Portal Expressiva

EDIÇÃO DE DEZEMBRO NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Política

[voltar]

Carmen pede que Senado vote com urgência projeto sobre mamografia a partir dos 40 anos

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), em discurso na sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, apelou ao presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, que coloque em votação, nesta terça-feira (28) o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 42/2015) que susta dispositivo da Portaria 1.253/2013, editada pelo Ministério da Saúde, que limita o financiamento para a realização do exame mamográfico apenas para as mulheres dos 50 aos 59 anos idade.

Autora da proposta, a parlamentar disse que a medida já foi aprovada por todas as comissões da Casa, “mas que agora só dependente da vontade política” de Eunício Oliveira para que a mesma seja incluída na pauta do plenário do Senado Federal.

“Apelamos à sensibilidade do senador Eunício Oliveira para que esse projeto seja votado o quanto antes, o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Não dá mais para esperar. A mamografia é a nossa principal arma da prevenção do câncer de mama. As mulheres com idade entre 40 e 49 anos estão com dificuldade para fazer o exame depois da mudança de financiamento”, alertou.

Carmen ressaltou também as medidas legislativas que estão sendo colocadas em prática pelo Ministério da Saúde para melhorar o atendimento dos pacientes, como o esforço que está sendo feito para implantação em todo o país da “Lei dos 60 Dias”, de sua autoria. A proposta obriga o SUS (Sistema Único de Saúde) a oferecer tratamento ao paciente em até 60 dias depois da confirmação do diagnóstico da doença.
 
Foto: Robson Gonçalves PPS
[Ver Mais Notícias]