Portal Expressiva

Blogs e sites Parceiros

Workshop mobiliza todos os[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Fecam delibera pelo reajuste do transporte escolar

  • 17-03-2016
  • A Federação Catarinense de Municípios de Santa Catarina – Fecam vai definir uma data em abril para reunir os presidentes das 21 associações de municípios do Estado e os presidentes de colegiados regionais de Educação para retomar com o secretário de Estado da Educação Eduardo Deschamps o diálogo sobre o aumento do valor do transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino.

    A proposta de iniciativa dos prefeitos da Amures foi centro das discussões da assembleia geral da Fecam, na manhã desta quinta-feira (17), no XIV Congresso Catarinense de Municípios, em Joinville. Todos os prefeitos presentes no evento reclamaram que o valor do transporte escolar está defasado e os municípios não tem como manter o serviço sem uma recomposição da tabela.

    O presidente da Amures prefeito de Rio Rufino Ademar de Bona Sartor, destacou que na Serra Catarinense são mais de 8.8 mil quilômetros de estradas e todos os dias as prefeituras tem de fazer o transporte dos alunos do Estado. “Em Rio Rufino nossos carros percorrem 1.600 quilômetros todos os dias levando e trazendo alunos, cuja responsabilidade é do Estado. No mínimo o valor do transporte tem de ser corrigido”, reivindicou Ademar Sartor.

    A presidente da Fecam prefeita de São Cristóvão do Sul Sisi Blind recomendou que cada município faça uma tabela de calculo do custo de transporte dos alunos da rede estadual para entregar ao Secretario de Estado da Educação. No encontro que terão com Deschamps a Fecam defende uma negociação articulada com todos os municípios e não como tem feito o Estado, de forma isolada com algumas prefeituras.


    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Nota à População Lageana - Presidência Câmara de Vereadores de Lages

  • 17-03-2016
  • Vereador Thiago Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Lages, esclarece que houve discrepância sobre assuntos de reajuste salarial dos funcionários e vereadores da Câmara Municipal, e com a tenacidade de pronunciar de forma adequada vem através desta comunicar:

    A decisão tomada pelo Vereador Thiago Oliveira atual Presidente do Poder Legislativo de Lages dia 01/03, não é aumento salarial e sim reposição, prevista pela Constituição e analisada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que no ano passado teve um aumento de 11,28%. “Pelo momento em que passamos com a crise econômica no país, não podemos prejudicar os servidores, por isso, nós vereadores, resolvemos que não vamos repassar o aumento para os vereadores e sim para os funcionários”, conclui.

    O Projeto de Reajuste previa apenas aos servidores da Câmara, no entanto, o vereador David Moro, apresentou emenda estendendo o benefício a todos os parlamentares.  Emenda a qual entrou em votação dia 15 de março de 2016 no plenário, obtendo aceitação da maioria, lembrando que o Presidente do Poder Legislativo em exercício, Thiago Oliveira NÃO VOTOU.

    Thiago Oliveira estará à disposição em seu gabinete, a partir de segunda-feira (21), para qualquer esclarecimento, na Câmara Municipal de Lages, Rua Otacílio Vieira da Costa, 280 – Centro. Colocamos à disposição o nosso endereço de e-mail: presidência@camaralages.sc.gov.br para qualquer outro esclarecimento.

    Atenciosamente,

    Assessoria de Imprensa
    Thiago Oliveira Presidente da Câmara de Vereadores

  • Comentários
  • Iniciativa do IFSC Lages busca aproximação com a sociedade

  • 17-03-2016
  • O Câmpus Lages do IFSC iniciou, hoje (16), a atividade “Café com a Direção”, que visa uma aproximação da instituição com diversos setores da cidade e da região. A ideia é receber um convidado quinzenalmente para conhecer a estrutura, alinhar parcerias e colocar o IFSC à disposição para ajudar no crescimento local.
     
