Portal Expressiva

EDIÇÃO DE DEZEMBRO NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Economia

[voltar]

Vinhedos de Campo Belo em destaque

Estudar os vinhos sempre foi um dos prazeres do enólogo Leonardo Ferrari. "Não basta apenas apreciar esta deliciosa bebida, é preciso saber a qualidade da uva, a melhor temperatura para cada espécie e buscar informações sobre a região em que o vinho é elaborado", explica. E assim ele se dedica, dia a dia, desde cuidar dos vinhedos da Vinícola Abreu Garcia, na Serra catarinense, até o processo final de produção dos vinhos, que periodicamente recebem prêmios por sua qualidade.

Dessa paixão, outros desejos foram despertados e Leonardo resolveu se aventurar em novos estudos, agora sobre vinhos espanhóis, ecológicos e biodinâmicos, frente aos convencionais. A pesquisa seria o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação do professor Dr. Leonardo Cury da Silva, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, Leonardo foi além e hoje a pesquisa acadêmica se transformou no livro “Vinhos Espanhóis: ecológicos, biodinâmicos e convencionais”, recém lançado pela editora Alemã Novas Edições Acadêmicas – NEA.

“Este livro é uma grande conquista. Confesso nunca ter imaginado publicar um livro em uma editora internacional. Gratidão é o que define”, comemora o novo escritor, que concluiu o Curso Superior em Viticultura e Enologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves. O livro já está disponível na Biblioteca Nacional da Alemanha e a distribuição é realizada por grandes empresas com a Amazon, Morebooks, Lightning Source, Libri e KNV. “A obra é o reconhecimento de um trabalho relevante à sociedade e ao setor vitivinícola espanhol, brasileiro e mundial, assim como do reconhecimento da grande capacidade profissional de nossos alunos do Curso Superior em Viticultura e Enologia”, completa o professor Cury, orientador da pesquisa.

 

Fotos: divulgação
[Ver Mais Notícias]