Portal Expressiva

Blogs e sites Parceiros

Uniplac recebe Workshop sobre[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Selo dos 250 anos de Lages é lançado oficialmente

  • 18-03-2016
  •  

    O lançamento do selo oficial 250 Anos de Conquistas foi feito na manhã desta sexta-feira (18), na Secretaria Municipal de Turismo, pelo prefeito Elizeu Mattos, durante coletiva à imprensa. O selo é comemorativo aos 250 anos de fundação de Lages e vai estar impresso em todos os documentos oficiais da prefeitura. “A FCL (Fundação Cultural) está responsável pela programação dos 250 anos de aniversário de Lages e também temos uma campanha publicitária alusiva”, diz o prefeito.

    Elizeu fala que a escolha das cores verde e amarelo, integrando a simbologia do coração, faz do Selo 250 Anos de Conquistas um meio de se reverenciar o patriotismo, o amor pela terra onde se vive. Além de o selo estar impresso em documentos oficiais do município, a publicidade constará em postes em diversos locais da cidade. Estiveram presentes ao ato de lançamento secretários municipais e o presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Oliveira, entre outros vereadores e autoridades.

  • Comentários
  • Prefeitura apoia a realização da Semana Santa

  • 18-03-2016
  •  

    O lançamento à imprensa da programação da Semana Santa, evento turístico-religioso promovido pelo Movimento Tabor, com apoio da prefeitura, ocorreu nesta sexta-feira (18) na Secretaria Municipal de Turismo. O prefeito Elizeu Mattos e o secretário de Turismo, Flávio Agustini, além de outros secretários municipais, acompanharam a apresentação da programação feita pelo coordenador do Movimento Tabor, Hélio Furlan.

    O coordenador relatou como surgiu o evento em Lages. “Tudo começou na década de 1980 com o Frei Silvério que via a necessidade de se acolher os peregrinos que tradicionalmente subiam o Morro Grande, na sexta-feira, para colher marcela (planta medicinal também chamada de macela) e fazer orações. Frei Silvério subia o Morro com um carro de som, em via sacra e reunia os peregrinos”, recorda o coordenador.

    Depois disso, segundo Furlan, veio o apoio da prefeitura à iniciativa do frei franciscano, construindo-se, então, toda a infraestrutura física do Complexo Religioso do Morro Grande que inclui a escadaria de 500 degraus, a cruz de 19 metros de altura, capela, e uma série de melhorias, a exemplo dos painéis da Via Sacra e um grande painel com foto do Frei Silvério.

    Reforma geral

    O prefeito Elizeu diz que há três anos quando do início da atual administração municipal a prefeitura teve de fazer uma reforma geral na infraestrutura do Complexo Religioso. “De lá para cá, todos os anos, a prefeitura tem se empenhando no apoio incondicional ao Movimento Tabor, incluindo a manutenção geral do complexo, através dos serviços prestados pelas equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Turismo, especialmente”, explica.

    Elizeu destaca a importância da programação da Semana Santa promovida pelo Movimento Tabor, pois ela se encaixa no conceito de turismo de eventos. “Lages conta com importantes atrações, como a Semana Santa, o Fashion Hair, a Festa do Pinhão, Motoneve, Natal Felicidade e outros”, enumera.

    Agora, por exemplo, está acontecendo em Lages o Encontro Nacional de Tatoo, reunindo gente de todo o país. “E para o Fashion Hair já tem dois mil inscritos e será agora realizado no Lages Garden Shopping”, ressalta Elizeu. “Lages, em meio à crise econômica nacional, desenvolve muito bem o turismo de eventos, movimentando a economia local e regional”, sublinha o prefeito.

    Cavalgada

    O secretário de Turismo, Flávio Agustini, fala que a cavalgada de aventura, na Coxilha Rica, igualmente faz parte do turismo de eventos, atraindo para Lages turistas estrangeiros. “Agora durante o feriado de Páscoa temos um grupo de cavaleiros formado por turistas de nove países. E o mais importante é que quem vem para o turismo de eventos consome no comércio local e regional. Eles gastam quatro vezes mais do que o turista convencional”, finaliza Flavinho.

