Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Estradas municipais estão[...]

Boletim previsão do tempo para[...]

Soberanas da XXI Festa Nacional da Maçã participam da primeira reunião

  • 08-02-2019
  • Já entrando no ritmo, aconteceu na tarde da última quinta (07), a primeira reunião com as soberanas da XXI Festa Nacional da Maçã, onde foram levantadas pautas sobre a edição que acontecerá em 2019.

    A supervisão das soberanas ficará a cargo da Maria Alice de Souza, que fará toda a preparação e encaminhamentos junto as meninas.  Amanda Keiko, Natália Maciel  e Elisângela Velho receberam dicas e instruções para início da divulgação do evento.

    Além disso, assinaram seus termos de uso de imagem para que possam se iniciar as divulgações publicitárias da festa.

    A XXI edição acontece de 02 a 05 de maio de São Joaquim, na serra catarinense.

     

  • Comentários
  • Vagas especiais no centro de São Joaquim

  • 08-02-2019
  • No mês de janeiro do ano corrente, foram implantadas vagas especiais de estacionamentos no centro do município. Seguindo as normativas do Departamento Nacional de Trânsito, serão instaladas as vagas regulamentadas pelas resoluções CONTRAN N° 303 e 304, destinadas às pessoas idosas, portadoras de deficiências e com dificuldade locomoção.

    Segundo o Diretor de Trânsito, Clovis de Oliveira, o uso das vagas é permitido às pessoas que portarem a credencial. “Confeccionada gratuitamente na Secretaria de Planejamento da prefeitura, a credencial pode ser obtida pelos idosos mediante a apresentação de um documento válido com foto que comprove a idade igual ou superior a 60 anos. Já para as pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, além do documento é exigido um laudo médico que ateste a condição”, conclui o Diretor.

    Uma atualização importante no que se refere à descumprimento de regras, é que agora a infração para quem estaciona em vagas para idosos e deficientes, passou de leve para infração gravíssima. Assim, podendo render 7 pontos no prontuário do condutor, multa e ainda pode admitir como medida administrativa de remoção do veículo. Vale atentar que que por força da Lei 13.281/2016, a infração pode ser registrada em lugares privados, mas de uso coletivo!

    Outra atualização importante referente ao trânsito no município, foi a vigência da Lei Municipal n° 4.588, de 01 de outubro de 2018. Esta lei dispõe sobre a remoção de veículos automotores abandonados nas vias públicas do município de São Joaquim. Segundo a lei, o veículo que não apresente condições de circulação nos termos definidos, caso permaneça em logradouro público por mais de dez dias, será removido ao pátio. O prazo previsto será contado a partir da constatação pela diretoria de trânsito do Município/fiscal ou por denúncia feita por qualquer cidadão. A lei já se encontra em vigor e será aplicada quando os veículos não estiverem cometendo outras infrações por estacionamento irregular, conforme ART. 181 do Código de Trânsito Brasileiro.

  • Comentários
  • Jair Junior é o novo presidente da Escola do Legislativo da Serra

  • 08-02-2019
  • O vereador Jair Junior (PSD) foi eleito o novo presidente da Escola do Legislativo da Serra, organismo ligado à Câmara de Lages que tem o objetivo de difundir o conhecimento legislativo à sociedade. A votação ocorreu durante a sessão deliberativa desta terça-feira (5), sendo que Jair recebeu oito votos. “Fiquei feliz com a confiança depositada pelos oito vereadores. O que pretendemos é aproximar a Câmara da comunidade, em especial, com os jovens, para que a visão que hoje se tem sobre a função legislativa possa mudar”, destacou o edil mais jovem do parlamento lageano.

    Uma das prioridades do novo presidente é revitalizar o programa Jovem Vereador. A proposta inicial é reunir diretores das 16 maiores escolas de Lages (municipais, estaduais, particulares) para a apresentação do programa. Após um período de difusão do papel legislativo para com os estudantes, a ideia é promover a escolha de um vereador mirim de cada escola para que estes representem sua comunidade escolar na Câmara.

