Portal Expressiva

NAS BANCAS EDIÇÃO DE DEZEMBRO


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Polícia

[voltar]

Forças de segurança do Brasil e Argentina trocam experiências na Festa Nacional do Imigrante

A Polícia Militar de Santa Catarina é uma das instituições que está representando o Brasil no evento, com a participação de policiais do Grupamento de Polícia de Choque e do Comando de Policiamento Militar Ambiental. 

Oberá, na província de Misiones, na Argentina, realiza a Festa Nacional do Imigrante durante uma semana. Esta edição segue até o dia 16 de setembro com a reunião de grupos de cerca de 15 nacionalidades de todas as partes do mundo. Eles mostram um pouco de sua cultura, tradição e gastronomia. Neste ano, o Brasil está sendo representado, também, pela Polícia Militar de Santa Catarina. A instituição conta com a participação de voluntários, entre eles o soldado Jorge Augusto Menegazzo Vieira e o comandante da Polícia Militar Ambiental em Lages, major Adair Alexandre Pimentel.

No Parque das Nações, a PMSC está mostrando um pouco do seu trabalho num espaço em parceria com a Polícia de Misiones. Operações de fronteira vem sendo realizadas pelas forças de segurança dos dois países, especialmente pela polícia catarinense e da província argentina. “Aqui as pessoas vêm conhecer nossas atividades, equipamentos e doutrina de polícia”, explica Pimentel.

Além de exibir o que a PMSC faz, há uma troca de experiências entre as duas instituições. O oficial subajudante da Polícia de Misioenes, Lucas Siqueira, reforça que este é momento de compartilhar conhecimentos. “Já existe um trabalho conjunto das forças de segurança muito importante para a sociedade dos dois países vizinhos, por isso, para nós é muito valiosa essa troca de sabedoria”.

Major Pimentel entregou exemplares das cartilhas da série Nosso Ambiente, da Polícia Militar Ambiental, à coordenação pedagógica do Instituto Superior de formação dos guarda-parques da província de Misiones, que tem a função de proteger as unidades de conservação nacionais e provinciais da Argentina. 

O chefe da unidade regional de Oberá, comissário inspetor Carlos Roberto Kallus, recebeu uma revista que trata sobre o javali, a moeda comemorativa aos 25 anos da Polícia Militar de Santa Catarina e o mascote da PMA, um tamanduá mirim. 

Junto com os policiais lageanos estão o sargento Davi Fernandes Fraga e os soldados Paulo Roberto Schneider de Oliveira e Kristoffer Luiz de Almeida, do Choque. Nos dias 8 e 9 de setembro, o comandante geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, também esteve no evento. 

Catarinas Comunicação/Foto: PMA

[Ver Mais Notícias]