  • Comentários
  • Prefeito veta aumento dos vereadores

  • 18-03-2016
  •  

     

    Na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito Elizeu Mattos e os vereadores da base aliada chegaram a um consenso em relação à decisão de veto do Projeto de Lei n° 011/2016 com sua redação final nº 004/2016, dispondo sobre a revisão geral anual aos servidores, efetivos e comissionados, as funções gratificadas do poder Legislativo de Lages, o que inclui também o aumento do salário dos vereadores. O veto total do Projeto de Lei, segundo justificativa do Executivo municipal, se dá em face do “momento desfavorável, uma vez que o município enfrenta queda de receita devido à crise econômica nacional que vem afetando todos os municípios brasileiros”.

     

    Portanto, segundo o veto, a concessão de reajuste neste momento é contrária ao interesse público, em virtude do atual cenário econômico nacional. Elizeu, embora reconheça como “meritório o reajuste” proposto pelo Projeto de Lei, entende que se não o vetasse “colocaríamos por terra todo o empenho até aqui realizado, no sentido de manter a saúde das contas públicas e todos os esforços que a municipalidade vem fazendo para tanto, considerando também que a revisão geral anual aprovada é retroativa ao mês de janeiro de 2016”.

     

    O veto oficial do Executivo foi entregue ao presidente da Câmara, vereador Thiago Oliveira, durante a reunião com a base aliada ocorrida no Gabinete do prefeito Elizeu Mattos. “De acordo com o entendimento comum dos vereadores da base de sustentação do governo, diante das considerações já expostas, requeremos que o veto do Executivo seja então submetido à apreciação da Câmara Municipal de Vereadores de Lages, na forma regimental”, conclui Elizeu.

  • Comentários
  • Vindima atrai grandes empresários para São Joaquim

  • 17-03-2016
  • Os vinhos joaquinenses estão conquistando o mundo e na 3ª Vindima de Altitude diversos empresários de grandes empresas vieram conferir onde são produzidos vinhos diferenciados e de qualidade comprovada. A Vindima acontece durante todo o mês de março e pessoas de diversas partes do país estão participando do evento.
     
    A vinícola Hiragami, por exemplo, recebeu no último fim de semana a visita de empresários japoneses que vivem em São Paulo e já experimentaram os vinhos na capital paulista. “São pessoas que experimentaram nossos vinhos e quiseram conhecer os vinhedos e saber onde é produzida a bebida”, destacou Fumio Hiragami, proprietário da empresa.
     
    Entre os visitantes estavam Keijiro Isomura – Presidente da Epson do Brasil, Toru Takeuchi – Presidente do Taikisha do Brasil, Fujii Watanabe – Diretor do Mitsui Bussan do Brasil, Makoto Tanaka – Diretor do Banco Sumitomo Mitsui, Atsuhiro Igawa – Presidente do Amada do Brasil, Nobuko Sawamoto – esposa do presidente do Furukawa Automotivo.
     
    “Todos estiveram em Santa Catarina pela primeira vez e ficaram muito felizes com a nossa região. Visitaram vinhedos, pomares e aproveitaram o melhor do churrasco serrano. Foi uma visita muito importante para a nossa vinícola e para São Joaquim também”, finalizou Hiragami.
     
    Roseane Ribeiro Sobânia – Portal SerraSC

  • Comentários
  • OAB/SC recomenda impeachment de Dilma e Temer ao Conselho Federal

  • 17-03-2016
  • A OAB/SC decidiu hoje (quinta, 17), por maioria, recomendar ao Conselho Federal que a entidade apoie o impeachment da presidente da República, Dilma Roussef, e de seu vice, Michel Temer. A posição da Seccional catarinense será levada pelo presidente Paulo Brincas à OAB nacional, que estará reunida em caráter extraordinário a partir das 10h desta sexta-feira (18) em Brasília.

     

    A decisão foi tomada após sessão aberta do Conselho Seccional, que reuniu conselheiros, presidentes de subseção e diretores da instituição e gerou intenso debate. Dos 42 conselheiros, 39 votaram pelo impeachment e três contra. A OAB/SC também aprovou por unanimidade uma moção de solidariedade ao presidente nacional Cláudio Lamachia, que numa das gravações vazadas pela Operação Lava-Jato foi agredido pelo ex-ministro Jacques Wagner.

