Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Rede de água rompida no Centro é[...]

Boletim previsão do tempo para[...]

Prêmio Orgulho Autista elege deputada Carmen Zanotto como ?Político Brasileiro Destaque?

  • 20-02-2017
  • A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) foi eleita “Político Brasileiro Destaque” pela 11ª edição do Prêmio Orgulho Autista 2015/2016, entregue nesta sexta-feira (17), em Brasília no estúdio da Rádio Nacional. O prêmio é organizado pelo Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), entidade formada por pais, mães, amigos e simpatizantes da causa dos autistas brasileiros. 

    Segundo a ONG, o objetivo é buscar a melhoria da qualidade de vida para as pessoas diagnosticadas com autismo e para as suas famílias. Carmen Zanotto foi a mais votada na categoria Político Brasileiro Destaque, em reconhecimento a atuação parlamentar, como realização e participação em audiências públicas e proposições legislativas em favor do autista.   

     A deputada teve entre outras iniciativas, a ideia de apresentar o Projeto de Lei 6575/16 que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), a fim de incluir nos censos demográficos dados sobre pessoas com deficiência, especificando o autismo. 

    Atualmente, o estatuto já prevê que os censos demográficos incluam dados sobre pessoas com deficiência, mas sem especificar o autismo, apesar de a Lei 12.764/2012 já ter reconhecido o autismo como deficiência para todos os efeitos legais.  “Obrigada aos organizadores, uma distinção como essa renova a determinação de permanecer atuando em prol dos autistas no Brasil”, agradeceu Carmen Zanotto na solenidade que foi ao mesmo tempo uma entrevista ao vivo com os agraciados em várias categorias do prêmio. 

    Segundo Carmen Zanotto, a meta tem sido apoiar e incentivar a liberação de recursos para as políticas públicas em prol das pessoas com deficiência em geral, com foco especial no autista. “Estou me esforçando para cada vez mais, entender melhor sobre esse tema, mas afirmo e renovo a minha determinação em ajudar no que for possível, do ponto de vista parlamentar, como garantir recursos para estados e municípios para atender aos autistas”, comentou a deputada.

     

    Fotos: Sinei Leão

  • Comentários
  • Prefeito autoriza renovação de convênio com a Polícia Militar

  • 20-02-2017
  • O prefeito Antonio Ceron recebeu na manhã desta sexta-feira (17), no Gabinete, a visita do comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, o Ten. Cel. PM Alfredo Nogueira, e do novo comandante da 2ª Região de Polícia Militar (RPM), o Cel. PM Dionísio Tonet. O objetivo da visita dos militares foi apresentar ao prefeito quatro novos aspirantes a oficiais que passam a prestar serviço em Lages. Dois deles estavam presentes no encontro. Além disso, definir algumas ações de parceria. Entre elas, a renovação do convênio da “Rádio Patrulha”, através do qual, o município disponibiliza o valor de R$ 4 mil mensais em forma de crédito, para pequenas despesas de manutenção nas viaturas policiais. A renovação foi autorizada pelo prefeito, conforme prevê a Lei nº 4154, de 05 de maio de 2016.

    O comandante Alfredo do 6º BPM também mencionou a necessidade de que a Prefeitura indique um grupo de trabalho para em conjunto com a PM, poder discutir e atuar questões em prol da sociedade. O prefeito pediu para que este assunto fosse retomado no início de março. Ainda segundo o oficial, a partir da revitalização do Calçadão da Praça João Costa, seria importante organizar uma nova ordem pública, a partir também de convênio com a Prefeitura, para atuar na fiscalização, incluindo o comércio de ambulantes, a partir de uma nova Central de Monitoramento, no local. Nesse caso, o prefeito, achou a ideia relevante, mas prefere também discutir a questão depois de todo o processo de mudança na gestão estiver concluído com a reforma administrativa.

    Os oficiais ainda relataram outras questões, e que dizem respeito ao trânsito de Lages, pois, segundo eles, a frota de Lages ultrapassa os 100 mil veículos emplacados. Tal fato, somados com as demais funções de patrulhamento, exige atenção nas 24 horas do dia de parte da Polícia. Diante do exposto, os oficiais pediram apoio do prefeito Antonio Ceron, para em conjunto com a Semasa, lançar o mais breve possível uma ampla campanha de divulgação, da proposta que, na forma da lei, autoriza a contribuição voluntária à Polícia Militar diretamente no talão da tarifa mensal de água.

