Portal Expressiva

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Saúde

[voltar]

Banco de leite do HTR prepara instalação de posto de coleta

 O Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, está preparando o banco de leite humano da instituição para também se tornar um posto de coleta, o sétimo no Estado, a partir do segundo semestre. Neste sábado, dia 19 de maio, é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que busca sensibilizar a população para a demanda por leite humano como forma de garantir sobrevivência de bebês prematuros internados em UTI neonatais, quando as mães não conseguem suprir as necessidades dos filhos.

Além dessa data, Santa Catarina tem também a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, realizada com a mesma finalidade. Em 2017, foram realizadas 9.244 visitas domiciliares e 74.793 atendimentos a mulheres catarinenses, das quais 6.476 foram doadoras de 13.773 litros de leite humano. As doações beneficiaram 8.211 recém-nascidos doentes ou prematuros. Atualmente, no Hospital Tereza Ramos, todo leite é coletado apenas das mães que têm filhos internados na instituição. Porém, nem sempre as mães podem amamentar, por isso a necessidade de instalação de um posto de coleta. "As vezes, as mães têm produção insuficiente ou estão ingerindo alguma medicação que impede a amamentação durante um período, e o leite materno é muito importante para o recém nascido", explica a enfermeira responsável pelo banco de leite, Melissa Crestani.

Para que o posto de coleta seja instalado e entre em funcionamento no segundo semestre, a direção do Hospital Tereza Ramos tem realizado uma série de ações, como a capacitação da equipe de profissionais, como técnicos em enfermagem e nutricionistas, com o curso anual do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a aquisição e instalação de equipamentos necessários para a pasteurização, processo que garante a qualidade do leite materno após a coleta. "A equipe já esteve na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, para conhecer um dos seis postos de coleta do Estado, e na próxima semana visita a Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, para buscas informações e acompanhar as rotinas do posto de Capital", destaca Melissa.

De acordo com a enfermeira, com o posto de coleta se poderá garantir maior qualidade de amamentação para os recém nascidos. "Poderemos ter o colostro, que é aquele leite inicial, que sai primeiro, além do intermediário, e o leite tardio. Assim, o médico terá a opção de escolher o tipo de leite necessário para o recém nascido", justifica. Já a estrutura física do banco de leite instalado no primeiro andar do Hospital Tereza Ramos recebeu adequações, conforme as normas vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Podemos estimar um investimento de R$ 400 mil nesta nova fase do banco de leite. Todos os serviços hospitalares precisam passar por alguns processos de capacitação e adequação para que possamos garantir um serviço de qualidade, ainda mais quando envolve um recém nascido", explica a gerente de Enfermagem do Hospital Tereza Ramos, enfermeira Milena Machado Justino.

Instalado no primeiro andar do Hospital Tereza Ramos, o banco de leite funciona das 7h às 19h, mas as portas do Centro Obstétrico da instituição estão abertas 24 horas para receber gestantes e mães que necessitam de auxílio na fase de amamentação. "Amigo da Criança", o Hospital Tereza Ramos está localizado na rua Marechal Deodoro, 799, Centro, em Lages. O telefone é (49) 3251-0022.

Confira os atuais 12 bancos de leite de SC:

Maternidade Darcy Vargas, em Joinville.

Maternidade D. Catarina Kuss, em Mafra.

Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí.

Hospital e Maternidade Jaraguá, em Jaraguá do Sul.

Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages.

Hospital Hélio Anjos Ortiz, em Curitibanos.

Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão.

Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

Hospital Rio Negrinho, em Rio Negrinho.

Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, em São José.

Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis.

Banco de Leite Humano, em Blumenau.

Confira os atuais seis postos de coleta em SC:

Amamenta Brusque, em Brusque.

Anjos do Peito, em Brusque.

Hospital Universitário UFSC, em Florianópolis.

Hospital e Maternidade Sagrada Família, em São Bento do Sul.

Hospital Santa Cruz, em Canoinhas.

Centro Hospitalar Unimed CHU, em Joinville.

Cristiano Rigo Dalcin

[Ver Mais Notícias]