Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Ryla Universitário acontece em[...]

Previsão do Tempo - Climaterra

Prefeitura e Exército se aliam

  • 13-04-2018
  • O Município se valeu da experiência tradicional do Exército na Serra de Santa Catarina e da sua capacidade de soluções em engenharia para abrir uma porta de capacitação profissional, em um elo firmado diretamente com a Secretaria do Planejamento e Obras, direcionada a sete operadores de máquinas pesadas recém contratados pelo mais recente processo seletivo da prefeitura. Estes trabalhadores estão ligados às secretarias de Obras e à de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

    Entre os dias 9 e 13 de abril, o 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv) oferecerá o curso teórico e prático com estágio aos servidores municipais, no total de 40 horas/aula, ministradas no quartel do Exército, no bairro Conta Dinheiro. Os alunos permanecem durante o dia inteiro no Batalhão, onde recebem, além das instruções, almoço. As noções práticas serão evidenciadas nesta quinta e sexta. Às 11h desta sexta (13) haverá a cerimônia de entrega dos certificados na Sala de Instrução do Batalhão, com a presença do comandante tenente-coronel Cleber Machado Arruda.

    No conteúdo programático estiveram os temas de manutenção preventiva de 1º escalão; funcionamento de motores a diesel; lubrificação e limpeza do equipamento; sistema elétrico; sistemas de transmissões; sistemas hidráulicos; material rodante e pneus; primeiros socorros, e prática de operação. No específico, manuseio de motoniveladora (patrola), trator de esteira, trator agrícola e rolo compactador pneumático liso. Nos demais tópicos, check list; medidas de segurança no trabalho; uso adequado de cinto de segurança e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - abafadores auriculares de ruídos, óculos, luvas, colete refletivo, sapatões; conhecimento do solo e agregação de materiais, e manutenção de viaturas (verificação de água, pneus, lubrificação, etc.).

    Os estudos foram feitos com apostilas do Exército e material digital disponível para cópia e posterior consulta. Na parte prática, além do manuseio dos quatro instrumentos cedidos pelo próprio Batalhão com aulas em terreno do Exército, localizado atrás do quartel, os alunos treinaram em três simuladores de condução de motoniveladora, trator de esteira e retroescavadeira, semelhantes a videogames, numa proposta implantada em Lages há cerca de sete anos, bem próximo à realidade da máquina e com exercício da coordenação motora nesta tarefa que apresenta determinado risco de periculosidade.

    As incumbências destes servidores são operar trator, rolo compressor, patrola, retroescavadeira e outros, engatar implementos, operar equipamentos na execução de aterros, drenagens, acabamento em pavimentos, zelar pela conservação e manutenção da máquina, executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente funcional.

  • Comentários
  • Simpósio de integração reúne estudantes de pós-graduação e profissionais na Udesc Lages

  • 13-04-2018
  • O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, iniciou na noite desta quarta-feira, 11, o 1º Simpósio de Integração da Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Inovação (Siga).

    A abertura oficial teve a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Antônio Carlos Vargas Sant´Anna, do diretor-geral do centro, João Fert Neto, e do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Adelar Mantovani.

    A palestra de abertura do Siga teve como tema "Acadêmico: a melhor versão de si mesmo" e foi ministrada pela coach e mentora acadêmica Andreza Lopes.

    Nesta quinta-feira, 12, a programação iniciou com a palestra "Sistema Nacional de Pós-Graduação: Avaliação, Desafios e Perspectivas", ministrada pelo coordenador na área das Ciências Agrárias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luiz Carlos Federizzi.

    Segundo ele, o sistema de pós-graduação no Brasil encontra diversos problemas, como a grande quantidade de programas, causando consequências diretas na formação do aluno, inclusive a educação insuficiente e deficiente de doutores. "Está mais do que na hora de privilegiar a qualidade em detrimento da quantidade", afirma.

    A programação do Siga seguirá até esta sexta-feira, 13, no Anfiteatro Caverna, reunindo mais de 200 estudantes de pós-graduação e profissionais das áreas científica e tecnológica.