    Jair Junior pretende conversar com os demais vereadores para que cada um deles “adote” um estudante, como forma de orientá-los sobre o papel legislativo visando a execução de uma sessão plenária dos jovens vereadores, com o rito normal de uma sessão deliberativa, inclusive, com a apresentação de propostas que beneficiem a comunidade.

    Além do programa Jovem Vereador, o novo presidente tem a intenção de oferecer cursos aos estudantes e, se restarem vagas, que estas sejam inclusivas à comunidade. Segundo Jair Junior, já existem tratativas para a disponibilização de um curso de espanhol através da Escola do Legislativo. No entanto, ele deve se reunir com o presidente da Câmara, Vone Scheuermann, para saber qual será a estrutura à disposição.

    Foto: Deise Ribeiro (Câmara de Lages)

     

  • Comentários
  • Supercopa Alto Vale e a Copa Limasc de Velocross acontece em Lages neste final de semana

  • 08-02-2019
  • Pilotos famosos pelo foco no esporte e amor à velocidade estarão em Lages no próximo sábado e domingo (9 e 10 de fevereiro) para a abertura da Supercopa Alto Vale e a Copa Limasc (Liga Catarinense de Motociclismo e Automobilismo) de Velocross, na Pousada Refúgio do Lago, situada na localidade de Pedras Brancas, às margens da SC-114, entre Lages e Painel. Reunirá profissionais de várias cidades de Santa Catarina.

    Entre 150 e 200 pilotos são esperados, em várias categorias de todo o Estado de Santa Catarina. A pista de corrida possui em torno de 1.200 metros de extensão e é devidamente preparada para receber as motos competidoras.

    Depois de cinco anos, o evento marcará o retorno da prova de velocross em Lages. No sábado (9), a primeira bateria acontecerá às 14h. No domingo (10), as atividades começarão às 7h30min, com os treinos livres a partir das 8h.

    O ingresso custa R$ 15, sendo que a pulseira é válida para os dois dias, com venda no local e dia do evento. A entrada é gratuita para crianças com até dez anos. Informações adicionais: Mauro (Limasc) - (49) 99972-2422.

    E tem lageano na “jogada”. Ricardo Gargioni é campeão estadual de 2018 e corre na categoria VX3 Nacional. “Quero largar bem na temporada de 2019.” Gargioni já está deixando uma herança de valor emocional e de exemplo ao filho, o pequeno Davi Pitrak Gargioni, de apenas seis anos, já um corredor. Além de Gargioni, outra estrela lageana será Laís Nunes (Lalá), campeã da Copa Grande Floripa 2018 na categoria VXF, garota hoje com 14 anos considerada o Ayrton Senna do velocross feminino catarinense e uma das poucas mulheres na competição em meio a tantos homens.

    Faz duas semanas que os pilotos treinam na nova pista de velocross em Lages, na Refúgio do Lago. Alguns pilotos e pilotos mirins já treinaram no local. Atualmente, então, Lages conta com duas pistas de terra em circuito - pista Pedras Brancas com 1.600 metros para provas de carros, também utilizada para disputas por motos, carros e caminhões com uma reta de 700 metros e a pista de velocross.

    A prefeitura de Lages apoia o evento através da Diretoria de Turismo (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo), e secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e da Agricultura e Pesca. “Eventos como este, deste porte e à espera de um número expressivo de espectadores, deve movimentar o calendário de esporte, turismo e lazer e comprova que Lages tem sim estrutura para suportar uma disputa desta magnitude com nomes tão famosos no cenário”, analisa o prefeito Antonio Ceron.

    Já o executivo de Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho, pontua que, “o setor de automotores já tem oito provas agendadas no calendário deste ano, incluindo a vinda inédita do Campeonato Catarinense de Arrancada na Terra, na primeira semana da Festa Nacional do Pinhão. A Serra Catarinense evoluiu na estrutura e no desenvolvimento do esporte automobilístico”.

