Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Esportes

[voltar]

Centro Regional da Defesa Civil de Lages apoia 18 municípios da Serra Catarinense

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina, inaugurou nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) Regional de Lages. Instalado no campus do CAV-Udesc, a estrutura recebeu investimento de R$ 853.084,57 do Governo do Estado, com recursos da Secretaria de Estado de Defesa Civil e do Pacto Por SC.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte, e de autoridades dos 18 municípios da Serra Catarinense, que passam a contar com esse importante espaço de apoio para gerenciamento de crises, riscos e desastres.

 O Cigerd Regional de Lages tem 160 metros quadrados e foi construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura autossuficiente, capaz de permanecer operacional mesmo diante de eventuais cortes de fornecimento de energia elétrica. O espaço conta com equipamentos modernos de monitoramento, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. A estrutura foi construída mediante parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que cedeu o terreno.

O secretário de Estado de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, destacou que a nova estrutura não foi criada apenas gerenciar riscos ou desastres climáticos. “Santa Catarina é área livre da febre aftosa sem vacinação, mas se ocorrer algum problema, esse espaço está pronto para que possamos adotar o protocolo de risco biológico animal. O Cigerd foi criado para gerenciar qualquer risco e o nosso objetivo, com ele, é fazer com que uma crise não se torne um desastre”, salientou.   

O secretário executivo da Agência Regional de Desenvolvimento, João Alberto Duarte, parabenizou o trabalho da Defesa Civil e destacou o foco do Governo do Estado em ações preventivas para proteger o cidadão, principalmente das intempéries climáticas registradas na região. “O governador Raimundo Colombo não tem medido esforços para proteger o cidadão e a Defesa Civil tem sido um exemplo disso, com adoção de novas tecnologias, com informações via SMS que tem feito a diferença quando o assunto é chuva, temporal e outros problemas climáticos”.

O coordenador regional de Defesa Civil, Luiz Falcão Maganin, ressaltou a possibilidade de potencializar a troca de experiências entre os órgãos envolvidos na Defesa Civil. "A ideia do Centro Regional é justamente integrar esses órgãos e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios".

O Cigerd Regional de Lages atende os 18 municípios da Associação de Municípios da Região Serrana (Amures): Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici, e Urupema.

[Ver Mais Notícias]