeste e Meio Oeste de SC.

    Marilene de Lima – Meteorologista

  • Comentários
  • Qualidade e genética dos animais garantem sucesso de leilão

  • 14-05-2018
  • O argumento pode até ser repetitivo, mas a alta qualidade e a genética dos animais são os principais motivos para o novo sucesso da Feira do Terneiro e da Terneira, segunda etapa, realizada neste sábado à tarde (12), no Parque Conta Dinheiro, em Lages. Todos os 835 animais ofertados foram vendidos. A pista limpa resultou em um faturamento de R$ 1 milhão e 202 mil. O preço médio dos machos, concidentemente, foi o mesmo do evento passado, R$ 6,80 o quilo. Já a média das fêmeas teve pequena redução, fechando em R$ 6,74. Na somatória das três feiras já realizadas este ano, promovidas pela Associação Rural, o faturamento atingiu R$ 3 milhões e 146 mil, sem o resultado da Feira de Gado Geral, prevista para segunda-feira, 14, à tarde.

    Para o presidente da entidade promotora, Márcio Pamplona, o principal da Feira foi a liquidez, principalmente, os preços finais que se mantiveram praticamente iguais aos da primeira etapa, o que mostrou uma estabilidade. Ressaltou que a procura foi grande pelos animais ofertados no evento, e novamente com a presença de compradores de quase todas as regiões do Estado. Nesta Feira, a curiosidade foi o peso médio dos machos, de aproximadamente 220 quilos, considerado a mais alto tido até hoje nos leilões em Lages. “Isso prova que o investimento em material genético e o trabalho dos produtores estão dando frutos, alcançando agora o retorno com bons resultados”, enalteceu Pamplona. 

     Assessoria de Imprensa

  • Comentários