Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Meio ambiente

[voltar]

Alfeu é Santa Catarina na final do Brasileiro de Xadrez

O Mestre Alfeu Junior Varela Bueno representa, a partir de terça feira, 06 de fevereiro, Santa Catarina na final do 84º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, válido pelo título de 2017. A competição acontece no Clube de Xadrez de Guanabara, no Rio de Janeiro, reunindo os 16 melhores classificados do Brasil. Esta é a primeira vez que um lageano classifica para a final da maior competição do xadrez nacional e nesta edição, Alfeu será o único enxadrista do Sul do Brasil disputando a competição.

Na primeira rodada, pelo sistema eliminatório, o Mestre Lageano enfrenta um dos maiores enxadristas do país, o Grande Mestre Internacional Everaldo Matsuura, paranaense que reside em São Paulo. Everaldo é o atual Campeão Brasileiro Absoluto e já venceu por duas vezes o Brasileiro, em 1991 e 2016.

Segundo Alfeu, ele está bem preparado e em condições de fazer um bom papel frente ao atual Campeão Brasileiro: “É minha primeira final de Brasileiro, estudei muito meu adversário e sei do que sou capaz”, analisa o enxadrista, que representa Lages há 18 anos e foi um dos destaques da equipe lageana no JASC 2017.

Para o Técnico de Lages, o Mestre Nacional Marco Cordeiro, toda a comunidade do xadrez lageano está torcendo por Alfeu, pelo fato inédito de um lageano na final e pela dificuldade da competição: “Se já temos orgulho desse verdadeiro valor do esporte de Lages que é o Alfeu, agora então estamos ainda mais felizes por seu feito”, declara o Técnico de Lages.

A equipe Lages Xadrez Clube/FME já conquistou o título nacional em muitas categorias, como a Mirim, Juvenil, Universitária, Escolar e Xadrez Rápido, mas no Xadrez Pensado e adulto, é a primeira vez que chega a final. Alfeu obteve a vaga para a final quando disputou a Semifinal do Campeonato Brasileiro, em São Paulo, no mês de dezembro.

Alfeu é bolsista do Programa Bolsa Atleta da FME-Lages e um dos maiores esportistas revelado na cidade nos últimos anos.

As partidas podem ser acompanhadas on line pelo site http://www.chess-results.com/tnr330318.aspx?an=10&art=29&rd=1&turdet=YES&flag=30&wi=984

 

[Ver Mais Notícias]