Escola do Legislativo da Serra – Vereadores e Bombeiros Mirins tomam posse de seus cargos

Por Luiz Del Moura

Sessão Especial recebeu todas as crianças integrantes do programa Vereadores Mirins para tomar posse de seus respectivos cargos

A Escola do Legislativo da Serra está de volta à ativa nesse primeiro semestre de 2023, com o programa vereador mirim. As eleições dos representantes ocorreram nas próprias escolas do município, públicas, particulares e também no colégio militar.
Para tomarem posse de seus cargos, tanto os vereadores mirins quanto seus suplentes, eleitos para bombeiros mirins, participaram de uma Sessão Especial na quarta-feira, 10 de maio, juntamente com seus familiares e amigos.
Ao total, são 16 representantes para vereadores mirins e 32 bombeiros mirins de idades entre 12 e 14 anos, que irão participar de diferentes atividades dentro das áreas pelas quais foram eleitos.
Como parte das ações dos vereadores mirins, os estudantes, juntamente com a Presidente da Escola do Legislativo da Serra, Katsumi Yamaguchi, conheceram os três poderes que regem a sociedade: O legislativo, na Câmara Municipal; o Executivo, na Prefeitura de Lages e o Judiciário, no Fórum Nereu Ramos. Além disso, também realizaram uma votação interna para decidir entre si quem assumiria os cargos da mesa diretora.
Tiago Raizer, vereador mirim que foi eleito pelos demais como vice-presidente, comenta sobre a função “É um cargo de muita importância que me foi confiado pelos meus colegas, vou tentar o meu máximo para fazer um trabalho bem feito! ”
Agora, os vereadores mirins irão acompanhar o trabalho realizado na Câmara Municipal juntamente com seus respectivos mentores, os vereadores da Casa, que irão ajudar os alunos na idealização de seus projetos e desenvolvimento dos mesmos para que sejam apresentados em plenário.
“É um misto de sensações, de orgulho, de emoção, de ansiedade, porque a expectativa que nós depositamos neles é muito grande! A gente sabe que eles também têm grandes expectativas com esse projeto e eles são surpreendentes, inteligentes, observadores, comprometidos e com certeza serão a concretização de um futuro muito melhor”, afirma Katsumi.
Já os bombeiros mirins iniciam suas atividades no dia 18 de maio, com instruções dos membros do Corpo de Bombeiros para formar jovens preparados para lidar com situações atípicas, como para quem pedir socorro em diferentes cenários, a diferença de atendimento de cada profissional, entre diversas outras ações. Também irão aprender sobre os extintores e os números de emergência em todos os casos de necessidade.
“Nós temos certeza que eles vão ter muito conteúdo rico para vida deles em termos de prevenção de acidentes; primeiro-socorros; como ativar o corpo de bombeiros; nesse sentido a gente vem se preparando com muita empolgação”, conta Janaina Candia Costa, instrutora do programa Bombeiros Mirins.
Ainda em relação aos bombeiros mirins, ao todo serão 20 horas de aprendizado, contando com 6 encontros de 3 horas cada em diferentes atividades, como a visita técnica no quartel para conhecer a estrutura do local e também a formatura.
“Em 2019 e eu fiz o curso de primeiros-socorros e eu acho muito importante também a gente saber um pouco mais sobre o funcionamento do trabalho dos bombeiros, uma nova área de aprendizagem e educação que é muito boa para ser vivenciada”, finaliza Ana Clara Sagaz de Mello, bombeira mirim.

Para conferir a matéria em vídeo sobre os bombeiros mirins, clique aqui.
Para conferir a matéria em vídeo sobre os vereadores mirins, clique aqui.

Fotos: Bruno Heiderscheidt
Julia Adhara – Jornalista

Leia também

Deixe um comentário

14 − ten =