Portal Expressiva

Blogs e sites Parceiros

Uniplac recebe Workshop sobre[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Próxima sessão ordinária ocorre no dia 11 de junho

  • 06-06-2018
  • A Câmara Municipal de Vereadores de São Joaquim, através do presidente Sérgio Oliveira de Souza, informa que a primeira sessão ordinária de junho, marcada para ocorrer na segunda-feira, dia 04, às 17h, foi transferida para o dia 11, no mesmo horário.

    O motivo da alteração foram os problemas técnicos que inviabilizaram a transmissão da sessão através da TV Câmara. A mudança foi aprovada em votação nominal realizada no plenário pelos vereadores, após consulta realizada pelo presidente.

  • Comentários
  • Orientações serão prestadas a Microempreendedores Individuais no dia 18 de junho

  • 06-06-2018
  • Em 31 de maio deste ano, os registros apontavam a existência de 5.952 MEIs em Lages, portanto, um incremento de 144 novos em relação a 30 de abril.

    A Sala do Empreendedor, ramificação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, convida os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Lages a usufruírem as orientações a serem repassadas gratuitamente por um consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no dia 18 de junho, uma segunda-feira, pela manhã, mediante horário agendado disponível (8h, 10h e 11h). Ainda há três vagas e o contato pode ser feito pelo número 3224-0600 ou 3224-0700, ou pessoalmente, na sede da Secretaria - rua Sebastião Furtado, 81, esquina com a rua Benjamin Constant, a uma quadra da Policlínica Municipal. Serão compartilhadas informações sobre formação do preço de venda, plano de negócios e administrativo-financeiro. Os trabalhos são desenvolvidos com a supervisão do secretário Mario Hoeller de Souza.

    Em 31 de maio deste ano, os registros apontavam a existência de 5.952 MEIs em Lages, portanto, um incremento de 144 novos em relação a 30 de abril. Entre janeiro e maio de 2018 foram feitas 696 solicitações de MEIs e 594 entregas de alvarás, além de 2.630 Declarações de Movimento Econômico (Demes) para renovação de alvarás.

    Foto: Toninho Vieira  

  • Comentários
  • PM prende homem com cerca de 20 quilos de drogas

  • 06-06-2018
  • O Pelotão de Patrulhamento Tático da Polícia Militar, na terça-feira (5), prenderam um homem portando quase 20 quilos de maconha, no bairro Guadalajara em Lages. Na casa dele, dentro de uma mochila, foram encontrados 27 volumes prontos para venda. O homem, que tem envolvimento com o tráfico de drogas, foi encaminhado para a delegacia de polícia.

    Catarinas Comunicação

  • Comentários
  • Cisama contrata empresa para assessorar serviços de iluminação pública

  • 05-06-2018
  •    Um problema de difícil solução e que se arrasta há anos especialmente, aos municípios de menor porte, a falta de uma empresa especializada em assistência técnica na área de engenharia elétrica para assessorar e acompanhar os contratos referentes à manutenção preventiva e corretiva de iluminação pública, começa a ser resolvido através do Consórcio Serra Catarinense – Cisama.

       Foi contrata para atender estas demandas, a empresa VEPsc Engenharia Ltda, do empresário Edson Pites de Liz, que terá entre outras atribuições, o compromisso de treinar as equipes do sistema de iluminação das prefeituras, realizar inspeção, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico de instalações elétricas de espaços públicos.

       De acordo com o presidente do Cisama, prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, a contratação desta empresa através do consórcio vai baratear custos aos municípios. “Imagine se cada prefeitura tivesse de contratar uma empresa, o quanto custaria de forma global. Pelo consórcio, o custo se dilui entre os 18 municípios com uma única empresa”, explica Luiz Carlos Xavier.

       As prefeituras em sua grande maioria estão sendo notificadas pela Celesc, sobre o cumprimento de normas técnicas de segurança sob risco de ter suspenso o contrato com a concessionária. E ficam obrigadas também, a fazer a atualização cadastral do sistema de iluminação pública informando ampliações de rede, instalação de luminárias e até troca de lâmpadas.

       O diretor executivo do Cisama Selênio Sartori submeteu em assembleia dos prefeitos, a contratação de empresa para prestar assessoria técnica de engenharia elétrica e teve aprovação unanime. A primeira tarefa da contratada será fazer um detalhamento completo do consumo e da arrecadação do Custeio do Serviço de Iluminação Pública – Cosip em cada município.

       “Estamos comunicando a Celesc sobre a contratação do engenheiro eletricista que fará o levantamento dos dados de consumo e qual valor arrecadado da Cosip por município. A partir desse diagnóstico vamos traçar o plano de trabalho cumprindo com as exigências da concessionária de energia elétrica”, frisou Selênio Sartori.

       Num futuro breve a empresa contratada pelo Cisama poderá propor melhorias em todo sistema de iluminação pública e também das instalações elétricas de todas as áreas internas e externas que estão sob a responsabilidade das prefeituras. Com isso será possível melhorar a qualidade dos serviços e tornar o consumo de energia elétrica mais racional e econômico.

    Oneris Lopes

  • Comentários
  • Rede de esgoto é consertada na rua Otacílio Vieira da Costa

  • 05-06-2018
  • Na manhã desta terça-feira (5 de maio) a empresa Águas do Planalto, que presta serviços para a Semasa, consertou a rede de esgoto da rua Otacílio Vieira da Costa, em frente à sede da Amures, no Centro da cidade.  Os trabalhos iniciados às 8h30 foram concluídos antes do meio-dia.

