Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em SC

[voltar]

Simproel comemora 20 anos homenageando ex-presidentes

Nesta quarta-feira (13), o Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de Lages (SIMPROEL) comemorou os 20 anos de história (a entidade foi fundada em 9 de dezembro de 1997). 

A diretoria inaugurou a galeria de presidentes, exibiu um documentário com a história do sindicato (disponível na página do Facebook) e entregou placas aos ex-presidentes Aidamar Seminotti Hoffer, Mara de Fátima Marcelino, Neusa Maria Zangellini, Amilton Werlich, Débora Aparecida Rosa Reichert e Salete Araújo Camargo (Silvana Arruda Lucena justificou a ausência).

A atual presidente Elaine Moraes, falou sobre a importância de todos que passaram pela entidade. “Todos os profissionais merecem o nosso respeito e o nosso reconhecimento, pelo trabalho prestado à categoria”, disse ela. “A história ganha novos capítulos a medida que nos deparamos com novos desafios”, concluiu.

 

HISTÓRICO

O Simproel nasceu da vontade coletiva dos professores de ter uma entidade própria para representar seus interesses. Até 1997, os professores eram vinculados ao Sindserv, mas naquele ano, eles criaram uma entidade totalmente voltada à Educação.

Em 98, o Simproel iniciou a luta pela valorização dos profissionais, e realizou o primeiro Jantar em Homenagem ao Professor. Em 99, o Simproel conquistou o primeiro Plano de Carreira do Magistério (Lei 125). Em 2001, a entidade realizou os primeiros Jogos da Integração (JIS).

Em 2005, o Simproel adquiriu a sede própria, no edifício VF, e implantou um espaço moderno para proporcionar conforto e comodidade aos associados. Em 2006, obteve a aprovação do abono salarial de 10% para todos os professores.

Em 2010, o sindicato conseguiu reconhecer os educadores infantis como professores, equiparando seus salários ao restante da categoria. Em 2011, reestruturou o Plano de Carreira (Lei 353), e ganhou o piso na carreira. Em 2012, conquistou o aumento histórico de 22,22%.

Em 2015, o Simproel adquiriu a sede de campo, no distrito de Santa Terezinha do Salto. Em 2017, conquistou o pagamento do piso estabelecido pela lei, o retorno do vale alimentação, e marcou presença em manifestações estaduais e nacionais pela primeira vez na história. 

[Ver Mais Notícias]