Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em SC

[voltar]

Municípios se preparam para as Conferências Municipais de Educação

Secretários Municiais de Educação da Serra Catarinense definiram na tarde desta terça-feira (17), no auditório da Amures, a realização das Conferências Municipais de Educação de acordo com as diretrizes da Conferência Nacional de Educação – Conae 2018. O prazo para as conferências municipais termina em final de abril para que seja realizada em julho, a Conferência Estadual.

“Dentre outros, nossa missão é eleger os delegados que irão para a conferência estadual. Somos uma região diferenciada e temos de pensar a educação nesta ótica”, defende a presidente do Fórum de Secretários Municipais de Educação – Forsem, Ana Maria Marcon dos Santos.

Cada município programou sua conferência de acordo com a realidade local. São José do Cerrito será na quarta-feira da próxima semana. Lages, Palmeira, Urupema e São Joaquim, por exemplo, na quinta-feira, dia 26. Bom Retiro dia 24 e Bocaina do Sul dia 27.

A presidente do Fórum de Secretários de Educação fez uma série de explanações sobre a importância das conferências. “Cada município tem de formar uma comissão, inclusive com membros da Câmara de Vereadores, presidente do Conselho Municipal de Educação e gestores de educação. Tem toda uma normativa a ser seguida”, citou Ana Maria Marcon dos Santos.

Além de um decreto que institui o Fórum de Educação, cada município terá de produzir um relatório e publicar uma portaria que nomeará os delegados. O Plano Municipal de Educação definirá metas e ações de curto, médio e longo prazo. Como universalizar a educação.

A secretária executiva da Amures Iraci de Souza e o gerente regional de Educação Humberto Aloísio de Oliveira participaram da reunião que tratou de eixos das conferências como Articulação do Sistema Nacional de Educação; Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; Gestão Democrática, Participação Popular e controle social e dentre outros temas, o financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.


Oneris Lopes 

[Ver Mais Notícias]