Portal Expressiva

NAS BANCAS EDIÇÃO DE JULHO


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Aeroporto de São Joaquim terá o[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Santa Ceia envolve fiéis na antevéspera da sexta-feira Santa

  • 24-03-2016
  •  

    O espetáculo da encenação da Santa Ceia envolveu o público na noite desta quarta-feira (23) no largo da Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres. A Agonia no Getsêmani se refere a um evento na vida de Jesus que ocorreu entre a Última Ceia e a sua prisão. O teatro, representado voluntariamente por jovens do Movimento Tabor, faz parte dos elementos do calendário da Semana Santa 2016, o maior evento religioso do Sul do país, celebrada entre os dias 20 e 27 de março, este ano. A Semana Santa de Lages é realizada pelo Movimento Tabor, Diocese de Lages e paróquias. Na promoção está a prefeitura de Lages. A coordenação é de Hélio Furlan.

    Durante esta semana, no Morro da Cruz, no bairro Morro Grande, e em seu entorno, secretarias municipais, como a de Infraestrutura e a de Meio Ambiente e Serviços Públicos, desempenharam serviços de cascalhamento, patrolamento, limpeza e recolhimento de lixo, lavação da capela, roçada, aparamento de gramados, pintura, jardinagem, entre outras manutenções.

    Foi feita vistoria na iluminação, escadaria e Santa Cruz, onde nesta sexta-feira Santa ocorrem duas encenações da Paixão e Morte de Jesus Cristo, além de celebrações e de receber milhares de pessoas que cumprem o ritual de subir os 500 degraus da escadaria do Morro da Cruz.

    Na noite do sábado de Aleluia (25), no Morro da Cruz, será possível assistir ao espetáculo da ressurreição de Cristo. Haverá show pirotécnico, luzes, sons e efeitos especiais. No domingo de Páscoa (27) acontecerá o encerramento da programação.

    Programação de sexta-feira:

     

    6h - Morro da Cruz - Início da Celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo (segue o dia todo)

    7h - Escadarias Frei Silvério - Via Sacra

    9h30min - Morro da Cruz - Encenação: Paixão e Morte de Jesus Cristo

    15h - Paróquias da Diocese - Celebração Litúrgica da Paixão de Cristo

    16h30min - Morro da Cruz - Encenação: Paixão e Morte de Jesus Cristo

    19h - Catedral Diocesana - Procissão do Senhor Morto

    19h - Paróquia São Judas/Gruta Bom Jesus - Procissão Luminosa com o Senhor Morto e Teatro

    19h - Paróquia do Guarujá - Procissão Luminosa

    20h - Igreja do Navio ao Cemitério Cruz das Almas - Recomendação das Almas (rito religioso da cultura cabocla da região)

  • Comentários
  • Estudantes do IF-SC conhecem o Plano de Desenvolvimento Rural de Lages

  • 24-03-2016
  •  
     

    Antes de ir à votação na Câmara de Vereadores, a última consulta pública sobre o processo de elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) de Lages aconteceu na noite desta quarta-feira (23), com os estudantes dos cursos de Agronegócio e Agroecologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), campus de Lages, e comunidade em geral.

     

    O encontro foi realizado pela Secretaria de Agricultura e Pesca e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. “Nossa intenção foi mostrar aos estudantes o posicionamento do Plano em relação à realidade do produtor rural e eles puderam sugerir modificações ou complementar itens”, explica o secretário Moisés Savian. A versão preliminar do PMDR, apresentada nas consultas públicas, está disponível no portal de notícias da prefeitura, no endereçohttp://www.lages.sc.gov.br/.

     

    Após as reuniões, sendo que a primeira aconteceu na última semana, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), o documento será encaminhado à Câmara de Vereadores até o fim deste mês. De modo geral, aponta todos os estudos feitos sobre a situação socioeconômica, recursos naturais e outros aspectos que, somados, chegam a 54 ações.