    “A tubulação central de esgotamento sanitário, desta rua, é de cimento amianto, de 200 milímetros, uma tubulação de cerca de 50 anos de idade. No ponto em que houve o rompimento foi feita a troca dos canos por tubos de PVC de mesmo diâmetro”, explica o encarregado das obras, Joceli Nunes da Silva.

    Nos últimos cinco anos, este já é o terceiro rompimento na mesma rede, causando o represamento do esgoto sanitário das residências e demais imóveis situados às margens da rua Otacílio Vieira da Costa.

     

    Fotos: Marcelo Pakinha

     

  • Comentários
  • Audiência Pública apresenta balanço econômico do primeiro quadrimestre

  • 05-06-2018
  • Foi apresentado na tarde desta segunda-feira (4) o balanço da economia lageana nos primeiros quatro meses de 2018. Assim como todo início de ano, o primeiro quadrimestre sempre é positivo, segundo o secretário de Finanças e Administração, Antônio Arruda, com uma receita considerável, despesas controladas, orçamento e finanças sob controle, dentro do previsto.

    A preocupação agora é com as consequências da paralisação dos caminhoneiros, cujos reflexos atingem também os cofres públicos. “Não são apenas os 10, 12 dias da paralisação, mas toda a carga produtiva que parou e a retomada é muito lenta, com Copa do Mundo, Eleições, então esse saldo será complicado para nossa economia. (...) Nestes próximos doze meses vamos ter que ter juízo, economizar muito, pois a receita vai diminuir nos próximos três meses. A greve foi justa e necessária, mas terá os reflexos agora, do qual todos nós vamos pagar”, expôs Arruda.

  • Comentários
  • Inter derrota o Uberlândia

  • 05-06-2018
  • Com gol marcado por Luizinho aos 28 minutos do segundo tempo, o Inter de Lages derrotou o Uberlândia por 1 a 0 na noite desda segunda-feira, na primeira partida da segunda fase da Série D do Brasileiro. O jogo foi realizado no Estádio Vidal Ramos Júnior, em Lages.

    O Inter criou o primeiro lance de perigo da partida. Aos 3 minutos, Luizinho driblou o goleiro, mas ficou sem ângulo para finalizar. Os visitantes quase marcaram aos 17 minutos, quando Arilson chutou com força e acertou o travessão. Nove minutos depois, Gabriel Lagoa fez ótima cobrança de falta, que Roni Turola espalmou.

    Na segunda etapa, aos 17 minutos, Ewerton Maradona finalizou com perigo, mas o goleiro colorado Fabian Volpi salvou no canto. A partir dos 20 minutos, o Inter aumentou a pressão sobre o adversário e chegou a ter três escanteios a seu favor em sequência. E, aos 28, o gol finalmente saiu. Luizinho recebeu pelo lado direito e finalizou de canhota, no ângulo.

    No sábado, o segundo jogo do mata-mata será em Uberlândia (MG). Inter e Uberlândia brigam por uma das vagas nas oitavas de final da Série D.

  • Comentários
  • Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

  • 05-06-2018
  • A campanha de vacinação contra gripe em Santa Catarina foi prorrogada até o dia 8 de junho. Em Lages a meta é vacinar 54 mil pessoas que integram o chamado grupo prioritário: crianças, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, profissionais de saúde, professores, detentos, funcionários do sistema prisional e portadores de comorbidades.

    De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Juliana Barbosa, o público-alvo com menor cobertura até o momento é o de crianças, com idade entre seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, onze meses e 29 dias). “Acreditamos que um dos motivos pode ser o fato de que muitas crianças ficam o dia inteiro na creche e os pais não tiveram como trazer. Ou também porque trabalham o dia inteiro”, pondera Juliana. Ela reforça ainda, que a segunda dose da vacinação para as crianças que foram vacinadas pela primeira vez, já está disponível desde o dia 23. A partir do dia 11, se sobrarem vacinas, serão imunizadas crianças, com idade entre cinco e nove anos, adultos de 50 a 59 anos e Policiais Civis e Militares.

    Para garantir que o maior número de crianças tenham acesso a vacina da gripe, a secretaria de Saúde Odila Waldrich estabeleceu nesta segunda-feira (4 de junho), uma parceria com a Secretaria de Educação para que a imunização seja feita diretamente nos 83 Centros de Educação Infantil (Ceims) na área rural e urbana, Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Escolas de Educação Básica (Emebs) que atendam crianças dentro da faixa etária estabelecida.

    Os vacinadores das Unidades de Saúde, na região onde está localizada a unidade escolar, serão responsáveis pela aplicação da vacina na quinta e sexta-feira (dias 7 e 8). Por isso, além da autorização dos pais, é fundamental que a criança apresente também a carteirinha de vacinação para o registro.

    O documento para autorização da vacinação da gripe nas crianças (apenas para aquelas que integram a faixa etária estabelecida) será enviado aos pais, amanhã (5 de junho). “É importante os pais assinarem, pois na quarta-feira cada diretor fará o levantamento do número de crianças que serão imunizadas para informar a Unidade de Saúde”, reforça Andrea Bortoluzzi, coordenadora da Educação Infantil do município.

    Além disso, quem não se vacinou pode se dirigir a Central de Vacinação, localizada na Praça Roberto Leal, ao lado da Policlínica. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou em uma das 22 salas de vacinação que funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h, nas Unidades de Saúde do município. As gestantes também podem receber a vacina da gripe no Centro de Estudos e Assistência à Mulher (Ceasm).

    Sugestão de Legenda: O documento para autorização da vacinação da gripe nas crianças será enviado aos pais, nesta terça-feira (5 de junho).

    Foto: Cássia Shelen

     

  • Comentários