Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Meio ambiente

[voltar]

Mês do Meio Ambiente busca conscientizar comunidade lageana

A abertura do Mês do Meio Ambiente ocorreu na noite de terça-feira (5 de junho), no auditório do Sesc, situado na avenida Dom Pedro II, bairro Universitário. O evento, uma realização da prefeitura, através das secretarias municipais de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Educação e da Agricultura e Pesca, tem programação definida para todo este mês de junho e visa promover a conscientização da comunidade em geral, para a necessidade de se preservar o meio ambiente.

O lema adotado para o desenvolvimento das atividades e ações ambientais é “Pensar no Futuro e Agir Agora!”. “Nossa responsabilidade com o meio ambiente é muito maior, pois em nossa região (Serra Catarinense) estão concentradas as nascentes de grandes rios (Bacia do Rio Uruguai) e aqui temos também importantes áreas de recarga do Aquífero Guarani. Conforme nossa Constituição, os recursos naturais precisam ser utilizados com equilíbrio (desenvolvimento sustentável)”, salienta o prefeito Antonio Ceron, ao declarar aberto o Mês do Meio Ambiente. “É na complexidade do meio ambiente que podemos aprimorar nossas ações voltadas à conscientização e preservação da natureza”, acrescentou Ceron.

Logo após o pronunciamento das autoridades, entre elas os secretários Euclides Mecabô (Meio Ambiente) e Ivana Michaltchuk (Educação) e o vice-prefeito Juliano Polese, a bióloga Michelle Pelozato fez um relato das atividades ecológicas e de educação e pesquisa ambiental desenvolvidas no Parque Natural Municipal João José Teodoro da Costa Neto (Parnamul). Apresentou também o projeto Guarda Mirim do Parque, que reúne 35 estudantes de três escolas do Município e é financiado com recursos do Governo do Estado (IMA).

O secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô (Tchá Tchá), agradeceu o apoio e parceria de inúmeras entidades, instituições e empresas envolvidas na realização do Mês do Meio Ambiente, entre elas o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Instituto José Paschoal Baggio (IJPB), Instituto Federal de Educação, Polícia Militar Ambiental, Sesc, Epagri, CAV/Udesc, Projeta Ambiental, Ambev, Teatro Circula-Dô, Nasf e Comitê Bacia do Rio Canoas. “É o conjunto de pequenas ações que contribuem para a conservação e preservação do meio ambiente, tais como não jogar xepa de cigarro no chão, colocar o lixo na lixeira e não jogar lixo nos rios e córregos. Devemos pensar no futuro e agir agora, porque o futuro acontece dentro de instantes, numa dinâmica em que o homem pode controlar. Se não estivermos conscientes disso, os impactos ambientais causados pela degradação do meio ambiente acabará destruindo o planeta”, alerta Tchá Tchá. A programação do Mês do Meio Ambiente está na galeria de imagens.

Exposição fotográfica

A Exposição Catadores - Registros de uma Classe Invisível integra a programação do Mês do Meio Ambiente 2018 promovido pela prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, e com a parceria das secretarias municipais da Educação e da Agricultura e Pesca, Instituto José Paschoal Baggio (IJPB), Comitê Canoas, Polícia Militar Ambiental, Sesc, Projeta Ambiental Jr, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), e apoio do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Mais informações pelo número 99198-8131. Exposições de projetos, Seminário, Feira de Adoção de Animais Castrados, oficinas, trilha e Pedalada Ecológica também compõem a programação do Mês do Meio Ambiente, que começa em 4 de junho e segue até dia 30 do mesmo mês. (Com informações de Marcio Machado - Arte e Cultura Circula-Dô).

Locais de Exposição

Centro Cultural Vidal Ramos Sesc/Lages de 29 de maio a 18 de junho - Das 9h às 20h e de 18 de junho a 18 de julho no Museu Thiago de Castro.

Fotos abertura evento: Marcelo Pakinha

Arte: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com edição de Nathalia Lima

[Ver Mais Notícias]