Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Educação

[voltar]

Seminário sobre grafeno

TecnoUCS reúne empresários para debate sobre alta tecnologia

Encontro vai discutir potencialidades do uso industrial do grafeno, material com alta capacidade de condução elétrica e considerado o mais resistente, leve e compacto do mundo. Evento ocorre na quinta, dia 14, no campus-sede da Universidade

Diamantes, grafite e carvão. Todos materiais feitos da mesma substância. É apenas a diferente organização atômica que os distingue em aparência e propriedades. Assim como os membros mais novos da família atômica do carbono, à qual pertencem: o fulereno (descoberto em 1985) e o grafeno (sintetizado em 2004). E é sobre este último, devido às elevadas capacidades de condutividade, resistência e compactação, que as atenções da comunidade científica internacional da área de tecnologia estão voltadas, despertando o interesse do mundo empresarial.

Por esta razão, o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul - TecnoUCS promove, na quinta, dia 14, o seminário Grafeno: Uso Industrial, Aplicações e Perspectivas. Voltado a empresários, entidades, sindicatos e lideranças regionais, o evento vai discutir as potencialidades de uso do material, pesquisadas internacional e nacionalmente e na própria UCS, onde um grupo de professores está envolvido com estudos a respeito, desenvolvendo aplicações nas áreas de polímeros, capacitores e segurança militar.

O encontro também vai marcar a assinatura de um convênio de cooperação técnico-científica entre a UCS e a Universidade Mackenzie, de São Paulo, que atualmente conta com as pesquisas mais avançadas sobre grafeno no Brasil. Limitado a 50 vagas para convidados, o seminário ocorre nas instalações do TecnoUCS, no Bloco 59 do campus-sede.

[Ver Mais Notícias]