    Para abrir a atividade, o diretor-geral, Professor Thiago Meneghel, recebeu o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Lages, Juliano Chiodelli. Dentre os assuntos tratados na conversa, estavam o convite para a pasta ter representação no Colegiado do Câmpus, órgão máximo da instituição, e a disponibilidade do IFSC em promover cursos e oficinas no Balcão do Emprego. A intenção é ofertar uma qualificação por semana, inteiramente gratuita.
     
    “Recebemos duas mil pessoas por mês no Balcão do Emprego e constatamos que cerca de 80% delas não possuem qualificação para a vaga ofertada, por isso essa parceria será fantástica”, comentou o secretário. Outro assunto da conversa foi o interesse do IFSC em saber o perfil de profissional que a cidade está procurando para alinhar com os cursos do câmpus. 
     
    “Essas parcerias são extremamente importantes, pois nos preocupamos em qualificar a mão de obra nos mais diversos setores que a sociedade precisa. Além disso, procuramos incentivar o empreendedorismo, que é um dos pilares do ensino aqui no IFSC”, afirmou o diretor, comentando a informação trazida pelo secretário de que cerca de 150 novos Microempreendedores Individuais (MEI) são registrados por mês.
     
    “Fiquei impressionado com a estrutura do câmpus e parabenizo pela inciativa. É muito bom ver o IFSC aberto para contribuir com a construção de outro cenário para cidade”, finalizou Chiodelli. Participaram da reunião o Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Professor Alisson Agusti, e a Coordenadora de Relações Externas, Professora Joelma Kremer.
     
     
    info: Rafael Xavier dos Passos

  • Comentários
  • Está chegando a hora

  • 17-03-2016
  • Chegando próximo ao dia do evento 19 e 20 de Março na Pousada de Turismo Rural Refúgio do Lago, a equipe já está celebrando vitória. 
    Com os ingressos praticamente esgotados a festa já promete finalizar o verão com muito pagode, funk, Eletrônico e Sertanejo.
    Nosso compromisso em organizar uma festa marcante está sendo cumprido e nossa equipe composta de aproximadamente 50 pessoas se esforçaram ao máximo para que tudo saíssem conforme previsto ao calendário de Divulgação.
    A previsão é receber várias pessoas de todo estado inclusive o marketing de renomadas empresas como diretoria do Lages Garden Shopping, Studio Z, Cinemark, Red Bull, Cachaça 51, Ciclo Cosméticos, Rede Unifique, entre tantas outras. 
    Uma das novidades sem dúvida será o Balão Aéreo da empresa Balão de Voo Florianópolis patrocinado pela empresa de Balneário Camboriú Riviera Empreendimentos Imobiliários.
    Agradecemos imensamente a imprensa que está colaborando para o sucesso da festa assim como nossos patrocinadores
     
    Vanusa Cordova

  • Comentários
  • Gaeco deflagra operação "X da Questão"

  • 16-03-2016
  • O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16), a operação “X da Questão” em Santa Cecília, Curitibanos, Lontras, Blumenau e Bombinhas por fraude em concurso público. Conforme informações preliminares, estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão temporária, 14 de busca e apreensão, e quatro de condução coercitiva.

    Está agendada para as 11 horas de hoje, quarta-feira (16), uma coletiva de imprensa com representantes do Gaeco a fim de divulgar a operação executada na região.

    Os mandados, que vem sendo cumpridos por promotores de justiça e por policiais do Gaeco, com o apoio do Instituto Geral de Perícias (IGP), foram expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Santa Cecília.

    A Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cecília e o Gaeco investigam supostos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e fraude em concurso público, com a participação direta de servidores públicos da Prefeitura de Santa Cecília, agindo em conluio com empresários da região Alto Vale e Vale do Itajaí.

    O nome da operação deve-se ao fato de a investigação apontar fraude na realização do concurso para preenchimento de cargos públicos, inclusive com repasse de gabarito.

    O Gaeco é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda. 

