Portal Expressiva

NAS BANCAS EDIÇÃO DE DEZEMBRO


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Saúde

[voltar]

Mulheres realizam mobilização para cobrar aprovação da Lei de Carmen Zanotto contra o câncer

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) participou da mobilização promovida por mulheres sobreviventes do câncer de mama que lutam pela aprovação do projeto (PL 275/2015), de sua autoria, que determina o prazo de 30 dias para a realização de exames para diagnóstico do câncer no SUS.

O evento  que aconteceu ontem no Salão Verde da Câmara dos Deputados, foi promovido pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar) e contou com o apoio da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, que é presidida por Carmen.

“Vamos aproveitar a Campanha do Outubro Rosa para aprovar este projeto, que é muito importante para o diagnóstico do câncer. Esta é uma luta da Frente e das entidades de apoio aos pacientes. É preciso estabelecer um prazo de no máximo de 30 dias para que os pacientes que tenham suspeita possam fazer os exames que detectam a doença”, disse a parlamentar.

Para Joana Jeker, presidente da Recomeçar, a aprovação da iniciativa de Carmen Zanotto é fundamental para reduzir a mortalidade no Brasil. “É importante que os parlamentares se sensibilizem por esta pauta que salva vidas”, afirmou.

A proposta já foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara e no momento aguarda parecer da deputada Keiko Ota (PSB-SP), na Comissão de Finanças e Tributação, junto com outros projetos que tratam sobre o mesmo tema.

Na próxima terça-feira (23), Carmen Zanotto vai pedir ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que o projeto dos “30 Dias” seja separado dos demais e levado rapidamente à apreciação do plenário.

Fotos: Cleia Viana/Câmara do Deputados

[Ver Mais Notícias]