Portal Expressiva

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Geral

[voltar]

Prefeitura implanta a 22ª horta comunitária

A prefeitura de Lages, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, inaugurou na manhã desta sexta-feira (8 de junho), no bairro Santa Mônica, a 22ª horta comunitária pelo Projeto Colheita Feliz. A nova horta está situada em área de terras da sede da Cáritas Comunitária Cidade Alta, e se diferencia das demais já implantadas pela prefeitura por estar equipada com sistema de irrigação. Para isso, a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) instalou uma caixa d’água.

Presentes à inauguração da nova horta estiveram o prefeito Antonio Ceron, o secretário da Agricultura e Pesca, Osvaldo Uncini, o vice-prefeito Juliano Polese, moradores do bairro e lideranças políticas e comunitárias, entre elas o presidente da Cáritas Comunitária, Ênio Quintino, e a presidente da Associação de Moradores, Marivane. “A prefeitura implanta as hortas comunitárias, em escolas e associações, e a comunidade deve mantê-las, cultivá-las, produzindo alimentos, hortigranjeiros, chás e temperos”, disse o prefeito Antonio Ceron. Já o secretário da Agricultura falou que o Projeto Colheita Feliz é uma questão cultural, um incentivo para que as famílias tenham as suas próprias hortas. O projeto é difundido também nas escolas, para que as crianças aprendam a importância de se cultivar uma horta.

O diretor responsável pelo Projeto Colheita Feliz, Ozair Coelho de Souza (Polaco), disse que dez municípios da região serrana já estão interessados em adotar e implantar esse mesmo sistema de cultivo. “Temos recebido visitas de prefeitos e lideranças políticas que querem conhecer como funciona o Colheita Feliz e para nós isso serve de incentivo para que continuemos com esse trabalho em prol da comunidade”, destaca Polaco.

Ênio Quintino, da Cáritas Cidade Alta, explica que a horta está sendo cultivada por várias famílias. Cada qual se responsabiliza por um determinado canteiro. “Adubo, mudas de hortaliças e assistência técnica é fornecida pela prefeitura. A Secretaria da Agricultura fornecerá o que for preciso para a continuidade deste trabalho, como, por exemplo, adubo, mudas de hortaliças e assistência técnica”, conclui Osvaldo Uncini.

Melhorias - Em preparação à inauguração da nova horta, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente realizou uma série de serviços e melhorias na sede da Cáritas Comunitária: Limpeza, roçada, reforma do parquinho infantil e pintura da sede da Associação.

Fotos: Marcelo Pakinha e Ary Barbosa

[Ver Mais Notícias]