     Veja a íntegra do documento aprovado pelo Conselho Seccional da OAB/SC:

     

    “Recomendação.

     Diante do exposto, propõe-se o envio de ofício ao Presidente do Conselho Federal e aos Conselheiros Federais eleitos por Santa Catarina, com cópia do presente relato e recomendação, requerendo que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados:

    (1)  elabore novo pedido de impeachment ou adira ao já admitido, caso seja possível a inclusão de novos fatos tornados públicos após 31 de agosto de 2015, para a apuração de crimes de responsabilidade da presidente e do vice-presidente da República;

    (2)  diligencie junto ao TSE para o rápido julgamento referida Ação de Impugnação de Mandato Eletivo 761;

    (3) especificamente no que diz respeito ao processo criminal em trâmite contra o Presidente da Câmara dos Deputados, que seja constituída comissão de acompanhamento e que, na medida do possível, seja requerido junto à Procuradoria Geral da República, titular da ação, que solicite ao Supremo Tribunal Federal o imediato afastamento do cargo de presidente da Câmara dos Deputados do senhor Eduardo Cunha;

    (4) exija completa, transparente e rápida investigação pelas autoridades competentes e, se for o caso, na propositura das competentes ações, contra todas as autoridades mencionadas na colaboração do senador Delcídio do Amaral e em outras colaborações obtidas no âmbito da operação Lava Jato;

    (5) que garanta e observe a livre atuação profissional de todos os profissionais de advocacia envolvidos em todos os processos e procedimentos, analisando e  combatendo o procedimento de qualquer autoridade que abuse de seu poder;

    (6) que garanta e observe o Estado democrático de Direito, com defesa inconteste da democracia e dos resultados eleitorais legitimamente obtidos;

    (7) que garanta e observe o devido processo legal, observando os limites legais e constitucionais dos atos praticados pelas autoridades judicantes e políticas.”

     

    Mariana Mantovani/All Press Comunicação Estratégica

  • Comentários
  • Semasa inicia campanha de conscientização nos jogos do Inter de Lages

  • 17-03-2016
  •  

    A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), a mais nova patrocinadora do Inter de Lages, aproveitou o momento do time na série A do Campeonato Catarinense para lançar uma campanha de conscientização sobre o uso racional da água.Com o tema “A água muda o jogo”, mais de 500 flyersinformativos foram entregues aos torcedores que assistiram à partida entre Inter e Figueirense.

    O jogo foi válido pela terceira rodada do segundo turno do campeonato, no estádio municipal Vidal Ramos Junior, na noite de quarta-feira (16).Sabendo que a água é um recurso não renovável, a parceria entre a Semasa e o Leão da Serra lageanos faz valer a campanha que será repetida nos jogos em casa.

  • Comentários
  • Informe do Legislativo Lageano

  • 17-03-2016
  • Congratulações à Facvest pelo primeiro curso de mestrado oferecido pela instituição

     

    Na moção legislativa 028/16, os vereadores Adilson Appolinário (PROS) e Nilton Freitas (PTB) parabenizam o Centro Universitário Facvest pela aprovação do curso de Práticas Culturais como o 1º programa de mestrado pelo sistema Capes-MEC.

    Os autores destacam o empenho e a dedicação da instituição de ensino que cada vez mais se solidifica e prima pela educação superior em Lages e Santa Catarina. “Expressamos a nossa honra e reconhecimento pela importância desta conquista que tanto irá favorecer e estimular o desenvolvimento da cidade e região, proporcionando melhores oportunidades e qualidade ao ensino superior catarinense”, destaca a matéria. 

     

    Disponibilização de planos de saúde para os servidores públicos do município

     

    A inclusão dos servidores públicos municipais em um plano de saúde coletivo é o que propõe o vereador David (PMDB) no requerimento 048/16. A matéria foi encaminhada ao prefeito Elizeu Mattos (PMDB).

    No passado, explica David, não somente os servidores mas também os familiares destes tinham direito ao plano de saúde, feito em parceria com a Prefeitura. No entanto, sem qualquer motivo tal conquistada foi retirada pela administração passada.

     

    Isenção da tarifa de ônibus para a equipe do Samu

     

    Por meio da indicação 372/16, encaminhada ao prefeito Elizeu Mattos, o vereador Enio do Vime (PSD) solicita a isenção do pagamento da tarifa do transporte coletivo municipal à equipe que trabalha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Lages.