  • Comentários
  • Margem Limpa mobiliza comunidade para recolher entulhos no rio Carahá

  • 16-03-2016
  • A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, juntamente com instituições parceiras, está preparando a quarta edição do Margem Limpa. A ação será realizada sábado (19), com concentração e ponto de partida no estacionamento do Fórum Nereu Ramos, na avenida Belizário Ramos (Carahá), a partir das 8h. O objetivo do projeto é promover a conscientização ambiental e contar com a colaboração da própria comunidade para a limpeza das margens do rio Carahá em seus sete quilômetros de extensão.

     

    As equipes irão percorrer a extensão da via recolhendo o lixoaté por volta das 11h30min. Cada integrante receberá uma camiseta alusiva ao evento e certificado de participação. Serão implantadas faixas educativas nos principais semáforos da avenida.A proposta é sucesso desde sua primeira edição, em 2013, recolhendo cerca de seis toneladas de lixo dos mais variados materiais e a participação de aproximadamente 330 pessoas nas duas primeiras edições. Em 2015 também houve Margem Limpa e a atividade ganha forma de novo neste sábado.

     

    Às margens do rio sãoencontrados móveis, lixo doméstico, garrafas, pneus, resíduos de eletrônicos, entre outros materiais altamente poluidores do meio ambiente. De acordo com o secretário Mushue Hampel, todo o material reciclável é encaminhado à cooperativa de reciclagem para reaproveitamento. Materiais orgânicos e outros que não possam ser reutilizadosserão levados ao aterro sanitário.

  • Comentários
  • Fotos das soberanas (times)

  • 16-03-2016
  • Soberanas da festa do Pinhão com as camisas dos times que torcem. Rainha Vanessa Camargo torce pro Flamengo. Princesa Natalia Machado torce pro Grêmio e a 2ª princesa, Taiane Borges torce pro Inter RS. Fotos delas com as camisas do Inter de Lages (novas) e com as camisas históricas do Flamengo campeão munidal em 81 (Camisa branca do Lico original), Camisa do Flamengo campeão carioca em 55 e do Internacional campeão brasileiro em 75, todas do acervo do desportista Mauricio Neves de Jesus.

  • Comentários
  • Prefeitos atentos às condutas vedadas em ano eleitoral

  • 16-03-2016
  • Condutas vedadas em ano eleitoral com foco nos gastos com publicidade, regras para o encerramento do mandato. Foi debate que mais chamou a atenção dos prefeitos da Amures, na tarde desta quarta-feira (16) no XIV Congresso Catarinense de Municípios, em Joinville.

    Coordenado pela prefeita de Camboriú e 1ª vice-presidente da Fecam, Luzia Lourdes Coppi Mathias, o painel teve como palestrante o professor Marcelo Peregrino, advogado e ex-juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-SC e como debatedores o Promotor de Justiça da comarca de Taió Pedro Roberto Decomain e o professor Marcos Fey Probst, consultor jurídico da Fecam.

    Eles responderam a perguntas da plateia de prefeitos e orientaram sobre o que pode e o que não pode os prefeitos, em ano eleitoral. Para o presidente da Amures, prefeitos de Rio Rufino Ademar de Bona Sartor, o evento está servindo especialmente para tirar dúvidas nas condutas que até o ano passado eram comuns nos municípios.

    “As restrições agora são muitas e quem não seguir a cartilha eleitoral corre sério risco de ter a candidatura cassada ou o diploma de futuro prefeito cassado. Toda movimentação eleitoral tem de estar amparada pela legislação”, frisou Ademar Sartor.

    O prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, o “Tio Ligas” também está participando do Congresso de Municípios. A representação serrana participa nesta quinta-feira, da assembleia da Fecam em enfoque na Consolidação da Pauta Municipalista – Apresentação, defesa, debates e proposições que terá como destaque a participação de Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul e presidente da Fecam.

    Assessoria Comunicação – Fecam

  • Comentários