Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Meio ambiente

[voltar]

Sustentabilidade: Turma da Árvore se destaca pela inovação

“Às vezes pode parecer pouco plantar uma árvore ou cuidar de uma nascente, mas o que será das próximas gerações se não fizermos nada?”. A reflexão é do empresário Alessander Comandolli, coordenador de um projeto recém criado em Lages, mas que já está engajando e inspirando apoiadores de todo o país: é a Turma da Árvore.

A iniciativa, que tem como foco a sustentabilidade, através do plantio de árvores, conta com o apoio e o incentivo da prefeitura de Lages. No sábado (21 de Julho), o grupo idealizador do projeto e o vice prefeito Juliano Polese recepcionaram o prefeito de Colatina (ES), Sergio Meneguelli, que veio pessoalmente conhecer a estrutura e o funcionamento do projeto.

Além do prefeito da cidade capixaba, o encontro também contou com a presença do diretor de projetos especiais da Mauricio Souza Produções, Abel Mesquita, e de empresários de outras cidades de Santa Catarina e de São Paulo. O interesse pelo projeto, e a vinda da comitiva a Lages, surgiu após uma expedição realizada pelo grupo da Turma da Árvore, durante a Copa do Mundo. O grupo com 14 pessoas saiu de Blumenau e percorreu mais de 4.500 km com o objetivo de distribuir e plantar mais de 300 mudas de árvores. De acordo com Comandolli, o ponto alto era conhecer a realidade e a dimensão do desastre ambiental na cidade de Mariana (MG). Além de realizar o plantio de mudas na nascente do Rio Doce, em Mariana, o grupo também passou por Colatina, cidade com 130 mil habitantes, onde foi recebido pelo prefeito Meneguelli. “A visita de vocês foi mais uma gota que tornou o nosso rio mais doce”, disse o prefeito, durante a visita a Lages.

Logo após o encontro no Parque Órion, o grupo se dirigiu ao Parque Jonas Ramos, o Tanque. No local, o vice prefeito Juliano Polese e o prefeito de Colatina, Sergio Meneguelli participaram do plantio de mudas de goiaba serrana e de erva-mate. As árvores que já estão sinalizadas com plaquinhas no local, também serão etiquetadas com as informações específicas (longitude e latitude) que permitirão o acompanhamento do desenvolvimento da planta.  

O grupo também conheceu o Berçário da Turma da Árvore. No local que fica na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, no bairro Restinga Seca, são produzidas as sementes e mudas. No viveiro, além das mudas, também se destacam as figuras dos personagens da Turma da Mônica, uma criação da Maurício de Sousa Produções, que se uniu ao projeto Turma da Árvore para incentivar o plantio e a neutralização de parte da emissão de gases poluentes.

“Esse projeto está muito alinhado com a nossa visão de governo. Estamos construindo um plano de desenvolvimento para as próximas gerações, com ideias e ações práticas”, avalia Juliano Polese.

Quem se interessou e quer conhecer ou mesmo fazer parte da Turma da Árvore, basta acessar o site: www.turmadarvore.com.br

[Ver Mais Notícias]