    Texto: Daniele Mendes de Melo, com colaboração de Henrique Beling

     

    Fotos: Divulgação

  • Comentários
  • Seminário discute gestão da informação e do conhecimento

  • 08-02-2019
  • Gestores municipais de áreas como educação, saúde, estudantes de cursos de pós-graduação, gestores de consórcios públicos, representantes de entidades como Arranjo de Desenvolvimento da Educação formam o público do Primeiro Seminário Territorial sobre Gestão da Informação e do Conhecimento no Setor Público, que está acontecendo no Orion Parque, em Lages.

    Organizado numa parceria entre o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – Ciga, Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures e o Orion Parque, o evento trouxe à Lages, personalidades como a professora Helena de Fátima Nunes Silva, da Universidade Federal do Paraná, integrante do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação.

    Ela abordou na manhã desta quinta-feira (07), o tema Gestão da Informação e do Conhecimento: Conceitos, modelos e práticas. Sociedade da informação e do conhecimento; o papel da informação, necessidades e usos de informação e a importância da informação para tomada de decisão.

     

    Tomadas de decisões

     

    Na abertura do seminário, o presidente do Cisama prefeito de Urupema Evandro Frigo Pereira disse que um dos desafios dos gestores municipais é gerenciar a grande massa de dados das prefeituras.

    As tomadas de decisões dependem de informações precisas e este evento, vem ajudar os municípios a cruzar informações que repercutam em ações lá na comunidade”, comentou o prefeito.

    O secretário executivo da Amures Walter Manfrói deu as boas-vindas aos seminaristas e destacou sua importância para que os serviços públicos tenham mais qualidade, especialmente na área de saúde e educação.

    Para o diretor executivo do Ciga, Gilsoni Albino, uma das maiores dificuldades das administrações é tornar o conhecimento em ações práticas. Para palestrar sobre essas experiências práticas participaram do evento o professor do Instituto Federal do Paraná e membro da Diretoria de Tecnologia da Informação Jefferson Steidel dos Santos, a professora Rafaela Wille de Aguiar, mestre em Memória Organizacional e a doutoranda Flávia Roberta Fernandes, integrante da Comunidades de práticas na resolução de problemas.

    Uma mesa redonda com foco na Gestão da Informação e do Conhecimento envolverá todos os participantes do seminário durante a tarde.Representantes de fundações e instituições de ensino superior e técnico, Consórcios Intermunicipais e Centros de Inovações participam do evento que terminará com uma reunião do Colegiado de Tecnologia e Inovação da Federação Catarinense de municípios.
    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Mercado Público deverá funcionar no início do segundo semestre de 2019

  • 08-02-2019
  • As obras de revitalização e construção com a finalidade de expandir o Mercado Público Municipal em Lages estão com o cronograma de execução do projeto adiantado, segundo afirmação do prefeito Antonio Ceron durante vistoria realizada nesta quinta-feira, (7 de fevereiro), junto do secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi. A previsão de entrega do Mercado Público pronto para ser utilizado pela comunidade é para o início do segundo semestre deste ano, sendo que 60% do cronograma das obras estão concluídos.

    Uma comissão técnica da prefeitura de Lages já trabalha na elaboração do edital de concessão dos espaços destinados à comercialização de produtos e prestação de serviços dentro do Mercado Público. Serão disponibilizados cerca de 40 espaços onde será feita a venda de produtos coloniais e hortigranjeiros e instalados pontos comerciais, como por exemplo peixaria, restaurante, cafeteria, floricultura e casa lotérica. Ainda terá palco para apresentações artístico-culturais.

    O acesso ao Mercado para o público consumidor se dará tanto pela fachada frontal, localizada na rua Manoel da Silva Ramos, como também pelas ruas laterais (Monte Castelo e Hercílio Luz). “Para Lages, o Mercado Público em pleno funcionamento representará incremento ao movimento econômico, ao turismo e lazer, gerando novas oportunidades de trabalho e renda para os lageanos”, destaca o prefeito Antonio Ceron.

