Portal Expressiva

NAS BANCAS EDIÇÃO DE DEZEMBRO


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Variedades

[voltar]

Curta Lages Mostra de Cinema 2018 lota teatro do SESC

Após lotar o Teatro de Bolso do SESC, Coletivo do Audiovisual Lageano (CAL) quer novos integrantes e prepara roteiro para a circulação dos curtas

A quarta edição do Curta Lages Mostra de Cinema 2018 aconteceu no último sábado (1º de setembro) no Teatro de Bolso do SESC. Foram exibidos 11 trabalhos, entre documentários e filmes de ficção. As exibições começaram por volta das 19h e se estenderam até aproximadamente às 23 horas, sempre com as poltronas todas ocupadas.

Na troca das sessões de filmes, personalidades que colaboram como incentivadores da cena audiovisual em Lages foram homenageados. Sara Nunes, autora do livro “Caso Canozzi: Um Crime e Vários Sentidos”, Robson Andrade, ator e representante do SESC Lages, o casal Leila e José Furtado (Pitota), responsáveis por cederem a casa e elementos de cena para diversas produções, e o ícone do cinema lageano João Amorim, foram os nomes celebrados nesta quarta edição de Curta Lages. Para Sara, o cinema lageano vive um momento único. “Tem tanta coisa bonita sendo produzida, e a ideia da coletividade faz com que essa arte aumente e tenha êxitos”, cita.

Para os organizadores, os objetivos ainda não foram totalmente atingidos

Segundo o diretor do filme “A Voz da Cidade”, Marcelo Machado, dois passos foram dados. “Abrimos espaço para exibições, o público apareceu, e durante quase quatro horas consecutivas eles ficaram nos prestigiando. A missão agora é levar esses filmes para os bairros e trazer mais gente para dentro do coletivo”, afirma.

Sobre as exibições chamadas de “Circulação”, o integrantes do CAL irão definir os locais e o cronograma. “Tentaremos pensar em locais alternativos também, mas é necessário que as comunidades sejam parceiras para a realização da Circulação. Não pela participação de público somente, mas como temos vários filmes com temas diferenciados, vamos pensar bem na programação,” completa Marcelo.

Como participar do CAL?

O Coletivo do Audiovisual Lageano não é um grupo formalizado legalmente. Trata-se de uma coletividade aberta a todos que desejam fomentar suas produções, sejam documentários, filmes de ficção e outros. As produções acontecem em forma de parcerias, ou seja, um colabora no filme de outro com equipamentos e força de trabalho voluntário. Para participar do CAL, basta entrar em contato com os integrantes através da fanpage no facebook facebook.com/coletivoaudiovisuallageano/

O Curta Lages IV Mostra de Cinema 2018 é uma realização do Coletivo Audiovisual Lageano (CAL), com o apoio da M2 Filmes, Coração Delator, Maré, Monocular, SESC Lages, Bagagem Cultural Produções e Fundação Cultural de Lages.

Fotos: Gabriela Suzin e Antônia Morgenstern

 

[Ver Mais Notícias]