Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Lançada campanha de[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Amures acompanha reunião de planejamento da Fecam

  • 07-10-2018
  • Fortalecer a administração pública municipal, consolidar o movimento municipalista e contribuir para proporcionar à população acesso a gestões e políticas públicas eficazes, eficientes e efetivas. Esta é a missão do Plano de Alinhamento Estratégico que a Federação Catarinense de Municípios – Fecam está trabalhando com as 21 associações de municípios do Estado.

    O presidente da Amures prefeito de Urubici Antônio Zilli, o prefeito de Ponte Alta Luiz Paulo Farias e o secretário executivo Selênio Sartori acompanham nesta quarta-feira (10), mais uma reunião em Florianópolis, que trata da elaborado de forma participativa do plano. Em junho os prefeitos definindo cinco eixos de atuação: Fortalecimento Institucional; Cidades Inteligentes e Gestão Eficiente; Políticas Públicas; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Alinhamento Estratégico da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, como bases do plano.

    Na reunião desta quarta-feira acontece o lançamento do portfólio de projetos da entidade, que compõe o planejamento 2018-2020. O Alinhamento Estratégico da Fecam prevê buscar resultados em 11 áreas de atuação como ampliar a capacidade orçamentária e financeira dos municípios e dentre outras, garantir ambientes tecnológicos seguros, transparente e de fácil acesso nos portais municipais.

    Dessas ações brotarão 46 projetos a serem desenvolvidos com as associações de municípios, consórcios intermunicipais e demais entidades participantes do sistema Fecam como Escola de Gestão Pública Municipal – Egem, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – Aris e Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – Ciga.


    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Compensação alavanca R$ 195 mil para investimentos em estrutura, educação ambiental e divulgação do Parque Natural

  • 10-10-2018
  • O Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) foi contemplado com recursos de compensação ambiental. O projeto passou pela Câmara Temática do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e foi aprovado o valor de R$ 195 mil, a serem pagos pela empresa Púlpito Energia Eólica S.A.

    Com este valor foram comprados equipamentos que faltavam para a sede administrativa do Parque, no bairro São Paulo, também foi investido no projeto de Educação Ambiental e Guarda Mirim do Parque, a partir da aquisição de uniformes, transporte, viagens técnicas, materiais didáticos e cartilhas. Ainda serão investidos recursos financeiros na melhoria da parte externa da sede, com colocação de bancos e lixeiras, revitalização do lago e bosque, parque infantil, estacionamento e portal de acesso.

    Uma das etapas deste primeiro projeto era melhorar a divulgação da Unidade de Conservação. Foi criado um site do Parque Natural, já no ar, e será investido, inclusive, em campanhas nas redes sociais. “Quem visita o site poderá encontrar informações sobre a história, projetos desenvolvidos (Conhecendo Parnamul, Guarda Mirim, Guardiões do Parque, Mata Atlântica: Conhecer para Conservar, Sala Verde e Trilhas), parcerias, blog, jogos, trilhas, como chegar, cadastro para ser voluntário e agendamento de visitas”, acrescenta a bióloga da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Michelle Pelozato. O site é parquenaturaldelages.com.br. No Facebook: Parque Natural Municipal. Contatos: 3223.8716 e contato@parquenaturaldelages.com.br.

    Fotos: Toninho Vieira, Iran Rosa

  • Comentários
  • Procompi ajuda pequena empresa do setor têxtil a ser mais competitiva

  • 10-10-2018
  • Há pouco mais de um ano participando do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), a KF Confecções, empresa que fica em Bom Retiro, na Serra Catarinense, comemora os resultados. Ela é uma das mais de 20 do setor têxtil da região que aderiram a essa proposta da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.

    Com uma atuação de quatro anos, a empresa emprega 23 funcionários e atende clientes das cidades de Gravatal, Gaspar e Jaraguá. Eles recebem as peças cortadas, as montam, costuram e devolvem prontas para serem comercializadas. A produção chega a 40 mil peças por mês com melhorias de mais de 25% no processo produtivo e diminuição em 15% nos custos.

    As consultorias ajudaram na mudança de disposição do maquinário e formação de células de produção, por exemplo. Houve uma readequação na distribuição de produção e a otimização da mão de obra. “Tivemos uma redução dos custos e maior fluxo de caixa. Isso nos ajuda a aumentar a produção, ser mais competitivos e gerar empregos”, destaca o empresário Dilnei Ribeiro Ramos. 

