Portal Expressiva

EDIÇÃO DE DEZEMBRO NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em

[voltar]

Programa Novos Caminhos Adolescentes têm a oportunidade de ter a vida transformada

O Programa Novos Caminhos iniciou nesta terça-feira (18) uma nova turma em Lages. Sete adolescentes, integrantes das casas de acolhimento Antônio Miranda, em Bocaina do Sul, Lar Institucional de São Joaquim, Casa Lar Sônia de Moraes Alves, em Correia Pinto e unidade I e II do Abrigo Menino Jesus, em Lages, passam a fazer parte do programa. Com eles, o número de participantes na Serra passa a ser 13. O Programa busca desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos com o objetivo de proporcionar a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. 

Ao ingressarem no Novos Caminhos, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), respeitando as necessidades e o perfil de cada adolescente.

Em Santa Catarina, a Fiesc desenvolve o Programa em parceria com a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público.

Protagonistas da própria história

Filho de pais carentes, o juiz da 14ª circunscrição de Bom Retiro, Edison Alvanir Júnior, relatou aos jovens que muitas foram as dificuldades enfrentadas por ele, mas que tornou-se juiz pela vontade de crescer, de ser alguém. “A esses jovens adolescentes, que aos 18 anos precisam deixar as casas lares, está sendo oferecida a oportunidade de capacitação tanto pessoal quanto profissional para que se tornem, no futuro, protagonistas das suas histórias”. 

Após concluírem os programas de capacitação, os jovens são encaminhados ao mundo do trabalho. O Novos Caminhos também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial. “Esse é o nosso objetivo, unir forças para promover mudança na vida dos jovens”, comenta o vice-presidente da Fiesc na Serra Catarinense, Israel José Marcon.

[Ver Mais Notícias]