Portal Expressiva

EDIÇÃO DE DEZEMBRO NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Meio Ambiente

[voltar]

Alunas da Escola Municipal Ondina Neves Bleyer vencem concurso do Recicla CDL

A preocupação com um meio ambiente menos agredido e mais bem preservado para as gerações futuras tem sido assunto constante nas escolas municipais de Lages. Para estimular atitudes diferentes no dia a dia com o propósito de evitar o desperdício e cuidar melhor dos recursos ecológicos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Secretaria Municipal da Educação, Serviço Social do Comércio (Sesc), Sicoob e Lages Garden Shopping se uniram e premiaram os vencedores do concurso de incentivo à sustentabilidade na tarde desta quinta-feira (16 de novembro). O recorde foi a participação de quatro mil alunos da rede municipal inscritos no concurso. O tema foi bem aceito pelos estudantes e houve devolutivas em todas as escolas engajadas.

Com o tema “aquecimento global”, as ganhadoras são alunas da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ondina Neves Bleyer, do bairro Sagrado Coração de Jesus. Nicole Búrigo Schmoeller (5º ano) venceu na categoria Desenho e Maria Eduarda Couto Martins (7º ano) na categoria Redação. Cada uma recebeu um tablet e um kit escolar. A cerimônia de entrega iniciou com apresentações de dança dos alunos, acompanhada pelo prefeito Antonio Ceron e demais autoridades. E teve até surpresas para as turmas das garotas. A de Nicole ganhou uma sessão de cinema no Garden e a de Maria Eduarda um passeio na Pousada Rural do Sesc. “Parabéns às escolas. O resultado vem através do empenho e do envolvimento de cada um. Nós depositamos fé e esperança nos lageaninhos e lageaninhas. Que tenham a vida que almejam e merecem. Lages precisa estar mais desenvolvida para que ofereça condições de estas crianças terem boas oportunidades e não precisem ir embora, não deixem a sua cidade e nem fiquem longe da família”, analisou Ceron.

A secretária da Educação, Valdirene Vieira, comemora os resultados e a conscientização provocada na comunidade através das crianças multiplicadoras. “Significa fortalecimento. Esta energia vinda das crianças revigora todo o trabalho. É fruto de um ano todo de zelo e capricho.” No dia 5 de dezembro, às 14h, será realizada a premiação da I Gincana Recicla que fomentou, junto às escolas municipais, a importância da destinação adequada de resíduos e do reaproveitamento de materiais. Ainda está em andamento e a vencedora será conhecida no CCT da Uniplac nesta data.

A presidente da CDL, Rosani Pocai, observa que a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) está promovendo a 7ª edição do concurso no Estado, com envolvimento de quase 150 mil estudantes no Estado, de 843 escolas, sendo, destas, 21 de Lages.

 

Sustentabilidade como disciplina

 

Em março deste ano foi inserida a disciplina de sustentabilidade na grade curricular do sistema público municipal. Na escola Ondina, a responsável pela disciplina em mais de 90% das turmas é a professora Gisele Oliveira Costa. A disciplina sustentabilidade é ministrada do pré-escolar ao 9º ano do ensino fundamental e permeia os seguintes assuntos: quatro elementos da natureza (ar, água, terra e fogo), plantas medicinais e hortas escolares, alimentação saudável, recursos renováveis e não-renováveis, destinação correta de resíduos e poluição relacionada ao “lixo”, energias alternativas e biodiversidade com enfoque na Mata Atlântica.

 

Reivindicação especial

 

Um pedido especial foi feito ao prefeito Antonio Ceron na ocasião: reforma/cobertura da quadra da escola. Ceron solicitou que a Secretaria da Educação elabore o projeto e espera que próximo às férias de meados de 2018 as crianças já possam praticar esportes melhor abrigadas. Para tanto, serão investidos recursos próprios do Município e também os provenientes da devolução que a Câmara de Vereadores fará aos cofres municipais no fim deste mês. “Esta obra já era para ter acontecido no ano passado, mas não aconteceu”, resume a diretora Simone Rafaeli, profissional da escola há 17 anos. A escola Ondina possui 470 alunos do 1º ao 9º ano, distribuídos em 18 turmas, além de 45 funcionários, dos quais 30 professores.

 

Fotos: Carlos Alberto Becker

[Ver Mais Notícias]