    Para ele, a chegada do Procompi, apresentado pelo Sinditextil, foi a salvação da empresa. “Não tínhamos um crescimento estável. Hoje, essa condição é muito clara. As coisas mudaram, e para melhor”.  Além dos encontros teóricos, o Instituto Euvaldo Lodi e o Sebrae disponibilizam consultorias especializadas em gestão, finanças, melhoria de desempenho individual, marketing e outros temas.  “Vimos que estamos no caminho certo e não queremos parar”, conclui.

  • Comentários
  • Juizado Especial Em Lages, intimações pelo Whatsapp trazem maior efetividade e agilidade na tramitação de processos

  • 10-10-2018
  • O comparecimento em audiências no Juizado Especial da Comarca de Lages aumentou em 70% depois que as intimações começaram a ser efetivadas pelo sistema intimafone e, recentemente, pelo aplicativo de celular Whatsapp. A medida adotada pelo juiz Silvio Dagoberto Orsatto pela utilização do aplicativo tem apenas um mês, mas os resultados exitosos são percebidos no cotidiano do judiciário. Nesses 30 dias com a nova prática, das 42 intimações enviadas pelo aplicativo, 40 foram recebidas e respondidas de forma efetiva trazendo agilidade na tramitação dos processos. 

    Na prática, uma ação que levaria em torno de 10 a 15 dias para ser realizada teve seu tempo reduzido em apenas dois dias, envolvendo as partes. Para todas elas o contato foi pelo programa do celular.  A linguagem é oficial, porém simples e acessível ao público que busca o juizado.  O professor Claudeci Rodrigues recebeu uma dessas mensagens. “Não costumo retornar ligações. Quando identifiquei que a notificação vinha do Fórum, vi que era algo sério e respondi na hora. Achei muito interessante essa forma de comunicar”. 

    Assim como no caso de Claudeci, na maioria das vezes, a mensagem é entregue e respondida de maneira imediata. “A ideia é ter menos formalidade e papel e mais eficácia nos atos”, destaca a chefe de cartório, Cássia Becker Brandt. 

    A adesão às intimações feitas pelo aplicativo é facultativa, voluntária e destinada apenas aos processos de pessoas físicas. No preenchimento do formulário de adesão, no ato da atermação, é preciso informar o número de telefone, possuir o aplicativo instalado e manter ativa a opção de recibo e confirmação de leitura. 

    Cássia explica que nesta fase de implementação, as intimações são envidas pelo aplicativo e concomitantemente são feitas ligações pelo intimafone, que é um procedimento adotado pelo judiciário para agilizar a celeridade processual.  “Como é algo novo, estamos utilizando as duas formas de comunicação. Contudo, a expectativa é de que em breve apenas a do Whatsapp se mantenha. Essa é a tendência, visto que, atualmente, as pessoas usam muito o aplicativo e ele tem nos trazido maior efetividade e agilidade”. 

    Mesmo tornando os processos mais informais, essas medidas não excluem os outros meios de intimação. A regulamentação para utilização do Whatsapp ocorreu em outubro do ano passado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Corregedoria Geral da Justiça. 

     Juizado especial atende causas menos complexas   

    Nos juizados especiais os cidadãos buscam soluções para seus conflitos cotidianos de forma rápida, eficiente e gratuita. Eles servem para conciliar, julgar e executar causas de menor complexidade, que não exceda 40 salários mínimos.

     

    Texto e fotos:: Taina Borges

  • Comentários
  • Câmara de Lages presta homenagens às conquistas lageanas do Handebol nos Jesc

  • 09-10-2018
  • Nesta terça-feira (9), logo após o término da sessão deliberativa do Poder Legislativo, os vereadores de Lages prestam reverências em nome da população lageana aos atletas e comissão técnica da Associação de Handebol Lages (Handlages) pelas recentes conquistas nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). A homenagem foi proposta através da moção legislativa 166/2018, de autoria do vereador Mauricio Batalha Machado (PPS) em conjunto com os demais legisladores da Câmara de Lages.

    Tanto a equipe feminina, que competiu pela escola Santa Helena, como a masculina, representante do colégio Rubens de Arruda Ramos, sagraram-se campeãs estaduais na categoria de 12 a 14 anos. Com os títulos, Lages representou Santa Catarina na 2ª regional dos Jogos Escolares da Juventude, realizado em Joinville, no qual a equipe feminina ficou na 5ª posição, enquanto a masculina ficou com o vice-campeonato.

