Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Meio ambiente

[voltar]

Material reciclável para geração de economia solidária

A Economia Solidária é uma ação totalmente coletiva e que tem por objetivos a busca da autonomia financeira de grupos de diversos locais e temáticas, é praticada por milhões de trabalhadores de todos os ramos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho.

Diversas cidades da serra catarinense tem se caracterizado por iniciativas que auxiliam no desenvolvimento econômico e social. Na cidade de São José do Cerrito, o grupo de mulheres “Retalho Feliz” desenvolve há quatro anos um projeto que produz bolsas e pastas de material reciclável, mais especificamente a lona proveniente de banners.

Um dos apoiadores do projeto em Lages é o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Segundo a coordenadora de relações externas do IFSC, Rita Timmermann, o IFSC auxilia o projeto do grupo cerritense através das suas ações de extensão. “O IFSC identificou o projeto “Retalho Feliz” e apoia através da captação da matéria prima que são banners que não são mais utilizados por empresas e instituições, como a Fundação Cultural de Lages e Secretaria de Assistência Social, por exemplo. Buscamos os banners nos locais e repassamos ao grupo. A partir daí, as mulheres do “Retalho Feliz” produzem as peças que são vendidas com preços de R$ 5,00 a R$ 15,00, e 100% dos lucros são repassados a elas”, informa.

Rita cita que o projeto nasceu de iniciativas da empresa Dudalina de Blumenau e da Eletrosul, mas que já não estão mais ativos. A proposta agora é a busca de recursos com mais empresas e instituições para a aquisição de maquinário próprio para o desenvolvimento dos produtos. A guia de turismo da Fundação Cultural de Lages (FCL), Izabel Ribeiro, foi uma das articuladoras da parceria entre a FCL e IFSC. “Ao recolhermos os banners das Festas do Pinhão passadas, identificamos que estes não teriam mais uso, e projeto “Retalho Feliz” foi agraciado com a nossa doação. Para nós da Fundação Cultural é muito importante fazer parte de iniciativas da economia solidária”, comenta.

Doações de lonas de banners podem ser realizadas diretamente no Campus IFSC em Lages, para mais informações, basta ligar para 3221 42 43, com Rita ou Débora, ou 3221 4240, com Luciana.

Fotos: Fabrício Furtado/Débora Vargas 

[Ver Mais Notícias]