    Já o secretário Claiton Bortoluzzi disse que para a execução do projeto (obras físicas estruturais), a prefeitura firmou convênio com o Governo do Estado no valor de R$ 8 milhões. “Na execução deste projeto de revitalização e construção de expansão do Mercado nos deparamos com um prédio com mais de 80 anos de existência e isto interfere, de certa forma, no cronograma das obras. Só para citar um exemplo, o reboco das paredes tiveram de ser removidos em muitos pontos”, conclui Bortoluzzi.

    Texto: Iran Rosa de Moraes/Fotos: Marcelo Pakinha

  • Comentários
  • Deputado Marcius Machado aprova moção de apelo para conserto de aparelho de ressonância magnética

  • 07-02-2019
  • A ausência do aparelho de ressonância magnética do Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos em Lages, levou o deputado estadual Marcius Machado (PR), a encaminhar uma moção de apelo ao Governador do Estado e ao Secretário de Estado da Saúde, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), nesta quarta-feira (5).
     
    O equipamento está parado desde setembro de 2017, a ausência do exame de ressonância magnética causa um desfalque de mais de 240 possíveis diagnósticos por mês, ou seja, a espera pode agravar o problema de saúde dos mesmos.
     
    Para o deputado, o equipamento é de suma importância, pois, faz análise de diversas doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. Além de diagnosticar esclerose múltipla, câncer, infartos, fraturas e até infecções.
     
     “O exame oferta a análise de múltiplas doenças, mas ainda tem um custo alto para muitas pessoas, portanto, é de extrema necessidade que nosso hospital possa voltar a oferecer esse serviço o mais rápido o possível”, explica.
     
    Neste ano, a maternidade irá completar 75 anos de serviços prestados. Atualmente, o hospital atende uma população de mais de 800 mil habitantes, de 67 municípios, tornando-se essencial para o estado. 
     
    Ascom Deputado Estadual Marcius Machado / Fotos: Fábio Queiroz

  • Comentários
  • Definidos membros das Comissões Permanentes

  • 07-02-2019
  • Na sessão da Câmara de Lages desta terça-feira (5) foram decididos os vereadores-membros das Comissões Permanentes para o exercício de 2019. Agora cada comissão deve se reunir para a escolha das atribuições de cada vereador nas comissões, como nas funções de presidente e secretário. Uma vez definidas, as comissões dão ciência sobre o fato na próxima reunião deliberativa no Plenário Nereu Ramos.

    O Poder Legislativo Lageano possui quatro comissões fixas, as quais atuam no sentido de deliberar assuntos e dar seguimento aos projetos e matérias legislativas apresentadas na Casa, bem como fazer o acompanhamento de assuntos pertinentes às áreas de atuação das mesmas (ex: Saúde, Educação, Meio Ambiente, Turismo, etc). Eis a relação: 

    Comissão de Legislação, Justiça e Redação

    Amarildo Farias (PT)

    Gerson Omar dos Santos (PSD)

    Lucas Neves (Progressistas)

    Mauricio Batalha Machado (PPS)

    Thiago Oliveira (MDB) 

    Comissão de Finanças, Indústria, Agricultura, Comércio e Turismo

    Bruno Hartmann (PSDB)

    David Moro (MDB)

    Jean Pierre Ezequiel (PSD)

    Luiz Marin (Progressistas)

    Osni Freitas – Bugre (PDT) 

    Comissão de Serviços Públicos, Urbanismo e Meio Ambiente

    Ivanildo Pereira (PR)

    Jean Pierre Ezequiel (PSD)

    Lucas Neves (Progressistas) 

    Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Desporto

    Aida Hoffer (PSD)

    João Maria Chagas (PSC)

    Pedro Figueredo (PSD)

    Foto: Deise Ribeiro (Câmara de Lages)

  • Comentários