     

    Ascom PML/Fotos: Greik Pacheco

  • Comentários
  • Segunda-feira tem mutirão de limpeza no rio Carahá

  • 20-02-2017
  • A AvenidaBelizário Ramos (Carahá), no trecho que se estende desde o cruzamento com a Avenida Presidente Vargas até proximidades do Sindicato das Transportadoras do Planalto (Sitiplan), localizada à margem da Avenida Carahá, será alvo de uma ação de limpeza pública a ser realizada na segunda-feira, 20, através de parceria entre o SEST/Senat e a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. 

    A iniciativa deste mutirão de limpeza é do SEST/Senat, tendo em vista que o mês de fevereiro é dedicado à responsabilidade socioambiental. “O objetivo é chamar a atenção da sociedade quanto ao impacto ambiental que o consumo desenfreado de elementos essenciais para a sobrevivência pode gerar em nossas vidas”, fala o diretor do SEST/Senat Lages, Renato Macedo. 

    Segundo o secretário do Meio Ambiente, Euclides Mecabô (Tchá-Tchá), a Prefeitura de Lages como parceira deste evento participará com equipes de homens e máquinas para o recolhimento dos entulhos às margens do rio. O início das atividades será às 9 horas de segunda-feira e o término às 11 horas.

     

    Texto: Iran Rosa de Moraes / Foto: Arquivo

  • Comentários
  • Udesc Lages está com inscrições abertas para ciclo de palestras sobre endocrinologia de cães e gatos

  • 20-02-2017
  • O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoverá, em 11 de março, o 1º Ciclo de Palestras em Endocrinologia de Cães e Gatos.
    A capacitação é voltada para estudantes de Medicina Veterinária da Udesc Lages e de outras instituições, além de profissionais da área. As inscrições acontecerão até 10 de março e deverão ser feitas na Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fiepe), na rua São Jorge, nº 42, no Bairro Conta Dinheiro.
    programação inclui sete palestras, que ocorrerão no Anfiteatro Caverna da Udesc Lages, das 9h20 às 18h. O ciclo abordará aspectos clínicos, lesionais, métodos de diagnósticos e tratamentos das principais endocrinopatias em cães e gatos.
    O evento é coordenado pelos professores Renata Assis Casagrande e Paulo Ferian, pelos estudantes de mestrado Giovana Biezus e Thierry Grima de Cristo e tem a colaboração de estagiários e bolsistas.
    As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado para os participantes. Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas diretamente na Fiepe e pelo telefone (49) 3223-0205.

    Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

  • Comentários
  • Mulheres de Sucesso

  • 20-02-2017
  •    Aproveitando a data de comemoração ao dia Internacional da Mulher, o Núcleo da Mullher Empreendedora da ACIL realiza sempre no mês de março o Prêmio Mulheres de Sucesso. O evento visa reconhecer, valorizar e homenagear as mulheres que fazem a diferença em cinco segmentos do mercado Lageano. O jantar deste ano será no novo auditório da ACIL, no dia 08 de março, às 19h30min.

       Na categoria Indústria a homenageada escolhida foi a Sra. Lucia Rosa, da Minusa Tratorpeças. No comércio, foi a empresária Paula Ramos, da Atualle Calçados. Como representante na categoria profissional liberal o destaque foi a dentista Mônica Orsatto. Em serviços, foi Neisa Brascher do Centro de Estética Neisa Brascher. E em Responsabilidade Social, o nome eleito foi Edi Campos, da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

       De acordo com a atual coordenadora do Núcleo, Zilda Elisa Letti Pellizzaro, a cada ano vem aumentando a participação da mulher no mercado de trabalho. Atualmente, as mulheres administram seu tempo, entre família, maridos e filhos, trabalho, lazer, e fazem isso com competência e estão aprendendo a se empoderar. “Nosso objetivo com este evento, que já está na sua VIII edição, é reconhecer e homenagear as mulheres que vêm contribuindo para o desenvolvimento de Lages nos diferentes setores: comércio, indústria, responsabilidade social, profissional liberal e serviços”, destacou a coordenadora.

       Os ingressos para o Prêmio Mulheres de Sucesso estão sendo comercializados pelas nucleadas no valor de 50 reais.

