Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Variedades

[voltar]

I Lages Matsuri evidencia a cultura japonesa

O sábado (21 de julho) ficará marcado como a data em que Lages conheceu a cultura japonesa mais de perto. Cerejeiras coloridas, mais de três mil origamis decorando o Parque Jonas Ramos, shows, oficinas e milhares de pessoas deram sua contribuição e homenagens aos 110 anos de imigração japonesa no Brasil, e desta vez um dos locais de celebração no país foi em Lages.

Os preparativos começaram em 2017, quando membros da Associação Cultural Nipo Brasileira de Lages (ACNBL) procuraram a Fundação Cultural de Lages (FCL) e apresentaram a ideia de em 2018 relembrar a chegada de japoneses no país há 110 anos. As tratativas foram aumentando e as duas entidades perceberam que um evento simples, com poucos recursos poderia ser organizado – assim nasceu o Lages Matsuri.

Para o presidente da ACBNL. Gilberto Massashi Ide, a pretensão não era realizar algo tão grandioso como foi. “Não tínhamos ideia de tanta gente circulando no Tanque, tirando fotos, participando das oficinas e dos shows. E o Lages Matsuri também foi possível com a parceria e apoio de muitas pessoas, daqui de Lages e das comunidades de Curitibanos e Frei Rogério”, comenta.

A Fundação Cultural de Lages foi parceira no evento, e junto com as Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Semasa, Seplan, Diretran e o Centro Ambiental Ida Schmidt organizaram a logística para o Lages Matsuri. As Polícias Militar e Civil e o corpo de Bombeiros também colaboraram.

Fotos: Fom Conradi

[Ver Mais Notícias]