Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Educação

[voltar]

Inscrições para o FIES iniciam no dia 07 de fevereiro

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) acontecem do dia 07 ao dia 14 de fevereiro de 2019. Os candidatos que fizeram a prova do ENEM em qualquer edição desde 2010 poderão utilizar-se da nota para fazer sua inscrição no site do programa (http://fies.mec.gov.br/).

O FIES é um programa do Ministério da Educação (MEC) que objetiva conceder financiamento estudantil para alunos que pretendem cursar uma graduação em instituições de ensino da rede privada. Para participar do FIES o estudante deve preencher todos os requisitos exigidos pelo programa: renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, participação em alguma edição do ENEM desde 2010 e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação.

Novo FIES

O programa foi dividido em duas modalidades: a primeira, para estudantes com renda per capta familiar mensal de até três salários mínimos, ofertará vagas com juros zero, e o candidato poderá pagar as prestações de acordo com o seu limite de renda.

A segunda modalidade denominada P-FIES, para estudantes com renda mensal familiar per capta de até cinco salários mínimos, com a taxa de juros variável de acordo com a instituição financeira responsável pelo financiamento.

Como se inscrever

A inscrição deve ser feita pelo site do programa (http://fies.mec.gov.br/). Na primeira etapa de inscrição o estudante fará um cadastro informando CPF, data de nascimento, e-mail, e criará uma senha. Após a inscrição, o candidato receberá no seu endereço de e-mail, um link que deverá ser acessado para inserir o curso e instituição de ensino escolhida, finalizando o cadastro.

Após o resultado da pré-seleção, que é divulgado no site do FIES, o candidato fará outro cadastro no site do SisFies (http://sisfies.mec.gov.br/), para informar dados referentes ao financiamento. Na última etapa o candidato deverá comparecer na instituição escolhida para validar as informações cadastradas. Após aprovação, o estudante deve ir até a agência bancária escolhida, acompanhado do seu fiador para negociar e formalizar a obtenção do financiamento estudantil.

O bolsista contemplado com 50% do programa ProUni, poderá se inscrever para financiar o restante da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadre nos requisitos do programa.

Na Unifacvest além das bolsas ofertadas do Programa Universidade Para todos (ProUni) e Programa de bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), contamos com o Fies para incentivar o ingresso dos alunos no ensino superior de forma acessível, garantindo profissionais preparados para as demandas do mercado de trabalho atual, destacou Roberto Lopes da Fonseca, pró-reitor acadêmico.

Por Por Cláudia Vera Pletsch e Kimberly Ganzer - Acadêmicas bolsistas / Unifacvest Press - Agência Experimental de Comunicação

[Ver Mais Notícias]