Portal Expressiva

EDIÇÃO DE DEZEMBRO NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Região

[voltar]

Estrada em Mirante recebe manutenção e neste feriado haverá regime de sobreaviso para emergências

A manhã e tarde desta terça-feira (10) foram os períodos em que operários da Secretaria da Agricultura e Pesca se empenharam para executar o serviço de cascalhamento parcial em uma estrada de chão batido de acesso a uma pequena comunidade na localidade de Mirante, interior do município de Lages. Os trabalhos foram executados na extensão de um quilômetro.

O gerente de estradas do interior, Deyvis Francis Stadnick, esclarece que no local reside uma idosa que se encontra adoentada e disto partiu a urgência em resolver o problema de mobilidade o mais rápido possível. “A previsão é de chuva de hoje (quarta) até domingo. E nestes dias de chuva recentes, o serviço se torna impraticável em muitos casos. Estamos atuando nos casos emergenciais.” Esta estrada que recebeu a manutenção é vicinal e mecanismo de deslocamento dos moradores de sete residências. Próximo está a estrada geral de ligação entre a rodovia SC-114 e a travessa até Potreiros.

Na localidade de Caetano Verza foi realizada operação tapa-buracos. Segundo aponta o gerente, desde o início do ano as equipes já passaram duas vezes em cada uma das localidades rurais. A única que ainda não recebeu as melhorias foi Passo dos Fernandes, que liga a popularmente conhecida como “Estrada da Dona Gerci” e a divisa com Campo Belo do Sul.

Calcula-se que até então, dos 1.517 quilômetros de estradas rurais em Lages, 1.200 já passaram por melhorias e modificações em 2017, em favor da movimentação de moradores e produtores agrícolas e pecuaristas. Lages possui mais de 20 localidades do interior. A Secretaria da Agricultura e Pesca conta com 16 funcionários e em sua frota duas máquinas plainas, duas retroescavadeiras, três máquinas niveladoras (patrolas) e seis caminhões basculantes (caçambas).

 

Terceirização para suprir as solicitações

No dia 17 de outubro está previsto o início dos serviços das máquinas de terceirização com recursos do Governo do Estado. Um dos lotes atendidos será a estrada de Passo dos Fernandes, com cascalhamento, patrolamento, benfeitoria em bueiros e abertura dos canais de saída de água pluvial. “Naquele local há o problema das cercas e estamos tentando entrar em entendimento com os proprietários destes terrenos para que afastem as cercas para que se possa alargar a estrada pelo menos um metro para cada um dos dois lados”, reitera Deyvis, lembrando que em Mirante a comunidade está passando por problemas em relação a bueiros que estouraram. “Pedimos aos moradores que fiquem tranquilos, pois iremos passar para resolver a questão.”

 

Reparos em pontes

Sobre as pontes, está na previsão e passarão por manutenção a ponte de madeira localizada em Santa Terezinha do Boqueirão, conhecida como “ponte da Malke”, na divisa com São José do Cerrito e outra em Santa Terezinha do Boqueirão, em Cerro Pelado. Lages conta com 52 pontes de madeira e de concreto. As de concreto estão em Macacos (implantada com a parceria com a Defesa Civil do Estado) e em Gramados. Das 52, 27 já foram reformadas.

Neste feriado prolongado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a Secretaria da Agricultura e Pesca estará fechada na quinta-feira (12 de outubro) e em ponto facultativo na sexta-feira (13). Contudo, estará em plantão e sobreaviso. As emergências poderão ser comunicadas aos presidentes das associações de moradores ou aos presidentes das Comunidades Rurais Organizadas (Cros), que repassarão as queixas à Secretaria.

A Secretaria da Agricultura e Pesca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, estando localizada na rua Zeca Neves, próximo ao parque Jonas Ramos (Tanque). Contato pelo número 3222-0822.

 

 

Foto: Secretaria da Agricultura e Pesca/Divulgação

[Ver Mais Notícias]