Portal Expressiva

A PARTIR DE AMANHÃ NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Meio Ambiente

[voltar]

Referência nacional, Polícia Militar Ambiental da Serra Catarinense completa 20 anos

A Polícia Militar Ambiental de Lages é considerada uma das unidades mais operacionais e inovadoras de Santa Catarina. A 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental abrange o maior território do estado com atendimento a 64 municípios da Serra e Meio-Oeste. Os 20 anos de história, completados neste mês de janeiro, é de dedicação às causas do meio ambiente e segurança da população.
 
O comandante da PMA na Serra Catarinense, Adair Alexandre Pimentel, destaca que o maior valor da unidade está na capacidade técnica e operacional altamente especializada das pessoas que fizeram e fazem parte da companhia. “Durante todo o período de existência da instituição é perceptível a atuação marcante dos militares da unidade nas ocorrências que colocam em risco a integridade da natureza e das pessoas”.
 
Para comemorar e valorizar o trabalho de quem faz o dia a dia da Companhia, várias atividades estão sendo programadas e serão desenvolvidas durante o ano. “Pensamos em ações que possam envolver toda a comunidade e realizaremos também seminários técnicos”, adianta o comandante.
 
A Companhia é referência nacional no combate ao Javali, animal exótico que tem causado problemas ambientais e econômicos no mundo todo. Na educação ambiental é destaque com o programa Protetores Ambientais Mirins. Além disso, é percussora no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas de gestão ambiental e em projetos de inclusão social.
 
Única a fazer parte do Plano Nacional de Controle do javali
 
O trabalho de monitoramento e combate ao javali desenvolvido na Serra Catarinense serve de exemplo para outras regiões, tanto que a Companhia é a única de Santa Catarina a fazer parte de um seleto grupo responsável pelo assessoramento técnico que fará o monitoramento das ações previstas no Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali.
 
Um dos destaques é o aplicativo Ambiental SC, único no mundo. Idealizado pela PMA de Lages e desenvolvido em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), ele vai ampliar a base de informações para o controle populacional do javali. 
 
“Saímos na frente e desenvolvemos ferramentas tecnológicas inéditas para nos auxiliar no manejo e combate do animal. No futuro, elas devem ser usadas em todo o Brasil”, afirma o comandante.
 
Programa Protetores Ambientais ganha expressão estadual
 
O programa Protetores Ambientais foi criado em Rio do Sul, mas foi em Lages que ganhou expressão estadual.  Desde 2002, mais de 600 jovens e adolescentes foram formados depois de treinados e disciplinados para auxiliar a polícia em suas atividades de educação ambiental.  
 
De maneira simples e dinâmica o programa aborda questões sociais, econômicas e ambientais. “Temos tido ótimos resultados com o programa. Os jovens assumem o compromisso de cuidar e oferecer um ambiente sadio e equilibrado às futuras gerações”, frisa o comandante.
 
Educação ambiental inclusiva
 
A PMA não se limita apenas à realização do patrulhamento ostensivo, mas também desenvolve projetos que visam inserção social. Um exemplo é o projeto ‘Educação Ambiental Inclusiva – uma percepção do ambiente natural’, que entre várias ações, trabalha a sensibilização ambiental adaptada para os cegos, por meio de uma cartilha adaptada em linguagem braile e também com narração do conteúdo sobre fauna, flora, água, puma e javali em CD. Esse é um projeto inovador em Santa Catarina.
 
Novidades em 2018: Consciência ambiental para os pequenos
 
Em 2018, a PMA começa a desenvolver na Serra Catarinense o Programa Unidos Pelo Meio Ambiente (Puma). A atividade é voltada para crianças entre 9 e 10 anos, alunos do 4º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares.
 
Por meio de vivências com o meio ambiente, o Puma desperta nos estudantes o interesse para as questões ambientais, incentiva a adoção de posturas de conservação ambiental, estimula as crianças a apreciarem e valorizarem os elementos da natureza e sua importância. 
 
Texto: Catarinas

 

Fotos: PMA
[Ver Mais Notícias]