Portal Expressiva

EDIÇÃO DE DEZEMBRO NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Geral

[voltar]

Região debate o serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes

Promotores de Justiça, assistentes sociais, secretários municipais, conselheiros tutelares, conselheiros de direito e profissionais ligados à área social dos municípios da Serra Catarinense participaram nesta segunda-feira (04), de uma Roda de Conversa sobre Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.

O evento no Map Hotel mobilizou cerca de 100 pessoas e teve como palestra principal, o Promotor de Justiça Coordenador do Centro de Apoio a Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Catarina, João Luiz de Carvalho Botega. A Roda de Conversa teve por finalidade refletir sobre o Serviço de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Jovens que integram a Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na região.

Segundo o assistente social da Amures/Cisama Lauro dos Santos, o trabalho realizado na região abrange orientação completa em todas as comarcas, desde projeto político pedagógico dos abrigamentos até os planos de rotina. Estão acolhidos em hoje na região, 96 crianças ou adolescentes.

“Temos de estar atentos ao reordenamento das competências dos vários agentes intervenientes como a família, estado e sociedade civil. Por isso estamos discutindo a Política de Acolhimento Familiar e suas implicações para a região”, declarou Lauro Santos ao apresentar os números de acolhidos por unidade de abrigamento.

Em Lages são 32 abrigados. Anita Garibaldi são 2 acolhidos em Casa Lar. Bocaina do Sul, 4 acolhidos. São Joaquim 18 acolhidos. Otacílio Costa 8 acolhidos. Correia Pinto, 4 acolhidos. Campo Belo do Sul 8 acolhidos. Bom Retiro 12 abrigados e Urubici 8 acolhidos.

O evento cotou com a presença da Secretária executiva da Amures Iraci de Souza, o diretor executivo do Cisama Selênio Sartori, a Promotora de Justiça de Lages Tatiana Rodrigues Borges Agustini, Promotor de Justiça de Anita Garibaldi Leonardo Fogotti, Promotora de Justiça de Correia Pinto Maria Fernandes Fontes, presidente do Colegiado de Assistência Social da Serra Catarinense Eliane Barbosa e representando a Fecam, a assistente social Janice Merigo.

 

Troca de experiências

 

Durante a Roda de Conversa que iniciou pela manhã e terminou a tarde, foram debatidos os temas Proteção Integral e Convivência Familiar e Comunitária; Concepções e Modalidades de Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes e a Regionalização dos Serviços.

Ainda foi realizada uma dinâmica em grupo com discussão e definição entre os municípios de qual o serviço mais adequado para a região. Experiência do Serviço de Família Acolhedora foram apresentadas, assim como metodologia de implantação do Serviço de Família Acolhedora.

Foi realizado antes do encerramento um debate sobre o Reordenamento e o Serviço de Família Acolhedora.


Oneris Lopes 

[Ver Mais Notícias]