    De acordo com Enio, a isenção já é concedida aos policiais militares e bombeiros, que apresentam tarefa similar às funções do Samu. “A isenção não caracteriza um privilégio, mas a valorização dos profissionais que diuturnamente trabalham em serviços de emergência e na preservação da vida dos cidadãos”, destaca a matéria.

     

    Pavimentação para ruas do Cristal são solicitadas na Câmara

     

    Através de indicação encaminhada ao prefeito Elizeu Mattos (PMDB), o vereador João Chagas (PSC) solicita estudos de viabilidade no sentido de efetuar a pavimentação das ruas Generoso Paes de Farias e Vito Pedro Boscato no Loteamento Cristal.

    Segundo o proponente, o Loteamento Cristal não possui uma única rua com pavimentação adequada, sendo um verdadeiro caos para os moradores devido ao pó em tempo seco e ao barro nos dias de chuva.

     

    Situação de professores do município gera questionamentos

     

    Dois pedidos de informação (029 e 030/16) propostos pela vereadora Aida Hoffer (PSD) requerem respostas do chefe do Executivo municipal, Elizeu Mattos (PMDB), sobre a situação dos professores comissionados, efetivos e os que estão no estágio probatório em Lages.

    Na primeira matéria, Aida pede uma relação nominal dos professores contratados do 1º ao 5º ano e outra dos contratados do 6º ao 9º contendo o nome, a escolaridade e o número da classificação do profissional no processo seletivo realizado em 2014, além do local onde o mesmo está trabalhando e a respectiva função que exerce (se é ensino regular, disciplinas, 2º professor, projetos e/ou outras).

    O foco do segundo documento são os professores efetivos e os que se encontram em estágio probatório, conforme ingresso no concurso realizado em 2011. É solicitada uma relação nominal para os professores do 1º ao 5º ano e outra do 6º ao 9º no qual constem: nome; escola onde o professor está lotado; local onde trabalha atualmente; função que exerce (se é ensino regular, disciplinas, atividades extraclasses e/ou outras funções); a carga horária de trabalho efetivo; e se possui contrato temporário (caso afirmativo, quantas horas e qual escola).

    Everton Gregório

  • Comentários
  • Movimento na praça de alimentação aumenta com a Quarta Maluca Garden

  • 17-03-2016
  • O primeiro dia da promoção Quarta Maluca Garden atendeu as expectativas dos lojistas. Com o grande número de oportunidades de descontos na praça de alimentação houve um aumento no fluxo de visitantes no Lages Garden Shopping neste dia 16 de março. A ideia é continuar com a promoção até o dia 6 de abril.

    A secretária Luciane Machado soube da Quarta Maluca Garden pelas redes sociais, convidou o marido e sobrinhos e teve um fim de quarta-feira muito agradável. “Achei super legal essa promoção. Gosto de vir ao shopping, e com os pratos a preços reduzidos o passeio fica melhor ainda”, destaca afirmando que voltará em outras oportunidades.

    O proprietário da Pizza Patroni e Jin Jin, Luiz Henrique Sens, acredita que o incremento no número de consumidores em seus empreendimentos tenha atingido os 30%. “Essa marca ainda vai melhorar porque esta foi apenas a primeira quarta da promoção. Temos muitas opções e com preços atrativos. Queremos que o lageano que não conhece o shopping venha conhecer. E os que já conhecem, que retornem”.

    Além das diversas e deliciosas opções de alimentação, a Quarta Maluca Garden oferece entretenimento com show ao vivo durante a noite. Quem estrou no palco cultural foi o argentino Nino Zalazar com um repertório cheio de sucessos dos Beatles e do pop rock internacional.

    A promoção é válida para o dia todo. O coordenador de marketing, Luis Rodrigo Rossette, destaca que o estacionamento é gratuito até as 14h. “Buscamos oferecer o maior número de benefícios para atrair os visitantes”, reforça.  A bonificação na Art Play e a os ingressos com preços reduzidos na Cinemark completam a lista de atrativos da Quarta Maluca Garden.

     

    Fotos e texto? Catarinas

  • Comentários