    Além de palestras e mesas redondas, o seminário terá a apresentação de pôsteres. Ao todo, foram submetidos 160 trabalhos nas áreas temáticas de Bioquímica e Biologia Molecular; Ciência Animal; Ciência do Solo; Produção Vegetal; Ciências Ambientais; e Engenharia Florestal.

    O evento é uma iniciativa dos estudantes dos programas de pós-graduação da Udesc Lages, com o objetivo de promover a troca de conhecimento sob as temáticas enfrentadas e promover o aperfeiçoamento nas áreas de atuação dos pesquisadores.

    Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

  • Comentários
  • Previsão do Tempo - Climaterra

  • 13-04-2018
  • SÁBADO; ar mais frio (massa polar centrada a leste do Uruguai no Atlântico) no centro leste de SC e áreas próximas, áreas de instabilidade no centro leste de SC. Céu claro a sol e nuvens com intervalos de nublado do meio oeste ao extremo oeste, pouca chance de chuva ou bem isolada se der, mais no meio oeste de tarde/noite. Nublado a possíveis aberturas de sol do centro ao litoral. Chuva e possível trovoada do centro ao litoral de SC no decorrer do período com intervalos de melhoria. Pode ter chuva forte a bem forte entre a Grande Fpolis ao litoral norte (acima dos 50 mm pontuais com risco de transtornos diversos) no decorrer da madrugada e dia. Risco de temporal bem isolado nestas áreas. Temperatura cai bem no centro leste (mais a máxima) e ainda faz calor no centro oeste do Estado. Mínimas; 14/20°C na maior parte do Estado, entre 15/22°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 10/13°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales. Máximas entre 20/26°C na maior parte de SC, 14/17°C no topo da serra/cidades+ de 1200/1300 m, entre 32/35°C em pontos do extremo oeste (26/30°C do meio oeste ao extremo oeste em média). Vento bem variável, mais de sudeste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais 40/60, períodos de fraco. Ruim para navegação no mar aberto. Picos perto ou acima dos 1,5/2,0 m nas praias de mar grosso/ressaca, acima ou em torno dos 3,5/4,0 m no alto mar. Vento variável, mais de sudeste a leste/nordeste com rajadas ocasionais acima dos 25/45 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; boa no oeste até o meio oeste de manhã e algum risco de tarde. Do centro ao litoral tem maior risco, especialmente o leste e litoral. 

    DOMINGO; em forte queda, mais do meio oeste ao litoral, frio o dia todo nas áreas acima dos 800/1000 m. Mantém a instabilidade em todo o Estado. Céu nublado, possíveis aberturas de sol com muitas nuvens, mais do centro ao oeste. Chuva no decorrer do período com intervalos de melhoria, no oeste/meio oeste pode ter pouca a nenhuma chuva em boa parte da área. Ainda terá risco de chuva forte no litoral norte até o norte da ilha de SC e áreas próximas na madrugada/manhã (pode ter pontuais acima dos 50 mm com potencial de transtornos). Períodos de tempo seco no litoral, mais ao sul. Temperatura cai bem no centro leste (mais a máxima). Mínimas; 12/17°C na maior parte do Estado, entre 13/18°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 7/10°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales. Máximas entre 16/24°C na maior parte de SC, 12/15°C no topo da serra/cidades+ de 1300 m, entre 25/28°C em pontos do extremo oeste. Vento bem variável, mais de sudeste a sudeste/leste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais 30/50, períodos de fraco. Ruim para barcos pequenos e médios. Picos perto ou acima dos 1,5/2,0 m nas praias de mar grosso/ressaca, acima ou em torno dos 3,5/4,0 m no alto mar. Vento variável, mais de sudeste a leste/nordeste com rajadas ocasionais acima dos 25/45 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; arriscado para as de média e longa duração, melhor no oeste. 