     

  • Comentários
  • Técnicos do IPHAN sobrevoam a Coxilha Rica

  • 17-02-2017
  • Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), estiveram em Lages na quinta-feira (16), para uma vistoria técnica na Coxilha Rica. Na região, que há alguns anos já está sendo mapeada e estudada pelo órgão, estão localizados os chamados muros de taipa. Esse sistema rudimentar que formou grandes corredores para limitar áreas do gado e dividir fazendas, está prestes a se tornar um patrimônio histórico do país. Se no passado, os muros de pedra fizeram parte do processo histórico da fundação de Lages, no futuro elas também devem estar inseridas no processo de desenvolvimento da região. Isso porque, a análise do IPHAN também está considerando a preservação dos muros dentro do projeto de pavimentação da SC 390.

    Para verificar in loco e analisar o impacto do projeto, três técnicos do IPHAN, acompanhados do secretário de Planejamento e Infraestrutura de Lages Clayton Bortoluzzi, do procurador da República em Lages, Nazareno Jorgealém Wolff e de representantes da FATMA e do DEINFRA, percorreram de carro 27 km da primeira parte (partindo da BR 116, na localidade da Vigia, em Capão Alto) de um percurso total de 42 km (até a localidade de São Jorge, em Lages) que devem ser asfaltados, incluindo a construção de três pontes e duas galerias. Com o apoio do helicóptero Águia 4, eles também fizeram um sobrevoo para analisar e captar imagens aéreas da região.

    “Nossa análise não é apenas de pontos históricos. Desde os anos 2000, a UNESCO recomenda a valorização de questões e interpretações paisagísticas, para que no futuro as pessoas continuem tendo uma noção de território”, explica Marina Canãs Martins, arquiteta do IPHAN. Ela também falou sobre a preocupação do órgão em valorizar a região rural do país. “Historicamente sempre foram priorizados bens públicos e outras construções no litoral. Temos poucos exemplares do nosso Brasil rural”, destacou Marina.

    O relatório deve ser apresentado nos próximos 15 dias. Somente com a autorização do IPHAN, a FATMA poderá liberar o início das obras que será executada pelo DEINFRA. “A pavimentação da SC 390, tem como objetivo facilitar e estimular a produção e os escoamento de grãos, criando um novo celeiro agrícola na região que já se destaca pela pecuária. Além disso, com a vistoria do IPHAN ficou ainda mais evidenciado e justificado o potencial turístico da região”, explica Bortoluzzi.

     

    Texto e Fotos: Keltryn Wendland

  • Comentários
  • Legislativo pergunta de quem é a responsabilidade pela manutenção da praça Jones Minosso

  • 17-02-2017
  • A situação de abandono a qual se encontra a praça Jones Minosso, localizada entre as ruas Archelau Batista do Amaral e Luiz Gonzaga Proença, próximo ao Centro Serra no bairro Universitário, tem preocupado a comunidade. Relatos dão conta que a área está muito suja, com buracos, mato e entulhos, sendo um local de proliferação de ratos e outros animais peçonhentos. 

    Sobre isso, o vereador David Môro (PMDB) apresentou e teve aprovado na Câmara o pedido de informação 003/17, que questiona ao prefeito Antonio Ceron (PSD) a quem cabe à responsabilidade pela manutenção da praça: se é a Prefeitura ou os empresários que administram o Centro Serra. 

    Outra indagação apresentada no documento é o motivo pela qual as obras prometidas na praça não foram efetivadas. “Venho por este pedido buscar a melhoria da mesma, sendo que esta praça deveria ser uma área de lazer para a comunidade”, argumenta David.

  • Comentários
  • Serviços de limpeza e roçadas são intensificadas

  • 17-02-2017
  • Nesta semana, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente priorizou o trabalho de limpeza pública junto às escolas, parques infantis, Centros de Educação Infantil Municipal e Unidades Básicas de Saúde. Equipes de homens e máquinas encontram-se desde segunda-feira realizando este trabalho, de forma intensiva, tendo em vista o período de volta às aulas (início do ano letivo).

    Segundo o secretário Euclides Mecabô (Tchá-Tchá), quinze roçadeiras estão sendo utilizadas e o trabalho tem sido intenso. “A prioridade é para os locais onde há concentração de crianças, para garantir a segurança, evitando, através da limpeza e roçada, a proliferação de animais peçonhentos”, comenta Tchá-Tchá.

     

    Texto: Iran / Fotos: Divulgação

  • Comentários