     

    Pelos próximos dois anos, o PMDR será acompanhado sistematicamente com produção de relatórios a cada seis meses, que auxiliarão no redirecionamento e servirão de subsídio para a formatação do próximo. “Trabalharemos com a fundamentação legal e tabulação de dados como população rural, mapeamento das estradas rurais, mapa sobre o uso do solo em todo o território, movimento econômico, crédito agrícola, entre outros. Vamos articular iniciativas e potencializar resultados”, ressalta Moisés.

  • Comentários
  • Lages está pronta para receber fiéis no feriado da Semana Santa

  • 24-03-2016
  • O prefeito Elizeu Mattos fez questão de verificar in loco como estão os preparativos para o feriado de Páscoa, que será repleto de programações da Semana Santa, o maior evento religioso do Sul do país. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos intensificou a limpeza, pintura, melhorias e outras providências.Os trabalhos se concentraram nas ruas e avenidas no entorno da escadaria do Morro da Cruz, no bairro Morro Grande.

    Esse local é o que recebe maior número de fiéis e onde é realizada a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo pelo Movimento Tabor. A estrutura no alto do morro recebeu atenção especial com pintura dos corrimões e restauração da capela. A expectativa é de que aproximadamente cem mil fiéis subam as escadarias durante esta semana. “É um evento com muito significado em nossa cidade. Precisamos valorizar este momento e tornar Lages receptiva para os milhares de visitantes”, diz o prefeito.

  • Comentários
  • Festa do Pinhão terá novo espaço gastronômico

  • 23-03-2016
  •  

    Os Food trucks vão estacionar pela primeira vez na Festa Nacional do Pinhão. O evento que é reconhecido pela tradicional culinária serrana, apresenta para o ano de 2016 novas alternativas gastronômicas e que irão enriquecer ainda mais a Festa, porém, sem perder as características típicas da serra.  O Prime Food Truck Festival traz para Lages 12 trucks que ficarão instalados no pavilhão 6, ao lado do Palco Nativista, entre os dias 20 a 29 de maio.

    O local será transformado em um lounge, com decoração e ambientação patrocinada pela cerveja Sol Premiun, distribuída pela empresa de bebidas Vonpar. “Esse tipo de evento tem sido sucesso no sul do Brasil e estamos trazendo mais essa novidade para a Festa do Pinhão”, destaca o coordenador Beto Ody, diretor da Gaby Produtora.

    O projeto está sendo desenvolvido pela empresária Viviane Della Giustina que possui experiência na realização de eventos do gênero, inclusive na cidade de Lages. "No ano passado, fizemos o festival na cidade e tivemos mais de 25mil pessoas. Agora vamos levar o projeto para dentro do parque de Exposições Conta Dinheiro com o objetivo de proporcionar mais uma alternativa de alimentação para os visitantes.

    Concurso gastronômico

    Além da comida gourmet feita de forma melhor elaborada com os tradicionais hambúrgueres, churros, cachorros quentes e massas, o festival inova trazendo o sabor das comidas mexicana e portuguesa. Viviane adianta que ainda está em fase de desenvolvimento, mas outra ideia é realizar um concurso gastronômico com base na cultura alimentar da Serra Catarinense. "Os restaurantes terão que preparar pratos utilizando insumos característicos da região serrana, ou seja, que remetam aos hábitos e costumes do nosso povo", revela ela.

    Segmento de alimentação dentro do Parque será melhorado

    Para melhorar a estética e garantir a qualidade de tudo o que será servido durante os dez dias de festa, a organização e a Art Grupo, empresa encarregada pela comercialização e controle dos espaços de alimentação e bebidas, trabalham na melhoria dos espaços. Uma identificação única para todos os pontos foi desenvolvida. A logomarca da 28ª Festa Nacional do Pinhão estará destacada com a identificação dos boxes, criando uma padronização no setor de alimentação.

    Texto: Catarinas Comunicação 

  • Comentários
  • Ação Solidária na UnC

  • 23-03-2016
  • A Universidade do Contestado, campus de Curitibanos, realizou no dia 18 de março a entrega de donativos a entidades sem fins lucrativos do município.  O evento faz parte da “Ação Solidária”, que substitui o antigo trote por arrecadação de donativos, arrecadados pelos calouros das turmas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Engenharia de Controle e Automação.