    SEGUNDA-FEIRA; massa polar ganhando força no centro leste de SC. Circulação marítima no litoral de SC e áreas próximas, mais instável ao norte. Alterna céu claro a sol e nuvens a intervalos de nublado (bem maiores e predominantes no leste). Pode ter chuva fraca ao longo do litoral e áreas próximas, avança pelo vale do Itajaí, mais de tarde/noite, alguma chance de manhã. Temperatura baixa na maior parte de SC, mais alta de tarde no extremo oeste. Mínimas; 10/16°C na maior parte do Estado, entre 12/17°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 6/9°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales. Máximas entre 16/23°C na maior parte de SC, 14/17°C no topo da serra/cidades+ de 1300 m, entre 25/28°C em pontos do extremo oeste. Vento bem variável, mais de sudeste a leste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais 30/50, períodos de fraco. Ruim para barcos pequenos e médios. Picos perto ou acima dos 1,5/2,0 m nas praias de mar grosso/ressaca, acima ou em torno dos 3,5 m no alto mar. Vento variável, mais de sudeste/leste a leste/nordeste com rajadas ocasionais acima dos 20/40 Km. Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; arriscado no leste do Estado e partes do vale do Itajaí e leste do planalto norte.

  • Comentários
  • Novo Ministro do Esporte recebe camisa da seleção de futsal feita para jogo em Lages

  • 13-04-2018
  • Leandro Cruz Fróes da Silva tomou posse ontem (quarta-feira, 11 de abril), em Brasília, como Ministro do Esporte. Na ocasião, ele recebeu de Tatiana Weysfield, coordenadora de projetos da CBFS, e de Naiara Gresta, supervisora da seleção brasileira feminina de futsal, uma camisa do Brasil idêntica à utilizada por Amandinha nas partidas contra o Paraguai no mês de março, em Carlos Barbosa e Lages. Tatiana e Naiara estiveram em Lages com a seleção brasileira, conheceram a estrutura da universidade e foram recebidas pelo reitor Luiz Carlos Pfleger e pelo diretor executivo da Fundação Uniplac, Carlos Eduardo de Liz. "O apoio da Uniplac à seleção brasileira feminina e ao futsal como modalidade é um exemplo a ser seguido, por promover o esporte aliado à educação e levá-lo até a comunidade", disse Tatiana quando da visita à instituição.

    Na foto, estão Célio René Trindade Vieira (coordenador geral de esporte e educação do Ministério do Esporte), Naiara Gresta, a atleta da seleção brasileira Isabela Silva, o ministro Leandro Cruz Fróes da Silva e Tatiana Weysfield.

    Assessoria Uniplac

  • Comentários
  • Bocaina do Sul realiza a 37ª Mostra do Campo entre 19 e 22 de abril

  • 12-04-2018
  • Rainha, princesas da Mostra do Campo e o prefeito de Bocaina do Sul usaram a tribuna da Alesc

    O município de Bocaina do Sul, na Serra catarinense, realiza nos dias 19, 20, 21 e 22 de abril a 37ª edição da Mostra do Campo, evento que tem como objetivo mostrar o potencial agropecuário da cidade. Para divulgar o evento, o prefeito de Bocaina do Sul, Luiz Carlos Schmuler, acompanhado da rainha e das princesas da festa, ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde desta quarta-feira (11), a convite do deputado Fernando Coruja (PODE).

    “A Mostra do Campo é um evento importante para Bocaina, pois é onde mostramos nossos produtos, todo o nosso potencial enquanto município”, afirma o prefeito. A realeza da Mostra do Campo é composta pela rainha Ana Lara Oliveira de Liz, 18 anos, e pelas princesas Camila Rafaeli Cruz, 18 anos, e Maria Helena Henckemaier, 15 anos.

    A festa será realizada no Parque de Exposições de Bocaina do Sul. A abertura oficial será no dia 19, uma quinta-feira, às 20h15. Além da exposição dos produtos agropecuários, vários outros eventos estão programados, como cavalgada, missa campeira, olimpíada rural, torneio de domínio, entre outros. Destaque para o 12º Rodeio Crioulo, que vai distribuir mais de R$ 20 mil em prêmios, e para os shows musicais. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site da Prefeitura de Bocaina do Sul.

