Durante a tarde de sábado, 5 de agosto, a Procuradoria Especial da Mulher Dra. Wilma Machado Carrilho esteve no Mercado Público de Lages para uma ação da campanha Amamenta Lages, que faz parte do calendário municipal através da Semana do Aleitamento Materno.
“A importância de discutirmos esse assunto é fundamental, até porque nós que trabalhamos a saúde, a gente preza muito por essa questão do aleitamento materno já que o aleitamento é vida em todos os sentidos”, afirma Odila Waldrich, membro da Procuradoria.
A atividade consistiu em uma roda de conversa com as vereadoras Suzana Duarte (Cidadania); Elaine Moraes (Cidadania) e Odila Waldrich (Progressistas), além de profissionais ligadas ao assunto e mães em fase de amamentação.
“Um dos objetivos da nossa ação é disseminar as informações sobre aleitamento materno e com isso então a gente está trazendo as mulheres que já são mães para falar de suas experiências, das suas dificuldades, da sua realização e de todo trabalho que realmente é o aleitamento materno”, conclui Suzana.
O objetivo principal da ação foi a troca de experiências entre as mulheres para reforçar que o aleitamento não é um processo fácil, mas que existe uma grande rede de apoio em prol da causa, como o banco de leite, com profissionais preparados para ajudar no que for necessário.
“Uma das razões que me faz abraçar com muita intensidade essa causa e levar essas informações foi porque eu não tive esse direcionamento. Precisamos trocar informações com as outras mulheres para que todas se sintam acolhidas”, comenta Elaine.
Fotos: Bruno Heiderscheidt
Julia Adhara – Jornalista