Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Esportes

[voltar]

Workshop ajudará alavancar o turismo na Serra Catarinense

Definições sobre a participação dos municípios da Serra Catarinense no desfile de abertura da 30ª Festa Nacional do Pinhão; Adesão Regional no Festival de Inverno Serra Catarina; Workshop de Identidade Cultural da Serra Catarinense e dentre outros assuntos, a Elaboração do Plano de Articulação e Ordenamento Territorial do Turismo para a Serra Catarinense.

São alguns dos assuntos abordados em reunião na tarde desta quinta-feira (17), no auditório da associação de municípios entre gestores de turismo das prefeituras, integrantes do Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra e iniciativa privada. A reunião foi coordenada pela secretária executiva do Conserra e assessora de turismo da Amures, Ana Vieira e a secretária executiva da Amures Iraci de Souza.

Sobre o Workshop de Identidade Cultural da Serra Catarinense, a proposta é realizar o evento dia 20 de junho com uma programação que contemple oficinas para definição de objetivos de curto e médio prazo, sendo focado em fortalecer e potencializar a cultura regional.

“O objetivo desse evento será planejar ações de incentivo à discussão de elementos identitários com potenciais indutores de desenvolvimento sustentável de cultura, educação e turismo na região”, explicou Ana Vieira. A programação do evento ainda não está fechada e será acordada com a Secretaria de Estado do Turismo.

Serão dois dias de workshop e haverá inclusive rodada de negócios do turismo, com produtores rurais, pousadas, vinícolas, fornecedores em geral, artistas, artesãos, agências de propaganda, restaurantes, organizadores de eventos, agroindústrias e tecnologia da informação.

 

Mais de 150 cavaleiros esperados para desfile

 

Sobre o desfile de abertura da Festa Nacional do Pinhão programado para dia 26, ficou acertado que virão carros alegóricos e grupos de cavaleiros de vários municípios. A coordenadora do desfile, a apresentadora Beatriz Melo, do programa Oh de Casa!, disse que são esperados mais de 150 participantes no desfile, retomando assim um ritual que estava se perdendo ao longo dos anos.

Quanto ao Festival Serra Catarina, o evento acontece de 29 de junho a 31 de agosto abrangerá os 18 municípios da Amures. Na programação constam eventos como mostra de cinema, Rally Cross Country, Motoneve, Trekking na Coxilha Rica, Festival Internacional de Música, Cavalgada, Encontro de Veículos Antigos e dentre outros, Acordeon Festival.

A diretora do Correio Lageano Eliete Moraes Santana e as jornalistas Suzani Rovaris e Gislaine Couto apresentaram o portal turístico Na Serra Catarinense e toda estrutura da plataforma que foi criada para ser referência na difusão de conteúdos turísticos da região e oferecer informações e serviços através de mídia digital.

O presidente da Federação Catarinense de Balonismo André Antônio Ibanhes Lopes, apresentou aos gestores da Serra Catarinense, uma proposta de festival que poderá ser exibida em Lages em novembro no aniversário do município. Ele sugeriu parcerias dos balconistas como forma de atrair visitantes e incrementar o turismo na região.


Oneris Lopes 

[Ver Mais Notícias]