Portal Expressiva

A PARTIR DE AMANHÃ NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Mais uma Carreata de apoio aos[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Festa do Churrasco retoma sua posição de grande evento da Serra

  • 14-05-2018
  • Depois de um jejum de oito anos, a Festa Estadual do Churrasco voltou com força total. No fim de semana aconteceu a 13ª edição do evento e na abertura oficial sexta-feira (11), no parque de Exposições Dieter Hornung, o prefeito Vilmar Neckel anunciou que no ano que vêm, a Festa do Churrasco acontecerá na mesma data, véspera do dia das Mães.

    “O sucesso do nosso evento é fruto do trabalho da equipe da prefeitura e os parceiros que abraçaram esse desafio. Somos o município portal da Serra Catarinense e sabemos do nosso potencial turístico na economia regional. E fica aqui o desafio de perpetuarmos a Festa do Churrasco como mais um atrativo turístico”, citou Vilmar Neckel.

    Deputados estaduais, federais, prefeitos e convidados diversos experimentaram a tradicional costela assada no espeto de chão. A rainha Ingrid Deucher e as princesas Eduarda Moreira e Tayane de Souza Ferreira anunciaram a abertura da festa cortando um costelão.

    O presidente da Amures prefeito de Urubici Antônio Zilli elogiou a retomada do evento e disse que a Amures e os prefeitos são parceiros de todos os eventos que objetivam incrementar a economia regional. Várias pessoas idealizadoras e responsáveis pelas festas anteriores foram homenageadas pelos relevantes serviços que prestaram à Bom Retiro.

    Com atrações como shows com a dupla Mayk e Rey e Joca Martins, Cavalgada, Pedal do Churrasco, Mototrilha, Festival de Voo Livre, gineteada e dentre outros, Rodeio Crioulo Estadual, a Festa Estadual do Churrasco retoma sua posição como um dos grandes eventos regionais da Serra Catarinense.


    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Caça e Tiro é campeão de Bolão 23

  • 14-05-2018
  • O Clube Caça e Tiro 1º de Julho conquistou o Campeonato Regional de Bolão 23 Masculino da Liga Serrana, superando Santa Cecília e Curitibanos. A equipe lageana venceu cinco partidas e perdeu apenas uma ao longo da competição.

    Agora, o Caça e Tiro 1º de Julho representará o município de Lages e a região serrana no Campeonato Catarinense, em Joinville, e lutará pelo tricampeonato estadual.

    Vale ressaltar que os atletas lageanos também conquistaram sete medalhas individuais, das dez disputadas.

     

    Assessoria de Comunicação

  • Comentários
  • Polícia Militar aperta o cerco contra crimes no interior da Serra Catarinense

  • 11-05-2018
  • Por meio da Rede Rural de Segurança a Polícia Militar de Santa Catarina, aperta o cerco contra a criminalidade em comunidades do interior, na Serra Catarinense. Nesta sexta-feira (11), será realizada nos municípios de Lages, São José do Cerrito, Capão Alto e Campo do Sul a Operação Campo Seguro. 

    A operação conta com o apoio da Polícia Militar Ambiental e realizará ações de fiscalização e prevenção junto ao homem do campo. O comandante do 6º BPM, tenente-coronel Alfredo Nogueira, destaca que a PM está atuando cada vez mais próxima das comunidades do interior. Acredita que, desta maneira, conseguirá garantir maior segurança aos moradores destes locais. “Vamos realizar durante todo o fim de semana barreiras e rondas preventivas em áreas rurais, aproveitando para estreitar relações com a comunidade rural para fins da segurança dos moradores”.

     

  • Comentários
  • Acatruta tem novo presidente

  • 11-05-2018
  • Em Assembleia Geral Ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (9), no Campo Experimental de Piscicultura da Serra (CEPIS), antiga sede do Ibama, em Painel, um dos itens da pauta foi a eleição da nova diretoria da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta). Por consenso, assumiu a presidência, pelos próximos três anos, o truticultor, Hélio Antunes de Souza, de Urubici. O empresário Vilso Isidoro passou a ocupar a função de primeiro tesoureiro.

    No balanço das atividades de gestão, Isidoro apontou o desafio de dar ênfase à produção de truta na Região, e a colocação da carne no mercado, explicando a importância e as qualidades do produto ao consumidor. “Com essas ações foi possível tonar a carne da truta mais reconhecida no território brasileiro”, salientou. Vilso Isidoro disse ainda, que a Acatruta, sempre esteve representada em eventos, visando fortalece-la como entidade.

