Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Esportes

[voltar]

Praça do CEU receberá campeonato de Skate

Fotos: Fabrício Furtado

Os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Em Lages, a unidade está localizada no Bairro Universitário, ao lado do Ginásio Jones Minosso, e é gerenciada por uma gestão compartilhada entre as secretarias de Assistência Social e Habitação, da Educação, Fundação de Esportes e Fundação Cultural de Lages (FCL). Além de oferecer biblioteca e espaços para aulas de violão, desenho, balé, oficinas de artes e cultura, programa Vida Ativa, escolinhas de esportes, a pista de skate é um dos espaços mais utilizados na Praça do CEU, como é chamada pela comunidade.

Um grupo de quinze atletas da modalidade resolveu se organizar e disso nasceu o projeto Psi-co, que segundo um dos líderes, o skatista veterano Guilherme Coninck, o objetivo é bem específico, socializar e afastar crianças e adolescentes das drogas. “Também trabalhamos com o grupo e a equipe da Praça do CEU através da Fundação Cultural para tentar mudar a imagem que o skatista tem em relação a algumas pessoas. O skate é um esporte, e através dele conseguimos grandes conquistas,” comenta.

E uma dessas conquistas é a realização de um campeonato de skate organizado por Guilherme e seu grupo do projeto Psi-co. O I Campeonato de Skate Psi-co e Bear será realizado nos dias 13 e 14 de outubro (sábado e domingo) na pista da Praça do CEU. Segundo os organizadores, cerca de 50 competidores irão participar. O valor da inscrição é de R$ 10,00, a arrecadação é toda destinada para cobrir os custos do evento. Menores de idade devem ter a anuência dos pais para a participação. Ainda segundo Guilherme, os prêmios serão todos oferecidos pelos patrocinadores do campeonato. Skates, camisetas, bonés e acessórios fazem parte dos pacotes de premiação. Durante a semana que antecede o campeonato, funcionários da secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos realizaram uma série de reparos na pista com a colaboração dos skatistas do Psi-co.

Para o superintendente da FCL, Giba Ronconi, a Praça do CEU é um espaço destinado para que comunidade não só usufrua dos projetos, mas que também o voluntariado possa aplicar ações na unidade. “Assim como o grupo de skate, a Praça do CEU também é o local ideal para o desenvolvimento do voluntariado. O campeonato é um exemplo de como a parceria da prefeitura e comunidade pode dar certo,” acredita.

[Ver Mais Notícias]