Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Economia

[voltar]

Empreender Serra Catarinense lota Centro Serra

Em uma noite inspiradora e com o Centro Serra Convention Center lotado, o historiador Leandro Karnal palestrou em Lages pela primeira vez, nesta segunda (10). Sob o tema “Protagonismo”, ele encerrou o Seminário Empreender Serra Catarinense – Você é o Protagonista, promovido pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Lages (Acil).

De fala leve e didática, ele usou suas próprias experiências e situações cotidianas, comuns a quase todos os presentes, para falar sobre a importância de que cada pessoa seja protagonista de sua própria história e do quanto a racionalidade contribui para este tipo de crescimento pessoal. “Lembre-se sempre que meu corpo, minha renda e minha vida são reflexos do meu protagonismo”, disse, ressaltando que “mudar é sempre difícil, mas não mudar é fatal”.

Karnal destacou a celeridade com que as mudanças acontecem no mundo atual e ressaltou as diferenças de comportamento entre as gerações. “É a primeira vez na história que os mais jovens sabem mais que os mais velhos” afirma, destacando que as diferenças entre as gerações também são evidentes em seus comportamentos, pois “os mais velhos gostam de relações pessoais, e os mais jovens gostam de relações virtuais”.

A coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora, Ligia Pagani, usou o tema da palestra principal para definir o evento. “O que aconteceu significa exatamente o que o Karnal falou, com este evento nos tornamos protagonistas de uma história, porque trouxemos para a cidade o maior palestrante do Brasil do momento. A gente trabalhou tudo com muito carinho pra que possamos realmente inspirar”, garante.

Cases de sucesso para incentivar participantes

Além de Karnal, o Seminário Empreender Serra Catarinense – Você é o Protagonista trouxe outros quatro palestrantes, que mostraram histórias de empreendimentos de sucesso, idealizados e desenvolvidos em Lages.

Quem abriu a noite foi a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio. Ela contou como a entidade foi criada, há duas décadas, e como atua até hoje com a finalidade de ser uma alternativa de crédito para pequenos negócios e para impulsionar o empreendedorismo na região. O sócio-diretor da Zanoello Troféus e Medalhas, Leonil Zanoello, demonstrou como transformou sua empresa em referência internacional na fabricação de troféus e medalhas.

Na sequência, Valmir Tortelli contou a história da NDD, empresa lageana que se tornou referência nacional no mercado de softwares e hoje figura entre os gigantes do segmento. O diretor da Incubadora MIDILages, Carlos Eduardo de Liz, encerrou a lista de cases de sucesso apresentando o funcionamento do local que recebe ideias de micro e pequenas empresas e as transforma em negócios.

Sobre o Núcleo da Mulher Empreendedora

 Desde a metade da década de 1990, o Núcleo busca oportunizar maior participação da mulher empresária no processo de gestão das suas organizações, capacitando-as e desenvolvendo suas habilidades para uma maior eficiência e eficácia no exercício de suas atividades.

Entre as principais desenvolvidas pelo núcleo estão a coordenação e a realização de projetos da Junior Achievement (Miniempresas e Empresário Sombra), organização da Assembleia Geral Ordinária do CEME - Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina, realização dos eventos Mulheres de Sucesso e Noite dos Heróis, além do projeto Outubro Rosa.

 

Catarinas Comunicação/Foto: Sandro Scheuermann

[Ver Mais Notícias]