    O deputado Fernando Coruja lembrou que a Mostra do Campo foi criada com o objetivo de enaltecer o pequeno produtor rural, ainda quando Bocaina era um distrito de Lages. “Sempre foi uma festa muito frequentada, que destaca a produção rural da região”, disse. Os deputados Gabriel Ribeiro (PSD) e Dirce Heiderscheidt (MDB) destacaram a festa como um evento tradicional para a comunidade serrana.

    FOTO: Solon Soares/Agência AL

  • Comentários
  • Santa Catarina reduz ICMS de 17% para 12%

  • 12-04-2018
  • Para estimular a competitividade da indústria catarinense, o governador Eduardo Pinho Moreira assinou, na quarta-feira, 11, a Medida Provisória (MP) para diminuir de 17% para 12% o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para operações com mercadorias destinadas a contribuinte para comercialização, industrialização e prestação de serviços.

    “Estamos adotando ações práticas e simplificando o sistema tributário catarinense, para fortalecer nossa base, estimular a competitividade, gerando mais empregos. Este ato beneficia toda a cadeia produtiva, pois pagando menos impostos, as empresas poderão investir em inovação, em novos produtos e geração de valor”, explica o governador. Na prática, a redução da alíquota incide nas mercadorias comercializadas nas operações entre contribuintes, da produção até o consumo.

    Segundo o secretário de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, há mais de 30 anos esta ação era aguardada pela indústria catarinense “Santa Catarina está reduzindo impostos para que nossos produtos tenham maior facilidade de comercialização”, diz.

    A MP altera o artigo 19 da Lei nº 10.297, de 26 de dezembro de 1996, que dispõe sobre o ICMS. O documento foi encaminhado para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e será publicado no Diário Oficial hoje.

  • Comentários
  • Lafi completa 25 anos

  • 11-04-2018
  • A Lafi Cosméticos comemora 25 anos, amanhã 12 de abril. A empresa é dirigida pelo casal Edilma e Luiz Figueiredo e se tornou referência para a nossa região, como a maior loja no setor cosmético. Destaque em todo país como distribuidora e em educação profissional para profissionais da beleza. Atualmente, seus filhos também trabalham ativamente na empresa. Eles, que iniciaram numa empresa familiar, estão se transformando numa família de empresários.

    A Lafi, que iniciou com uma pequena loja no shopping Gemini, possui hoje quatro lojas em Lages, quatro distribuidoras de produtos profissionais, em Lages/SC, Curitiba/PR, Vacaria/RS e Campinas/SP, duas Academias com espaços físicos em Lages e Curitiba e além disso, promove cursos e eventos em todas as regiões onde atua. Para comemorar esta data tão importante, as lojas Lafi estão preparando diversas promoções para receber os clientes.

  • Comentários
  • Santa Catarina sediará debate sobre a modernização da Lei de Licitações

  • 11-04-2018
  • A comissão especial que analisa o projeto da nova lei de licitações (PL 6814/17) foi uma das primeiras comissões a retomar os trabalhos do ano na Câmara dos Deputados. A proposta, de autoria do Senado, cria uma norma geral para regular licitações e contratos públicos. A proposta vale para a administração direta e indireta da União, estados e municípios.

    Após ouvir diversos representantes e lideranças com conhecimento do assunto no âmbito da Câmara dos Deputados, a Comissão aprovou na tarde desta terça-feira (10) diversos requerimentos para a realização de seminários nos estados com o objetivo de captar novas sugestões para a construção do relatório.

    Através do requerimento 44/2018 de autoria do deputado federal Celso Maldaner, Santa Catarina será sede de um dos encontros. Maldaner explica que a intenção é ouvir a OAB, Fecam, Ministério Público, Tribunal de Contas, além dos Conselhos Estaduais de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e a quem mais possa interessar o debate. “Queremos construir um texto de consenso que possa tornar o processo licitatório mais rápido, transparente e menos sujeito a fraudes e irregularidades, modernizando a lei 8.666/1993. Estamos em contato com a mesa diretora da comissão e tão logo definiremos a data para realização do mesmo”, destacou.

  • Comentários