  • Comentários
  • Plantio Direto será tema de dia de campo em Lages

  • 06-10-2018
  • Será realizado no dia 25 de outubro, na localidade de Santa Terezinha do Salto, o dia de campo sobre Plantio Direto. As atividades que integram a programação do dia do campo terão inicio ás 9 horas e o encerramento ás 16h30.

    De acordo com o secretário da Agricultura e Pesca,Osvaldo Uncini, esse sistema de produção requer cuidados na sua implantação, mas depois de estabelecido, seus benefícios se estendem não apenas ao solo, esse sistema reduz o potencial de contaminação do meio ambiente e oferece ao agricultor maior garantia de renda, pois a estabilidade da produção é ampliada em comparação aos métodos tradicionais de manejo do solo.

    O Sistema de Planto Direto foi introduzido no Brasil no inicio da década de 70, mas foi a partir de 1990 que essa tecnologia conservacionista teve grande desenvolvimento, e atualmente já se encontra bastante difundida entre agricultores, dispondo-se, de sistemas adaptados a diferentes regiões e aos diferentes níveis tecnológicos.

    Qualificação do agricultor

    Por se tratar de um sistema complexo, é exigido que o agricultor tenha um conhecimento mas amplo e domínio de todas as fases do sistema de Plantio Direto. O sistema exige ainda um acompanhamento mais rígido da dinâmica de pragas, doenças e plantas daninhas, do manejo de fertilizantes e das modificações causadas ao ambiente, á medida que o sistema vai sendo implantado.

  • Comentários
  • Trabalho de mestrado da Udesc Lages é premiado

  • 09-10-2018
  • O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu o prêmio de segundo lugar no 13º  Congresso de Cirurgia e no 3º Congresso Internacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (CBCAV), em Belém.

    O trabalho de mestrado "Neoformação óssea comparativa de biomateiais micronanoestruturados aplicados através de um sistema guiado em calvária de coelhos", da médica veterinária Cristiana Côrrea Kuci, acadêmica do Mestrado em Ciência Animal da Udesc Lages, foi premiado como o segundo melhor trabalho do evento.

    Cristiana foi orientada pelo professor Aury Nunes de Moraes e contou com o apoio do professor Celso Pilati, do Departamento de Medicina Veterinária, e do professor Nelson de Camargo, do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Ciências Tecnológicas (CCT).

    Foto: Divulgação

  • Comentários
  • Futsal feminino de Lages aplica nova goleada na Libertadores da América

  • 09-10-2018
  • Depois de uma empolgante goleada por 14 a 1 logo na estreia contra o Aquiles Nazoa, da Venezuela, no domingo, o time das Leoas da Serra, que representa Lages, Santa Catarina e o Brasil na Taça Libertadores da América de Futsal Feminino, voltou a vencer por um placar elástico e caminha forte rumo à liderança do grupo B e, consequentemente, à classificação para a próxima fase.

    Na tarde desta segunda-feira, no ginásio do Comitê Olímpico do Paraguai, na cidade de Assunção, as Leoas derrotaram o Palestino, do Chile, por 7 a 0. Os gols da equipe lageana foram marcados por Tampa (duas vezes), Amandinha (duas vezes), Diana (duas vezes) e Greice.

    Para Diana, uma das artilheiras da partida, o resultado foi fruto de concentração e companheirismo da equipe.

    "O segundo jogo foi um pouco mais difícil porque a equipe chilena é mais forte fisicamente. Felizmente conseguimos abrir o placar e consolidar uma boa vitória, ainda que o placar não tenha sido tão elástico como no primeiro jogo. Agora é continuar a concentração para encaminhar a classificação à semifinal e depois à final. Vamos em busca do título, pois sabemos quantas pessoas lutaram por isso e será um orgulho para Lages".

    Nesta terça-feira, dia 9, o time estará de folga na tabela, mas não do trabalho. Pela manhã ocorrerá um treino tático no próprio ginásio da competição. À tarde e à noite as meninas descansam e, na quarta-feira, às 16h, enfrentam o Atlantes, da Bolívia. Todas as partidas das Leoas da Serra na Libertadores são transmitidas ao vivo pela página oficial da Prefeitura de Lages no Facebook.

     

     
    Pablo Gomes

  • Comentários