Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Educação

[voltar]

Professor da Udesc Lages será palestrante no 21º Congresso Mundial de Ciência do Solo em agosto

O professor Luciano Gatiboni, do Departamento de Solos e Recursos Naturais do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, será um dos palestrantes do 21º Congresso Mundial de Ciência do Solo, que acontecerá pela primeira vez no Brasil.

O evento será realizado de 12 e 17 de agosto, no Rio de Janeiro-RJ, e terá como tema "Soil Science: beyond food and fuel". A expectativa é reunir cerca de 7,5 mil participantes de mais de 140 países.

Gatiboni foi convidado para ser palestrante por ser coautor do artigo "Transitions to sustainable management of phosphorus in Brazilian agriculture", publicado em fevereiro na revista Scientifc Reports, uma das principais publicações científicas do mundo.

O professor abordará o tema "Transições para a gestão sustentável do fósforo na agricultura brasileira". O uso do fósforo em solos tropicais também será tema de palestras de outros pesquisadores que são referências mundiais no assunto.

Michael McLaughlin, da Universidade de Adelaide, na Austrália, abordará a "Má eficiência do uso do fósforo e novos fertilizantes - quando estes últimos podem mitigar os primeiros?". Tom Bruulsema, do Instituto Internacional de Nutrição de Plantas, nos Estados Unidos, ministrará a palestra "Comparando legados de fósforo em solos temperados e tropicais".

Para Gatiboni, o convite para ser palestrante do congresso mundial significa chegar ao auge da carreira. "Estou muito feliz por participar de um evento tão importante e com pessoas renomadas. Será um grande aprendizado e uma oportunidade de troca de conhecimentos".

De 20 a 22 de agosto, o professor participará de outro evento voltado para pesquisas relacionadas ao uso do fósforo, o Sustainable Phosphorus Summit (SPS 2018), em Brasília, que também acontece pela primeira vez no País. Gatiboni fará parte da comissão organizadora e presidirá a sessão Poluição Ambiental com Fósforo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

[Ver Mais Notícias]