Portal Expressiva

EDIÇÃO DE DEZEMBRO NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Policia

[voltar]

Rede de Vizinhos chega a 50 bairros em Lages

Iniciada em Lages no mês de agosto de 2016, a Rede de Vizinhos, da Polícia Militar de Santa Catarina, chega a 50 bairros e conta com mais de 1200 membros entre comerciantes e moradores. O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária e de vigilância entre vizinhos. Para fazer parte da rede basta procurar a PM e participar da reunião de sensibilização. O próximo encontro ocorre nesta segunda-feira (6), às 19h, na sede do 6º Batalhão de Polícia Militar, no bairro São Cristóvão.

O coordenador do programa em Lages, tenente Valdir Cristóvão de Oliveira Junior explica que existem duas formas de ingressar. No caso dos comerciantes, basta solicitar a visita em uma das bases comunitárias ou por meio do telefone 991058620. “O policial se desloca até o estabelecimento comercial, explica as regras da rede de vizinhos, dá dicas de segurança e o insere no programa”.

Para moradores, independente do bairro onde reside, é preciso participar de uma das reuniões mensais de sensibilização para fazer parte do programa. “Quando há uma mobilização da comunidade, realizamos encontros itinerantes”. Geralmente, quem procura a PM para essa ação são as associações de moradores, porém qualquer grupo de pelo menos 30 pessoas pode solicitar a visita da equipe para explicar como funciona a rede de vizinhos.

“A melhoria da segurança nos bairros vem ocorrendo com envolvimento da comunidade porque o cidadão tem um papel importante nesse processo de alimentar a PM de informações”.   

 

 

Texto e fotos: Catarinas Comunicação 

[Ver Mais Notícias]