    O projeto mobilizou os alunos para a consciência social, mostrando a importância da solidariedade, pois essa é uma oportunidade para que eles se integrem, exerçam a cidadania, a ética e conheçam o trabalho voluntário, sendo este um passo relevante para a conscientização da importância deste tipo de atividade, e, desta forma, contribuir e valorizar as ações coletivas.

    Ao todo foram arrecadas mais de 1000 itens em donativos entre, fraldas geriátricas, fraldas infantis e itens de higiene pessoal, sendo uma parte da arrecadação, destinada a um ex-acadêmico do curso de Ciências Contábeis que se encontra hospitalizado, em tratamento de saúde.

     

    As entidades beneficiadas com a Ação Solidária foram: Lar Nova Alvorada, Associação Beneficente Frei Rogério (Asilo) e a Fundação Hospitalar de Curitibanos, mantenedora do Hospital Hélio Anjos Ortiz.

  • Comentários
  • Decretado ponto facultativo em parte das repartições públicas municipais

  • 23-03-2016
  • A Semasa e a Defesa Civil manterão plantões 24 horas por dia. Serviços como a coleta seletiva de lixo, a conservação do perímetro urbano e as funções relacionadas ao trânsito funcionarãonormalmente

    A maioria dos órgãos ligados à administração pública municipal não daráexpediente nesta quinta-feira Santa (24). O prefeito Elizeu Mattos decretou ponto facultativo devido ao ritual que antecede as cerimônias alusivas à Páscoa. Porém, os serviços considerados indispensáveis à coletividade funcionarão normalmente durante todo o período de feriado.

    Trabalham normalmente nesta quinta-feira:

    O pronto-atendimento Tito Bianchini prestará atendimento 24 horas por dia, como é de costume. As Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e os Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) funcionarão nos períodos matutino e vespertino.A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e a Defesa Civil manterão plantões 24 horas por dia. Serviços como a coleta seletiva de lixo, a conservação do perímetro urbano e as funções relacionadas ao trânsito também funcionarão normalmente. Já os órgãos ligados à administração direta retomam o expediente na segunda-feira (28).

     Telefones úteis:

    Semasa: 115

    Defesa Civil: 199

    Pronto-atendimento: 3251-7601

  • Comentários
  • Colabores da CDL buscam o melhor para associados

  • 23-03-2016
  • Na manhã desta quarta-feira, 23, aconteceu mais uma reunião mensal com os colaboradores da CDL. O objetivo é sempre repassar situações do dia a dia dos associados da entidade e buscar, em conjunto, soluções e alternativas que contribuam com suas empresas.

    A CDL tem como premissa o bem estar do seu associado. “As reuniões mensais para buscar melhorias dos produtos e serviços da entidade vem de encontro ao objetivo de cada vez mais atender melhor nosso associado”, comenta Jhonathan  Roberto da Silva.

  • Comentários
  • Município economiza mais de R$ 1,5 milhão ao refinanciar dívida

  • 23-03-2016
  • No início deste mês a administração municipal assinou contrato de refinanciamento de dívida junto ao Banco do Brasil, em que houve economia aos cofres públicos no valor de R$ 1,5 milhão em decorrência da aplicação do desconto previsto na Lei Federal número 148/2013. O desconto obtido com o refinanciamento configura em uma das ações executadas em benefício do equilíbrio das contas públicas municipais. De acordo com o secretário da Fazenda, Mateus Lunardi, a dívida, anteriormente ao refinanciamento, era de R$ 2.995.160,11 e o desconto ficou estabelecido em R$ 1.514.028,28. Portanto, a pendência após a negociação ficou em R$ 1.481.131,83.

    A referida Lei da Presidência da República esclarece que a União adota, nos contratos de refinanciamento de dívidas celebradas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, as condições de juros calculados e debitados mensalmente, a taxa nominal de 4% ao ano sobre o saldo devedor previamente atualizado e atualização monetária calculada mensalmente com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou outro índice que venha a substituí-lo.

  • Comentários