Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em SC

[voltar]

Ryla Universitário acontece em Lages neste final de semana

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será sede do 1º Ryla Universitário organizado pelo Rotary Distrito 4740, que acontece nos dias 28 e 29 de abril, próximo final de semana.

Do inglês Rotary Youth Leadership Awards, o Ryla tem no português a tradução de “Prêmios Rotários de Liderança Juvenil”. O encontro, que pretende atingir um grande número de jovens entre 18 e 30 anos, tem como objetivo disponibilizar aos jovens da conhecimentos, habilidades e momentos de profunda reflexão sobre desenvolvimento pessoal, interpessoal e humanitário.

Para isso, serão realizados nos dois dias do evento palestras, painel de debates, trabalhos em equipe e elaboração de projetos humanitários, além de um minicurso com a coordenadora do Programa de Coaching da Udesc, Lidia Picinin, com o tema "Análise comportamental e valores em ação".  

“O Rotary Internacional se preocupa com as novas gerações. Precisamos fomentar o desenvolvimento de novas lideranças que venham assumir o Rotary mais tarde. Por isso, trabalha-se em quatro dimensões: o Rotary, que é formado por pessoas acima de 30 anos, o Rotaract, que é de 18 a 30 anos, o Interact, que é de 13 até 17 anos e o Rota Kids, que envolve crianças de 12 anos para baixo. Aceitamos o desafio de fazer um Ryla em Lages, para esse público universitário, porque precisamos entender essa geração e provocá-la, com o intuito de desenvolver novas habilidades em prol de um bem comum e sempre voltado às questões humanitárias”, explica o coordenador do evento Gustavo Theiss, atual presidente do Rotary Clube Lages Alvorada.

O minicurso que será ministrado pela professora da Udesc, Lidia Picinin, será, de acordo com ela o evento algo imperdível e que promoverá o pensamento, a reflexão e chegará a algumas conclusões: “Vamos trabalhar a análise comportamental e os valores em ação, vamos nos conhecer e potencializar nossos talentos, trabalhando também os relacionamentos. A cereja do bolo do nosso minicurso é a apresentação da nossa colega de Udesc, Ieda Frasson, que vai compartilhar a experiência dela no TJ, sua história.  Um grande case de sucesso e que vai deixar um ‘barulhinho bom’ de qual é o seu lugar no mundo”, afirma a coordenadora do TJ Coaching.

O Jovem Leonardo Silva, de 24 anos, que faz parte do Rotact Clube Curitibamos, virá para o evento, ele conta como a sua vida mudou após a entrada ao clube, que teve início em 2011 quando ingressou no Interact: “Fazer parte dessa família foi de grande valia para o meu crescimento profissional e pessoal. Tive participação em todos os cargos que um clube possui com exceção da presidência, e através disso consegui aperfeiçoar meu espírito de trabalho em equipe e sentimento de companheirismo”, afirma o jovem que atua na chefia da Diretoria de Trânsito da cidade de Curitibanos.

Leonardo afirma ainda que por meio dos trabalhos desenvolvidos ele conseguiu até mesmo driblar sua timidez. “Por meio do Rotaract Curitibanos eu participei do 10º concurso nacional de oratória na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, onde pude aprender várias técnicas de elaboração de discursos. Participei de 6 RYLAs e tenho muito amor por esse projeto. Embora esse evento seja destinado a uma faixa etária maior que os últimos RYLAs, a essência desse evento é brilhante, pois cria nos jovens o sentimento que a família rotária prega: companheirismo e liderança”, finaliza.

O Rotary Internacional

O Rotary Internacional é uma associação de clubes de serviços, espalhado em mais de 200 países, atuando por meio de aproximadamente 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários e que tem como objetivo unir pessoas do bem a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz pelo mundo. O Rotary se faz presente em Lages com esses mesmos objetivos iniciando seu valoroso trabalho pela nossa própria comunidade e é representado por cinco Clubes de Rotary, uma casa da Amizade e um Rotaract (jovens de 18 a 30 anos).

Em Lages os Clubes de Rotary são: Lages, Lages Alvorada, Lages Catedral, Lages Norte e Lages Coral.

Mais sobre o Ryla em Lages

Quem participar do evento irá receber um certificado de 3 horas para o Minicurso do TJ Coaching e outro de 12 horas, do Encontro RYLA. O encontro tem um valor de R$60, que cobrirá as despesas de dois cafés da manhã, dois almoços, uma janta e coffee break. Informações e inscrições por meio do e-mail ryla.lages@gmail.com e também na página do evento no facebook: Ryla em Lages.

[Ver Mais Notícias]