Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em SC

[voltar]

Serra Catarinense conta um novo modo de fazer educação

As tendências mundiais que conectam educação e inovação estão presentes no Espaço Maker. Esse novo jeito de fazer educação chega à Serra Catarinense por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi). A partir do ano que vem, crianças e jovens poderão usufruir de ambientes elaborados com um design arquitetônico e pedagogicamente criativo. As atividades serão oferecidas no contraturno escolar. A ideia é realizar um trabalho colaborativo, multi e interdisciplinar com a metodologia do mão na massa. 

Essa novidade trata de um espaço de criação, integração e colaboração voltado ao desenvolvimento de competências linguísticas, matemáticas, científicas e tecnológicas, além das habilidades socioemocionais. 

A coordenadora de educação do Sesi em Santa Catarina, Maria Tereza Cobra, reforça que o objetivo da entidade é construir um futuro baseado nesse novo modelo de educação que efetiva a proposta melhorar a vida das pessoas. “Mais importante que estudar determinada área, é a metodologia utilizada nesses ambientes porque oferecem perspectivas com a possibilidade de experimentação para resolver problemas que fazem parte do dia a dia”. 

Ela destaca que em todo esse processo, os estudantes terão condições de perceber a tecnologia não apenas como usuários, mas também como produtores. “A modelagem de educação maker vai contribuir com o novo modo produtivo, pois os estudantes terão essa visão diferenciada”. 

Os Espaços de Educação Maker contam com inúmeros recursos, dos mais simples aos mais sofisticados, como placas eletrônicas, arduínos, rasperry pi, impressoras 3D, kits de robótica, máquinas fotográficas e tantos outros. A diretora regional do Sesi, Silvia de Pieri Oliveira, explica que tudo isso integra ambientes de oficina, games, programação, prototipagem e da palavra. 

As atividades são vinculadas às áreas de comunicação e mídias, matemática, ciências, tecnologia e robótica. “Os alunos poderão vir para o Sesi quantas vezes quiserem durante a semana. Queremos que explorem, pesquisem, construam, experimentem e aprendam fazendo”. 

As matrículas já estão abertas, e no final de cada semestre, haverá uma Feira das Descobertas e Invenções.

 

Texto e fotos: Catarinas Comunicação

[Ver Mais Notícias]