Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Região

[voltar]

PM intensifica ações de policiamento no período de colheita da maçã

A atuação ostensiva da Polícia Militar será intensificada até o dia 25 de fevereiro durante a operação Altos da Serra, lançada nesta terça-feira (30), em São Joaquim.  Nesta época do ano em que ocorre a colheita da maçã muitas pessoas migram para região em busca de trabalho e o número de turistas também aumenta em decorrência das férias de verão. A ideia é proporcionar segurança ao cidadão, preservando a ordem pública por meio de ações que vão desde barreiras policiais até visitas às propriedades produtoras do fruto ou que focam no turismo.

Com um acréscimo no efetivo de área, as atividades preventivas iniciaram no dia 25 de janeiro nos quatro municípios de abrangência da Altos da Serra. Policiais e viaturas de Lages estão auxiliando na operação que já apreendeu duas armas de fogo e autuou duas pessoas em flagrante.

“Em São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim fizemos fiscalização de trânsito, abordagem a pessoas e veículos e algumas varreduras”, exemplifica o tenente Guilherme Wildner Wolf, comandante da PM em São Joaquim, lembrando que as ações da Altos da Serra ocorrem diariamente.

O projeto surgiu por conta do aumento do número de furtos, lesão corporal, tráfico de drogas e cumprimento de mandados de prisão de trabalhadores entre os meses de janeiro e março na região. A ação emergencial da PM também era um anseio de representantes do poder público.

A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, reforça que o trabalho trará uma maior sensação de segurança. “Vivemos num estado maravilhoso e que atrai gente de todo o país. Esse movimento vai intimidar aqueles vêm para cá pensando em fazer o mal”.

Inovador, assim como a Operação de Inverno, o Altos da Serra inicia com boas perspectivas. “Não tenho dúvida que a operação será bem sucedida porque trabalhamos com foco no resultado planejado e com o apoio de importantes parceiros”, destaca o subcomandante da PM em Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.

Ainda não se sabe o número de pessoas que vêm para a Serra nesse período.  Com o auxilio da PM e de outros órgãos e entidades, o Governo do Estado lançou o programa Safra Cidadã, que busca levantar informações e cadastrar todos os trabalhadores na produção de maçã, o que deve contribuir com o controle da criminalidade.

 

Texto e foto: Catarinas Comunicação

[Ver Mais Notícias]