    Porém, identificou como a principal luta da Associação, fazer com que a sede do Ibama, em Painel, passasse aos cuidados do Estado, com o objetivo de recuperar uma estrutura que estava há 16 anos inativa. A consolidação da transferência, foi considerada a maior conquista na sua gestão. Conforme Vilso Isidoro, agora a Região tem o que precisa para se alcançar uma melhor genética na produção através da pesquisa, e conseguir atingir a comercialização em menos tempo.

    Já o novo presidente, o biólogo Hélio Antunes de Souza, há 40 anos estuda e trabalha na criação de truta, se tornando um dos maiores conhecedores da evolução da espécie, no Brasil. Para ele, o desafio prossegue, principalmente, no que tange à exportação. Segundo disse, não existem os problemas sanitários colocados pela Europa. Para ele, quando os europeus decidem mudar seus sistemas de importação, inventam situações para não transparecer o protecionismo. São atos políticos que acabam refletindo no mercado brasileiro, a exemplo do que está ocorrendo com a carne do frango, mas que implica em todos os gêneros. “A carne da nossa truta, está habilitada para exportação, mas sofre as mesmas sanções, e ficamos amarrados”, afirmou.

    A pauta da reunião foi extensa, pois, também foi apresentado o balanço do período de 2017/18, além da melhor identificação dos associados; a definição do valor da anuidade. Temas como a importância do Registro Geral de Predutor (RGP); as doenças que atingem o sistema produtivo, e ainda ouviram uma completa explanação de como está hoje a estrutura e o funcionamento do Campo Experimental.

     

    Assessoria de Imprensa

  • Comentários
  • Famílias são convocadas para o sorteio das residências do Complexo Ponte Grande

  • 11-05-2018
  • Através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, desde o dia 7 de maio, além do comunicado por telefone, o técnico social está visitando 200 famílias para falar sobre o sorteio das residências do Complexo Ponte Grande. O ato ocorrerá na próxima quarta-feira (16 de maio), no Teatro Marajoara, às 18h.

    Nesta ocasião, a construtora responsável pelo empreendimento informará a data da visita individual para cada família. Porém, um dia antes (15 de maio), também sob coordenação da construtora, todas às famílias já poderão conhecer as casas do conjunto habitacional.

    Segundo o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, somente as famílias com documentação completa poderão escolher suas casas. “A prioridade de escolha serão dos idosos e portadores de deficiência, após isso, com os demais. A entrega acontecerá em junho em data a ser definida pelo Ministério das Cidades, o qual fará o ato de entrega”, explica Samuel Ramos. 

    Conforme esclarece a assistente social da Secretaria, Ana Paula Ribeiro, a emissão e assinatura dos contratos são com a Caixa Econômica Federal (CEF) e a entrega das chaves com o Ministério das Cidades juntamente à prefeitura municipal de Lages. “No processo de mudança para as casas do Complexo Ponte Grande, as famílias que se encontram no aluguel social precisam encerrar o contrato do mesmo”, destaca Ana Paula. Ela também comenta que a construtora está efetuando os reparos gerais das casas. Quanto ao acesso da ponte e pavimentação em torno do empreendimento, está sendo sob fiscalização da Secretaria de Planejamento e Obras.

    Fotos: Henrique Vivan

  • Comentários
  • Operação Pronta Resposta

  • 11-05-2018
  • Durante a operação Pronta Resposta, realizada em São Joaquim nesta quinta-feira (10), a Polícia Militar prendeu dois homens suspeitos de tráfico de drogas. Com eles foi entrada uma quantidade de substância semelhante à maconha, uma balança de precisão, dois aparelhos celulares, mais de R$ 1mil e um revólver calibre 38.

    Dois homens foram abordados quando passavam a pé pela barreira policial montada no centro da cidade. Um deles possuía entorpecente e disse que em casa tinha mais uma quantidade. Na residência, a polícia encontrou a arma de fogo. Ele indicou o nome de outro homem de quem havia adquirido a droga. Na casa do possível vendedor, a PM encontrou mais um tanto de maconha, dinheiro e a balança de precisão.

    Os dois homens, que já têm passagem policial, foram levados à delegacia de polícia. A operação Pronta Resposta foi realizada pela guarnição local com o apoio de policiais da Rede Rural de Segurança e da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam).

     

    Catarinas Comunicação/Foto: Evandro Arent 

  • Comentários
  • Inaugurações marcam os 36 anos de emancipação de Correia Pinto

  • 11-05-2018
  • Uma missa com palco especial montado na avenida Tancredo Neves, Centro, abriu na manhã desta quinta-feira (10, a programação comemorativa aos 36 anos de emancipação de Correia Pinto. Centenas de pessoas participaram do ato religioso.

    A quinta-feira foi marcada pela inauguração de diversas obras fruto de investimentos de mais de R$ 1.1 milhão. O prefeito Celso Rogério Alves Ribeiro oficializou também, o decreto de regularização fundiária à 32 famílias do bairro Nossa Senhora do Rosário, que há mais de 20 anos tinham a posse de fato, mas não de direito de seus imóveis.

    As inaugurações começaram pela unidade de ensino Brás Manoel Floriano, bairro São Pedro que teve ampliação de duas salas de aula e lavanderia. Depois na Escola Municipal Jornalista Caldas Júnior, bairro Pró Flor que ganhou quatro novas salas de aula.

    Ainda pela manhã foi inaugurada ampliação e reforma do Posto de Saúde Ondina Bastos, bairro Florestal. A Escola de Educação Infantil Criança Feliz, bairro Nossa Senhora Aparecida passou por reforma geral e também recebeu a placa inaugural. No início da tarde foi inaugurada as novas instalações da Secretaria de Obras, Agricultura e Garagem da Prefeitura, no bairro Nossa Senhora do Rosário.

    Todas as solenidades foram abençoadas pelo padre Dorli Gonzaga Ribeiro. Segundo o prefeito, só na construção das novas instalações da secretaria de Obra e Agricultura, foram investidos R$ 581 mil. “Tudo com recursos próprios. A parte de topografia tivemos o apoio da Amures. O barracão desta nova sede tem 1.168 metros quadrados e a área total do pátio é 10 mil metros quadrados”, citou o Celso Rogério Ribeiro.

    O deputado estadual Gabriel Ribeiro e o prefeito de Ponte Alta Luiz Paulo Farias prestigiaram a inauguração da nova sede da secretaria de Obras e Agricultura.

     

    Atrações diversas

     

    As festividades alusivas aos 36 anos de Correia Pinto iniciaram dia 27 de abril com Assembleia Geral da Mulher Empresária e encerram oficialmente neste sábado dia 12, com Corrida Rústica no campo de futebol Paulo Roberto Gomes, bairro São João.

    Como a data festiva das comemorações foi nesta quinta-feira as atrações se concentraram neste dia. Como apresentações de artistas locais no palco central; Rua de Lazer na Getúlio Vargas; Apresentação dos classificados do 3º Festival da CançãoCanta Correia Pinto (1º, 2º e 3º lugares) com entrega de premiação, também no palco central e apresentação do Coral e Orquestra Municipal.

    A noite está previsto Show com Grupo Tchê Loco e Show com Dudu Fileti, ex-vocalista da banda Zawajus e participação no reality show “The Voice Brasil. No encerramento da programação deste 10 de maio tem Show com César Oliveira e Rogério Melo, Prêmio Tim 2008, indicados ao Grammy Latino.


    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Nova rodada de negócios de animais no Conta Dinheiro

  • 11-05-2018
  • Perto de 900 animais jovens entre machos e fêmeas compõem a nova rodada de negócios no Parque Conta Dinheiro, neste sábado, 12, promovida pelo Sindicato Rural de Lages, e coordenada pela Camargo Agronegócios. As batidas do martelo do leilão, começam às 14 horas. A expectativa é de que o pavilhão de arremates José Arruda Ramos deva receber completa lotação de visitantes, compradores e vendedores. No último sábado (5), foi assim, na primeira etapa da Feira do Terneiro e da Terneira, quando todos os 735 animais foram arrematados propiciando uma arrecadação acima de R$ 1 milhão.

    Ao levar em conta a liquidez da primeira etapa e a boa cotação preços médios do quilo vivo, o presidente da entidade rural de Lages, Marcio Pamplona, acredita na repetição dos bons negócios. A Feira do Terneiro e da Terneira de Lages, tradicionalmente realiza duas etapas, em virtude do grande número de animais, e sempre tem alcançado o marco zero, ou seja, todos os animais têm tido comercialização, formalizando a pista limpa. Vale lembrar que na segunda-feira (14), a partir das 14 horas, mais uma gama de animais volta a ser comercializada na Feira de Gado Geral. O evento será também no pavilhão José Arruda Ramos.

  • Comentários